Histórico da Página
CONTEÚDO
Índice exclude .*CONTEÚDO style none separator none
ÍNDICE
...
01. VISÃO GERAL
Esta rotina é utilizada para permite apontar todos os fatos ocorridos durante uma viagem de transporte. Esses dados , sendo que estas informações podem ser visualizados visualizadas posteriormente, na consulta de tracking Tracking, que permite acompanhar e monitorar as viagens com base nos apontamentos. Assim, é possível ter obter uma visão precisa dos pontos por onde a mercadoria do cliente passou e quais restam para completar o trecho de viagem até o destino.
ExemplosExemplo:
...
- Coleta efetuada;
...
- Confirmação de embarque;
...
- Entrega efetuada;
...
- Cliente fechado;
...
- Apreensão de carga em
...
- Posto Fiscal;
...
- Queda de barreira na estrada - viagem atrasada;
...
- Roubo de carga
...
- .
O registro da ocorrência está diretamente relacionado ao tipo de ocorrência configurado em na rotina Tabela de Ocorrências , que(TMSA020) que, conforme o seu cadastro, poderá gerar uma ação a ser executada no sistemaSistema.
02. TIPOS DE OCORRÊNCIAS
Quando registradas ocorrências do tipo Gera Pendência ou Gera Indenização, Indenização serão atualizadasatualizados, respectivamente o , o Registro de Pendências e o Registro de Indenização.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
|
Ocorrências de Avaria de Mercadorias
Para as ocorrências do tipo Pendência de Avaria de mercadorias do cliente , o sistema permite é possível controlar a filial Filial responsável pela avaria por meio do campo Fil. Orig. Pnd., disponível na área de no painel Itens da desta rotina, bem como, atualizar o registro de pendências ou o registro de indenização.
Assim, é possível informar a filial Filial da transportadora Transportadora que gerou a ocorrência de avaria, independente da filial Filial que finaliza o processo de transporte e que gera o cadastro no registro de ocorrências.
Ocorrências de Sobras
Para atender as situações em que o cliente necessita lançar ocorrências de sobras de mercadorias no armazém sem saber o cliente e/ou documento relacionados a elas , o sistema possibilita é possível registrar ocorrências sem informar o documento de transporte.
Neste caso, para gerenciar as ocorrências, o usuário poderá lançá-las com o tipo Gera Pendências, que atualizará o Registro de Pendências, permitindo controlar os problemas ocorridos com a mercadoria transportada, como por exemplo: mercadoria avariada, sobra, falta, bloqueios, etcentre outros.
Para o tipo de ocorrência Gera pendência, é possível atualizar o saldo de volumes pendentes do documento de transporte. Veja mais detalhes no tópico Controle de Saldos de Ocorrências.
Para determinar os possíveis tipos de identificações de um produto, consulte a rotina Identificação do ProdutoProdutos (TMSA016).
Ocorrências Informativas
Se a ocorrência for do tipo Informativa e por viagem , será apresentada a janelatela Confirmação de Embarque. Nela, é possível informar os dados de embarque da viagem, tais como: companhia aérea, número do vôovoo, data da partida, hora da partida, data da chegada, hora da chegada, etcentre outros.
Para visualizar os dados informados na confirmação de embarque, utilize a opção Visualizar dessa desta rotina, que disponibiliza a opção Confirmação de Embarque - [F4]<F4>.
Ocorrências de Transferência de Viagem
Ao efetuar o registro de ocorrência do tipo Transferência de Viagem, caso o usuário informe a quilometragem de entrada, a viagem original será encerrada.
...
O parâmetro MV_KMOBRIG pode ser configurado com:
...
. T. (True
...
/Verdadeiro)
...
: conteúdo padrão do
...
Sistema, é obrigatória a informação da quilometragem de entrada do veículo, encerrando a viagem quando todos os documentos estiverem com o status Cancelado ou Encerrado.
...
.F. (False
...
/Falso)
...
