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| - Configurações do RM.Host/RM.Host.Service
Nas configurações do RM.Host/RM.Host.Service devem estar informadas as chaves DefaultDB e ApiPort. DefaultDB: Chave necessária para que o Host encontre no arquivo Alias.dat qual alias de base de dados será utilizada. ApiPort: Porta de conexão de API do host. Em alguns casos a chave pode não estar preenchida no arquivo de configuração do host mas por padrão caso a tag não estiver preenchida, o valor para a chave ApiPort é 8051 A porta informada no ApiPort deve estar liberada nas regras de firewall do servidor/máquina para que a comunicação via api funcione corretamente no host. WebServiceCulture: A tag WebServiceCulture é utilizada para alterar a cultura de leitura e conversão dos dados recebidos pelo WebService. Para o que a comunicação via api funcione corretamente o valor a ser inserido na chave deve ser "Invariant".
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| O Minhas Inspeções oferece uma solução multi-coligada para a gestão de inspeções, permitindo o compartilhamento de recursos e a centralização de dados. Isso otimiza processos e proporciona uma visão unificada dos projetos. Os cadastros de formulários e grupos de usuários podem ser utilizados por todas as coligadas, e na visão de inspeções e no dashboard, o usuário poderá visualizar informações de todos os projetos e coligadas. |
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id | Dashboard |
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label | Dashboard |
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| O Dashboard apresenta indicadores representados através de gráficos referente as Inspeções, separados por Fichas de Inspeções, Fornecedores e Usuários. Fichas de Inspeções Para tal, basta selecionar o(s) Projeto(s) que deseja extrair as informações, na tela será permitido selecionar no máximo 5 Projetos. Selecione também o período (data início e fata final) e o status de conformidade, Todos, Não Avaliado, Conforme e Não Conforme. Uma vez selecionado, o gráfico irá atualizar de forma automática apresentando os dados conforme selecionado acima, o primeiro gráfico irá apresentar um Panorama das Inspeções pelos projetos e parâmetros selecionados.
Abaixo irá apresentar um gráfico separado por status, Conforme, Não Conforme, Aguardando Avaliação, Não Avaliados. Este gráfico possui hiperlinks, caso o usuário clique em um destes status o sistema irá direcionar para a tela de Inspeções com filtros aplicados dentro do valor selecionado.
Fornecedores Para tal, basta selecionar o(s) Projeto(s) que deseja extrair as informações, na tela será permitido selecionar no máximo 5 Projetos. E também, selecionar os Fornecedores que deseja extrair as informações, será permitido selecionar no máximo 5 Fornecedores. Selecione também o período (data início e fata final) e o status de conformidade, Todos, Não Avaliado, Conforme e Não Conforme. Uma vez selecionado, o gráfico irá atualizar de forma automática apresentando os dados conforme selecionado acima, o primeiro gráfico irá apresentar um Panorama das Inspeções pelos projetos e parâmetros selecionados. Abaixo irá apresentar um gráfico separado por status, Conforme, Não Conforme, Aguardando Avaliação, Não Avaliados. Este gráfico possui hiperlinks, caso o usuário clique em um destes status o sistema irá direcionar para a tela de Inspeções com filtros aplicados dentro do valor selecionado.
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id | Formulários |
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label | Formulários |
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| No portal da Obra ou no link direto do Minhas Inspeções, é possível gerenciar os formulários que serão exibidos no app.
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No Dashboard do portal são menu Formulários, serão exibidos os formulários já cadastrados e os formulários modelo (com questionário já pronto).É
possível Publicar, Inativar, Clonar, Rascunho, Exclusão e Visualizar os formulários cadastrados.Image Added
- Formulários Publicados: Pode Poderão ser transformado transformados em rascunhoRascunhos, ser inativado, ser clonado ou excluídoDesativados, serem Clonados ou excluídos.
- Formulários InativosDesativados: Pode Poderão ser transformado transformados em publicadoPublicados, rascunho Rascunhos ou excluídoexcluídos.
- Formulários Rascunho: Pode Poderão ser publicadopublicados, InativadoInativados, Clonado ou excluído.Clonados ou excluídos.
Através das Ações relacionadas, é possível voltar um formulário para Rascunho, Desativar, Clonar, e Publicar, os formulários cadastrados. Ao selecionar um formulário, os botões de Excluir e Editar ficam visíveis:
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O cadastro de um novo formulário é iniciado no botão Novo Formulário.Incluir, em azul na tela acima. Ao clicar o usuário será direcionado para a tela a seguir, onde deverá informar os dados descritos logo na sequência:
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- Dados Gerais
- Nome do Formulário: Nome do formulário
- Onde o formulário será aplicado?: Caso a opção selecionada for Projeto, o formulário será aplicado em um projeto, se Tarefa, o formulário será aplicado em tarefas e caso a opção selecionada seja Medição de Contrato, o formulário será aplicado em medições contratuais.
