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titleVersões 12.1.9 ate 12.1.1
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titleVersão 12.1.9

12.1.9 - Definição de Municípios para Recolhimento de Impostos sem Definir um Percentual 
A partir desta versão do Totvs Obras e Projetos, é possível realizar a definição de municípios para recolhimento de impostos sem definir um percentual. Saiba Mais 
 
12.1.9 - Sincronismo com o MS-Project
Este processo permite que o usuário efetue o sincronismo de um arquivo do Microsoft Project com o projeto aberto no Totvs Obras e Projetos. Saiba Mais 
 
12.1.9 - Migração Relatório Composições do Projeto
Os relatórios de composição migrados da antiga MDI (executável RMSolum.exe) para a nova na MDI, são os seguintes:

  • Relatórios Baseados no Gerador: -Composição de Custo Unitário Utilizadas no Projeto; -Composição Por Produção Utilizadas no Projeto.
  • Relatórios de Modelo Fixo: -Planilha de Composição Analítica por Tarefas Considerando BDI Diferenciado; -Planilha de Composição Analítica por Tarefas Considerando BDI Diferenciado Separado; -Planilhas de Composição Analíticas de Custos Unitários; -Planilhas de Composição Analíticas de Preços Unitários por Produção; -Planilha Analítica de CPUs por Tarefas com Descr. Composição Auxiliar; -Planilha Analítica de CPUs por Tarefas com Descr. Composição Auxiliar ao final.

12.1.9 - Reajuste Diferenciado por Item do Contrato
Para a funcionalidade de Reajuste do contrato no TOTVS Obras e Projetos, foi desenvolvido uma nova forma de aplicar o reajuste, agora sendo por item de maneira diferenciada. Possibilitando aplicar percentuais diferentes por item.
 
12.1.9 - PORTAL/FLUIG - Apontamento Manual de Folha Tarefa Para a funcionalidade de Apontamentos Manual de folha tarefa  do Totvs Obras e Projetos foram desenvolvidas telas Web utilizando o PORTAL/ FLUIG. Serão inseridas no Fluig, para que o usuário possa ter acesso ágil e prático a funcionalidade de Apontamento de Folha Tarefa.
 
12.1.9  PORTAL/ FLUIG  Consumo de Objetos do Contrato Para a funcionalidade de Consumo de Objetos do Contrato do Totvs Obras e Projetos foram desenvolvidas telas web disponibilizadas no FLUIG utilizando o PORTAL/ FLUIG. Dessa forma, facilitando para que o usuário possa ter acesso ágil e prático a funcionalidade de qualquer lugar sem precisar estar no aplicativo RM em sua máquina local para realizar tal processo.
 
12.1.9  PORTAL/ FLUIG  Medição de Contrato Para a funcionalidade de Medição de Contrato do Totvs Obras e Projetos foram desenvolvidas telas web disponibilizadas no FLUIG utilizando o PORTAL/ FLUIG. Dessa forma, facilitando para que o usuário possa ter acesso ágil e prático a funcionalidade de qualquer lugar sem precisar estar no aplicativo RM em sua máquina local para realizar tal processo.
 
12.1.9 Paralisação de contrato reprogramando período sem criar aditivo.
Permiti a prorrogação automática do prazo de um contrato, em caso de suspensão do mesmo. A prorrogação de contrato acontece no momento em que, no histórico, o mesmo passa da situação de "Paralisado" para novamente estar "Em Andamento". Melhoria na funcionalidade de prorrogação de contratos com a criação de dois novos parâmetros:  Aba Geral: Permitir Alteração de Data na Prorrogação do Contrato e na aba Períodos: Reprogramar os períodos subsequentes na prorrogação do contrato. Saiba mais 
 
12.1.9 Reformulação nos Parâmetros do Projeto (Aba Contratos).
A tela de parâmetros de projeto, na aba contrato foi reformulada de acordo com as funcionalidades do modulo de contrato. A definição ficou nos seguintes subitens: Geral, associação de itens e objetos, períodos, medição, liberação e encerramento. Saiba mais 
 