: não é obrigatória a informação da quilometragem, mantendo a viagem original com o status
...
Em Trânsito. Além disso, permite a transferência de outros documentos para a viagem original.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
|
...
Ocorrências de Tipo de Encerramento de Processo e Retorno ao Armazém
Quando o apontamento das ocorrências de documentos contidos em uma viagem de entrega for do tipo encerramento de processo e existir outra ocorrência anterior relacionada a eles do tipo retorno ao armazém, será possível a geração automática de documentos de armazenagem.
...
Para efetuar a cobrança da armazenagem automática, gerando os documentos de armazenagem, deve-seé necessário:
1.
...
Cadastrar uma tabela de frete com os componentes desejados.
2. Criar um serviço de armazenagem e atualizar o parâmetro MV_SERARM.
3.
...
Verificar a configuração dos seguintes parâmetros no ambiente Configurador:
...
Parâmetro | Descrição |
---|---|
MV |
...
_OCORARM |
...
Indica o código da ocorrência que gera armazenagem. |
...
MV_TPDCARM |
...
Indica os tipos de documentos de origem que podem gerar armazenagem, sendo eles: |
...
|
...
|
...
Este parâmetro pode ser configurado com mais de um tipo de documento como, por exemplo, [E;F]. |
...
MV_OBSARMA |
...
Contém a observação que deve ser gravada no documento de armazenagem. |
...
MV_SERARM |
...
Indica o código de serviço cadastrado na tabela de frete para a armazenagem. |
...
MV_TMSUNFS |
...
Indica se deve ser gerada nota fiscal ou conhecimento de armazenagem. |
03.
...
EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Para registrar as ocorrências das viagens:
...
Registrar as Ocorrências de Viagens
No SIGATMS, clique em Atualizações > Ocorrências > Registro de Ocorrências
Na tela Registro de Ocorrências,
...
clique em Apontar.
...
Será apresentada a tela Registro de Ocorrências - Apontar,
...
que está dividida nos seguintes painéis:
Cabeçalho:
...
são apresentados os dados: filial da ocorrência, número da ocorrência, a filial origem da viagem e o número da viagem.
Itens:
...
são registradas as ocorrências relacionadas à viagem, tais como: data, hora, código da ocorrência, motivo, documento, quantidade em volume do documento, peso real do documento, quantidade em volume da ocorrência, peso real da ocorrência, filial origem da ocorrência, data/hora de chegada, data/hora de saída,
...
entre outros. Neste painel, observe o campo Km Chegada.
Rodapé:
...
apresenta a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência.
...
Esta opção é utilizada quando, para a mesma viagem, serão registradas várias ocorrências. Permite repetir o conteúdo apontado na primeira ocorrência para as outras que serão informadas.
...
Em Cabeçalho, informe a
...
Filial origem e a viagem.
...
No campo Fil. Origem está disponível a consulta padrão Filial Origem/Viagem.
...
Se selecionada a filial por essa consulta, o campo Viagem é preenchido automaticamente.
...
Em Itens, informe a ocorrência
...
e os
...
demais dados necessários para este cadastro.
Para
...
cadastrar outra ocorrência relacionada à mesma viagem, pressione
...
a tecla Seta para baixo.
...
Será apresentada uma nova linha para a digitação.
...
Repita o
...
Passo 5.
...
Verifique a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência, disponível no rodapé da tela.
...
Confira os dados e confirme.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
|
...
04.
...
TELA REGISTRO DE OCORRÊNCIAS
Outras Ações / Ações relacionadas
Principais Campos e Parâmetros
Campo |
---|
Descrição | |
---|---|
Apontar | Permite acessar a tela Registro de Ocorrências - Apontar, na qual é possível apontar os registros de ocorrências das viagens. |
Visualizar | Permite acessar a tela Registro de Ocorrências - Visualizar, na qual é possível visualizar os registros de ocorrências das viagens. |
Outras Ações > Estornar | Permite estornar os registros de ocorrências das viagens. |
...