- Roteiro Sequencial: Caso esteja marcado para utilizar indica que ao responder o questionário não é possível pular perguntas, todas as respostas devem ser respondidas sequencialmente. Caso esteja desmarcado as perguntas do questionário poderão ser respondidas fora de ordem com uma visualização em lista.
- Workflow disparado ao finalizar a Inspeção:
- Workflow disparado ao realizar a avaliação a Inspeção:
- Workflow disparado no TOTVS Aprovações e Atendimentos: Informe o Workflow criado previamente para ser disparado no TAA
Na aba seguinte: Image Added - Itens
- Tipo de Item: Tipo de pergunta
- Pergunta: Texto da pergunta
- Item obrigatório: Caso marcado, o formulário não poderá ser finalizado sem ter essa pergunta respondida.
- Complementos do Item: Informações adicionais nas respostas do formulário que também podem ser enviadas. Podem ser obrigatórios ou não
- Inserir Evidências: no momento que o formulário estiver sendo respondido será permitido inserir evidência anexada a resposta do item.
- Inserir Observações: no momento que o formulário estiver sendo respondido será permitido inserir observações anexadas a resposta do item.
- Questões: Depois de efetuar o cadastro das questões, elas irão aparecer no canto direito. Ao clicar em uma pergunta, irá habilitar dois botões ou para Mover para cima ou para Mover para a baixo a determinada questão.
- Listas: Se o tipo do item for de lista suspensa ou lista de escolha única, irá ter a opção de alterar a ordem dos itens do mesmo jeito que aparece nas questões, como citado acima.
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Image Added 769pxAo Ao criar, na opção de Visualizar formulário, é possível ter uma pré-visualização do formulário e seus itens, exibindo também informações de obrigatoriedade, criticidade e pontuação dos itens do formulário. No canto superior direito possui um botão que permite o usuário alterar o workflow que está associado ao formulário selecionado.
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| Inspeções
Nesta tela serão listados todas as inspeções criadas com o status de conformidade: - Conforme
- 719pxNão Não conforme
- Não avaliado
- Aguardando Em avaliação
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O usuário poderá visualizar as questões respondidas no App "Minhas Inspeções" e o total de pontuação:
É possível ainda, visualizar as respostas da inspeção respondida, basta clicar nos três pontinhos ao lado da inspeção que deseja e clicar em visualizar.
Caso a inspeção ainda não tenha um status de conformidade, irá exibir um botão "Resolver" para que seja avaliado como Conforme ou não conforme assim como a justificativa para a alteração do mesmo.
Através do botão , é possível incluir uma nova inspeção, onde as seguintes características são consideradas:
- Título: Representa a descrição da nova inspeção
- Projeto: Representa a descrição do local da nova inspeção e também é utilizado como filtro para seleção de Tarefas ou Medições
- Formulário: Formulários já publicados, onde a partir dessa informação é definido o objeto da inspeção, podendo ser Medição ou Tarefa
- Medição: Medições do projeto selecionado
- Tarefa: Tarefas do projeto selecionado, onde somente é possível selecionar tarefas do tipo serviço
- Grupo ou Usuário Específico: Pode ser selecionado um usuário específico para receber a inspeção ou um grupo de usuários
- Data de Realização: Representa a data de prazo para a conclusão da inspeção
Após salvar a nova inspeção, os usuários de destino envolvidos, receberão as notificações nos dispositivos. |
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| Entendendo ainda que, após a criação de Formulários e Inspeções, o resultado da inspeção pode ter diversos caminhos a seguir - fluxos - foi criado a opção de Criação de WorkFlow. Nele é possível criar todo fluxo da Inspeção conforme o exemplo abaixo.
Basta Selecionar a opção de Criar Workflow no Portal, e utilizar as ferramentas de criação.
Image RemovedImage Added - Nome: Informe o nome do Workflow;
- Descrição: Informe a Descrição do Workflow;Status da Inspeção que deve disparar o Workflow: A partir de qual status será seguido o fluxo, sendo eles:Não Iniciado;
- Iniciada;
- Finalizada;
- Criar início: Irá criar um início do fluxo, representada pelo ícone de Circulo Verde;
- Criar fim: Irá criar um fim para o fluxo, representada pelo ícone de Circulo Vermelho;
- Criar Condição: Irá criar uma condição para o fluxo, representada pelo ícone de Losango Amarelo;
- Criar Ação: Irá criar uma ação para o fluxo, representada pelo ícone de Quadrado Azul;
- Excluir: Selecione um dos ícones representados na tela e clique na opção excluir para excluí-lo;
- Limpar: Esta opção exclui todo o fluxo criado;
- Propriedades: Abre a Propriedade da condição e ação, desde que selecionadas, trazendo opções de Tipo de Condição e Tipo de Ação, esta opção também pode ser acessada com o duplo clique:
- Propriedades da Condição: Percentual de Aprovação do Formulário, informando qual o Percentual desejado;
- Filtrar por tipo de formulário: Pode ser definido o tipo da categoria para a condição:
É uma funcionalidade empregada quando um mesmo workflow pode ser aplicado a múltiplos tipos de formulários (como Tarefa, Medição de Contrato ou Movimento). Essa opção viabiliza a criação de condições específicas para cada variante de formulário, permitindo uma adaptação mais precisa às particularidades de cada um.
