Páginas filhas
  • Manual Operacional da Customização - Integração Moodle x SGE (SESI-SENAI)

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleParâmetros da Customização

Pré-requisitos

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.


Descrição do processo

Este requisito detalha os parâmetros necessários para a Integração de dados entre o TOTVS Educacional (SGE) e o Moodle.


Detalhamento do processo

A tela de parâmetros estará disponível em TOTVS Educacional | Customizações | Integração Moodle| Parâmetros.


Image RemovedImage Added


Ao clicar no menu de acesso será aberta a tela de parâmetros que possui seis abas de configurações: Dados de Conexão – WS, Parâmetros Gerais, Status de matrícula- Matricula, Status de Matricula- Inativar Matrículas, Disciplinas – Elegíveis (sendo está aba disponível apenas para o SESI) e Modalidades de Cursos, conforme descrição abaixo. Essa parametrização será realizada por coligada e Nível de Ensino.


Image RemovedImage Added


Na Aba Dados de Conexão – WS, deve ser informado os dados:

  • Endereço WebService: Neste parâmetro o usuário deverá informar o Endereço de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Usuário: Neste parâmetro o usuário deverá informar o Usuário de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Senha: Neste parâmetro o usuário deverá informar a senha de acesso ao WebService disponibilizado pelo Moodle.
  • Token acesso (Auto Login): O Token será valor fixo utilizado na autenticação do Moodle através do link externo que será disponibilizado no Portal do Aluno e no Portal do Professor.
  • Token acesso (Integração): O Token será valor fixo utilizado na autenticação da Integração com WebService do Moodle


Na Aba Parâmetros Gerais, deve ser informado os dados:


Image RemovedImage Added


  • Quantidade dias Envio - Oferta: Neste campo o usuário deverá informar a quantidade de dias, anteriores a Data de Início da Turma/Disciplina no SGE, para a integração enviar a Sala de oferta no Moodle. Esta informação vai definir quantos dias antes do início da turma, a mesma será enviada para o Moodle dando acesso para Alunos e Professores.
  • ID Papel Professor: Neste campo o usuário deverá informar o ID do Papel do Professor no Moodle, para a integração enviar o código informado neste parâmetro ao Moodle. Esta informação irá definir qual será o Papel do Professor (Professor não Editor) e poderá ser alterado de acordo com a necessidade da FIEP.
  • ID Papel Aluno: Neste campo o usuário deverá informar o ID do Papel do Aluno no Moodle. Essa informação será enviada pela integração do SGE para o Moodle no envio da matrícula/inscrição do aluno e irá definir qual será o Papel do Aluno no Moodle. O valor poderá ser alterado de acordo com a necessidade da FIEP.


Obs.: O ID do Papel Professor (Professor não Editor) e o ID do Papel Aluno (Aluno) serão únicos por coligada. As permissões do papel do professor e do aluno serão definidas diretamente no Moodle e não serão tratadas pela integração.

  • Número tentativas de reenvio: Neste campo o usuário deverá informar o número máximo de tentativas que a customização deverá tentar realizar a integração com Moodle dos registros com status de erro.
  • Endereço de e-mail – Inativação de acesso: Definir o e-mail (ou grupo) que deverá receber uma notificação quando algum acesso no Mooddle for suspenso pelo processo de Exportação de Cancelamento e Transferência de matrículas. Para informar mais de um e-mail, basta separá-los por ponto e vírgula ((piscar o olho).


Na Aba Status de Matrícula - Matrícula, o usuário deverá informar o (s) Status de Matrícula que serão considerados no processo de matrícula para envio ao Moodle.


Image RemovedImage Added


Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup que a selecionar a customização retornará todos os Status de matrícula (SSTATUS) cadastrados para àquele Nível de Ensino.

Na Aba Status de Matrícula Inativar Matrícula, o usuário deverá informar todos os Status de matrícula (Situação de Matricula) que a customização deverá considerar no processo de inativar uma matrícula na Integração com o Moodle.Image Removed


Image Added


Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup que ao selecionar a customização retornará todos os Status de matrícula (SSTATUS) cadastrados por Nível de Ensino.
Image Removed
Image Added

Na Aba Disciplinas- Elegíveis, será exibida uma visão onde o usuário deverá informar a (s) disciplinas Elegíveis ao Portal Oficinas, que deverão ser exportadas para o Moodle para gerando uma sala para cada Oficina. Essa situação é específica para o SESI.
Ao clicar em incluir, o campo exibido será do tipo lookup e ficará a cargo do usuário selecionar as disciplinas do cadastro (SDISCIPLINA).


Image RemovedImage RemovedImage AddedImage Added

Na Aba Modalidades de Cursos, usuário deverá informar a (s) Modalidades de Cursos e quantidade de dias – suspensão de usuário de cada uma, definidos por Coligada, para cortar o acesso do docente/professor ao tentar realizar alterações de notas no Moodle, após o prazo final do lançamento de notas no SGE.

Ao clicar em incluir, serão exibidos dois campos:

  • Modalidade: será do tipo lookup e ficará a cargo do usuário selecionar a modalidade do cadastro nativo (SMODALIDADECURSO) para o qual deseja informar quantidade de dias para suspensão do usuário, de acordo com prazo final de cada Modalidade, definido pela FIEP.
  • Qtde. Dias – Suspensão (Usuário): campo do tipo texto onde o usuário deverá informar a quantidade de dias de acordo com a Modalidade do Curso, que serão somadas à data final da Turma/ Disciplina. Esse resultado será enviado como data fim do acesso do usuário (aluno/professor) em determinado curso/sala e seu acesso será suspenso no Moodle.


Exemplo: Data Final (Turma/Disciplina): 09/03/2021 + Qdte. Dias Suspensão (Usuário) 3 dias uteis após o encerramento da turma/disciplina, para as Modalidade de Aprendizagem, ECO etc. = 12/03/2021. Essa data será enviada como data final nas inscrições dos usuários (aluno/professor) do Curso no Moodle. A Suspensão do usuário ocorrerá de forma automática no Moodle, quando for atingida a data final excluindo o acesso do mesmo no Curso.


Expandir
titleAnexo Configuração Ferramenta AVA na Matriz Curricular

Novo! 

Pré-requisitos

Através do preenchimento do Anexo " Configuração Ferramenta AVA" a customização identificará se aquela Matriz Curricular deverá ser exportada para a Ferramenta Moodle ou não.

Detalhamento do processo

O anexo customizado "Configuração Ferramenta AVA" estará visível na Interface nativa de Cadastro de Matriz Curricular em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | Anexo |Configuração Ferramenta AVA.

Image RemovedImage Added

Neste local o usuário informa qual Ferramenta AVA a Matriz Curricular deverá ser exportada para o Moodle. Os valores permitidos serão:

  • LMS – DN
  • MOODLE
  • Ambos
  • Nenhuma


Image RemovedImage Added


Além da configuração da Ferramenta AVA, foram criados novos parâmetros para o usuário preencher: 

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas Presenciais: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para o tipo de mediação Presencial, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado (não importar notas).

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas EAD: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para os tipos de mediação Semipresencial e À distância, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial marcado (importar notas).

Bloqueio Digitação de Notas no SGE: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação se o lançamento de notas (de turmas exportadas para o Moodle) poderá ser realizado no SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado.

Alerta Digitação de Notas no SGE:  permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação, quando o usuário salvar o  lançamento de notas através da interface do RM.exe e pelo Portal do Professor, se deverá ser exibido a mensagem de alerta para o usuário. A mensagem só será exibida para o usuário quando o parâmetro estiver marcado.  O campo será criado com valor inicial desmarcado

Image Removed

O usuário consigará visualizar, através da visão de cadastro da Matriz Curricular, qual (ou quais) Ferramentas Ava estão associadas a Matriz Curricular.