12.1.9 – Migração dos Relatórios Planilhas de tarefa. Os relatórios de composição serão migrados do Delphi para a nova na MDI nessa versão. São os seguintes: Relatórios Baseados no Gerador:
01.001-Estrutura de Tarefas;
01.002-Estrutura de Tarefas (Totalizado por etapa e por obra);
01.003-Estrutura de Tarefas (Por extenso);
01.004-Estrutura de Tarefas (cód. serv. sem cód. obra);
01.006-Planilha de Preços 7o Nível (bdi sobre o projeto);
01.007-Planilha de Preços 7o Nível (bdi sobre os serviços);
01.008-Planilha de Quantidades e Preços até 3º nível;
01.009-Planilha de Quantidades e Preços até 7º nível. Para que seja possível a importação dos relatórios na nova MDI, os relatórios serão disponibilizados através de arquivos de importação, e poderão ser importados através do RMReports.  



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titleVersão 12.1.6
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titleVersão 12.1.8
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titleVersão 12.1.7

12.1.7 - Workflow de aprovação de pedidos de material extra via Fluig
O workflow de aprovação de pedidos de material extra via Fluig irá incorporar ao TOP (TOTVS Obras e Projetos) a opção de realizar a aprovação de pedidos de material extra através de um novo caminho, além do próprio TOP, o ambiente Fluig. 
Saiba Mais 
 
12.1.7 - Integração Fluig - Workflow Aprovação de Contratos 
Nesta versão, foi incluída uma nova forma de controle burocrático para o modulo de contrato, permitindo o controle de alterações em contratos sistema via workflow Fluig. Saiba Mais   
 
12.1.7 - Migração Relatórios Insumos do Projeto 
A partir dessa versão foi migrado os relatórios do tipo Insumos do Projeto para o TOTVS Reports. Verifique se os relatórios estão inseridos no RM Reports acessando o menu Gestão -> RM Reports. Faça um filtro pelo código do sistema igual a M. Os relatórios são os descritos acima. Acessar o Menu Relatórios -> Insumos -> Insumos do projeto. Existe a opção de filtros por: Por cenário e tipo de planilha; Faixa de tarefas (tarefa inicial e tarefa final); Por Insumos; Por Grupo de Custo; Por Unidade.
Importante: Nos filtros de Insumos, Grupos de Custo e Unidades serão permitidos a escolha de no máximo 100 itens de cada. Para que um relatório seja gerado pelo Menu Relatórios -> Insumos -> Insumos do projeto, o mesmo tem que ser do tipo Insumos do Projeto e no primeiro detalhe (Banda) do relatório dever conter a tabela de Insumos/Composições do Projeto (MRELRECURSO).
 
12.1.7 - Relatórios de Composições de Custo Horário Planilhas .NET 
Migração do relatório de composições de custo horário utilizando a Planilha.NET.Saiba Mais 
 
12.1.7 - Desing Thinking Cópia de Itens Aplicação da metodologia de Desing Thinking da TOTVS no processo de Cópia de Itens, de forma que o mesmo se torne mais ágil em relação à definição dos itens que deverão ser copiados e todas as suas respectivas configurações. Saiba Mais 
 
12.1.7- Integração de Apontamentos (Exclusão)
Essa nova funcionalidade permite que ao se ter Integração com Manutenção de Ativos ativada, os apontamentos de Equipamentos enviados para Manutenção de Ativos (PROTHEUS), quando excluídos, envie-se uma notificação para o TOTVS Obras e Projetos para que o TOP identifique essa exclusão feita no Protheus e os dois sistemas sigam coerentes. Saiba Mais 
12.1.7 - Controle de Retenções e Deduções Contratuais
 
Foram feitas alterações no modelo de retenções e deduções que são enviados pelo módulo de contratos do TOTVS Obras e Projetos para o BackOffice. Saiba Mais 
 
12.1.7 - Vinculação de Planilhas .Net
 
Foram migradas as Planilhas Eletrônica RM padronizadas do Delphi, para a nova plataforma .Net.
As Planilhas eletrônicas padronizadas do Sistema são: BDI do Projeto, Custo Horário de Equipamentos, Custo Horário de Mão de Obra, Leis Sociais e Planilha Padrão Derba. Saiba Mais 
 
