Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Section

O TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub (POSH) funciona como uma camada de comunicação entre o PDV OMNISHOP e as retaguardas TOTVS.  é a camada responsável por orquestrar as operações de sincronização de dados entre o TOTVS Varejo PDV Omni e as suas respectivas retaguardas/ERPs.

Toda comunicação entre a retaguarda/ERP e o PDV Omni será executada e orquestrada pelo POSH. 

As informações são disponibilizadas através de serviços web tendo como lógica o trafego por lote.


draw.io Diagram
bordertrue
diagramNamefluxo_sync_minimalista
simpleViewerfalse
width
linksauto
tbstyletop
lboxtrue
diagramWidth541
revision2

title

A criação do inquilino é realizada pelo time de Integração Varejo da TOTVS,

Caso queira saber mais sobre inquilinos clique aqui.

Para solicitar a criação de um inquilino clique aqui.
Informações
title1 - Procedimentos para Configuração
Expandir
Expandir
titleInquilino ativo

Nesta seção, realizaremos as configurações iniciais para utilizar o TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub (POSH). Antes de prosseguirmos, é crucial garantir que os requisitos iniciais estejam atendidos.

Caso este passo não tenha sido concluído, pedimos que acesse a seção de Requisitos Mínimos para o uso do TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub (POSH) e finalize esses requisitos.

A partir deste ponto, a equipe de retaguarda assume a responsabilidade pelos dados a serem enviados e também pela integridade dos mesmos.

Nos passos a seguir, demonstraremos como configurar o compartilhamento e a loja, dois tipos de dados de extrema importância para a integração.

Neste fluxo, enviaremos os dados de compartilhamento e loja no mesmo lote. No entanto, também é possível enviá-los em lotes separados, caso seja necessário.

Informações
title2 - Envio de dados com o POSH
Expandir
title
Parâmetros cadastrados

No POSH, uma ampla gama de dados é parametrizável. Esses parâmetros são inicialmente definidos pela equipe responsável pelo POSH, mas podem ser ajustados posteriormente conforme necessário.

Esses parâmetros determinam, por exemplo, a quantidade de dados que serão baixados para o PDV Omnishop de um tipo específico.

Eles são cadastrados no microsserviço de Controle e nos microsserviços associados a cada tipo de dado, como, por exemplo, as vendas.

Para saber mais sobre parâmetros clique aqui

Expandir
titleAtivação do RAC

A criação do usuário no RAC  é feita pelo time de Integração Varejo da TOTVS no momento em que o inquilino é criado.

Expandir
titleAutenticação

Para realizar requisições no TOTVS VAREJO PDV OMNI SMART HUB (POSH) é necessário ter uma chave de acesso (Token).

Para se obter este token é necessário ter um usuário ativo no RAC e realizar a requisição com as informações corretas.

O usuário do RAC deverá ter a permissão de RETAGUARDA para se conectar com o POSH

Expandir
titleTOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub Client
Expandir
titleHardware

POSH, sendo um cliente que será instalado nas máquinas onde está o TOTVS Varejo PDV Omni, segue os mesmo requisitos de hardware do Pdv Omni.

Para saber mais sobre esses requisitos mínimos acesse a documentação do PDV Omni sobre Requisitos Minimos de Software e Hardware

Expandir
titleSoftware

Os requisitos mínimos de software para executar o POSH podem ser consultados clicando aqui

Expandir
titleConfigurações

As configurações necessária para executar o POSH podem ser consultados clicando aqui

Expandir
titleFluxo inicial de cadastro
draw.io Diagram
bordertrue
diagramNameconfigurações iniciais
simpleViewerfalse
linksauto
tbstyletop
lboxtrue
diagramWidth741
revision2

Aqui iremos mostar o passo a passo para seguir este fluxo. Salientamos que as informações mais completas sobre fluxos ou tipo de dados estão em suas respectivas páginas e podem ser acessadas através dos links nessa página.

Após o envio dessas informações, os dados já estão esperando para serem baixados pelo POSH no PDV Omnishop

Esse passo precisam ser refeito sempre que precisar realizar o cadastro de uma loja, toda loja tem um compartilhamento para que a inteligência do POSH identifique para qual loja mandar os dados

Informações
title2 - Envio de dados do ERP para o PDV Omni
Expandir
titleDetalhamento

O envio dos dados segue o seguinte fluxo

...

title3 - Fluxogramas POSH

...

titleFluxo de envio de dados

...

