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Conteúdo

Índice
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1. Introdução

O Monitor de Arquivos é uma ferramenta utilizada para gerenciar o recebimento de arquivos XML relacionados a Documentos Fiscais Eletrônicos. Estes documentos podem ser retornados pelos parceiros homologados com o Backoffice Linha RM ou por terceiros. Cada XML recebido pode ter a resposta de algum processo iniciado no RM ou trazer o recebimento de um novo documento. Seu principal objetivo é garantir que cada arquivo recebido seja direcionado ao processo correto dentro do Módulo. Exemplo: No caso de um arquivo de NF-e, o Monitor irá direcionar este arquivo para que o processo de NF-e faça os devidos tratamentos; se for um XML de CT-e, o Monitor fara o direcionamento para o processo de CT-e.

A gestão dos arquivos realizadas pelo Monitor pode ser automatizada conforme a necessidade do usuário.

Para acessar o Monitor de Arquivos, vá ao módulo TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento > Integrações > Monitor de Arquivos.

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2. Parceiros Homologados

Os parceiros homologados atualmente para o envio e processamento de documentos fiscais eletrônicos são:

  • TOTVS Processos Fiscais (TPF): Responsável pela integração fiscal e envio de documentos à SEFAZ e prefeituras.

  • TOTVS Transmite: Ferramenta intermediária para a transmissão e recebimento de Documentos Fiscais Eletrônicos.

Para os documentos de NF-e e CT-e, também é possível receber o XML oficial diretamente da SEFAZ, sem a necessidade de intermediários.

3. Tipos de Documentos Suportados

O Monitor de Arquivos permite gerenciar os seguintes tipos de documentos eletrônicos:

4. Processos

5. Outras Informações

O produto TOTVS Colaboração compreende toda integração entre os ERP's TOTVS com a solução NeoGrid. 
As rotinas de notas do ERP (CT-e, NF-e, MD-e, MDF-e) passarão a não utilizar os serviços do TSS e os dados a transmitir serão disponibilizados em arquivos XML em diretórios definidos. O integrador NeoGrid (ClientEDI) será responsável pela leitura destes arquivos XML e pela comunicação com os WebServices da SEFAZ. O retorno de dados das consultas aos WebServices da SEFAZ também serão realizados através do integrador NeoGrid e disponibilizados em arquivos XML que, por sua vez, deverão ser lidos e interpretados para a devida atualização dos dados no sistema ERP através da execução deste JOB específico, o "Monitor de Arquivos XML".

Image RemovedEste novo procedimento seguirá os seguintes passos após a parametrização de todo o sistema:

  1. O usuário deverá executar o envio de um dos seguintes processos (NF-e, CT-e, MDF-e ou MD-e) 
  2. O ERP irá gerar um XML no diretório de SAÍDA que fica na pasta do WebEDI
  3. O ClientEDI busca o XML neste diretório de SAÍDA e grava no WebEDI da Neogrid 
  4. Neste momento o arquivo XML fica gravado na pasta "SENT" localizado na pasta do WebEDI 
  5. WebEDI chama e grava XML da nota no portal Fiscal Neogrid 
  6. Fiscal realiza processamento do documento e transmite o XML ao SEFAZ 
  7. Fiscal busca retorno de processamento junto ao SEFAZ 
  8. Fiscal grava retorno no WebEDI Neogrid 
  9. ClientEDI busca retorno no WebEDI e grava XML no diretório de entrada, ou seja, pasta IN 
  10. O usuário executa o "Monitor de Arquivos" que irá ler o diretório de entrada (pasta IN) 
  11. Ao receber o novo XML, o ClientEDI enviará o arquivo para o ERP 
  12. E após isso, o usuário deverá realizar a consulta deste arquivo XML para que ele seja enviado para o seu processo original.

Image RemovedComo Funciona?

  1. O usuário deverá enviar um processo ou evento de (NF-e, CT-e, MDF-e ou MD-e)
  2. O usuários deverá acessar o "Monitor de Arquivos XML"
  3. Clicar em Processos | Importação de Arquivos XML
  4. Após importação dos arquivos que estavam na pasta IN do WebEDI o usuário deverá selecionar o(s) XML(s) que deseja consultar
  5. Clicar em Processos | Serviço de Consulta de Arquivos XML
  6. Verificar se o movimento referente ao XML consultado teve seu status alterado

Caso o XML da grid do "Monitor de Arquivos XML" fique com seu status Inconsistente, você deverá corrigir o que é solicitado e depois poderá seguir o seguinte passo:

  1. Selecionar o XML
  2. Clicar em Processos | Alterar Status do Arquivo
  3. Alterar o status para Pendente | OK
  4. Clicar em Processos | Serviço de Consulta de Arquivos XML
  5. Observar se não ocorreu a inconsistência novamente
  6. Caso não, verificar se o movimento referente ao XML consultado teve seu status alterad

Observação: O processo de importação está limitado a 2.000 arquivos por vez.

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