Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para configurar as contas que chamamos de "Contas agrupadoras" é necessário entrar no cadastro de contas de custeio(CUSTAG) e de acordo com as necessidades da empresa para visualização ou configuração das contas agrupadoras cadastre de acordo as especificações necessárias (a configuração exibida em imagem a baixo é meramente ilustrativa). 


Entrada de menu: Tabelas→ Contas→ Contas de Custeio→ Formulário ou Tabela.








Após o cadastro das contas agrupadoras, configure as contas existentes para que os processos de acumulo e amortização possam identificar e mapear essas contas como originadoras dos custos das contas agrupadoras (imagem meramente ilustrativa).

...

O processo para amortização dos custos da entressafra aberto em contas está no processamento de custos(CSTG_PRC) entrada de menu: Processos→ Custos→ Processamento. Todo mês que for realizado o processamento de custo, o aplicativo irá verificar se os parâmetros e configurações estão devidamente aplicados para a abertura de contas e logo após, irá verificar se o período em execução é um período de safra, se o período for safra, então é um mês de amortização. Dessa forma será vasculhado no sistema todos centros de custos e contas que devem ser recuperados para abertura dos valores de custos detalhadamente e estes serão enviados para uma tabela do banco especifica para esses dados.

O processo para acumulo dos custos da entressafra aberto em contas está no processo de calculo adicional entressafra(CSTG_PRC) entrada de menu: Processos→ Cálculos adicionais→ Entressafra→ Geração. Todo mês que for realizado o processamento da entressafra, o aplicativo irá verificar se os parâmetros e configurações estão devidamente aplicados para a abertura de contas e logo após, irá verificar se o mês em execução é um período de entressafra,  se for um mês de entressafra, então é um período de entressafra. Dessa forma será vasculhado no sistema todos centros de custos e contas que devem ser recuperados para abertura dos valores de custos detalhadamente e estes serão enviados para um tabela do banco especifica para esses dados.   

Ainda no processamento de entressafra é possível que exista um período de amortização, conhecido como mês de pró-rata. Se identificado período pró-rata o sistema irá realizar o processo de amortização parcial, pelo fato desse mês ser teoricamente um período de amortização, o processamento de custos já terá descido valores e para não realizar a baixa de valores indevidamente é executado novamente o processo de amortização dos valores onde irá dar baixa apenas nos valores que foram acumulados após a amortização, esses valores são considerados um ajuste para a amortização, que são identificados no banco com um numero(3) de sequencia diferente da amortização(1).


Os dados desse controle detalhado é extremamente dependentes de todo período da entressafra, logo para utilizar essa metodologia e ter segurança nas informações apresentas por ele é necessário configura-lo desde o primeiro mês de entressafra sem ter executado nenhum dos processos de acumulo ou amortização dos custos. Sendo assim é necessário iniciar o primeiro mês de entressafra com as configurações devidamente realizadas(propenso a necessidades maiores se houver equipamento(s) com período de entressafra específico).

...

Para verificar os valores detalhadamente após os processos de acumulo e amortização entre na tela "Saldo de entressafra a amortizar por conta" (CSTG_REL) onde é possível verificar os valores que foram acumulados e amortizados por empresa, centro de custo, mês, grupo de contas e conta utilizando filtros se necessário.

Entrada de menu: Visões→ Consultas - Custo→ Entressafra→ Saldo de entressafra a amortizar por conta.















Após preencher o filtro clique no botão "Tabela".

...