Novo! → FS008966 - Integração Moodle - Importação de Notas do SENAI no Modelo SESI

Não importar Avaliações do Moodle - Modelo SESI - Indica se a matriz do SENAI deverá seguir o modelo do SESI (não importar avaliações). Importante:  Só será permitido alterar este campo no anexo da Matriz Curricular se não existir turma vinculada à matriz. Ao incluir uma nova turma a customização preencherá automaticamente o novo parâmetro nas turmas da matriz que estiverem com esse campo vazio. Este campo ficará disponível apenas para a Coligada SENAI e não foi modificado o comportamento para as Coligadas SESI e IEL.


Image Added

O usuário visualizará, através da visão de cadastro da Matriz Curricular, qual (ou quais) Ferramentas Ava estão associadas a Matriz Curricular.


Expandir
title Anexo Configuração Ferramenta
Expandir
title Anexo Configuração Ferramenta AVA na Turma

Novo! 

Pré-requisitos

Ao incluir ou alterar uma turma/disciplina em uma Turma que o campo Ferramenta Ava estiver informado Moodle, a customização marcará o checkbox "Não enviar ao LMS" automaticamente de Todas as turmas/disciplinas associadas àquela turma.

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.

Image RemovedImage Added

Detalhamento do processo

O anexo customizado "Configuração Ferramenta AVA" estará visível na Interface nativa de Cadastro de Turma em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma Turmas | Anexo |Configuração Ferramenta AVA.

Image RemovedImage Added

Neste local o usuário informa qual Ferramenta AVA a Turma deverá ser exportada para o Moodle. Os valores permitidos serão:

  • LMS – DN
  • MOODLE
  • Nenhuma


Image RemovedImage Added

Além da configuração da Ferramenta AVA, foram criados novos parâmetros para o usuário preencher: 

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas Presenciais: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para o tipo de mediação Presencial, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado (não importar notas).

Utiliza Importação Notas Moodle - Turmas EAD: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para os tipos de mediação Semipresencial e À distância, se utilizará o recurso de Processo de Importação de Notas do Moodle para o SGE. O campo será criado com valor inicial marcado (importar notas).

Bloqueio Digitação de Notas no SGE: permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação se o lançamento de notas (de turmas exportadas para o Moodle) poderá ser realizado no SGE. O campo será criado com valor inicial desmarcado.

Alerta Digitação de Notas no SGE:  permitir que o usuário defina por Matriz Curricular para determinado tipo de mediação, quando o usuário salvar o  lançamento de notas através da interface do RM.exe e pelo Portal do Professor, se deverá ser exibido a mensagem de alerta para o usuário. A mensagem só será exibida para o usuário quando o parâmetro estiver marcado.  O campo será criado com valor inicial desmarcado

Image Removed

Novo! → FS008966 - Integração Moodle - Importação de Notas do SENAI no Modelo SESI

Não importar Avaliações do Moodle - Modelo SESI - Indica se a turma do SENAI deverá seguir o modelo do SESI (não importar avaliações).  Ao salvar uma Turma associada a uma Matriz Curricular com o novo campo marcado, a customização preenche automaticamente o novo campo do anexo da Turma, com o valor preenchido na Matriz Curricular. Caso para determinada Turma tenha alguma exceção e precise ser alterada a marcação deste parâmetro, o usuário deve alterar manualmente no cadastro da turma e o mesmo não será replicado para a Matriz Curricular. Portanto, a customização considera sempre os valores preenchidos nos campos do anexo da Turma para importação de notas. Importante: Este campo ficará disponível apenas para a Coligada SENAI e não foi modificado o comportamento para as Coligadas SESI e IEL.


Image Added

O campo visão será preenchido automaticamente pela customização de acordo com as novas turmas criadas para aquela Matriz Curricular. Para turmas já existentes na Base de Dados, o usuário será responsável por realizar a manutenção manualmente O campo visão será preenchido automaticamente pela customização de acordo com as novas turmas criadas para aquela Matriz Curricular. Para turmas já existentes na Base de Dados, o usuário será responsável por realizar a manutenção manualmente do campo complementar.

Expandir
titleÁrvore de Categorias do Moodle

Descrição do processo

O objetivo deste requisito é detalhar a integração da Oferta – Categoria e Curso no Moodle, que irá definir a árvore principal do Moodle e o Curso que será ofertado.

Detalhamento do processo

Serão exportados para criação de Categoria no Moodle, as seguintes entidades:

Estrutura de Categoria e Salas para o SESI (SEMI/EAD):


Estrutura de Categoria e Salas para o SESI (PRESENCIAL)


Estrutura de Categoria e Salas para o SENAI/IEL (SEMI/EAD):



Estrutura de Categoria e Salas para o SENAI/IEL (PRESENCIAL)




Novo! 

Estrutura de Categoria e Salas para o SENAI/IEL (GERENCIAL)





Expandir


Novo! 

Na customização a ordem de Exportação das Funcionalidades do Log fica da seguinte forma:

OFERTA

SESI 

Exportação Categoria - Coligada

Exportação Categoria - Nível De Ensino

Exportação Categoria - Modalidade

Exportação Categoria - Período Letivo

Exportação Categoria - Curso

Exportação Categoria - Habilitação

Exportação Tipo Mediação - SESI

Criação da Sala - SESI

Exportação Turma Presencial SESI*

Exportação Sala Presencial*

Exportação Grupo - Turma

Exportação Agrupamento - Filial

Vinculo Turma - Filial

Exportação Grupo - Matriz Curricular

* Somente existe para Turmas Disciplinas presenciais e ficam no mesmo nível que a Criação da Sala - SESI


SENAI / IEL

Exportação Categoria - Coligada

Exportação Categoria - Nível De Ensino

Exportação Categoria - Modalidade

Exportação Categoria - Período Letivo

Exportação Tipo Mediação

Exportação Categoria - Matriz Curricular

Exportação Categoria - Período Matriz Curricular

Criação da Sala - SENAI/IEL

Exportação Turma Presencial SENAI*

Exportação Sala Presencial*

Exportação Grupo - Turma

Exportação Agrupamento - Filial

Vinculo Turma - Filial

Exportação Grupo - Matriz Curricular

* Somente existe para Turmas Disciplinas presenciais e ficam no mesmo nível que a Criação da Sala - SENAI/IEL


MATRICULA


Exportação Docente*

Inscrição Docente no Curso

Vinculo Docente - Turma

Vinculo Docente - Matriz Curricular


Exportação Aluno*

Inscrição Aluno no Curso

Vinculo Aluno - Turma

Vinculo Aluno - Matriz Curricular

Exportação Plano de Aprendizagem**


* Aluno não tem dependência com Docente e Docente não tem dependência com Aluno.
** Plano de Ensino depende do Vinculo do Aluno no Curso.


Expandir
titleProcesso Exportação de Oferta - Curso

Pré-requisitos

Só serão exportadas, Ofertas que atendam as seguintes regras:

  • Turma com o campo complementar Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
  • Turma/disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância, semipresencial ou presencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
  • Novo! Turma/Disciplina Gerencial.
    • Para exportação de oferta das turmas Gerenciais, as turmas/disciplinas gerenciadas cadastradas no SGE serão agrupadas na mesma sala/oferta gerencial no Moodle, por unidade/filial.
  • Possuir pelo menos um aluno matriculado.
  • Novo! Disciplina da Matriz Curricular com o campo complementar Enviar para o Moodle marcado.


