Histórico da Página
Uso do Poder DE/EM Terceiro
Produto: |
Protheus® |
Versões: |
SIGAFAT - Faturamento
A partir da 11.8 | |
Ocorrência: | Explicativo sobre os tipos de utilização do poder de/em terceiro disponíveis no produto Protheus |
Ambiente: | Faturamento |
Índice
Índice exclude .*ndice
Conceito
Para entender um pouco mais do conceito de poder DE/EM terceiro veja nosso vídeo How To em: How To | MP - SIGAFAT - Conceito: Poder De/Em Terceiros
O controle de Poder DE/EM terceiro no sistema Protheus consiste na
Conceito do Poder de/em Terceiro
O controle de Poder DE/EM terceiro no sistema Protheus consiste na gestão automática de um Saldo Físico de Produto que se encontra temporariamente nas seguintes condições:
- Produto meu EM poder de TERCEIRO → Produto físico que me pertence mas, ficará temporariamente em Poder de um Terceiro (Parceiro).
- Produto DE TERCEIRO em meu Poder → Produto físico que pertence ao Terceiro (Parceiro) mas, ficará temporariamente em meu Poder.
A gestão automática permite um controle correto dos saldos de Estoque, de modo que a organização tenha disponível a informação de que determinado saldo precisa ser retornado. Essa gestão valida ainda diversos processos que movimentam o Estoque de modo a permitir ou não essa movimentação considerando a operação DE/EM terceiro, garantindo assim, a integridade do Saldo.
Fluxograma
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Alguns processos em que a gestão automática do Saldo DE/EM Terceiro se faz essencial são: consignação, conserto, beneficiamento, armazenamento, empréstimo, etc (os quais abordaremos em detalhes a seguir).
Modelos de Operações
(Consulte abaixo o detalhamento para cada cenário)
Operações de Saída:
Operações de Entrada:
Localização dos campos no cadastro da TES:
F4_PODER3 = Poder Terc. localizado na aba Adm/Fin/Custo.
F4_ESTOQUE = Atu. Estoque localizado na aba Adm/Fin/Custo.
F4_DUPLIC = Gera Dupl localizado na aba Adm/Fin/Custo.
Considerações importantes:
Entidade Cliente ou FornecedorCadastro de Cliente OU Fornecedor é uma Classificação específica do Protheus. Para o SEFAZ ambos são considerados como ENTIDADE. Alguns processos no Protheus requerem o cadastro de uma Entidade em ambos os cadastros (Cliente e Fornecedor).
Retorno Simbólico
Consiste na emissão de uma Nota para fins de ajuste dos controles internos. Não requer transmissão ao SEFAZ porém é um procedimento que o Fisco aceita.
Consiste na Devolução de PD3 à uma Entidade diferente da que enviou (Remessa por Fulano, mas Retorno à Ciclano).
Para habilitar é necessário acessar os parâmetros via pergunte acionando a tecla F12 dentro das rotinas: Documento de Entrada - MATA103 e Pedidos de Venda - MATA4110
FAT0080_Conceito de Operação Triangular
FAT0165_Configuração_Emissão_Pedido_de_Vendas_Operação_Triangular_(MATA410)
PCOM12009 - Documento de Entrada - Operação triangular no recebimento de nota fiscal
PCOM12006 - Documento de Entrada - Como realizar operação triangular quando o encomendante não emite nota fiscal ao industrializador
Relacionamento entre as Notas de Remessa / Devolução e PD3 dentro do sistema
O relacionamento entre os registros é estabelecido através dos campos C6_NFORI , C6_SERIORI , C6_ITEMORI → D2_NFORI , D2_SERIORI , D2_ITEMORI nas operações de Saída; e campos D1_NFORI , D1_SERIORI , D1_ITEMORI nas operações de Entrada.
