Árvore de páginas

Introdução

Transport Layer Security (TLS) e seu antecessor, o Secure Sockets Layer (SSL), são tecnologias que permitem que os navegadores e servidores web se comuniquem através de uma conexão segura. Isto significa que os dados enviados são criptografados por um lado, transmitidos, então decodificados pelo outro lado antes do processamento. Este é um processo de duas vias, o que significa que tanto o servidor quanto o navegador criptografam todo o tráfego antes de enviar os dados.

Outro aspecto importante do protocolo SSL/TLS é a autenticação. Isto significa que, durante a sua primeira tentativa de se comunicar com um servidor web através de uma conexão segura, o servidor irá apresentar ao seu navegador Web um conjunto de credenciais, na forma de um "Certificado", como prova de que o site é quem ele afirma ser. Em certos casos, o servidor também pode solicitar um certificado de seu navegador, pedindo a prova de que você é quem você diz ser. Isto é conhecido como "autenticação de cliente". O SmartClient HTML pode ser configurado para aceitar o certificado de autenticação de cliente para login via e-CPF, por exemplo.

Observação

Caso a comunicação seja através da porta MultiProtocolo (Application Server - Porta Multiprotocolo), a porta do WebApp não pode estar configurada com SSL, ao invés disso, ligue o SSL diretamente na porta multiprotocolo.

Configurando Passo a Passo

Leia também

Configuração de acesso com e-CPF
  • Sem rótulos