05. TELA REGISTRO DE OCORRÊNCIAS - APONTAR
Principais Campos e Parâmetros
...
Descrição
...
Permite informar o código da viagem que gerou a ocorrência.
...
Permite informar um código de ocorrência que indica o tipo de ação que ocorreu para um conhecimento de frete ou para a viagem.
...
Outras Ações / Ações Relacionadas
Ação | Descrição |
---|---|
Pesquisar | Pesquisa os Permite pesquisar os documentos informados no registro de ocorrências. |
Aciona Permite acessar as funcionalidades para o envio de e-mails, lembrando que se o parâmetro estiver configurado como como Sim, também será apresentada a tela para edição do E e-mail, antes do seu envio. Não existem parâmetros para acionar a integração do apontamento de ocorrências com o envio de Ee-mails. Sempre será verificada a existência de ocorrências configuradas para envio do Ee-mail e/ou a existência do cadastro de ocorrênciasOcorrências x usuáriosUsuários. O Ee- mails sómail somente será enviado caso exista ao menos um das duas configurações. A configuração do servidor de Ee-mails seguirá as informações dos parâmetros já existentes (MV_EMCONTA, MV_EMSENHA, MV_RELSERV, etc.entre outros). | |
Conciliação de Sobras e Faltas | Esta rotina permite Permite listar as sobras ou faltas, possibilitando ao operador localizar a mercadoria que está em falta ou excesso, de forma rápida e simples, evitando que o destinatário final não receba a mercadoria na sua totalidade. Pré-requisitos:
Veja mais sobre a rotina aqui. |
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição |
---|---|
Fil. |
...
Origem | Código da Filial de origem da viagem. |
Viagem | Código da viagem que gerou a ocorrência. |
Cod. Ocorre. | Código de ocorrência que indica o tipo de ação que ocorreu para um conhecimento de frete ou para a viagem. |
Motivo | Descrição a ocorrência. |
06. TABELAS UTILIZADAS
DA3 - Cadastro de Veículos
DF0 - Agendamento
DF1 - Itens do Agendamento
DTQ - Viagem
DV4 - Notas Fiscais com Avaria
DVH - Confirmação de Embarque
DUA - Registro de Ocorrências
DT2 - Tabela de Ocorrências
DUD - Movimento de Viagem
DT4 - Contrato de Carreteiro
DT5 - Solicitação de Coletas
DT6 - Documentos de Transporte
DT8 - Composição de Frete
DTA - Carregamento
DTR - Veículos da Viagem
DTW - Operações de Transporte
DTX - Manifesto de Carga
DTV - AWB Agente
DU7 - Averbação de Seguro
DUB - Registro de Indenização
DUH - Endereçamento de Notas Fiscais
DUU - Registro de Pendência
DUV - Registro de Entrada/Saída de Veículos
DUT - Tipos de Veículos
SF2 - Cabeçalho Nota Fiscal de Saída
07. ASSUNTOS RELACIONADOS
- Identificação de Produtos (TMSA016 - SIGATMS)
- Tabela de Ocorrências (TMSA020 - SIGATMS)
- Alteração da Data Previsão Entrega (TMSA360 - SIGATMS)
- Controle de Saldo de Ocorrências (TMSA360 - SIGATMS)
- Registro de Indenização (TMSA370 - SIGATMS)
- Perfil do Cliente (TMSA480 - SIGATMS)
- Conciliação de Sobras e Faltas (TMSA541 - SIGATMS)
- Painel de Agendamento (TMSAF76 - SIGATMS)
HTML |
---|
<!-- esconder o menu --> <style> div.theme-default .ia-splitter #main { margin-left: 0px; } .ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left { display: none; } #main { padding-left: 10px; padding-right: 10px; overflow-x: hidden; } .aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel { margin-left: 0px !important; } .aui-header-primary .aui-nav { margin-left: 0px !important; } </style> |
...