Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
titlePorta Multi Protocolo, pra para que?

Inclusão de trecho
Application Server
Application Server
nopaneltrue
a partir da versão 19.3.0.1 poderá prover diversas funcionalidades através uma porta unificada, além de também prover nesta porta funcionalidade de conexão segura (SSL)

Esta porta poderá receber conexões:

  • SmartClient (Desktop)
  • SmartClient Electron
  • HTTP pelo TWebEngine Smart Client
  • Novo REST Server
  • SmartClient WebApp


Existem algumas vantagens nesse modelo, seguem as principais:

  • Fácil configuração
  • Segurança para proteção dos dados do cliente 
  • maior praticidade ambientes CLOUD
  • Integração sem configuração do REST atual (WSRESTFUL) com o novo REST Server
  • Integração de aplicação PortinariPO UI/THF
  • Integração de aplicações usando o TWebEngine
Painel
titleConfiguração do Rest Server na porta multiprotocolo
Para habilitar o Rest na porta multiprotocolo você de configurar a chave "app_environment" na sessão General, se o RPO contiver a função de ativação do Rest, ele será integrado na porta multiprotocolo.
Painel
titleSeção SSL
Quando a seção Seção SSL estiver habilitada no arquivo de configuração (appserver.ini) a porta configurada na chave Port é utilizada para o multiprotocolo e a porta da Seção TCP é ignorada.

...

Painel
titleAcessos locais e/ou externos por IPs, Nomes ou URLs

Para acessos por IPs, Nomes ou URLs, quando se fizer uso via Browser ou aplicações do 

Inclusão de trecho
SmartClient
SmartClient
nopaneltrue
 que utilizem conexões via Rest, será necessário a geração de um certificado digital específico que contemple os endereços (IPs, Hostnames, URLs) utilizados, ou que o cliente utilize o seu próprio certificado.

Caso o cliente não tenha um certificado próprio ele pode gerar um certificado para uso com o 

Inclusão de trecho
Application Server
Application Server
nopaneltrue
.

Veja em: Porta Multiprotocolo - Geração de Certificado

...

Painel
titleE as outras conexões do Application Server, como ficam ?
  • Comunicação Master / Slave

A comunicação entre Application Server Master e os Slaves, por padrão, também passa a utilizar uma comunicação segura, respeitando as mesmas configurações explicitadas nos itens anteriores, ou seja, se o servidor estiver com conexão segura habilitada, usa conexão segura com todos os Slaves, se conexão segura estiver desabilitada ele faz conexão com os Slaves de forma não segura, todavia é possível alterar a forma de conexão com um Slave específico alterado a chave "SecurePort" veja como em: Seção [ServerNetwork] - Chave Servers.


  • Comunicação RPC

A comunicação entre Application Server para a execução de rotinas remotamente, por padrão, também passa a utilizar uma comunicação segura, respeitando as mesmas configurações explicitadas nos itens anteriores, , ou seja, se o servidor estiver com conexão segura habilitada, usa conexão segura com os Servidores Remotos, se conexão segura estiver desabilitada ele faz conexão com os Servidores Remotos de forma não segura, todavia é possível alterar a forma de conexão com um Servidor Remoto específico alterado a sua conexão "Connection".

É possível se especificar se a conexão com o servidor de Aplicação é segura ou não na própria função "TRpc", veja em: TRpc, e para saber as informações sobre a porta deste servidor de aplicação use a função: GetPort.

Obs. Caso existam diferenças entre os Application Servers que estão se comunicando poderá ser necessário desabilitar a conexão segura. Por exemplo: Um application Server utilizado em um PDV que utiliza a release 17.3.0.x que se comunica um Application Server na retaguarda que utilizada a release 19.3.0.x. 


  • Comunicação WebApp

A comunicação com o Application Server WebApp pode utilizar a mesma porta de comunicação do SmartClient, por padrão, fazendo o acesso com a URL: https://<endereço do servidor de aplicação>:<porta padrão do smartclient>/webapp

Ex: https://localhost:5012/webapp

Obs. Essa comunicação por padrão, também passa a utilizar uma comunicação segura, caso a conexão segura tenha sido desabilitada o acesso será feito com "http" e não "https".
Obs2. Para acessar o WebApp pela porta multiprotocolo a porta do webapp não pode estar com SSL habilitado (WebApp - Configuração de SSL/TLS).


  • Comunicação LockServer

A comunicação entre Application Server e o LockServer, por padrão, também passa a utilizar uma comunicação segura, respeitando as mesmas configurações explicitadas nos itens anteriores, ou seja, se o servidor estiver com conexão segura habilitada, usa conexão segura com o LockServer, se conexão segura estiver desabilitada ele faz conexão com o LockServer de forma não segura, todavia é possível alterar a forma de conexão com um LockServer. Veja como em: Seção [LockServer] - Chave SecureConnection.


...