12.1.7 - Migração de Cálculo do Custo Horário
 
Foram modificas as planilhas para o cálculo de custo horário de Equipamento e Mão de Obra, para que possa ser utilizadas nesta versão. Saiba Mais 
 

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titleVersão 12.1.6
Versão 12.1.8
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12.1.8 - Liberar Medição acima de 100% por Contrato Possibilita que para cada contrato das finalidades Contrato de Prestação de Serviços, Contrato de Parcelas Fixas, Contrato de Insumo e Contrato Extra Histograma, seja parametrizada a permissão de medição/consumo superior a 100%.
 
12.1.8 - Contrato Extra Histograma
Possibilita a criação de contratos onde podem ser consumidos apenas insumos que não façam parte do Histograma do Projeto.
 
12.1.8 - Melhorias no Relatório Insumos do Projeto Foi definido a utilização de apenas um relatório, uma vez que as informações serão contidas neste.
 
12.1.8 - Upgrade dos relatórios de curva ABC utilizando o Gerador.NET.
O Relatório de curva ABC exibe dados do cálculo das curvas ABC dos insumos e tarefas da planilha de atividades do cenário principal. Haverá três tipos de relatórios que serão disponibilizados em duas versões, sendo uma exibindo e calculando utilizando o pelo preço de venda e outra versão utilizando o preço de custo. Os relatórios são: Acompanhamento de curva ABC de serviços; Acompanhamento de curva ABC de insumos; Acompanhamento de curva ABC de grupo de custo; Para executar o relatório acessar a funcionalidade de relatórios da Curva ABC com as seguintes opções: Relatório: informação do código do relatório a ser impresso. Nessa pesquisa aparecerão somente relatórios do tipo "CURVAS ABC". Imprimir direto da impressora: envia o relatório diretamente para impressora. A funcionalidade para execução do relatório é acessada através da opção "Relatórios -> Curva ABC". Os relatórios são dependentes das informações tabuladas pelo cálculo da Curva ABC. Diante disto, está disponível a opção de realizar o recalculo da curva ABC. Para isto o usuário deve marcar a respectiva opção e o cálculo ocorrer antes da geração do relatório. Importante: Estes relatórios serão padrões no sistema e por questão de segurança o usuário não poderá editar ou excluir os mesmos, podendo duplicá-los para criar outros customizados. Localização dos relatórios: Pasta "Objetos Gerenciais" localizada no diretório de instalação do Produto.
 
12.1.8 - Migração Calcular Preço Médio de Insumo.
O Objetivo Gerar o preço médio de insumo(s) a partir de um intervalo de datas. Na visão geral de insumos, devem ser selecionados o(s) insumo(s) (local e/ou global) que receberão o preço médio. Se não houver seleção de insumos, por padrão será sugerido todos os insumos. O processo pode ser acessado também através da edição de insumos. Regra do processo de Criação de Preço Médio de Insumos: 'Data de Atualização Inicial' e 'Data de Atualização Final'. O processo irá criar o preço médio a partir dos preços que forem encontrados dentro do intervalo das datas informadas. O preço médio será igual ao somatório dos preços dentro do intervalo informado / quantidade dos preços dentro do intervalo informado; Para cada insumo, o processo irá selecionar os respectivos preços dentro do intervalo de datas e criar um preço médio. Ativar Preço Se o processo for executado com esta opção marcada, o preço médio deve ser criado como ativo, caso contrário, o preço médio deve ser criado como inativo. A descrição do preço médio criado obedecerá a regra a seguir: Preço Médio em (Data Atual) do período de (Data de Atualização Inicial) a (Data de Atualização Final). Exemplo: Preço Médio em 08/10/15 do período de 08/10/14 a 08/10/15. Se já houver um preço com a mesma descrição, o processo irá atualizar o valor do preço, e o seu preço não será considerado no cálculo. O processo irá criar o preço médio tanto para insumos locais e quanto para insumos globais. A chamada do processo do Delphi em opções, deixará de existir e será gerada uma mensagem informativa.
 