- Filtrar por tipo de condição: Inspeção Conforme (avaliação manual) e Inspeção Não Conforme (avaliação manual)
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Essas condições devem ser empregadas nos fluxos de trabalho ativados quando uma avaliação manual da inspeção é realizada (Print abaixo). Isso concede ao usuário a capacidade de definir ações específicas com base na classificação de qualidade atribuída manualmente à inspeção.
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- Propriedades da Ação: Alterar Conformidade do Formulário, informando o novo status: Pendente, Conforme, Não Conforme;
- Filtrar por tipo de formulário: Pode ser definido o tipo da categoria para a condição:
- Filtrar por tipo de condição: Inspeção Conforme (avaliação manual)
- Inspeção Não Conforme (avaliação manual)
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Após criação do fluxo, utilizando o drag drop, opção de arrastar do mouse, é possível realizar a ligação de um fluxo para o outro, veja;
Ao clicar duas vezes em cima de uma das setas que liga um fluxo ao outro, é possível definir uma Propriedade da relação entre entidades que pode ser definida como: A criação do fluxo segue algumas regras, veja: - O início só pode ser uma saída (relação entre entidades);
- A condição só pode ser duas saídas - sim ou não;
- A ação só pode ter uma saída;
- O fim não pode ter saídas;
Tipos de Condições: - Condição por pontuação do formulário:
- Para questões do tipo "Sim ou Não", "lista suspensa" ou "lista de escolha única" para cada item será habilitada o campo de pontuação e criticidade. Será considerada o item de maior valor para a pontuação da questão.
- Condição por criticidade:
- A quantidade total de questões que serão consideradas, é a soma de questões que podem ter a criticidade preenchida.
O Workflow será disparado quando a inspeção for finalizada no App. E, caso o formulário não possua workflow associado, o status da inspeção será alterada para "Em avaliação". Tipos de ações: - Alterar o status de conformidade:
- Quando a inspeção for finalizada e sincronizada com o sistema via aplicativo, o workflow que estiver associado ao formulário será executado alterando assim o status de conformidade da inspeção para uma das opções configuradas: Conforme, Não Conforme ou Indefinido. Caso no formulário não tenha nenhum workflow associado, o status será alterado para Em Avaliação.
- Criar Inspeção nova:
- Utilizando o mesmo Formulário ou um Formulário Específico, destinando a um usuário ou a um grupo de usuário, é possível criar novas inspeções segundo o fluxo aplicado para o status da inspeção (finalizado).
- Criar Atendimento no Totvs Aprovações:
- Esta ação, cria um novo atendimento parametrizado no workflow no Totvs Aprovações.
- Enviar notificação:
- Esta ação permite que seja enviada uma notificação via Push (no celular) ou via e-mail para um usuário ou grupo contendo uma mensagem de texto livre.
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| Após a criação do das Inspeções, será feito o envio da mesma para um usuário ou grupo de usuário no aplicativo para que seja respondida a Inspeção. Para acessar o cadastro de Grupo de Usuários é necessário conceder permissão por usuário.
No portal será possível criar um Novo Grupo de Usuário.
As informações contidas nos Dados Gerais do grupo serão: - Código do Grupo de Usuários;
- Nome do Grupo de Usuários;
Na aba usuários, será possível informar os usuários que irão receber a inspeção no aplicativo para ser respondido.
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label | Integração com o TOTVS Aprovações e Atendimento |
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| No WorkFlow do Minhas Inspeções, existe a opção de criar um atendimento no TOTVS Aprovações e Atendimento. Recentemente, foi adicionada uma nova funcionalidade que permite que o atendimento criado pelo WorkFlow do Minhas Inspeções se comunique com o próprio aplicativo, informando se uma determinada inspeção está ou não em conformidade, e também dispara um fluxo de trabalho específico no Minhas Inspeções. 1 Passo: Configurando o TOTVS Aprovações e Atendimento: Primeiramente é necessário criar um novo tipo de atendimento e associar o serviço do tipo 27 - Serviços do Minhas Inspeções. Image Added Agora é preciso criar as etapas necessárias para seu projeto e o fluxo dessas determinadas etapas: Image Added É necessário configurar uma ação no ultimo fluxo de etapa do tipo de atendimento no TAA na aba Ações Visíveis: Image Added
2 Passo: Configurando o Portal Minhas Inspeções: O primeiro workflow será disparado ao finalizar uma inspeção no aplicativo. O segundo workflow será disparado ao realizar a avaliação manual através do portal Minhas Inspeções. O terceiro workflow será disparado ao executar uma ação avançando uma etapa no atendimento selecionado no TAA. Image Added Aviso |
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| Para que a integração funcione é necessário que o atendimento do TAA tenha sido criado pelo workflow do Minhas Inspeções, com o mesmo tipo de atendimento criado acima. |
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