Descrição do processo

Esse processo deverá ser executado manualmente e será responsável por realizar a exportação dos dados do SGE com as funcionalidades do Moodle, permitindo exportar os dados de Oferta. As Disciplinas da Matriz Curricular do SGE corresponderão ao Curso (Sala) do Moodle e será exportada no momento da criação da oferta.

  • Turmas À distância ou Semipresencial: As salas do Moodle serão agrupadas por Disciplinas da Matriz Curricular. Ou seja, alunos da mesma matriz curricular, mesma disciplina, em turmas distintas, ficarão associados à mesma sala do Moodle. 
  • Turmas Presenciais: As salas do Moodle não serão agrupadas. Cada turma/disciplina no SGE corresponderá a uma sala do Moodle.


Detalhamento do processo

Foi criada uma interface customizada "Exportação de Oferta" para o correto funcionamento da Integração do TOTVS Educacional com o Moodle.
Estará disponível em: TOTVS Educacional | Customizações | Moodle | Exportação | Oferta do Curso.

Image Added

Image Added


Novo! 

Turma/Disciplina Gerencial:

Image Added

Novo! 

Turma/Disciplina Gerenciada:

Image Added


Como criar uma Turma disciplina gerencial.

Premissas - O que as Turmas/Disciplinas gerenciadas devem ter em comum?

- A turma/disciplina gerenciada deve ser desenvolvida no mesmo período (Data inicial e final) da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter os mesmos horários da turma/disciplina gerencial, mesmo que em turnos diferentes

- A turma/disciplina gerenciada deve conter o mesmo plano de aula da turma/disciplina gerenciada.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter os mesmos professores da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve estar associada a mesma sala da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve estar associada ao mesmo turno da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter as mesmas etapas de notas e faltas da turma/disciplina gerencial.

- Tenha o mesmo tipo de nota (numérico ou conceitual) da turma/disciplina gerencial;


Aviso
titleImportante:

Para as turmas que possuem apenas turmas disciplinas gerenciais, não é possível matricular alunos, já que tais turmas disciplinas não são listadas no processo de matrícula. Assim, as matrículas só podem ser realizadas nas turmas que possuem turmas disciplinas gerenciadas.

Expandir
titleStatus de Integração -Turma/Disciplina

Novo! 

Detalhamento do processo

Foi disponibilizado um novo campo de status na visão nativa de Turma/Disciplina (grid) disponível em: TOTVS educacional | Currículo e Oferta| Turma/Disciplina, para o usuário visualizar o status de integração da criação de curso/sala exportados para o Moodle no processo atual. 

O status da integração da turma/disciplina será preenchido automaticamente pela customização, exibindo o status da turma/disciplina, a partir do curso/sala criado no Moodle. A exibição do campo será do tipo farol, conforme exemplo:

  • Status: preenchido pela integração com seguintes valores: 
    • Farol Azul: Status quando a Turma/Disciplina nunca foi exportada, não consta registro na tabela de controle.
    • Farol Vermelho: Status quando ocorre erro na Integração.
    • Farol Verde: Status quando não há nenhum erro durante a exportação, integração realizada com sucesso. 

O usuário conseguirá visualizar, através da visão (grid) de Turma/disciplina, o status da integração do registro em tipo de farol. O campo não será exibido na interface de edição da turma/disciplina.

Image Added


Aviso
titleImportante:

O preenchimento do campo da visão será realizado somente pela customização ao abrir a tela, sendo assim não será possível realizar o preenchimento, edição e/ou exclusão de informações neste campo.

Expandir
titleAnexo Monitor de Log -Turma/Disciplina

Novo! 

Pré-requisitos

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.

Image Added


Detalhamento do processo

Foi disponibilizado um novo anexo Monitor de Log na interface nativa de Turma/Disciplina, disponível em: TOTVS educacional | Currículo e Oferta| Turma/Disciplina, para o usuário visualizar o histórico da criação de curso/sala exportados para o Moodle.

Image Added

Os dados da integração da turma/disciplina serão preenchidos automaticamente pela customização, através da execução do processo de Exportação de Oferta existente.

Funcionalidades incluídas no anexo:

  1. Criação de Sala - SENAI/IEL
  2. Criação de Sala - SESI
  3. Exportação de Sala Presencial


Image Added

Aviso
titleImportante:

Esta visão será apenas de leitura, não possibilitando ao usuário fazer qualquer tipo de manutenção nos registros, ou seja, inclusão, edição e exclusão. Os dados informados nesta interface serão os mesmos dados armazenados em tabela customizada de monitor de log existente.

Expandir
titleProcesso Exportação de Docente/Professor

Descrição do processo

Os professores que estiverem associados a uma turma/disciplina (exportada para o Moodle) no TOTVS Educacional serão enviados para o Moodle.

Detalhamento do processo

O processo de exportação deverá ser executado

titleProcesso Exportação de Oferta - Curso

Pré-requisitos

Só serão exportadas, Ofertas que atendam as seguintes regras:

  • Turma com o campo complementar Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
  • Turma/disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância, semipresencial ou presencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
  • Novo! Turma/Disciplina Gerencial.
    • Para exportação de oferta das turmas Gerenciais, as turmas/disciplinas gerenciadas cadastradas no SGE serão agrupadas na mesma sala/oferta gerencial no Moodle, por unidade/filial.
  • Possuir pelo menos um aluno matriculado.
  • Novo! Disciplina da Matriz Curricular com o campo complementar Enviar para o Moodle marcado.

Descrição do processo

Esse processo deverá ser executado manualmente e será responsável por realizar a exportação dos dados do SGE com as funcionalidades do Moodle, permitindo exportar os dados de Oferta. As Disciplinas da Matriz Curricular do SGE corresponderão ao Curso (Sala) do Moodle e será exportada no momento da criação da oferta.

  • Turmas À distância ou Semipresencial: As salas do Moodle serão agrupadas por Disciplinas da Matriz Curricular. Ou seja, alunos da mesma matriz curricular, mesma disciplina, em turmas distintas, ficarão associados à mesma sala do Moodle. 
  • Turmas Presenciais: As salas do Moodle não serão agrupadas. Cada turma/disciplina no SGE corresponderá a uma sala do Moodle.

Detalhamento do processo

Foi criada uma interface customizada "Exportação de Oferta" para o correto funcionamento da Integração do TOTVS Educacional com o Moodle.
Estará disponível em: TOTVS Educacional | Customizações | Integração Moodle| Exportação Moodle.

Image Removed
Image Removed


Image AddedImage Added


Os professores dos tipos Titular, Adjunto e Tutor serão enviados para o Moodle com o papel de Professor não Editor (Conforme definido nos parâmetros da Integração, já descritos anteriormente neste documento).


Image AddedImage Removed


Novo! 

Turma/Disciplina Gerencial:

Image Removed

Novo! 

Turma/Disciplina Gerenciada:

Image Removed

Como criar uma Turma disciplina gerencial.

Premissas - O que as Turmas/Disciplinas gerenciadas devem ter em comum?

- A turma/disciplina gerenciada deve ser desenvolvida no mesmo período (Data inicial e final) da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter os mesmos horários da turma/disciplina gerencial, mesmo que em turnos diferentes

- A turma/disciplina gerenciada deve conter o mesmo plano de aula da turma/disciplina gerenciada.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter os mesmos professores da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve estar associada a mesma sala da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve estar associada ao mesmo turno da turma/disciplina gerencial.

- A turma/disciplina gerenciada deve conter as mesmas etapas de notas e faltas da turma/disciplina gerencial.

- Tenha o mesmo tipo de nota (numérico ou conceitual) da turma/disciplina gerencial;

Aviso
titleImportante:

Para as turmas que possuem apenas turmas disciplinas gerenciais, não é possível matricular alunos, já que tais turmas disciplinas não são listadas no processo de matrícula. Assim, as matrículas só podem ser realizadas nas turmas que possuem turmas disciplinas gerenciadas.

Para a exportação do usuário do professor, são validadas as seguintes regras:

  • O campo CPF (PPESSOA.CPF), caso o aluno seja brasileiro, ou Nº do passaporte (PPESSOA.NPASSAPORTE), caso o aluno seja estrangeiro, devem ser informados.
  • O campo Email (PPESSOA.EMAIL) deve ser informado.
  • O usuário do aluno (GUSUARIO) deve estar marcado como Ativo.
  • O campos nacionalidade (PPESSOA.NACIONALIDADE) deve estar preenchida.

Também serão realizadas as seguintes consistências no e-mail (PPESSOA.EMAIL) do professor:

  • Todos professores:
    • O e-mail não deve estar sendo utilizado em outro usuário no Moodle, caso contrario o usuário ele não será exportado e a seguinte mensagem aparecerá no Log: O e-mail xxx  informado, encontra-se cadastrado para outro usuário na plataforma Moodle, por esse motivo não será integrado.
  • Professor com cadastro prévio no Mooodle:
    • Caso o e-mail do professor no SGE (PPESSOA.EMAIL) seja diferente do cadastrado previamente no Moodle, o e-mail do Moodle será atualizado para o e-mail que está no SGE.

Caso o professor já tenha um cadastro do Moodle o mesmo será vinculado ao cadastro no SGE através das tabelas de controle da customização.


Exclusão de Docente/Professor

Para suspender os usuários de professores que foram enviados do SGE para o Moodle, para que os mesmos não tenham acesso a plataforma, o usuário terá as seguintes opções:

  • Excluir o professor da Turma/Disciplina através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas | Anexos | Professores.

Suspende o acesso do professor ao Curso/Sala correspondente no Moodle.

  • Desativar o usuário do professor no cadastro de usuário, através do Serviços Globais| Segurança| Usuários | Desmarcar - Flag Ativo.

Suspende o acesso à todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle.

  • Alterar o Tipo do Professor: através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas| Anexos | Professores| Tipo do Professor.

Diferente de (Titular, Adjunto ou Tutor), suspende o acesso à todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle

  • Alteração de data da Turma/Disciplina: através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta| Turmas/Disciplinas| Data Final.

Suspende o acesso do tipo do professor, que estiver com papel de Professor não Editor, em todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle.


O preenchimento do campo da visão será realizado somente pela customização ao abrir a tela, sendo assim não será possível realizar o preenchimento, edição e/ou exclusão de informações neste campo

.

Expandir
titleAcesso do Docente/Professor no Moodle

Através do Portal do Professor será possível realizar o acesso ao Moodle, através do menu "Portal Moodle", que estará disponível na visão inicial que o Professor terá ao acessar o Portal Educacional. Ao clicar no link o usuário terá acesso a página do Curso no Moodle na unidade que foi realizado o cadastro.


Image Added


O usuário de acesso do Professor será o seu CPF

Expandir
titleStatus de Integração -Turma/Disciplina

Novo! 

Detalhamento do processo

Foi disponibilizado um novo campo de status na visão nativa de Turma/Disciplina (grid) disponível em: TOTVS educacional | Currículo e Oferta| Turma/Disciplina, para o usuário visualizar o status de integração da criação de curso/sala exportados para o Moodle no processo atual. 

O status da integração da turma/disciplina será preenchido automaticamente pela customização, exibindo o status da turma/disciplina, a partir do curso/sala criado no Moodle. A exibição do campo será do tipo farol, conforme exemplo:

  • Status: preenchido pela integração com seguintes valores: 
    • Farol Azul: Status quando a Turma/Disciplina nunca foi exportada, não consta registro na tabela de controle.
    • Farol Vermelho: Status quando ocorre erro na Integração.
    • Farol Verde: Status quando não há nenhum erro durante a exportação, integração realizada com sucesso. 

O usuário conseguirá visualizar, através da visão (grid) de Turma/disciplina, o status da integração do registro em tipo de farol. O campo não será exibido na interface de edição da turma/disciplina.

Image Removed

Aviso
titleImportante:
Expandir
titleAnexo Monitor de Log - Turma/DisciplinaProfessor

Novo! 

Pré-requisitos

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.

Image RemovedImage Added


Detalhamento do processo

Foi disponibilizado um novo anexo Monitor de Log na interface nativa de Turma/DisciplinaProfessor, disponível em: TOTVS educacional | Currículo e Oferta| Turma/DisciplinaProfessor, para o usuário visualizar o histórico da criação de cursousuário/sala matrícula exportados para o Moodle.

Image RemovedImage Added

Os dados da integração da turma/disciplina matrícula usuário serão preenchidos automaticamente pela customização, através da execução do processo de Exportação de Oferta existente.

Funcionalidades incluídas no anexo:

  1. Criação de Sala - SENAI/IEL
  2. Criação de Sala - SESI
  3. Exportação de Sala Presencial

processo de Exportação de Matrícula existente.

Funcionalidades incluídas no anexo:

  1. Inscrição Docente no Curso
  2. Atualização Dados da Turma/Disciplina
  3. Suspensão de Matrícula de Docentes
  4. Exportação Docente
  5. Atualizacao Usuário
  6. Vínculo Docente - Turma
  7. Excluir Vínculo do Docente na Turma
  8. Vínculo Docente - Matriz Curricular
  9. Excluir Vínculo do Docente na Matriz Curricular


Image AddedImage Removed


Aviso
titleImportante:

Esta visão será apenas de leitura, não possibilitando ao usuário fazer qualquer tipo de manutenção nos registros, ou seja, inclusão, edição e exclusão. Os dados informados nesta interface serão os mesmos dados armazenados em tabela customizada de monitor de log existente.

Descrição do processo

Os professores que estiverem associados a uma turma/disciplina (exportada para o Moodle) no TOTVS Educacional serão enviados para o Moodle.

Detalhamento do processo

O processo de exportação deverá ser executado em: TOTVS Educacional | Customizações | Integração Moodle| Exportação Moodle.

Image RemovedImage Removed

Os professores dos tipos Titular, Adjunto e Tutor serão enviados para o Moodle com o papel de Professor não Editor (Conforme definido nos parâmetros da Integração, já descritos anteriormente neste documento).

Image Removed

Exclusão de Docente/Professor

Para suspender os usuários de professores que foram enviados do SGE para o Moodle, para que os mesmos não tenham acesso a plataforma, o usuário terá as seguintes opções:

  • Excluir o professor da Turma/Disciplina através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas | Anexos | Professores.

Suspende o acesso do professor ao Curso/Sala correspondente no Moodle.

  • Desativar o usuário do professor no cadastro de usuário, através do Serviços Globais| Segurança| Usuários | Desmarcar - Flag Ativo.

Suspende o acesso à todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle.

  • Alterar o Tipo do Professor: através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas/Disciplinas| Anexos | Professores| Tipo do Professor.

Diferente de (Titular, Adjunto ou Tutor), suspende o acesso à todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle

  • Alteração de data da Turma/Disciplina: através do TOTVS Educacional | Currículo e Oferta| Turmas/Disciplinas| Data Final.

