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  • b) Processo de Tickets - Pedido de Vendas

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Visão Geral do Processo

A geração de ticket é utilizada para que possa ser efetuada uma reserva de um valor para um faturamento, que será realizado posteriormente (conforme prazo acordado com a Supplier). Essa reserva garante que o que foi acordado no pedido será atendido na hora do faturamento. A geração do ticket substituiu a avaliação de crédito existente hoje no Datasul, mas a mesma ainda pode ser utilizada, o que diferenciará qual pode ser usada é o parâmetro na condição de pagamento, parâmetro: "Mais Negócios", mais detalhes aqui.

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O ticket será gerado ao completar o pedido, as entradas de pedidos que contemplam a geração de tickets são: PD4000 (Progress), PD4000 (HTML), PD4050, PD0701, PD1509,  Portal de Vendas e o Aplicativo Minhas Vendas.

Regras de negócio

A integração com a supplier Supplier só ocorrerá se usar a condição de pagamento que estiver com o parâmetro:   "Mais Negócios" marcado. Caso ao contrário usará a avaliação de crédito padrão do Datasul (isso para os clientes que não estejam bloqueados na Supplier, nesse caso passará pelas validações abaixo). O cliente também deve possuir uma concessão aprovada.

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  • Se o cliente estiver bloqueado por atraso na Supplier, somente poderá comprar na modalidade de pagamento a à vista ou antecipado na área de Crédito interna Datasul.
  • Se o cliente estiver bloqueado por crédito na Supplier e possuir saldo em aberto na Supplier (Limite utilizado), somente poderá comprar na modalidade de pagamento a à vista ou antecipado na área de Crédito interna Datasul.

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Os tickets serão gerado quando é calculado o pedido, mas se o pedido sofrer alguma alteração que impacte no valor do pedido o ticket será cancelado e será gerado um novo ticket quando o pedido for completo novamente.

Legendas

Situação dos Clientes:

  • Ativo - Cliente verificado na Supplier e disponível para criação de tickets.
  • Bloqueado por Crédito - Cliente não possui crédito aprovado na Supplier.
  • Bloqueado por Atraso - Cliente está com pagamentos em atraso na Supplier.
  • Não Definido - Cliente não está disponível na Supplier. Não foi feito nenhum pedido de concessão para ele.

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Seguir o fluxo normal de uma implantação de pedido, e ao completar o pedido irá gerar o ticket para o pedido implantadoserá feita a comunicação com a Supplier solicitando a aprovação do ticket (o processo pode demorar dependendo da conexão). Os detalhes dos tickets pode podem ser vistos no detalhe do pedido: Carteira de Pedidos (mpd.html.internalsalesorders) → Selecione o Pedido → Detalhes do Pedido:

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A situação de crédito do pedido fica: Em Análise com o usuário: +Negócios:

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Depois que foi gerado o ticket, o mesmo irá para a Supplier que fará as validações de aprovação de ticket, de acordo com as validações esse ticket pode ser aprovado ou não, caso o mesmo não for aprovado na Supplier, verificar o campo observação.

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Após o rpw executar o processo, o ticket será atualizado e deverá receber uma posição do mesmo:

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Informaçõesnote
titlePercentual de Tolerância

Lembre-se: Deve ser adicionado um percentual de tolerância, para que o valor aprovado pelo ticket contemple impostos ou valores de frete que serão calculados no faturamento do pedido. Para adicionar o percentual de tolerância verifique a documentação de parâmetros de vendas.

Após o ticket aprovado, a situação de crédito do pedido é atualizada e o mesmo pode ser faturado:

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Processo de cancelamento de tickets

Um ticket é cancelado quando é efetuado uma alteração no pedido que irá impactar no valor total do pedido. Assim que efetuada a alteração e salvá-la, será feita a integração com a Supplier solicitando o cancelamento do ticket e ao completar novamente o pedido será feita uma nova solicitação de aprovação de ticket (o processo de cancelamento e solicitação do ticket pode demorar dependendo da conexão).

Processo de reaproveitamento de tickets

Um ticket gerado para um pedido pode ser reaproveitado se o mesmo não extrapolou os limites dos tickets já aprovado. Essa funcionalidade pode ser ativada na tela de parâmetros de vendas (Parâmetros TOTVS Techfin), para mais informações clique aqui. Isso serve para a garantia do ticket aprovado, caso precise ser feita alguma manutenção no pedido não tem o risco de rejeitar a nova solicitação, pois o pedido já tem um ticket aprovado.

Nota

Atente-se para não colocar um percentual muito grande no parâmetro para não ter um ticket aprovado de RS 1.000,00 e um pedido de R$ 100,00 (após alteração) deixando assim um valor de +- R$ 900,00 trancados podendo ser aproveitados em outros tickets.

Com essa funcionalidade ativada, o ticket não será mais cancelado a cada alteração no pedido (que impactou no valor total do pedido), e sim somente se atingir os valores a maior do ticket ou a menor do percentual configurado. Essa verificação será feita na liberação (efetivação) do pedido alterado.

Será verificado se o pedido não ultrapassou o valor total do ticket aprovado, caso ultrapasse o ticket será cancelado e será gerado um novo ticket.

Nota
titlePercentual de Tolerância

Lembre-se: Na reutilização será considerado o Percentual de Tolerância na verificação do estouro do valor, caso o novo valor do pedido consuma o valor da tolerância, no faturamento o valor do nota pode acrescentar valores de fretes ou impostos que irão ultrapassar o valor pré-aprovado e assim corre o risco de o faturamento não ser aprovado. Cuide para trabalhar com essa margem. 

Será verificado também o percentual a menor configurado na tela de parâmetros, caso o valor do ticket aprovado menos o percentual for maior que o novo valor do pedido, o ticket será cancelado e irá gerar um novo ticket.

Exemplo: Foi efetuado um pedido e aprovado um ticket de RS 1.000,00, nos parâmetros foi informado um valor de 10%, ao alterar esse mesmo pedido e completar, será verificado se o valor total do pedido é maior que R$ 900,00, se for maior o ticket já aprovado será reutilizado, caso ao contrário o ticket será cancelado e será feita uma nova solicitação de aprovação (o processo de cancelamento e solicitação do ticket pode demorar dependendo da conexão).

Monitor de Integração

É possível verificar as integrações efetuadas com a Supplier por meio do monitor de integração, busque por "Monitor de Integração TOTVS Techfin" no menu Datasul:

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No Menu lateral acessar: TOTVS Mais Negócios → Crédito

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Nesse monitor é possível acompanhar toda a transação dos tickets e concessões de crédito, podendo verificar os status dos mesmos e problemas que podem ter ocorrido na integração. Caso ocorrer um problema o status fica como "ERRO" e na coluna "Log" é possível detalhar problema ocorrido.

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Na busca avançada é possível filtrar o monitor:

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