Se tratando de controle de PD3 o relacionamento entre as movimentações de terceiro são estabelecidos também na Tabela SB6:
E - Em Terceiro
Saldo a retornar
D - Devolução
Para relacionar o movimento com outro movimento (Geralmente quando há Nota de Complemento de Valor do beneficiamento)
Se o TES utilizado movimenta Estoque (na época do movimento)
F - Fornecedor
Preenchido com S - Sim quando zerar o saldo da Remessa indicando que foi atendido
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Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento (Venda para Entrega Futura)
Essas Notas não se relacionam dentro do SIGAFAT, salvo quando o processo é realizado pela Rotina Contrato de Parceria - FATA400: FAT0011_Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Venda
- Cliente de Entrega diferente
Quando o cliente de Entrega é diferente, é necessário registrar no Pedido de Vendas os campos C5_CLIENTE (que é o Cliente da Venda) e C5_CLIENT (que é o Cliente de Entrega).No Pedido de Vendas há os campos C5_CLIENTE (que é o Cliente da Venda) e C5_CLIENT (que é o Cliente de Entrega).
- O título (quando configurado para gerar no TES) é gerado para o Cliente da Venda C5_CLIENTE
- A Tributação (quando configurado para gerar no TES) é gerada para o cliente de Entrega C5_CLIENT
- É levado o Cliente da Venda C5_CLIENTE no destinatário na tag dest ; e, o cliente de Entrega C5_CLIENT na tag entrega.
- É levado o Cliente de entrega no DANFE quando o cliente da Venda e da Entrega são de estados diferentes (obs: neste caso é possível mencionar no campo C5_MENNOTA o cliente da Venda também, para que seja mencionado nos dados complementares do Danfe).
O Conceito de "Poder de Terceiro" do Protheus
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Para efetuar a venda de um produto de terceiro que está em seu poder (B2_QTNP), é necessário informar uma TES de saída que atualize estoque e que esteja amarrada com uma TES de retorno simbólico, através do campo "TES Ret.Sim" (F4_TESP3).
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Considerações Importantes
(Consulte abaixo o detalhamento para cada cenário)
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Âncora OE OE
Operações Específicas
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Selecione a Aba relacionada à Operação desejada e confira a sugestão de processo a executar no Protheus (algumas definições podem ser adaptadas à necessidade particular de sua operação):
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Selecione a Aba relacionada à Operação desejada e confira a sugestão de processo a executar no Protheus (algumas definições podem ser adaptadas à necessidade particular de sua operação):
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Etapa | Operação |
Informar no Pedido (C5_CLIENTE) o Parceiro que tentará a venda. Entrada 1: Recebimento do material pelo proprietário Informar na Nota (CA100FOR) o Fornecedor (proprietário) do produto. Venda do material ao meu cliente (ignorar essa etapa caso não tenha vendido).
Nesta etapa é preciso informar TES de Retorno Simbólico na TES de Faturamento. Entrada 1: Retorno simbólico do material pelo parceiro do saldo vendido. Saída 1: Retorno simbólico ao proprietário do saldo vendido (ignorar essa etapa caso não tenha vendido). Necessário utilizar Pedido do Tipo B (Utiliza Fornecedor) de modo que seja permitido selecionar o Fornecedor (no campo C5_CLIENTE) para a devolução. Possível que este retorno seja parcial. Entrada 2: Retorno do material não vendido pelo parceiro. Saída 2: Retorno do material ao proprietário do saldo restante não vendido (ignorar essa etapa caso fique com o saldo até ser vendido). Necessário utilizar Pedido do Tipo B (Utiliza Fornecedor) de modo que seja permitido selecionar o Fornecedor (no campo C5_CLIENTE) para a devolução. Possível que este retorno seja parcial. Saída 2: Faturamento (Nota de Cobrança) ao parceiro do material vendido (ignorar essa etapa se não houve venda) Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") Entrada 2: Faturamento (Nota de Cobrança) do proprietário para o material que vendi (ignorar essa etapa se não houve venda) Aqui não existe mais a movimentação física de saldo em estoque. Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") Card |