Suspende o acesso do tipo do professor, que estiver com papel de Professor não Editor, em todas as salas em que o professor estiver vinculado no Moodle.

Expandir
titleProcesso Exportação de Docente/Professor
Expandir
titleAcesso do Docente/Professor no Moodle
Matrículas

Detalhamento do processo

Além dos dados do aluno (usuário), serão enviados dados da matrícula (inscrição do aluno no curso, grupo de turma e agrupamento de filial/unidade) para que o mesmo possa ser criado no Moodle. O processo de Exportação de Matrículas irá buscar as matrículas de alunos no SGE que estiverem com Status igual ao parametrizado na aba Status da Matrícula – Matrícula (parâmetros da Integração, já descritos neste documento).


Image Added

Só serão exportadas as matrículas que atenderem às seguintes regras:

  • Matrículas em uma Turma com o campo complementar Ferramenta Ava preenchido com Moodle.


  • Matrículas em uma turma/disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância, semipresencial, presencial e gerencial associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
    • Novo!  No SGE, os alunos estarão matriculados em turmas/disciplinas gerenciadas, vinculadas à uma turma/disciplina gerencial. Através do Grupo da Turma no Moodle, será possível identificar a Turma Gerencial do aluno.
  • Deverá existir a Oferta no Moodle referente a Disciplina na qual o aluno será matriculado. A Oferta só será enviada quando atingir o número de dias antes do início da Turma, conforme definido no parâmetro "Quantidade Dias Envio- Ofertas". A data da inscrição do aluno será de acordo com a data início da Turma/disciplina e a partir dessa data ele terá acesso à sala do Moodle.


  • A integração da matrícula irá ocorrer apenas no momento que a situação de matrícula do aluno for um valor existente nos parâmetros que indicam Matrícula (aba Status de Matrícula – Matricula).


  • O registro de matrícula somente será integrado se existir um usuário ativo vinculado ao aluno.


Novo! 

Para a exportação do usuário do aluno, além das regras acima são validados as seguintes regras:

  • O campo CPF (PPESSOA.CPF), caso o aluno seja brasileiro, ou Nº do passaporte (PPESSOA.NPASSAPORTE), caso o aluno seja estrangeiro, devem ser informados.
  • O campo Email (PPESSOA.EMAIL) deve ser informado.
  • O usuário do aluno (GUSUARIO) deve estar marcado como Ativo.
  • O campos nacionalidade (PPESSOA.NACIONALIDADE) deve estar preenchida.
  • O campo Tipo de Aluno (SALUNO.CODTIPOALUNO) deve estar com um valor que tenha a descrição "Ativo".

Também serão realizadas as seguintes consistências no e-mail (PPESSOA.EMAIL) do aluno:

  • Todos alunos:
    • O e-mail não deve estar sendo utilizado em outro usuário no Moodle, caso contrario o usuário ele não será exportado e a seguinte mensagem aparecerá no Log: O e-mail xxx  informado, encontra-se cadastrado para outro usuário na plataforma Moodle, por esse motivo não será integrado.
  • Aluno com cadastro prévio no Mooodle:
    • Caso o e-mail do aluno no SGE (PPESSOA.EMAIL) seja diferente do cadastrado previamente no Moodle, o e-mail do Moodle será atualizado para o e-mail que está no SGE.

Caso o aluno já tenha um cadastro do Moodle o mesmo será vinculado ao cadastro no SGE através das tabelas de controle da customização.

Aviso
titleImportante:
  • No SGE, os alunos estarão matriculados em turmas gerenciadas, vinculadas à uma turma gerencial. Através do Grupo da Turma no Moodle, será possível identificar a Turma Gerencial do aluno. O código da turma gerenciada do aluno não será exportado para o Moodle. A customização identificará a matrícula através da turma gerencial. 
  • Para os casos de cancelamento e transferência de alunos em turmas/disciplinas gerenciais, o processo customizado irá seguir as mesmas regras da customização atual.
  • Somente o e-mail (PPESSOA.EMAIL) do aluno será atualizado na Exportação de Matrícula e Docente. Outros campos podem ser atualizados diretamente do cadastro do aluno, após o mesmo ser exportado com sucesso para o Moodle.
  • Os alunos com matriculas criadas a partir da Api da Loja Click não serão exportados pelo processo de Exportação de Matricula e Docentes. Novo! 
  • Somente o e-mail (PPESSOA.EMAIL) do aluno será atualizado na Exportação de Matrícula e Docente. Outros campos podem ser atualizados diretamente do cadastro do aluno, após o mesmo ser exportado com sucesso para o Moodle. Novo! 

Novo!

Através do Portal do Professor será possível realizar o acesso ao Moodle, através do menu "Portal Moodle", que estará disponível na visão inicial que o Professor terá ao acessar o Portal Educacional. Ao clicar no link o usuário terá acesso a página do Curso no Moodle na unidade que foi realizado o cadastro.

Image RemovedO usuário de acesso do Professor será o seu CPF.

Novo! 

Pré-requisitos

Os anexos de retorno devem ser liberados nas permissões de perfil dos usuários para aparecerem nos seus respectivos lugares. Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.

Image Removed

Detalhamento do processo

Foi disponibilizado um novo anexo Monitor de Log na interface nativa de Professor, disponível em: TOTVS educacional | Currículo e Oferta| Professor, para o usuário visualizar o histórico da criação de usuário/matrícula exportados para o Moodle.

Image Removed

Os dados da integração da matrícula usuário serão preenchidos automaticamente pela customização, através da execução do processo de Exportação de Matrícula existente.

Funcionalidades incluídas no anexo:

  1. Inscrição Docente no Curso
  2. Atualização Dados da Turma/Disciplina
  3. Suspensão de Matrícula de Docentes
  4. Exportação Docente
  5. Atualizacao Usuário
  6. Vínculo Docente - Turma
  7. Excluir Vínculo do Docente na Turma
  8. Vínculo Docente - Matriz Curricular
  9. Excluir Vínculo do Docente na Matriz Curricular

Image Removed

Expandir
titleProcesso de Exportação de Matrículas – Plano de Aprendizagem

Detalhamento do Processo

O Processo de Exportação de Matrículas existente irá enviar, além das informações atuais, o Plano de Aprendizagem do aluno no Moodle referente ao Curso/Matriz Curricular.

Image Added

Todos os alunos que forem exportados para o Moodle, independentemente de estarem associados a turmas gerenciais, presenciais ou a distância, serão automaticamente associados ao Plano de Aprendizagem específico para o curso em que estão matriculados.

Ao exportar o usuário para o Moodle, a integração vincula o usuário aos planos de aprendizagem correspondentes. 

Passos da customização:

  • Identifica o usuário(Aluno) que está sendo criado.
  • Verifica no Moodle os planos de aprendizagem do usuário.
  • Identifica a Matriz Curricular do usuário.
  • Caso o usuário não tenha vínculo com o plano de aprendizagem da Matriz Curricular:
    • Localiza no Moodle modelo/template de plano de aprendizagem através da Matriz Curricular.
    • Cria no Moodle o plano de aprendizagem com base no modelo/template localizado para o usuário.


Aviso
titleImportante:
  • Para o correto funcionamento da customização, a FIEP terá que cadastrar no Moodle os Modelos dos Planos de Aprendizagem para cada Matriz Curricular do SGE. O código da matriz curricular deverá ser informado no plano de aprendizagem para a sua identificação.
  • Não será criado plano de aprendizagem para usuário professor/docente. Os planos serão criados apenas para usuários de Alunos
Expandir
titleAnexo Monitor de Log - Professor
Aviso
titleImportante:

Esta visão será apenas de leitura, não possibilitando ao usuário fazer qualquer tipo de manutenção nos registros, ou seja, inclusão, edição e exclusão. Os dados informados nesta interface serão os mesmos dados armazenados em tabela customizada de monitor de log existente.

