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O TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub (POSH)  é a camada responsável por orquestrar as operações de sincronização de dados entre o TOTVS Varejo PDV Omni e as suas respectivas retaguardas/ERPs.

Toda comunicação entre a retaguarda/ERP e o PDV Omni será executada e orquestrada pelo POSH. 

As informações são disponibilizadas através de serviços web tendo como lógica o trafego por lote.


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Nesta seção, realizaremos as configurações iniciais para utilizar o TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub (POSH). Antes de prosseguirmos, é crucial garantir que os requisitos iniciais estejam atendidos.

Caso este passo não tenha sido concluído, pedimos que acesse a seção de Requisitos Mínimos para o e finalize esses requisitos.

A partir deste ponto, a equipe de retaguarda assume a responsabilidade pelos dados a serem enviados e também pela integridade dos mesmos.

Nos passos a seguir, demonstraremos como configurar o compartilhamento e a loja, dois tipos de dados de extrema importância para a integração.

Neste fluxo, enviaremos os dados de compartilhamento e loja no mesmo lote. No entanto, também é possível enviá-los em lotes separados, caso seja necessário.

Aqui iremos mostar o passo a passo para seguir este fluxo. Salientamos que as informações mais completas sobre fluxos ou tipo de dados estão em suas respectivas páginas e podem ser acessadas através dos links nessa página.

Após o envio dessas informações, os dados já estão esperando para serem baixados pelo POSH no PDV Omnishop

Esse passo precisam ser refeito sempre que precisar realizar o cadastro de uma loja, toda loja tem um compartilhamento para que a inteligência do POSH identifique para qual loja mandar os dados

Informações
title1 - Procedimentos para Configuração
title1 - Procedimentos para Configuração
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titleRequisitos mínimos para uso do TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub (POSH)
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titleInquilino ativo

A criação do inquilino é realizada pelo time de Integração Varejo da TOTVS,

Caso queira saber mais sobre inquilinos clique aqui.

Para solicitar a criação de um inquilino clique aqui.

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titleParâmetros cadastrados

No POSH, uma ampla gama de dados é parametrizável. Esses parâmetros são inicialmente definidos pela equipe responsável pelo POSH, mas podem ser ajustados posteriormente conforme necessário.

Esses parâmetros determinam, por exemplo, a quantidade de dados que serão baixados para o PDV Omnishop de um tipo específico.

Eles são cadastrados no microsserviço de Controle e nos microsserviços associados a cada tipo de dado, como, por exemplo, as vendas.

Para saber mais sobre parâmetros clique aqui

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titleAtivação do RAC

A criação do usuário no RAC  é feita pelo time de Integração Varejo da TOTVS no momento em que o inquilino é criado.

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titleAutenticação

Para realizar requisições no TOTVS VAREJO PDV OMNI SMART HUB (POSH) é necessário ter uma chave de acesso (Token).

Para se obter este token é necessário ter um usuário ativo no RAC e realizar a requisição com as informações corretas.

O usuário do RAC deverá ter a permissão de RETAGUARDA para se conectar com o POSH

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titleUtilização do Fluxo Online PDV Omnishop -> Retaguarda

Para realizar requisições nos processos de fluxo online, realizados diretamente pelo TOTVS Varejo PDV Omnishop é necessário configurar as APIs necessárias na configuração do MetaData (Json responsável pelos parâmetros utilizados no fluxo online, onde estão armazenados os endpoints, usuário, senha, porta e demais parâmetros necessários para a comunicação com as APIs do RETAGUARDA)

Para saber mais sobre a configuração do campo METADATA, só clicar aqui.

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titleTOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub Client
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titleHardware

POSH, sendo um cliente que será instalado nas máquinas onde está o TOTVS Varejo PDV Omni, segue os mesmo requisitos de hardware do Pdv Omni.

Para saber mais sobre esses requisitos mínimos acesse a documentação do PDV Omni sobre Requisitos Minimos de Software e Hardware

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titleSoftware

Os requisitos mínimos de software para executar o POSH podem ser consultados clicando aqui

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titleConfigurações

As configurações necessária para executar o POSH podem ser consultados clicando aqui

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titleFluxo inicial de cadastro
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diagramNameconfigurações iniciais
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titleMonitoramento e log

Os logs no POSH são exclusivamente para o time de produto e o time de suporte.
Todos os microsserviços e aplicações do POSH fazem uso dos logs para sabermos informações mais detalhada de como tudo está funcionando, estes logs são gravados no Grafana que centraliza todos os logs..
Para acessar a parte de logs clique aqui.

...

2 - Envio
Informações
title2 - Envio de dados com o POSH
Informações
title
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titleEnvio de dados do ERP para o PDV Omni

...

3 - Fluxogramas POSH
  • O PDV Omni (9) gera o dado que irá subir
  • O PDV Omni (9) envia esse dado para o microsserviço Controle (2)
  • O microsserviço Controle (2) envia para a Retaguarda (1) através de url preveamente cadastradas

    Aqui temos os passos para que seja feito o envio de dados do ERP para o PDV Omni

    .

