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O nome do serviço broker no Windows é especificado pela chave SERVICE_NAME no arquivo de configuração appserver.ini do broker.

A partir da versão 2.1.2 do broker (TOTVS - Build 7.00.131227A - Jan 23 2018 - 15:25:33 NG) também é possível especificar o "display name" do serviço Windows, através da chave SERVICE_DISPLAY_NAME, inclusive com a utilização de espaços e caracteres especiais (neste caso, o "display name" deve estar entre aspas).

Observação: nesta versão 2.1.2 quando utilizando broker http e não for especificado o "display name" no arquivo de configuração, será utilizado o nome padrão TOTVS_BROKER_SH. como "display name" do serviço. Numa próxima versão será alterado este comportamento, para que se o "display name" não for especificado então seja utilizado o mesmo valor do "service name".

É possível mudar o "display name" de qualquer serviço (inclusive o broker) através de comandos na console do Windows.

Por exemplo, supondo a seguinte configuração do broker

    [BALANCE_HTTP]
    SERVICE_NAME = AAA
    SERVICE_DISPLAY_NAME = "Serviço sem nome"

podemos  alterar o "display name" deste serviço na console (com direitos administrativos) do Windows com o seguinte comando:
    sc config AAA DisplayName="Broker - Cliente 123"

Após isso, na janela de serviços do Windows vai aparecer o nome "Broker - Cliente 123" referente ao serviço AAA.

Obs. a partir da versão 2.1.3 (embarcada no binário do P12 13.2.3.29) esta situação está resolvida: caso não seja fornecida a chave SERVICE_DISPLAY_NAME, o "display name" do serviço broker será o nome usado na chave SERVICE_NAME.

O nome do serviço broker no Windows é especificado pela chave SERVICE_NAME no arquivo de configuração appserver.ini do broker.

A partir da versão 2.1.2 do broker (TOTVS - Build 7.00.131227A - Jan 23 2018 - 15:25:33 NG) também é possível especificar o "display name" do serviço Windows, através da chave SERVICE_DISPLAY_NAME, inclusive com a utilização de espaços e caracteres especiais (neste caso, o "display name" deve estar entre aspas).

Observação: nesta versão 2.1.2 quando utilizando broker http e não for especificado o "display name" no arquivo de configuração, será utilizado o nome padrão TOTVS_BROKER_SH. como "display name" do serviço. Numa próxima versão será alterado este comportamento, para que se o "display name" não for especificado então seja utilizado o mesmo valor do "service name".

É possível mudar o "display name" de qualquer serviço (inclusive o broker) através de comandos na console do Windows.

Por exemplo, supondo a seguinte configuração do broker

    [BALANCE_HTTP]
    SERVICE_NAME = AAA
    SERVICE_DISPLAY_NAME = "Serviço sem nome"

podemos  alterar o "display name" deste serviço na console (com direitos administrativos) do Windows com o seguinte comando:
    sc config AAA DisplayName="Broker - Cliente 123"

Após isso, na janela de serviços do Windows vai aparecer o nome "Broker - Cliente 123" referente ao serviço AAA.

Obs. a partir da versão 2.1.3 (embarcada no binário do P12 13.2.3.29) esta situação está resolvida: caso não seja fornecida a chave SERVICE_DISPLAY_NAME, o "display name" do serviço broker será o nome usado na chave SERVICE_NAME.

Se a conexão com o Broker já funcionava e passou a apresentar problemas, providencie os seguintes artefatos:

  • todos os arquivos de logs do Broker Server no servidor

Ex. console.* ou arquivo da sessão [General] -> ConsoleFile=c:\broker\console.log

Caso seja Balance de SmartClient:

    • todos os arquivos de logs do Broker Client no SmartClient

Ex. tbc*.txt
 

  • obter os arquivos de logs dos AppServer com problema

Ex. console.* ou arquivo da sessão [General] -> ConsoleFile=c:\protheus\console.log
 

  • informar a data e hora da ocorrência
     
  • obter o arquivo de configuração do Broker Server

Ex. broker.ini ou appserver.ini
 

  • obter a versão do Broker Server

Ex. broker.exe -balance_smart_client_desktop

*
* TOTVS - Build 7.00.131227A - Jul 25 2016 - 13:26:11 NG
* Build: 32 bits
* SVN Revision: 8685 - 11390 - 1508
*
* Protheus Balance Server para Smart Client Desktop
* Copyright 2013-2016 Totvs S.A.
* www.totvs.com.br
*
 

  • obter o arquivo de configuração dos AppServer com problema

Ex. appserver.ini
 

Caso seja Balance de SmartClient

  • obter o arquivo de configuração do SmartClient da estação com problema
    Ex. smartclient.ini
  • informar descrição/imagem dos parâmetros de execução do SmartClient e a descrição/imagem do erro em tela