Expandir
titleFluxo de envio de dados da retaguarda para o PDV Omni
  1. A retaguarda (1) faz a abertura do lote no controle (2)
  2. A retaguarda (1) faz o envio de dados para os microsserviços (3)
  3. Os microsserviços (3) salvam os dados em seus respectivos bancos de dados (4)
  4. A retaguarda (1) faz o fechamento do lote no controle (2)
  5. O microsserviço de Controle (2) salva um dado no banco de dados de tempo real (5)
  6. O banco de dados em tempo real (5) sinaliza o POSH Client Controle (6) que há dados para baixar
  7. O POSH Client Controle (6) sinaliza o POSH Client Down (7) que há dados para baixar
  8. O POSH Client Down (7) solicita ao microsserviço Controle (2) os lotes para baixar
  9. O microsserviço Controle (2) devolve os lotes que tem que ser baixados para o POSH Client Down (7)
  10. O POSH Client Down (7) busca os dados nos microsserviços(3)
  11. Os microsserviços (3) devolve os dados para o POSH Client Down (7)
  12. O POSH Client Down (7) salva os dados no banco do PDV Omni (9)
  13. O POSH Client Down (7) atualiza as informações do lote no microsserviço Controle
Expandir
titleFluxo de envio de dados do PDV Omni para a Retaguarda no fluxo offline
  1. O PDV Omni (9) gera o dado que irá subir
  2. O POSH Client Up (8) recupera esse dado e envia ao microsserviço (3)
  3. O microsserviço (3) atualiza o banco de dados (4)
  4. O POSH Client Up (8) sinaliza para o PDV Omni (9) que os dados foram integrados
  5. A retaguarda (1) fas uma requisição para o microsserviço (3) e recupera os dados
Expandir
titleFluxo de envio de dados do PDV Omni para a Retaguarda no fluxo online
  1. O PDV Omni (9) gera o dado que irá subir
  2. O PDV Omni (9) envia esse dado para o microsserviço Controle (2)
  3. O microsserviço Controle (2) envia para a Retaguarda (1) através de url preveamente cadastradas
Envio de dados do ERP para o PDV Omni

Aqui temos os passos para que seja feito o envio de dados do ERP para o PDV Omni.

Caso queira saber o fluxo completo que o dado enviado pela retaguarda percorre visualize a seção fluxomagramas POSH logo abaixo

Expandir
titleEnvio de dados do PDV Omni para o ERP

Os dados gerado ou alterados no PDV Omni podem ser enviados para a retaguarda por dois fluxos

  • Fluxo Síncrono (Online)
    • Os dados são enviados diretamente do PDV para o ERP.
  • Fluxo Assíncrono (Offline)
    • Os dados são enviados para o POSH e a retaguarda busca esses dados posteriormente.

Mais informações sobre os dois fluxos podem ser encontradas na seção 3 - Fluxogramas POSH


Informações
title3 - Fluxogramas POSH

Inclusão de trecho
Fluxos de dados POSH
Fluxos de dados POSH
nopaneltrue

Informações
title4 - Documentação técnica
Expandir
titlePOSH Server

Exibir filhos
pageMicroserviços

Expandir
titlePOSH Client

Exibir filhos
pageCliente TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub

Informações
title5 - Informações Úteis

Exibir filhos
pageInformações Uteis

Informações
title6 - Troubleshooting
  • Problemas de subida e descidas de dados ? Os dados não descem da retaguarda para o PDV e nem sobem do PDV para a Retaguarda ?
  • Problemas na descida de dados? Olhou no lojaloteRetorno e teve este retorno:


    Bloco de código
    titleLojaloteRetorno
    {
                        "tipoLote": 0,
                        "idRetaguarda": "00000000-0000-0000-0000-000000000000",
                        "erro": "Erro no Client ao integrar Produto Erro: 42P01: relation \"public.sync_carga_produto_validacao\" does not exist\r\n\r\nPOSITION: 15 20240814113448914 ",
                        "tipoLojaLote": 12,
                        "pagina": 0,
                        "hasnext": false
                    }

    Verifique a permissão de leitura e gravação da pasta TOTVSPDV

Informações
title7 - Solicitação de apoio

O time de produto do POSH atua no projeto DVARINT1, qualquer acionamento ao time de produto por outras equipes deverá ser feito através da abertura de apoios no jira.

Para que o apoio seja realizado, algumas informações devem ser enviadas previamente para que o time de produto possa dar início ao apoio. Segue abaixo o que deve ser enviado na abertura do apoio.

Segue os projetos existentes para abertura:  PDVSYNC - DVARINT / PSH - DVARLOJ / WSH - DDWMISSI / PDV - DVARLIVEPDV

Expandir
titleTemplate

1 - Qual a Jornada/processo?
R: 

2 - Qual o Ambiente?
R: 

3 - Qual é o Inquilino?
R: 

4 - Descrição do Erro
R: 

5 - Foi feito os Troubleshooting básicos?
R: 

6 - Qual versão dos serviços? (Api, Client, Down)
R:

7 - Incluir os logs se houver
R: 

8 - Existe(m) lote(s) relacionado(s) a esta caso? Qual o número(s) do(s) lote(s)?
R: 

9 - Disponibilizar backup do banco do PDV.

10 - ApiRest do cliente se houver (online):
URL: 
Usuário: 
Senha: 

11 - Qual  a requisição esta sendo feita para o PDVSync (online) ?

R:

12- Quais são os dados de autenticação (tenant/usuário) utilizados (online)  ?

R:

Informações
title4 - Documentação técnica

Exibir filhos
pageMicroserviços

Informações Uteis
Informações
title5 - Informações Úteis
Exibir filhos
page