Questões

    A documentação relacionada ao uso do APP está disponível em:
    APP Minhas Inspeções

      • Configurações do RM.Host/RM.Host.Service

      Nas configurações do RM.Host/RM.Host.Service devem estar informadas as chaves DefaultDB e ApiPort.

      DefaultDB: Chave necessária para que o Host encontre no arquivo Alias.dat qual alias de base de dados será utilizada. 

      ApiPort: Porta de conexão de API do host.

      Em alguns casos a chave pode não estar preenchida no arquivo de configuração do host mas por padrão caso a tag não estiver preenchida, o valor para a chave ApiPort é 8051

      A porta informada no ApiPort deve estar liberada nas regras de firewall do servidor/máquina para que a comunicação via api funcione corretamente no host. 

      WebServiceCulture: A tag WebServiceCulture é utilizada para alterar a cultura de leitura e conversão dos dados recebidos pelo WebService.

          Para o que a comunicação via api funcione corretamente o valor a ser inserido na chave deve ser "Invariant".

        O Dashboard apresenta indicadores representados através de gráficos referente as Inspeções, separados por Fichas de Inspeções, Fornecedores e Usuários. 

        Fichas de Inspeções

        Para tal, basta selecionar o(s) Projeto(s) que deseja extrair as informações, na tela será permitido selecionar no máximo 5 Projetos.

        Selecione também o período (data início e fata final) e o status de conformidade, Todos, Não Avaliado, Conforme e Não Conforme.

        Uma vez selecionado, o gráfico irá atualizar de forma automática apresentando os dados conforme selecionado acima, o primeiro gráfico irá apresentar um Panorama das Inspeções pelos projetos e parâmetros selecionados.

        Abaixo irá apresentar um gráfico separado por status, Conforme, Não Conforme, Aguardando Avaliação, Não Avaliados. Este gráfico possui hiperlinks, caso o usuário clique em um destes status o sistema irá direcionar para a tela de Inspeções com filtros aplicados dentro do valor selecionado.


        Fornecedores 

        Para tal, basta selecionar o(s) Projeto(s) que deseja extrair as informações, na tela será permitido selecionar no máximo 5 Projetos.

        E também, selecionar os Fornecedores que deseja extrair as informações, será permitido selecionar no máximo 5 Fornecedores.

        Selecione também o período (data início e fata final) e o status de conformidade, Todos, Não Avaliado, Conforme e Não Conforme.

        Uma vez selecionado, o gráfico irá atualizar de forma automática apresentando os dados conforme selecionado acima, o primeiro gráfico irá apresentar um Panorama das Inspeções pelos projetos e parâmetros selecionados.

        Abaixo irá apresentar um gráfico separado por status, Conforme, Não Conforme, Aguardando Avaliação, Não Avaliados. Este gráfico possui hiperlinks, caso o usuário clique em um destes status o sistema irá direcionar para a tela de Inspeções com filtros aplicados dentro do valor selecionado.


        No portal Minhas Inspeções é possível gerenciar os formulários que serão exibidos no app.

        No Dashboard do portal são exibidos os formulários já cadastrados e os formulários modelo (com questionário já pronto).

        É possível Publicar, Inativar, Clonar, Rascunho, Exclusão e Visualizar os formulários cadastrados.

        • Formulários Publicados: Pode ser transformado em rascunho, ser inativado, ser clonado ou excluído.
        • Formulários Inativos: Pode ser transformado em publicado, rascunho ou excluído.
        • Formulários Rascunho: Pode ser publicado, Inativado, Clonado ou excluído.

        O cadastro de um novo formulário é iniciado no botão Novo Formulário.



        • Dados Gerais
          • Nome do Formulário: Nome do formulário
          • Onde o formulário será aplicado?: Caso a opção selecionada for Projeto, o formulário será aplicado em um projeto, se Tarefa, o formulário será aplicado em tarefas e caso a opção selecionada seja Medição de Contrato, o formulário será aplicado em medições contratuais.
          • Roteiro Sequencial: Caso esteja marcado para utilizar indica que ao responder o questionário não é possível pular perguntas, todas as respostas devem ser respondidas sequencialmente. Caso esteja desmarcado as perguntas do questionário poderão ser respondidas fora de ordem com uma visualização em lista.
        • Itens
          • Tipo de Item: Tipo de pergunta
          • Pergunta: Texto da pergunta
          • Item obrigatório: Caso marcado, o formulário não poderá ser finalizado sem ter essa pergunta respondida.
          • Complementos do Item: Informações adicionais nas respostas do formulário que também podem ser enviadas. Podem ser obrigatórios ou não
            • Inserir Evidências: no momento que o formulário estiver sendo respondido será permitido inserir evidência anexada a resposta do item.
            • Inserir Observações: no momento que o formulário estiver sendo respondido será permitido inserir observações anexadas a resposta do item.
          • Questões: Depois de efetuar o cadastro das questões, elas irão aparecer no canto direito. Ao clicar em uma pergunta, irá habilitar dois botões ou para Mover para cima ou para Mover para a baixo a determinada questão.
          • Listas: Se o tipo do item for de lista suspensa ou lista de escolha única, irá ter a opção de alterar a ordem dos itens do mesmo jeito que aparece nas questões, como citado acima.

        Ao criar, na opção de Visualizar formulário, é possível ter uma pré-visualização do formulário e seus itens, exibindo também informações de obrigatoriedade, criticidade e pontuação dos itens do formulário. No canto superior direito possui um botão que permite o usuário alterar o workflow que está associado ao formulário selecionado.

        Inspeções


        Nesta tela serão listados todas as inspeções criadas com o status de conformidade:

        • Conforme
        • 719pxNão conforme
        • Em avaliação

        O usuário poderá visualizar as questões respondidas no App "Minhas Inspeções" e o total de pontuação:

        É possível ainda, visualizar as respostas da inspeção respondida, basta clicar nos três pontinhos ao lado da inspeção que deseja e clicar em visualizar.

        Caso a inspeção ainda não tenha um status de conformidade, irá exibir um botão "Resolver" para que seja avaliado como Conforme ou não conforme assim como a justificativa para a alteração do mesmo.

        Através do botão , é possível incluir uma nova inspeção, onde as seguintes características são consideradas:

        • Título: Representa a descrição da nova inspeção
        • Projeto: Representa a descrição do local da nova inspeção e também é utilizado como filtro para seleção de Tarefas ou Medições
        • Formulário: Formulários já publicados, onde a partir dessa informação é definido o objeto da inspeção, podendo ser Medição ou Tarefa
        • Medição: Medições do projeto selecionado
        • Tarefa: Tarefas do projeto selecionado, onde somente é possível selecionar tarefas do tipo serviço
        • Grupo ou Usuário Específico: Pode ser selecionado um usuário específico para receber a inspeção ou um grupo de usuários
        • Data de Realização: Representa a data de prazo para a conclusão da inspeção

        Após salvar a nova inspeção, os usuários de destino envolvidos, receberão as notificações nos dispositivos.

        Entendendo ainda que, após a criação de Formulários e Inspeções, o resultado da inspeção pode ter diversos caminhos a seguir - fluxos - foi criado a opção de Criação de WorkFlow. Nele é possível criar todo fluxo da Inspeção conforme o exemplo abaixo.


        Basta Selecionar a opção de Criar Workflow no Portal, e utilizar as ferramentas de criação.


        • Nome: Informe o nome do Workflow;
        • Descrição: Informe a Descrição do Workflow;
        • Criar início: Irá criar um início do fluxo, representada pelo ícone de Circulo Verde;
        • Criar fim: Irá criar um fim para o fluxo, representada pelo ícone de Circulo Vermelho;
        • Criar Condição: Irá criar uma condição para o fluxo, representada pelo ícone de Losango Amarelo;
        • Criar Ação: Irá criar uma ação para o fluxo, representada pelo ícone de Quadrado Azul;
        • Excluir: Selecione um dos ícones representados na tela e clique na opção excluir para excluí-lo;
        • Limpar: Esta opção exclui todo o fluxo criado;
        • Propriedades: Abre a Propriedade da condição e ação, desde que selecionadas, trazendo opções de Tipo de Condição e Tipo de Ação, esta opção também pode ser acessada com o duplo clique:
          • Propriedades da Condição: Percentual de Aprovação do Formulário, informando qual o Percentual desejado; 
          • Filtrar por tipo de formulário: Pode ser definido o tipo da categoria para a condição:

        É uma funcionalidade empregada quando um mesmo workflow pode ser aplicado a múltiplos tipos de formulários (como Tarefa, Medição de Contrato ou Movimento). Essa opção viabiliza a criação de condições específicas para cada variante de formulário, permitindo uma adaptação mais precisa às particularidades de cada um.


            • Filtrar por tipo de condição: Inspeção Conforme (avaliação manual) e Inspeção Não Conforme (avaliação manual)















        Essas condições devem ser empregadas nos fluxos de trabalho ativados quando uma avaliação manual da inspeção é realizada (Print abaixo). Isso concede ao usuário a capacidade de definir ações específicas com base na classificação de qualidade atribuída manualmente à inspeção.




            • Propriedades da Ação: Alterar Conformidade do Formulário, informando o novo status: Pendente, Conforme, Não Conforme; 
            • Filtrar por tipo de formulário: Pode ser definido o tipo da categoria para a condição:



















        Após criação do fluxo, utilizando o drag drop, opção de arrastar do mouse, é possível realizar a ligação de um fluxo para o outro, veja;



        Ao clicar duas vezes em cima de uma das setas que liga um fluxo ao outro, é possível definir uma Propriedade da relação entre entidades que pode ser definida como:

        • Indefinido;
        • Sim;
        • Não;

        A criação do fluxo segue algumas regras, veja:

        • início só pode ser uma saída (relação entre entidades);
        • condição só pode ser duas saídas - sim ou não;
        • ação só pode ter uma saída;
        • fim não pode ter saídas;


        Tipos de Condições:

        • Condição por pontuação do formulário:
          • Para questões do tipo "Sim ou Não", "lista suspensa" ou "lista de escolha única" para cada item será habilitada o campo de pontuação e criticidade. Será considerada o item de maior valor para a pontuação da questão.
        • Condição por criticidade:
          • A quantidade total de questões que serão consideradas, é a soma de questões que podem ter a criticidade preenchida. 

        O Workflow será disparado quando a inspeção for finalizada no App. E, caso o formulário não possua workflow associado, o status da inspeção será alterada para "Em avaliação".

        Tipos de ações:

        • Alterar o status de conformidade:
          • Quando a inspeção for finalizada e sincronizada com o sistema via aplicativo, o workflow que estiver associado ao formulário será executado alterando assim o status de conformidade da inspeção para uma das opções configuradas: Conforme, Não Conforme ou Indefinido. Caso no formulário não tenha nenhum workflow associado, o status será alterado para Em Avaliação.
        • Criar Inspeção nova:
          • Utilizando o mesmo Formulário ou um Formulário Específico, destinando a um usuário ou a um grupo de usuário, é possível criar novas inspeções segundo o fluxo aplicado para o status da inspeção (finalizado).
        • Criar Atendimento no Totvs Aprovações:
          • Esta ação, cria um novo atendimento parametrizado no workflow no Totvs Aprovações. 
        • Enviar notificação:
          • Esta ação permite que seja enviada uma notificação via Push (no celular) ou via e-mail para um usuário ou grupo contendo uma mensagem de texto livre.

        Após a criação do das Inspeções, será feito o envio da mesma para um usuário ou grupo de usuário no aplicativo para que seja respondida a Inspeção.

        Para acessar o cadastro de Grupo de Usuários é necessário conceder permissão por usuário.

        No portal será possível criar um Novo Grupo de Usuário.

        As informações contidas nos Dados Gerais do grupo serão:

        • Código do Grupo de Usuários;
        • Nome do Grupo de Usuários;

        Na aba usuários, será possível informar os usuários que irão receber a inspeção no aplicativo para ser respondido.


        No WorkFlow do Minhas Inspeções, existe a opção de criar um atendimento no TOTVS Aprovações e Atendimento. Recentemente, foi adicionada uma nova funcionalidade que permite que o atendimento criado pelo WorkFlow do Minhas Inspeções se comunique com o próprio aplicativo, informando se uma determinada inspeção está ou não em conformidade, e também dispara um fluxo de trabalho específico no Minhas Inspeções.

        1 Passo: Configurando o TOTVS Aprovações e Atendimento:

        Primeiramente é necessário criar um novo tipo de atendimento e associar o serviço do tipo 27 - Serviços do Minhas Inspeções.

        Agora é preciso criar as etapas necessárias para seu projeto e o fluxo dessas determinadas etapas:

        É necessário configurar uma ação no ultimo fluxo de etapa do tipo de atendimento no TAA na aba Ações Visíveis:


        2 Passo: Configurando o Portal Minhas Inspeções:

        O primeiro workflow será disparado ao finalizar uma inspeção no aplicativo.
        O segundo workflow será disparado ao realizar a avaliação manual através do portal Minhas Inspeções.
        O terceiro workflow será disparado ao executar uma ação avançando uma etapa no atendimento selecionado no TAA.

        Atenção

        Para que a integração funcione é necessário que o atendimento do TAA tenha sido criado pelo workflow do Minhas Inspeções, com o mesmo tipo de atendimento criado acima.




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