Consiste numa prestação de serviço em que uma das partes (proprietário) envia à outra parte (fornecedor) determinado produto para fins de conserto; e posterior retorno do Material. O Retorno pode inclusive ser acompanhado de Nota de Faturamento para escrituração e cobrança da mão de obra executada (ou não, em caso de Produto em garantia) Situação 1: PRODUTO QUE ME PERTENCE → Envio para TERCEIRO realizar o conserto Situação 2: PRODUTO QUE PERTENCE A UM TERCEIRO → Enviado a mim para realizar o conserto Etapa | Operação | Observação | Etapa | Operação | Observação | Saída 1: Envio do material ao fornecedor Entrada 1: Recebimento do material pelo proprietário Saída 1: Envio do material ao fornecedor (Ignorar essa etapa se o conserto é realizado em sua própria organização - não é terceirizado) Caso o retorno seja realizado por outra entidade - parceira de seu fornecedor (o qual terceiriza a mão de obra), é necessário habilitar Triangulação. | Entrada 2: Retorno do material pelo fornecedor (Ignorar essa etapa se o conserto é realizado em sua própria organização - não é terceirizado)
CENÁRIO 2.B) Quando há transformação da matéria prima em produto final. Exemplo, quando envia tubo e cartucho e retornar caneta. E utiliza integração com módulo PCP - Planejamento e Controle de Produção para gerar Ordem de Produção - OP (Caso não utilize, veja acima, cenário 2.A). Situação 1: MATERIAL QUE ME PERTENCE → Envio para TERCEIRO realizar o beneficiamento Situação 2: MATERIAL QUE PERTENCE A UM TERCEIRO → Enviado a mim para realizar o beneficiamento Etapa | Operação | Observação | Etapa | Operação | Observação | Antes do envio do material fazer o cadastro da estrutura, proporcional ao passo 1 e 2 documentação. E realizar a abertura da ordem de produção, proporcional ao passo 5 da documentação. Antes do recebimento do material fazer o cadastro da estrutura, proporcional ao passo 1 e 2 da documentação. | Saída 1: Envio do material ao fornecedor / industrializador Esta etapa é proporcional ao passo 7 da documentação, saída com beneficiamento do material. Entrada 1: Recebimento do material pelo proprietário Após o recebimento do material:
Entrada 1: Retorno do material pelo fornecedor / industrializador Material Complementar:
Faturamento ao cliente sobre mão de obra prestada Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento") Material Complementar:
Etapa | Operação | Observação | Etapa | Operação | Observação | Saída 1: Envio do material pelo proprietário
Entrada 1: Retorno do material pelo fornecedor (empresa de armazenagem) Aqui se fecha o ciclo de terceiro com retorno do material.
Saída 1: Retorno do material ao proprietário Entrada 2: Faturamento do fornecedor (empresa de armazenagem) sobre o serviço prestado. | Essa Nota não se relaciona com as demais (Ver item "Relacionamento entre a Nota de Remessa e a Nota de Faturamento")
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HELPs
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O HELP A100VALOR é uma validação do sistema que verifica o preço unitário e quantidade gravados na tabela SB6 - Saldo de/em Terceiro em comparação aos informados no retorno do saldo (F4_PODER=Devolução), de modo que sejam compatíveis (mais detalhes). KCS (Documentação): Cross-Segmento-TOTVS-Backoffice-Linha-Protheus-SIGAFAT-Help-A100VALOR |
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O HELP A410PODER3 é uma validação do sistema que verifica o tipo da NF de saída utilizado para tratar o controle de poder de terceiro REMESSA. KCS (Documentação): Cross Segmentos-TOTVS Backoffice (Linha Protheus)-Faturamento (SIGAFAT)- Help A410PODER3 |
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O HELP A410VLDPDR3 é apresentado porque o valor unitário informado no pedido de venda é diferente do valor unitário do documento de entrada. KCS (Documentação): Cross Segmento - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAFAT - Help A410VDPDR3 |
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