    Caso queira saber o fluxo completo que o dado enviado pela retaguarda percorre visualize a seção fluxomagramas POSH logo abaixo

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    titleDetalhamento

    O envio dos dados segue o seguinte fluxo

    Informações
    title
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    titleFluxo de envio Envio de dados
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    Expandir
    titleFluxo de envio de dados da retaguarda para o PDV Omni
    1. A retaguarda (1) faz a abertura do lote no controle (2)
    2. A retaguarda (1) faz o envio de dados para os microsserviços (3)
    3. Os microsserviços (3) salvam os dados em seus respectivos bancos de dados (4)
    4. A retaguarda (1) faz o fechamento do lote no controle (2)
    5. O microsserviço de Controle (2) salva um dado no banco de dados de tempo real (5)
    6. O banco de dados em tempo real (5) sinaliza o POSH Client Controle (6) que há dados para baixar
    7. O POSH Client Controle (6) sinaliza o POSH Client Down (7) que há dados para baixar
    8. O POSH Client Down (7) solicita ao microsserviço Controle (2) os lotes para baixar
    9. O microsserviço Controle (2) devolve os lotes que tem que ser baixados para o POSH Client Down (7)
    10. O POSH Client Down (7) busca os dados nos microsserviços(3)
    11. Os microsserviços (3) devolve os dados para o POSH Client Down (7)
    12. O POSH Client Down (7) salva os dados no banco do PDV Omni (9)
    13. O POSH Client Down (7) atualiza as informações do lote no microsserviço Controle
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    titleFluxo de envio de dados do PDV Omni para a Retaguarda no fluxo offline
    1. O PDV Omni (9) gera o dado que irá subir
    2. O POSH Client Up (8) recupera esse dado e envia ao microsserviço (3)
    3. O microsserviço (3) atualiza o banco de dados (4)
    4. O POSH Client Up (8) sinaliza para o PDV Omni (9) que os dados foram integrados
    5. A retaguarda (1) fas uma requisição para o microsserviço (3) e recupera os dados
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    titleFluxo de envio de dados do PDV Omni para a Retaguarda no fluxo online
    do PDV Omni para o ERP

    Os dados gerado ou alterados no PDV Omni podem ser enviados para a retaguarda por dois fluxos

    • Fluxo Síncrono (Online)
      • Os dados são enviados diretamente do PDV para o ERP.
    • Fluxo Assíncrono (Offline)
      • Os dados são enviados para o POSH e a retaguarda busca esses dados posteriormente.

    Mais informações sobre os dois fluxos podem ser encontradas na seção 3 - Fluxogramas POSH


    Informações
    title3 - Fluxogramas POSH

    Inclusão de trecho
    Fluxos de dados POSH
    Fluxos de dados POSH
    nopaneltrue

    Informações
    title4 - Documentação técnica
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    titlePOSH Server

    Exibir filhos
    pageMicroserviços

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    titlePOSH Client

    Exibir filhos
    pageCliente TOTVS Varejo PDV Omni Smart Hub

    Informações
    title5 - Informações Úteis

    Exibir filhos
    pageInformações Uteis

    Informações
    title6 - Troubleshooting
    • Problemas de subida e descidas de dados ? Os dados não descem da retaguarda para o PDV e nem sobem do PDV para a Retaguarda ?
    • Problemas na descida de dados? Olhou no lojaloteRetorno e teve este retorno:


      Bloco de código
      titleLojaloteRetorno
      {
                          "tipoLote": 0,
                          "idRetaguarda": "00000000-0000-0000-0000-000000000000",
                          "erro": "Erro no Client ao integrar Produto Erro: 42P01: relation \"public.sync_carga_produto_validacao\" does not exist\r\n\r\nPOSITION: 15 20240814113448914 ",
                          "tipoLojaLote": 12,
                          "pagina": 0,
                          "hasnext": false
                      }

      Verifique a permissão de leitura e gravação da pasta TOTVSPDV

    Informações
    title7 - Solicitação de apoio

    O time de produto do POSH atua no projeto DVARINT1, qualquer acionamento ao time de produto por outras equipes deverá ser feito através da abertura de apoios no jira.

    Para que o apoio seja realizado, algumas informações devem ser enviadas previamente para que o time de produto possa dar início ao apoio. Segue abaixo o que deve ser enviado na abertura do apoio.

    Segue os projetos existentes para abertura:  PDVSYNC - DVARINT / PSH - DVARLOJ / WSH - DDWMISSI / PDV - DVARLIVEPDV

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    titleTemplate

    1 - Qual a Jornada/processo?
    R: 

    2 - Qual o Ambiente?
    R: 

    3 - Qual é o Inquilino?
    R: 

    4 - Descrição do Erro
    R: 

    5 - Foi feito os Troubleshooting básicos?
    R: 

    6 - Quais as datas / Versão Qual versão dos serviços? (Api, Client, Down)
    R:

    7 - Incluir os logs se houver
    R: 

    8 - Existe(m) lote(s) relacionado(s) a esta caso? Qual o número(s) do(s) lote(s)?
    R: 

    9 - Disponibilizar backup do banco do PDV.

    10 - ApiRest do cliente se houver (online):
    URL: 
    Usuário: 
    Senha: 

    10 11 - Qual  a requisição esta sendo feita para o PDVSync (online) ?

    R:

    1112- Quais são os dados de autenticação (tenant/usuário) utilizados  utilizados (online)  ?

    R: