Árvore de páginas


ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela saldo de entressafra a amortizar por conta
  4. Parâmetros utilizados
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Controle de gastos de entressafra de centros de custos de equipamentos agrícolas detalhado em contas de custeio. Contempla o acúmulo de valores detalhados nas contas em que ocorreram os gastos, no período de entressafra; bem como a possibilidade de amortização desses valores em conta única ou contas agrupadoras, durante o período de moagem.

Os valores de entressafra são identificados por componente e data de consumo na tabela de custos por centros de custos de equipamentos e equipamento. A partir do componente, o sistema obtém as contas. Caso o componente seja do tipo mão de obra, o sistema obterá suas contas por meio do respectivo centro de custos de mão de obra. Para obter os valores dessas contas, o sistema percorre toda a cadeia de rateio do final para o início, simulando a geração reversa dos valores rateados com a finalidade de obter o  percentual e aplicá-lo a cada componente, centro de custos de equipamentos e conta. 

A rotina também dá tratamento pro rata nos meses que contém gastos parciais de entressafra/safra e safra/entressafra, separando devidamente os valores por data.

É importante salientar que devem ser configuradas as contas padrão para acúmulo e para amortização, por empresa. Além disso, o detalhamento nas contas acumuladas e amortizadas será visualizado apenas na consulta Saldo de Entressafra a Amortizar por Conta.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

As contas  agrupadoras deverão existir no cadastro de Contas de Custeio, no aplicativo Custos-Tabelas (CUSTAG). Entrada de menu: Tabelas→ Contas→ Contas de Custeio→ Formulário ou Tabela.


Após cadastrar as contas agrupadoras, faça o relacionamento das contas de acúmulo com as contas agrupadoras, preenchendo a coluna "Conta Amortização Entressafra CC Eq.", que significa conta de amortização de gastos de entressafra por centro de custos de equipamentos, para que os processos de acúmulo e de amortização possam identificar e mapear essas contas. Imagem meramente ilustrativa. 
















Após realizar a configuração, siga com o processamento de custos, executando todos os processos para o fechamento de custo.

O processo para amortização dos custos da entressafra aberto em contas está contido no processamento de custos (CSTG_PRC),  opção de menu: Processos→ Custos→ Processamento. Todo mês que for realizado o processamento de custo, o aplicativo vai verificar se os parâmetros e configurações estão devidamente aplicados para a abertura de contas, e, logo após, vai verificar se o período em execução é um período de moagem. Se o período for de moagem, significa que é mês de amortização. Desse modo, serão obtidos no sistema todos centros de custos e contas que devem ser recuperados para abertura detalhada dos valores. Esses custos serão enviados para uma tabela específica do banco de dados.

O processo para acúmulo dos custos da entressafra aberto em contas está localizado no processo de  cálculo adicional entressafra (CSTG_PRC), opção de menu: Processos→ Cálculos adicionais→ Entressafra→ Geração. Todo mês que for realizado o processamento da entressafra, o aplicativo verifica se os parâmetros e configurações estão devidamente aplicados para a abertura de contas e logo após, verifica se o mês em execução está dentro de um período de entressafra. Assim, serão obtidos todos centros de custos e contas que devem ser recuperados para a abertura dos valores de custos detalhadamente por conta e esses serão guardados em uma tabela específica do banco de dados.

O sistema dá tratamento diferente para meses em que parte dos dias refere-se a período de entressafra e a outra parte dos dias está em safra (moagem), conhecido como mês de pro rata.  Nesse caso, o cálculo da amortização é realizado em duas etapas, sendo:

1) Dentro do processamento de custos, o valor a amortizar é calculado com base no saldo acumulado do mês anterior de entressafra;

2) No cálculo adicional de entressafra, o valor a amortizar é calculado com base no valor acumulado de entressafra no mês pro rata.


IMPORTANTE!

Esse controle é habilitado apenas com o PIMSSERVER configurado e o parâmetro FG_CONTR_CONTA_DETALHADA com valor '2'. Os dados desse controle detalhado é extremamente dependentes de todo período da entressafra, logo para utilizar essa método e ter segurança nas informações apresentas por ele é necessário configura-lo desde o primeiro mês de entressafra sem ter executado nenhum dos processos de acumulo ou amortização dos custos, ou seja, iniciar o primeiro mês de entressafra com as configurações devidamente realizadas(propenso a necessidades maiores se houver equipamento(s) com período de entressafra específico).

03. TELA SALDO DE ENTRESSAFRA A AMORTIZAR POR CONTA

Para verificar os valores detalhadamente após os processos de acumulo e amortização entre na tela "Saldo de entressafra a amortizar por conta"(CSTG_REL), onde é possível verificar os valores que foram acumulados e amortizados por empresa, centro de custo, mês, grupo de contas e conta utilizando filtros se necessário. Entrada de menu: Visões→ Consultas - Custo→ Entressafra→ Saldo de entressafra a amortizar por conta.

















Após preencher o filtro clique no botão "Tabela".



















04. PARÂMETROS UTILIZADOS

SeçãoEntradaValor(es)Descrição
ENTRESSAFRAFG_CONTR_CONTA_DETALHADA1 ou 2Flag para controle da abertura de contas de entressafra de manutenção dos equipamentos agrícolas.
CSTG_CFG_UTILIZA_PIMSSERVER'S' ou 'N'Flag que controla a utilização do processamento de custos em ambiente PIMSServer.

05. TABELAS UTILIZADAS