12.1.8 - Melhorias no Relatório Insumos por Tarefas Os insumos globais também serão contemplados nesse relatório.
 
12.1.8 - Melhorias no Relatório Medição Completa O lookup de filtro de contratos, vai trazer informações relevantes do contrato. O relatório está separando as Retenções das Deduções e no rodapé do Relatório está contido o valor do Período, o 
Valor total das retenções/deduções e o valor líquido. Parar gerar os relatórios de medição completa, deve utilizar a tabela MRELMEDICAO.
 
12.1.8 - Melhorias UX - Copia de Itens
Foi implementado regras de segurança de perfil de usuário na funcionalidade da Copia de itens por planilhas.Uma vez que o usuário não tiver acesso a copia de composição e insumos, a tela de Copia por Planilha será desabilitada. Habilitado campo para efetuar o vinculo de serviço com atividade.
Saiba Mais 
 
12.1.8 - Tornar Flexível e Customizável os Dados de Apropriação 
Essa funcionalidade trás a facilidade para o usuário conseguir customizar e deixar flexível seus dados de apropriação, que será considerado e visualizado no cronograma apropriado e nos relatórios periódicos. (Cronograma e Histograma)
Saiba Mais 
 
12.1.8 - Melhorias - Workflow de aprovação de pedidos de material extra via Fluig
Valor Total do Pedido no Workflow  No workflow existe uma regra para os itens que estão com valor orçado 0,00 no pedido extra. Quando o item está com valor zerado, o valor total do pedido extra é oculto no workflow no Fluig, afim de que force o usuário verificar item por item qual está zerado e por que da situação. Visto que se demonstrar um total com item 0,00, este não é real. Para os pedidos extras que todos os itens tenham valor unitário orçado, serão totalizados no campo total do pedido. Foi incluído informação de detalhes dos itens nos dados do Workflow.
Saiba Mais 
 
12.1.8 - Melhorias na Alocação de Recursos – Interprojetos
A funcionalidade de Interprojetos do módulo de Alocação de Recurso possibilita ao usuário a visualização de todas as alocações realizadas em projetos pré-selecionados em um filtro. Em seguida a tela de alocação de recurso Interprojetos é exibida com as alocações realizadas e que estão relacionadas a equipamentos, transporte e mão de obra, juntamente com os respectivos projetos selecionados. Na hierarquia de "Recursos Alocados", ao navegar em cada item, é possível visualizar o "Cronograma de Alocação" de recursos no anexo "Cronograma de Alocação - Recursos" no lado direito da tela onde é exibido a Quantidade de Horas, Dias de Trabalho, e Alocação do Período. Com as melhorias será possível: 1) Exibir informações de todas as coligadas (Nome da Coligada, Código do Projeto, Descrição do Projeto, Se é Revisão e a fase do Projeto). 2) Alterada a tela de filtro de projetos para ter um grid com coligada e projeto; 3) Foi fixado em duas casas decimais a formatação dos valores, não respeitando a parametrização realizado nos parâmetros do Projeto (F6).
 

12.1.6 - Colunas de tarefas nas visões
Os itens da edição do "Pedido de material" e o anexo "Item do Pedido de Material" passam a exibir os campos "Nome da Tarefa" e "Descrição da Tarefa". O anexo "Necessidades do Pedido" do passa a exibir a coluna nome da tarefa. O anexo "Histograma Discriminado" passa a exibir a coluna nome da tarefa.
Os itens do pedido de material extra exibidos no anexo "Item do Pedido de Material" passam a exibir os campos "Nome da Tarefa" e "Descrição da Tarefa".  
O cronograma para "Planilhas de atividades", "Planilha de serviços" e "Cenários", passa a exibir o "Nome" e "Descrição da tarefa" em substituição a coluna "Tarefa". 
No anexo "Serviço(s) Associado(s)" da "Planilha de atividades" passa a ser exibida a coluna de "Descrição" do serviço associado. Nos anexos "Origem Rateio" e "Destino Rateio" da "Planilha de atividades" passam a ser exibidos a coluna "Nome da tarefa".
No anexo "Atividade(s) Associada(s)" da "Planilha de serviços" passa a ser exibida a coluna "Descrição" da atividade associada.
No anexo de "Serviço(s) Associado(s)" para cenários da planilha de atividades passa a ser exibida a coluna "Descrição da tarefa". No anexo "Atividade(s) Associada(s)" da planilha de serviços passa a ser exibida a coluna "Descrição da tarefa". No anexo "Origem Rateio" e "Destino Rateio" passa a ser exibida a coluna "Nome da tarefa".
Nos anexos "Cronograma de Desembolso" e "Cronograma de Desembolso Salvo" passam a ser exibidas as colunas "Nome" e "Descrição da tarefa" em substituição a coluna "Tarefa".
No anexo "Item Medido" do "Contrato" passam a ser exibidas as colunas "Nome da tarefa", "Descrição da tarefa" e "Descrição da tarefa no contrato".   
Na grid do "Diário do projeto" passam a ser exibidas as colunas de "Nome" e "Descrição da tarefa" em substituição a coluna "Tarefa". 
No anexo  "Itens da Folha Tarefa" da "Folha tarefa" passam a ser exibidas as colunas de "Nome" e "Descrição da tarefa" em substituição a coluna "Nome". No anexo "Edição de Apontamentos" da "Folha tarefa" passa a ser exibida a coluna "Descrição da tarefa". No anexo "Visão do Avanço Físico" da "Folha tarefa" passa a ser exibida a coluna "Descrição da tarefa". 
12.1.6 - UX - Design Thinking - Insumos
A tela de edição de Insumo aba Custo Horário, tinha duas abas filhas, Planilhas e Campos Livres, cada uma com seus respectivos campos. Esta separação gerava dificuldade no cálculo e edição do custo horário bem como a edição e visão dos campos livres, pois em uma das abas não era possível ver o valor nem calcular, na outra era possível calcular e ver o valor, mas não permitia editar os campos livres. Sendo assim estas duas abas filhas foram unificadas, para melhorar a experiência do usuário neste processo. Saiba Mais 
 
12.1.6 - UX - Design Thinking - Alteração Geral de Insumos
Este processo foi reorganizado e melhorias foram aplicadas em seu layout, e na usabilidade do processo "Alteração Geral de Insumos".Saiba Mais 
 
12.1.6 - UX - Design Thinking - Alteração Geral de Composições A partir desta versão, foi reorganizado todo o processo de Alteração Geral de 
Composições, trazendo uma melhor usabilidade e entendimento do que será alterado. A tela inicial agora demonstra um menu lateral com as opções que poderão ser 
alteradas pelo usuário. Ao clicar em alguma dessas opções, somente irá aparecer as 
opções de alteração relacionadas aquele que foi selecionado. Reorganizado as Opções de Filtro para seleção, separadas por Composições, Recursos e 
Unidades ou Todas as Composições. Após a seleção de composições pelo filtro, foi criada na tela em sequência uma 
demonstração de todos as Composições a serem alteradas para que o usuário possa 
eventualmente desmarcar para não entrar no processe de alteração sem precisar 
refaze-lo. Criada opção de '+Mais Alterações' para que não precise refazer o processo caso deixe 
de selecionar algum campo a ser alterado, assim também como '+Mais Composições' caso 
também queira incluir outras Composições para alterar sem perder as alterações 
previamente definidas.
12.1.6 - Melhorias TOP Mobile 
Criada opção para geração de relatório de Ciclo de Transporte com código de barras no 
qual usuário poderá selecionar quais ciclos deseja imprimir, possibilitando apontamento através de leitura de código de barras. Houveram alterações também no cadastro de Ciclo de Transportes e seu processo 
Apontamentos.
Equipamentos  Houveram alterações no processo de Apropriação e Revaloração, Geração de Arquivo para 
Manutenção de Ativos e na Visão de Apontamentos.
 
12.1.6 - UX - Design Thinking - Projetos
Disponibilizado um anexo associado a visão de projetos que exibirá os últimos projetos acessados pelo usuários permitindo a escolha. Após o acesso a um projeto, será disponibilizado no menu do sistema a opção de acesso aos últimos projetos para facilitar ao usuário a troca de projetos.
 
No anexo de últimos projetos e no menu de acesso rápido, serão exibidos os últimos 7 projetos. O usuário poderá registrar as funcionalidades de sua preferência, sendo que está serão automaticamente executadas imediatamente a abertura do projeto. PRJ.UX - DesignThinkingProjeto 
12.1.6 - Workflow Fluig de Aprovação de Projetos. Possibilitar a realização de Revisões simples, alterações de fases de Projeto utilizando uma aprovação via Workflow Fluig. Além de ser criado o anexo "Fluxo de Aprovação FLUIG" na visão de projetos. Com o projeto marcado para utiliza integração FLUIG este anexo deverá exibir o conteúdo da tabela "Controle Projetos – Fluig" referente ao projeto, além de verificar o Status atual do Workflow no servidor do FLUIG.
12.1.6 - Migração Módulo de Concorrência Eletrônica
Nessa versão foi migrado para plataforma .NET as funcionalidades do módulo de Concorrência Eletrônica. - Projeto de Licitação: Esta funcionalidade permite que sejam enviadas informações referentes aos insumos e composições utilizadas nos itens que estão sob processo de cotação eletrônica, para as empresas participantes. Deve ser gerado um projeto novo do tipo licitação com base no projeto atual. - Equalização: A Equalização é realizada para comparar os valores e quantidades dos insumos, composições ou tarefa dos projetos importados para concorrer a licitação. - Contrato: Esta funcionalidade permite registrar a licitação vencedora. - Negociação: Nessa etapa um projeto é selecionado para ser colocado em negociação e participar das rodadas de negociação de projetos da licitação. 
 
12.1.6 - Migração Funcionalidade Definir Total
Nessa versão foi migrado para plataforma .Net a funcionalidade já existente no sistema "Definir Total", que permite alterar o valor geral do projeto aberto, aumentando ou diminuindo o preço dos insumos ou dos serviços.
 
12.1.6 - Filtro por Disciplina
 
Criado filtro implícito em toda funcionalidade que contempla tarefas, permitindo associar determinados usuários às respectivas disciplinas.  
 
12.1.6 - Migração Funcionalidade Transformar Recursos Globais em Locais 
Nessa versão foi migrado para plataforma .NET a funcionalidade Transformar Recursos Globais em Locais. Através desta opção será possível transformar todos os recursos globais utilizados nas tarefas em recursos locais por cenário e tipo de planilha.
 

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titleVersão 12.1.5

12.1.5 - Encerramento de Contratos 
Nesta versão o encerramento de um contrato, fornece ao usuário a opção de definir o encerramento das "atividades" do mesmo, por "Conclusão" ou "Cancelamento". E o usuário poderá realizar uma parametrização de uma "checklist" para ser executada antes de finalizar um contrato.Saiba Mais 
 
12.1.5 - Retirada de Obrigação de Uso do Office - MS Excel e MS Project 
Com o intuito de permitir que o TOP trabalhe de forma autônoma da solução da Microsoft, a partir dessa versão, processos via MS Excel como Importação de Apropriação de Insumo ,  Importação de  Cronograma Importação de Insumos Importação Exportação  de Composição, Importação  e Exportação  de planilha, Exportação de Comparador de Projetos  e Concorrência Eletrônica Importação  e Exportação  via MS Project  poderão ser executados independente da solução da Microsoft instalada na máquina onde o TOP está sendo executado. 
  
12.1.5 - Importar Arquivos EMOP 
É possível importar o arquivo com a extensão *.DBF sem a obrigatoriedade de licenças do Microsoft Office, ou seja, mesmo que o ambiente não contenha a licença, o processo importa os Insumos, Composições ou Preços normalmente. Saiba Mais 
 
12.1.5 - Rastreabilidade 
A funcionalidade de rastreabilidade está integrada com BackOffice Protheus. Esta funcionalidade permite o acompanhamento do desdobramento de um movimento gerado no BackOffice a partir do TOP. Saiba Mais 
 
12.1.5 - Concorrência Eletrônica - Migração 
A partir desta versão o gerenciador de concorrência eletrônica utilizado para gestão da exportação e importação das licitações disponibilizadas será migrado para tecnologia .NET. O seu funcionamento não foi modificado. Saiba Mais  
 
12.1.5 - Alteração de Escopo 
A funcionalidade temo objetivo de controlar e formalizar o conteúdo de pedidos de alteração de escopo, assim como sua aceitação (aplicação) ou a negativa.Saiba Mais .

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titleVersão 12.1.4

12.1.4 - Melhorias na Importação de Cronograma via MS Excel 
A partir dessa versão é possível importar percentual/quantidade/valor via Excel para os cronogramas Previsto, Realizado e Medido. Saiba mais 
 
12.1.4 - Cronograma como planilha
Nesta versão é possível visualizar o cronograma na forma de planilha. Essa visão irá permitir que o usuário visualize/lance (em função do tipo de lançamento) em uma única linha os dados de todos os períodos de uma tarefa.Saiba mais 
  
12.1.4 - Cadastro de Disciplinas
O cadastro de disciplina tem a finalidade de caracterizar e classificar tarefas para que o usuário tenha uma melhor visualização, usabilidade e operação do sistema.
Saiba mais. 
12.1.4 - Melhorias na Importação de Composição via MS Excel Durante o processo de importação de composição via MS Excel é possível informar o campo "Standard" para composições do tipo Por Unidade de Serviço e o mesmo será importado com algumas ressalvas. Saiba Mais. 
 
12.1.4 - UX - Design Thinking
A visão principal de composições foi reformulada para melhor visualização da mesma de acordo com cada tipo, afim de tornar mais ágil a utilização. Saiba Mais. Ao selecionar a ordenação por moeda, o sistema irá gerar um relatorio ordenado pela moeda corrente e vigente no período de cada insumo.
 
12.1.4 - Melhorias no Backup e Restore
O processo de backup, agora também tem a possibilidade de fazer agendamento e ainda pode 'executar na hora' como no processo que corresponde ao que já tem hoje. Agora também tem um novo layout padrão para a criação dos diretórios, podendo ser compactados ou não. Saiba Mais. 
 
12.1.4 - Detalhamento de Itens Contratados
Agora existe um novo anexo fixo na parte inferior da tela de associação de itens para exibição dos insumos, onde serão exibidos todos os insumos que são recursos da tarefa (item do contrato) conforme os insumos presentes na curva ABC.Saiba Mais. 
   
12.1.4 - Rastreabilidade A funcionalidade de rastreabilidade está integrada com BackOffice RM. Esta funcionalidade permite o acompanhamento do desdobramento de um movimento gerado no BackOffice a partir do TOP. Saiba Mais 
 

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titleVersão 12.1.3

12.1.3 - Importação de Motivo de Improdutividade
O processo de importação do Motivo de Improdutividade via Excel visa facilitar a utilização da Apropriação. Neste processo foram inclusos os campos Código do Motivo de Improdutividade e Observação, sendo que este primeiro é preenchido no momento da inclusão ou na edição desde que a tarefa não seja vinculada com Mobilidade ou Timesheet. Saiba Mais 
 
12.1.3 - Relatórios Periódicos
Através da funcionalidade Relatórios Periódicos é possível gerar os relatórios de Cronograma e Histograma de acordo com os filtros escolhidos. Na opção Histograma foi incluso o filtro Moedas. Este filtro permite que o relatório seja agrupado por moeda onde este será proveniente do preço do insumo de acordo com o período. Saiba Mais 
 
12.1.3 - Alteração de Preços
Esta nova funcionalidade permite 'Excluir preços via Alteração Geral de Insumos' sem a obrigação de incluir um novo preço como acontece no processo atual. Saiba Mais 
 
12.1.3 – Parâmetro: 'Aplicar quantidade 0 (zero) na associação de recursos na composição por padrão'
Através deste parâmetro é possível definir se o padrão da quantidade na associação de recursos na composição será 0 (zero) ou 1 (um), ou seja, se este for selecionado, a quantidade na tela de associação de recurso à composição, passará a ser '0', ou invés de '1', e se estiver desmarcado abrirá a quantidade igual a 1. Saiba Mais 
 
12.1.3 - Linha inicial nas Janelas de importação
Essa funcionalidade permite que todos os processos tenham um campo de "Linha Inicial", para que o usuário possa informar a partir de qual linha, no arquivo excel, começará a importação dos dados. Saiba mais. 
 
12.1.3 - Inclusão de insumo na composição
Ao associar um recurso na composição, o padrão da quantidade que vem por padrão ao se abrir a tela é 1 (um). O objetivo é permitir ao usuário poder escolher, se a quantidade que abrirá padrão em um novo registro, seja 1 (um) ou 0 (zero). Saiba mais 
 
12.1.3 - Preferências de Usuário nas Importações via MS Excel
A partir dessa versão os campos do processo de importação de Insumo, Composição, Tarefas, Apropriação Serviço/Insumo e Cronograma via MS Excel serão salvos para que permaneçam preenchidos caso a tela seja aberta novamente para uma nova importação. Saiba mais 
 
12.1.3 - Percentual Concluído na Planilha
O percentual concluído informado no PERT poderá ser visualizado pela coluna Percentual Concluído nas Planilhas de Atividades, Serviços principais de Cenários, assim como pelo anexo de Atividades Associadas. Saiba mais 
 
12.1.3 - Melhorias na Gestão de Riscos
Foi acrescentado no módulo de Gestão de Riscos o conceito de (VME) Valor Monetário Esperado. É uma técnica de gerenciamento de riscos utilizada para quantificar e comparar os riscos em vários aspectos de um projeto. Assim, através do VME será possível realizar análise quantitativa dos riscos. 
 

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titleVersão 12.1.2

12.1.2 - Licenciamento de Coletores Móveis
A utilização de coletores móveis se dará através do número de licenças adquiridas, ou seja, cada licença será correspondente a um coletor. Saiba mais 
 
12.1.2 - Encerramento de Contratos
O objetivo é de não permitir no Totvs Obras e Projetos o encerramento de um contrato que tenha retenções contratuais não liberadas, só deverá se o parâmetro estiver marcado. saiba mais 
 
12.1.2 -  Cotação de Insumos - Automatização do Processo
O processo de automatização de Cotação de Insumos, permite automatizar a cotação gerando preços com base nos índices (Ex.: INCC) de cotação informando a moeda indexadora e o intervalo de data ou intervalo de período do cronograma. Saiba Mais 
 
12.1.2 - Aplicação de Índices em Tarefa de Valor Cotado
A partir dessa versão, para tarefas de valor cotado é possível definir seu valor informando manualmente no campo 'Valor Cotado', através do anexo 'Fórmula de Cálculo' ou aplicando índices. Saiba Mais  

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titleVersão 12.1.1

12.1.1 - Backup e Restore de projetos
Essa funcionalidade permite a realização de um backup de um projeto selecionado ou a restauração de um backup existente. Agora disponível com os itens de mobilidade. Saiba Mais
 
12.1.1 - ETO - Engenharia sob demanda
O processo de ETO (Engenharia sob Demanda) é um processo onde o produto é especificado, projetado e fabricado mediante encomenda (pedidos). Está disponível através do o menu principal TOTVS – Linha RM | PROJETOS | ETO ENGENHARIA SOB ENCOMENDA. Saiba Mais
 
12.1.1 - Importação de cronograma via Excel
A funcionalidade de importação de cronograma via Excel permite com que seja feita a importação de lançamentos realizados numa planilha do Excel para os cronogramas planejados das respectivas tarefas nas planilhas de atividades, serviços e nos cenários, atualizando através dos lançamentos percentuais e quantitativos. Saiba Mais
 
12.1.1 - Melhorias no contrato de insumos
Considerar produtos associados no faturamento de contrato de insumos. Saiba Mais
 
12.1.1 - TOP Integração com PINI
Utilizando a funcionalidade de integração com a PINI, será possível montar base de projetos importando insumos, preços e composições de uma das 28 praças de preços, ou seja, regiões demográficas. Saiba Mais
 
12.1.1 - Diário de Projeto 
Diário de Projeto também conhecido como diário de obra, é um documento usado para registrar informações importantes sobre cada dia de atividade do projeto. Saiba Mais 



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