Expandir
titleProcesso Exportação de Matrículas

Detalhamento do processo

Além dos dados do aluno (usuário), serão enviados dados da matrícula (inscrição do aluno no curso, grupo de turma e agrupamento de filial/unidade) para que o mesmo possa ser criado no Moodle. O processo de Exportação de Matrículas irá buscar as matrículas de alunos no SGE que estiverem com Status igual ao parametrizado na aba Status da Matrícula – Matrícula (parâmetros da Integração, já descritos neste documento).

Image RemovedImage Removed
Só serão exportadas as matrículas que atenderem às seguintes regras:
  • Matrículas em uma Turma com o campo complementar Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
  • Matrículas em uma turma/disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância, semipresencial, presencial e gerencial associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle.
    • Novo!  No SGE, os alunos estarão matriculados em turmas/disciplinas gerenciadas, vinculadas à uma turma/disciplina gerencial. Através do Grupo da Turma no Moodle, será possível identificar a Turma Gerencial do aluno.
  • Deverá existir a Oferta no Moodle referente a Disciplina na qual o aluno será matriculado. A Oferta só será enviada quando atingir o número de dias antes do início da Turma, conforme definido no parâmetro "Quantidade Dias Envio- Ofertas". A data da inscrição do aluno será de acordo com a data início da Turma/disciplina e a partir dessa data ele terá acesso à sala do Moodle.
  • A integração da matrícula irá ocorrer apenas no momento que a situação de matrícula do aluno for um valor existente nos parâmetros que indicam Matrícula (aba Status de Matrícula – Matricula).
  • O registro de matrícula somente será integrado se existir um usuário ativo vinculado ao aluno.
Aviso
titleImportante:

Novo! 

  • No SGE, os alunos estarão matriculados em turmas gerenciadas, vinculadas à uma turma gerencial. Através do Grupo da Turma no Moodle, será possível identificar a Turma Gerencial do aluno. O código da turma gerenciada do aluno não será exportado para o Moodle. A customização identificará a matrícula através da turma gerencial. 
  • Para os casos de cancelamento e transferência de alunos em turmas/disciplinas gerenciais, o processo customizado irá seguir as mesmas regras da customização atual.
Expandir
titleProcesso de Exportação de Matrículas – Plano de Aprendizagem
Em desenvolvimento
Expandir
titleProcesso Cancelamento e Transferência de Matrícula – Suspensão do acesso

Detalhamento do processo

Cancelamento
É possível realizar o cancelamento de uma matricula, seguindo os critérios abaixo:

  • Alterar a situação de matrícula do aluno nas turmas/disciplinas para uma das situações parametrizadas na aba Status de Matrícula – Inativar Matrícula (parâmetros da customização - Status de Matrícula – Inativar Matrícula (Conforme descrito anteriormente neste documento).


Visão no SGE:


Para suspender os usuários de alunos que foram enviados do SGE para o Moodle, (para que os mesmos não tenham acesso a plataforma) foi criado o processo de Exportação de Cancelamento e Transferência:
Image RemovedImage Removed
Image Added

Visão no Moodle:



Transferência
Além do cancelamento da matrícula, as transferências podem ocorrer das seguintes formas:


Transferência de Turma/Turno na mesma Unidade (SESI e SENAI): O processo de mudança de
turma/turno consiste em alterar a matrícula de um aluno no período letivo, mudando a turma atual
para uma nova turma, dentro da mesma unidade/filial no SGE. No Moodle será realizada apenas a
alteração de Grupo do aluno.


Transferência de Unidade para mesmo Curso (SESI e SENAI): O processo de mudança de unidade
consiste em transferir o aluno da unidade X para Y, do mesmo curso. No Moddle serão realizadas as
alterações de Grupo e Agrupamento do aluno.


Transferência de Curso para mesma Unidade (SENAI): O processo de mudança de curso para
mesma unidade/filial consiste em alterar o curso X do aluno para curso Y. No Moodle irá Suspender
o aluno na sala e inserir o mesmo, em uma nova sala, em um novo Grupo e Agrupamento.


Transferência de Curso para Unidade diferente (SENAI): O processo de mudança de curso para
outra unidade/filial consiste em alterar o curso X do aluno para curso Y da unidade X para Y. No
Moodle irá suspender o aluno na sala e inserir o mesmo, em uma nova sala, em um novo Grupo e
Agrupamento.


▪ Transferência Externa (SESI e SENAI): O processo de transferência externa pode ser utilizado para
os casos de Alunos de intercambio e para casos de Alunos que vão para outra escola que não seja da
rede SESI e SENAI. No Moodle irá apenas suspender o aluno da sala.


Importante: Para os tipos de transferências onde irão ocorrer (mudança de turma com alteração de matriz curricular, mudança de curso/unidade) o processo para tratar o histórico das notas dos alunos não será automatizado pelo processo customizado. Caberá ao usuário no Moodle verificar as notas das atividades realizadas pelo aluno no curso origem e lança-las no curso destino.

Exemplo de transferência de turma:
Visão no SGE:


Visão no Moodle:


Fluxo do processo:

Novo! 

Exclusão

É possível realizar a exclusão uma matriculamatrícula, selecionando a mesma em tela e excluir, o mesmo será realizado o processamento de suspensão de acesso ao Moodle corresponde a matricula disciplina excluída.

Nota
titleImportante

Caso ocorra algum problema em meio a exclusão do registro no SGE o comportamento nativo de exclusão não será interrompido, mas será registrado a ocorrência de erro no monitor de log para realização do reenvio.

O Registros excluídos com erro serão processados na próxima execução do processo Cancelamento e Transferência para estes casos de exclusão de registro com inconsistência serão processados.

Expandir
titleRetorno de Matrícula - Reativação de Acesso

Para os casos de Cancelamento, Trancamento e Transferência Externa de Matrículas, onde o aluno pretende retornar para concluir o mesmo curso na instituição, será necessário realizar a alteração de situação de matrícula do aluno no SGE, por meio do cadastro:
Alunos| Anexos| Matrículas no Período Letivo| Processos| Alterar Situação de Matrícula para o status igual a Matriculado parametrizado aba Status de Matrícula – Matrícula (parâmetros da Integração, já descritos neste documento).

Após alteração é necessário realizar a exportação da Matricula, conforme Fluxo abaixo:


Esse processo será aplicável para alunos que retornam, na mesma matrícula em disciplina, de um status de Inativar Matrícula para um status de Matriculado (abas correspondentes nos parâmetros da integração Moodle). Para esses alunos, não foi feita uma nova matrícula e por isso, é necessário identificar essa alteração no SGE e reativar o acesso do aluno no Moodle, nas salas correspondentes.


...

Expandir
titleMensagem de Alerta ao salvar Nota no SGE

Novo! 

Pré-requisitos

Os parâmetros de: Bloqueio Digitação de Notas no SGE e Alerta Digitação de Notas no SGE deverão estar marcados.

Detalhamento do processo

Ao salvar o lançamento de notas através da interface do RM.exe e pelo Portal do Professor, a customização irá validar se o parâmetro de Alerta de Digitação de Notas no SGE está marcado. Caso afirmativo será exibido uma mensagem de alerta ao usuário.