    Caso seja Balance de WebService ou Balance de HTTP

    obter a URL de acesso
    Ex. http://maquinadobroker:32081/ws/

    Quando o Broker estiver rodando como Serviço:

      • obter os logs do sistema operacinal
        Ex.
        - no windows:
        logs do "Event Viewer"
        - no Linux:
        /var/log/messages
         
    • informar a versão do SO Broker e dos Clientes (quando for SmartClient)
       
    • informar se o Broker Server está rodando na mesma máquina dos AppServer
       
    • obter as configurações de rede das estações do servidor do Broker e dos clientes

    Ex.
    - no windows:
    ipconfig /all

    - no Linux:
    ifconfig -a
     

    • obter as configurações das portas da estação do servidor

    Ex.
    - no windows:
    netstat -an -p tcp | findstr /i listening
    netstat -anb -p tcp

    - no Linux:
    netstat -antp | grep -i listen
    ps -aux 
     

    Obs. Se estação que apresentou problemas de conexão com o Broker não for via o SmartClient Desktop, não haverá logs ou arquivos de configuração do Broker nestas estações.
     

    Expandir
    titleConfiguração padrão do broker

    O broker deve funcionar normalmente apenas com a configuração mínima do arquivo de configuração (arquivo .ini).

    Por exemplo:

    Bloco de código
    languagetext
    linenumberstrue
    [BALANCE_SMART_CLIENT_DESKTOP]
    
    ; nome do serviço Windows (apenas se broker for usado como serviço Windows)
    SERVICE_NAME = Nome_Serviço_Windows
    
    ; porta TCP onde os cliente se conectam
    LOCAL_SERVER_PORT = 5000
    
    ; servidores para serem balanceados
    REMOTE_SERVER_01 = 127.0.0.1 6001
    REMOTE_SERVER_02 = 127.0.0.1 6002
    ; etc

    Se qualquer outra configuração adicional for utilizada no arquivo .ini, recomenda-se fortemente que seja documentado em comentários o motivo da inclusão desta configuração adicional, para facilitar o processo de suporte e manutenção do broker.

    No exemplo abaixo alteramos o tempo de standby do broker (tempo que o broker segura a, quando a  conexão com um smartclient é perdida).

    Incluímos uma nova configuração, então colocamos uma explicação porque esta configuração foi incluída.

    Bloco de código
    languagetext
    linenumberstrue
    [BALANCE_SMART_CLIENT_DESKTOP]
    
    ; nome do serviço Windows (apenas se broker for usado como serviço Windows)
    SERVICE_NAME = Nome_Serviço_Windows
    
    ; porta TCP onde os cliente se conectam
    LOCAL_SERVER_PORT = 5000
    
    ; servidores para serem balanceados
    REMOTE_SERVER_01 = 127.0.0.1 6001
    REMOTE_SERVER_02 = 127.0.0.1 6002
    ; etc
    
    ; aumentado o tempo de espera de reconexão do smartclient para compatibilizar
    ; com a configuração do application server
    ; atenção: manter sempre sincronizado com a configuração do application server
    STANDBY_TIME = 200
    
    Obs. as observações acima não aplicam à configuração do log. que deve estar sempre ativo para o broker.
    Exemplo:
    [General]
       ConsoleLog = 1
       ConsoleFile = ...
       ConsoleMaxSize = ...
       ; etc
    
    
    Expandir
    titleNome do serviço broker no Windows
    Expandir
    titleNome do serviço broker no Windows
    Expandir
    titleFalha de conexão com o Broker
    Expandir
    titleBroker nunca conectou ou não conecta mais

    Se a conexão com o Broker não conecta, execute os seguintes passos e providencie os artefatos:

    • Desative o Broker Server faça um telnet na sua porta e verifique que não está conectando na porta.

    Ex. telnet 132.7.45.120 8090

    Se a conexão estiver fechando verifique quais serviços na máquina estão ativos, erradamente, respondendo na porta do Broker Server (veja em: obter as configurações das portas da estação do servidor)
     

    • Ative o Broker Server faça um telnet na sua porta e verifique se está conectando na porta.

    Ex. telnet 132.7.45.120 8090

    Se a conexão não estiver fechando verifique a infra estrutura de rede (cabos, firewall, antivírus, configurações de IP e porta, ...)
     

    • Faça testes desativando possíveis Firewall e antivírus que possam estar bloqueando a porta do Broker Server
       
    • Teste para validar a conexão local,faça teste de conexão na mesma máquina onde está o Broker Server (com SmartClient, com telnet, WebService ou Browser), caso funcione verifique as suas configurações de rede, firewall e antivírus com o administrador.
       

    Caso não seja identificado o problema:

      • providencie todos os artefatos da sessão "Falha de conexão com o Broker"


    ...