Alerta Digitação de Notas no SGE

Bloqueio Digitação de Notas no SGE

A mensagem de alerta será exibida quando o usuário realizar o lançamento de notas, através das seguintes interfaces: 

  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação| Notas e faltas de etapa 
  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação|Notas de avaliação 
  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação|Mais| Digitação por aluno| Notas e faltas de etapa 
  • TOTVS Educacional| Matrícula e Avaliação|Mais| Digitação por aluno| Notas de avaliação 
  • Portal do Professor| Diário de Classe| Selecionar a turma/disciplina| AvaliaçõesNotas de avaliação 


Caso a turma selecionada não esteja configurada como utiliza Ferramenta Ava Moodle, a customização não irá exibir a mensagem de alerta através da  interface do RM.exe e pelo Portal do Professor.

Expandir
titleProcesso Importação de Notas Moodle

Detalhamento do processo

O objetivo desse Processo é importar para o SGE as notas e avaliações dos alunos, registradas no Moodle. Será criado um novo parâmetro customizado para execução desse processo, o menu utilizado ficará disponível em 2 (dois) locais diferentes, no SGE sendo eles:


▪ TOTVS Educacional | Customização | Moodle | Importação de Notas de Alunos.

Novo! 

Foi realizado um ajuste na API do Moodle, para melhorar a funcionalidade de importação automática de notas. Agora, o processo irá considerar as notas adicionadas até, no máximo, 72 horas antes do processo de importação.


Image RemovedImage Added


Ao executar o processo de forma automática, a customização irá selecionar todas as Turmas/Disciplinas com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle, para o envio de notas ao Moodle, de todos os alunos que estão matriculados nas mesmas. O processo poderá ser executado manualmente pelo usuário, na data do processamento, ou agendado conforme recurso nativo de agendamento de job.

Novo! 

O processo de Importação de Notas atual foi ajustado para realizar importação  das turmas/disciplinas do tipo presencial e gerencial, considerando as novas regras para realizar importação de notas das turmas/disciplinas do tipo presencial desagrupadas por filial, de acordo com as regras de Exportação de Oferta - Curso do SGE para o Moodle.

Ao executar o processo de forma automática (Geral), a customização irá ajustar o processo atual, para selecionar todas as Turmas/Disciplinas com o Tipo da Turma definido como à distância, semipresencial e presencial associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle, para o envio de notas ao Moodle, de todos os alunos que estão matriculados nas mesmas.


Dica

Pelo processo automático a customização só irá importar as notas de acordo com a Data Final da Turma/Disciplina + Qtde de Dias de Suspensão do usuário informada no parâmetro (Modalidade), quando for menor ou igual a data do processamento (data execução do processo geral). 


▪ TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turma/Disciplina | Processo| Importação de Notas de Alunos.

Novo! 

Foi realizado um ajuste na API do Moodle, para melhorar a funcionalidade de importação de notas por turma/disciplina.  Agora, o processo irá retorna as notas alteradas a qualquer momento no processo de importação.







Ao executar o processo de forma manual, o usuário deverá selecionar a Turma/Disciplina com o Tipo da Turma definido como à distância ou semipresencial, associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle e serão listados todos os alunos, que estão matriculados naquela determinada Turma/Disciplina, ficando a cargo do usuário selecionar um ou vários alunos e confirmar a execução do processo, para o envio de notas ao Moodle. 

Novo! 

Ao executar o processo de forma manual (Por Turma/Disciplina), o usuário deverá selecionar a Turma/Disciplina com o Tipo da Turma definido como presencial associada a uma Turma com o campo Ferramenta Ava preenchido com Moodle e serão listados todos os alunos, que estão matriculados naquela determinada Turma/Disciplina, ficando a cargo do usuário selecionar um ou vários alunos e confirmar a execução do processo, para o envio de notas ao Moodle. 


Dica

Pelo Processo manual (execução pela turma/disciplina) essa regra não é aplicada, já que este processo é utilizado justamente para exceções de lançamento de notas após o período definido. Caso afirmativo será exibido uma mensagem de alerta ao usuário, conforme exemplo:

Modelo mensagem: 

O lançamento de notas para esta Turma/Disciplina está fora do prazo de acordo com o prazo da apuração de resultados informado no parâmetro Modalidade. Deseja prosseguir e importar a nota? 


Quando os parâmetros Utiliza Importação Notas - Moodle -Turmas Presenciais e Turmas EAD estiverem desmarcados, o processo customizado não irá  importar nota do Moodle para o SGE. Porém o lançamento de nota no Moodle não sofrerá alterações, permitindo o acesso ao usuário, para continuar lançando nota no Moodle. Neste caso, se o usuário digitar uma nota no Moodle a mesma não será importada para o SGE.  Também não está previsto neste escopo o envio das notas lançadas através do SGE para o Moodle.


Aviso
titleImportante:

A importação manual não valida o parâmetro e período de suspensão de usuário, já que este processo é utilizado justamente para exceções de lançamento de notas após o período definido.

Novo! 

Para realizar a importação de notas das turmas/disciplinas gerenciais, o processo customizado terá que identificar através do Grupo Turma, a matrícula da turma/disciplina gerenciada, vinculada à uma turma/disciplina gerencial, para possibilitar a importação das notas do Moodle para o SGE. O código da turma gerenciada do aluno não será exportado para o Moodle. A customização identificará a matrícula através da turma gerencial. 

A nota será lançada na Sala referente a turma/disciplina gerencial no Moodle e ao importar para SGE o processo customizado deverá seguir comportamento nativo e salvar as notas lançadas nas turmas/disciplinas gerenciadas no SGE. Para isso, existem algumas regras para as notas serem importadas.

  • A turma/disciplina gerenciada deverá conter as mesmas etapas de notas e faltas da turma/disciplina gerencial.
  • Deverá ter o mesmo tipo de nota (numérico ou conceitual) da turma/disciplina gerencial. 
  • O parâmetro Utilizar turma/disciplina Gerencial na digitação de notas no TOTVS Educacional, disponível em: Configurações | Parâmetros Gerais| Secretaria |Etapa 1/7   deverá estar marcado, para o lançamento de notas na turma/disciplina gerencial ser replicado para as turmas/gerenciadas. Caso o parâmetro esteja desmarcado, a customização não irá realizar a importação das notas. Este parâmetro é configurado por filial. 

Após o lançamento das notas, a customização irá acionar os mesmos métodos utilizados na importação atual para obter as notas do Moodle e realizar a inclusão no SGE.


Expandir
titleModelo de Etapas e Avaliações

O modelo de Etapa de Notas varia de acordo com a modalidade de cada curso e mediação (Presencial, Semipresencial e À distância).
Para os cursos do SESI que não são elegíveis ao Portal Oficinas, assim como os cursos do SENAI, os modelos de etapa de notas e avaliações são cadastrados na Parametrização por Curso. Que estará disponível em: Totvs Educacional | Currículo e Oferta| Parametrização por Curso | Anexo| Modelo de Etapas da Matriz Aplicada| Etapa de Notas| Modelo de avaliação por curso.


AVALIAÇÕES SENAI/IEL:


Para o SENAI/IEL, os modelos de avaliações por curso não serão cadastrados através do SGE. O cadastro das avaliações será aberto no Moodle para que cada professor/docente possa incluí-las, respeitando regras de apuração de resultados do Rendimento escolar.


Elas serão importadas para as etapas correspondentes no cadastro de cada Turma/Disciplina no SGE, que estará disponível em: Totvs Educacional | Currículo e Oferta|Turma/Disciplina| Anexo| Etapas| Anexo| Avaliações. De acordo com o manual de processos de rendimento escolar do SENAI, as avaliações das etapas 1 Avaliação da Etapa 1 e 4 Avaliação da Etapa 2 devem ser cadastradas seguindo o padrão:


▪ Os códigos impares de 1 a 29 são reservados para avaliações.
▪ Os códigos pares de 2 a 30 são reservados para as recuperações paralelas.


Essa regra deve ser respeitada no Moodle no momento do cadastro das avaliações, para que o processo de apuração de resultados não seja afetado no SGE. Para os casos de etapa de Recuperação onde a regra será a mesma do SGE, o Moodle irá criar/enviar as avaliações apenas se o aluno não atingir a média de recuperação.


NOTAS:
O Docente/Professor poderá lançar notas no Moodle manualmente ou poderão ser calculadas automaticamente pelo questionário auto avaliativo.
O usuário deverá realizar o cadastro das Etapas de forma equivalente no Moodle e SGE.


Estrutura SENAI:


 


Novo! 


Novo! 

Estrutura IEL:






AVALIAÇÕES SESI:
Para o SESI os modelos de avaliações por curso serão cadastrados através do SGE (padronizadas) e os professores não poderão incluir/excluir avaliações através da plataforma Moodle, eles terão acesso apenas para realizar configurações nas avaliações.


NOTAS:
O Docente/Professor poderá lançar notas no Moodle manualmente ou poderão ser calculadas automaticamente pelo questionário auto avaliativo.


Estrutura SESI:



Observação: Quando a etapa for de Recuperação, não será realizada a importação de avaliação. As notas serão importadas diretamente para as etapas de recuperação de cada trimestre correspondente no SGE, para serem calculadas e preenchidas automaticamente pelo processo de apuração de resultado final do aluno no TOTVS Educacional (fórmula de apuração de resultados existente), conforme regra definida no projeto FS008668 - Importação de notas para etapa de recuperação.

As notas das etapas do tipo: Média da etapa, Média Final, Conselho de Classe e Resultado Final, não serão importadas do Moodle para o SGE, já que não serão lançadas no Moodle. Serão importadas apenas as notas de Etapas mais (Recuperação Final) e Avaliações das Etapas, para serem calculadas e preenchidas automaticamente pelo processo de apuração de resultado final do aluno no TOTVS Educacional.


Novo! → FS008966 - Integração Moodle - Importação de Notas do SENAI no Modelo SESI

Ao ser executado, o processo verifica a marcação do novo parâmetro  “Não importar Avaliações do Moodle - Modelo SESI” do anexo de Ferramenta Ava da Turma. Caso esteja preenchido, o processo não importa as avaliações do Moodle para o SGE e as notas são importadas seguindo o padrão de avaliações e regras para o SESI. 

Importante: 

A importação de notas para as Coligadas SESI e IEL não foi modificada. 


Aviso
titleImportante:

As notas serão importadas para as etapas das turmas/disciplinas onde os alunos estão matriculados no SGE, seguindo a regra de de-para das etapas e avaliações.

...

Expandir
titleMonitor de Log

Descrição do processo

Este requisito detalha a funcionalidade de Monitor de Logs da Integração.

Detalhamento do processo

Nesta interface o usuário poderá consultar os LOGs das operações de exportação executadas pela integração do TOTVS Educacional com Moodle.
Os históricos das exportações de dados para o Moodle serão registrados e poderão ser visualizadas no menu TOTVS Educacional | Customização | Integração Moodle | Monitor de Log.

Novo! 

Serão criadas novas funcionalidades no Monitor, são elas:

1 - Exportação de Ofertas - Turmas Gerenciais

2-  Processo de atualização de Tipo de mediação – Turma/Disciplina

3-  Processo de atualização de Tipo de mediação – Matriz/Curso


Image RemovedImage Added


Será possível realizar filtro através de campos referente ao último job executado e associado ao lob, código da filial, Action associada ao registro chave primária da Action (se existir).


 

Será apresentada ao usuário uma visão com a relação de registros importados e exportados.


  • Id Log: Identificador sequencial de Log.
  • Data de Criação: Data de Criação do registro.
  • Data da última alteração: Data da última alteração do registro.
  • Status: Situação da Integração (Sucesso ou Erro).
  • Id. Job: Ultimo job executado que resulto criação ou alteração do log.
  • Descrição do módulo: Descrição que permite identificar o módulo.
  • Cód. Filial: Código da Filial associada ao registro.
  • Funcionalidade: Tipo de Processo que está sendo feito (Por exemplo: Exportação Moodle).
  • Campos Chave: Descrição dos campos utilizados para gerar o registro integrado.
  • Valores Chave: Chave primária do registro integrado.
  • Action: Nome da Action associada ao registro do log. Se este campo não estiver visível indica que o registro não está associado a uma tela do sistema.
  • PrimaryKey re. principal: Chave primária associada a action que permitirá a edição do registro associado.
  • Exibir registro relacionado: Botão que abrirá a tela de edição do registro relacionado ao logo caso exista.
  • Última mensagem do item de log: Ultima mensagem do item do log.
  • Download de arquivos associados: Permitirá o download de arquivo associado ao logo caso exista.



Ao acessar o anexo de um registro será possível o usuário visualizar todos os registros relacionados ao cadastro integrado selecionando a opção Item de Log. Estarão disponíveis os seguintes campos:

  • Id. Item Log: Identificador sequencial de log.
  • Id. Log: Identificador sequencial de log.
  • Mensagem: Mensagem com o status da integração do item.
  • Status: Situação da integração do item selecionado.
  • Dados Enviados: Relação dos dados enviados para integração.
  • Dados Recebidos: Relação dos dados recebidos.
  • Data de Criação: Data de criação do registro.
  • Data da última Alteração: Data da última alteração do registro.

*Não será possível incluir, editar ou excluir informações através dessa interface.

Os dados informados nesta interface serão armazenados em tabela customizada por coligada.

Informações
titleFuncionalidades

Segue um arquivo contendo a lista de todas as funcionalidades do log e os campos que compõem a chave:

Lista de Funcionalidades

Os processo de importação de notas das Turmas/Disciplinas Presenciais e Gerenciais serão incluídos no log existente).

...

Expandir
titleProcesso para Reenvio de Dados

Novo! 

Pré-requisitos:

Liberar a permissão do perfil de usuário, no Monitor de log (Moodle), opção Reenvio de Log, conforme imagem:



Descrição do processo

Este requisito detalha o processo de Reenvio de registros em caso de falha na integração.

Detalhamento do processo

O objetivo do Processo de reenvio de dados é permitir o envio para o Moodle dos registros que não foram exportados corretamente. Esse processo poderá ser executado manualmente ou poderá ser agendado, por registro e a integração efetuará a exportação dos registros novamente.
A funcionalidade estará disponível na tela de Monitor de Logs, menu Processos | Reenvio de Log
Image Removed
Image Added 


Ao ser acionado o processo customizado de reenvio de dados a customização tentará realizar novamente o envio das informações ao Moodle, caso consiga o status do registro passará para Sucesso. O processo de reenvio automático será executado até atingir o número máximo de tentativas parametrizado (Parâmetros da integração – Parâmetros Gerais). Caso o parâmetro esteja vazio a customização não realizará nenhuma tentativa de reenvio automaticamente. Caso seja atingido o número máximo de tentativas de reenvio e em nenhuma das tentativas tenha retornado sucesso, a customização passará o status do registro para Cancelado, sendo o registro não integrado com o Moodle. Dependendo do erro ocorrido, o usuário precisará acessar o Monitor de log e analisar os logs, corrigir os registros (caso necessário) e então acionar o processo de reenvio.

...