Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

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  • Para limitar o número de registros exibidos na Planilha de Atividades acesse: Cadastro / Segurança  /Administrativa / Servidor de aplicação. Na tela de Servidor de Aplicação clique em Novo e em Id do server escolher: PrjPlanilhaAtividadesData e informar o número máximo de registros a serem exibidos. Salvar as informações;
  • Ao acessar a Planilha de Atividades após informar o número máximo de registros deverá ser exibida apenas a quantidade de registros definida. A exibição dos registros está diretamente ligada ao Filtro utilizado para demonstração das atividades;
  • Exemplo: Na planilha de atividades existem 50 atividades. No Servidor de Aplicação foi definido como número máximo de registros: 10. Se voltarmos a Planilha de Atividades e estiver definido o filtro: 'Todos' Será exibida uma mensagem informando para especificar melhor sua consulta e demonstrado que o filtro retorna 50 valores e o limite máximo é 10. Para serem apresentadas tarefas, o filtro deve ser modificado de forma que o retorno seja igual ou inferior ao número máximo de registros.
  • Se não existir número máximo definido todas as linhas de registro da planilha de atividades serão apresentadas.

ObservaçãoObservações:

  • Somente supervisores tem acesso a Cadastro/Segurança/Administrativa
  • As etapas podem possuir vários serviços, a diferença da etapa para o serviço é que o serviço tem os campos quantidade, unidade, composição, valor unitário e BDI preenchidos, as etapas não. Se estes campos forem preenchidos para uma etapa, ela passa a ser um serviço, não podendo ter níveis abaixo. As etapas aparecerão na listagem das tarefas e os serviços aparecerão escritos da cor definida no Menu Opções | Parâmetros | TOTVS Obras e Projetos | Projetos | Pasta Exibição | Cores.
  •  A inclusão de novas obras, etapas, ou serviços é feito através da inclusão de linhas, tarefas ou sub-tarefas.

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  • Se não houver nenhum item cadastrado, pressione Insert, Seta para baixo ou clique no ícone ' Incluir '. Dessa forma, o código da obra será gerado, automaticamente, de acordo com a máscara.
  • Após cadastrar a obra, estando com o cursor posicionado sobre a mesma, ao pressionar Insert ou Seta para Baixo ou no ícone 'Incluir', o código sugerido será o código de uma etapa.
  • Após cadastrar a etapa, estando com o cursor posicionado sobre a obra, ao pressionar Insert ou Seta para Baixo ou no ícone 'Incluir', o código sugerido será o código de uma etapa.
  • Após cadastrar a etapa, estando com o cursor posicionado sobre a mesma, ao pressionar Insert ou Seta para Baixo ou no ícone 'Inserir nova linha', o código sugerido será o código de uma sub-etapa ou serviço (dependerá do que você informar para o item).
  • Para cadastrar um serviço, posicione no serviço que tem código anterior ao que o serviço terá e pressione Insert ou o ícone 'Incluir'.
  • Se o serviço for o último da visão, poderá utilizar Seta para baixo. E assim, por diante. Para a função de Exclusão pode-se utilizar as teclas de atalho Ctrl + Del.
  • Para a função de Inclusão pode-se utilizar a tecla Ctrl + Ins.
  • O cadastro de uma nova obra ou a alteração de uma obra já cadastrada pode ser feito também através da janela de edição de obras.
  • Quando uma tarefa tiver um recurso associado, a unidade não poderá ser alterada, pois ela é a mesma unidade do recurso (composição ou insumo).
  • Quando uma tarefa tiver um valor cotado e for associar um recurso (composição / recurso), o valor cotado será desativado e o recurso será ativado. Insumos percentuais não podem ser associados às tarefas.
    Com a visão de composições ou de insumos aberta, pode-se arrastar um recurso e soltá-lo na visão de Tarefas. Uma tela de diálogo é aberta e você pode associar um recurso à tarefa ou incluir uma nova atividade com o recurso.
  •  Se estiver associando uma composição à tarefa e já existir uma composição associada, a mesma será substituída.
  • Caso já exista um insumo associado à tarefa, o mesmo será excluído da tarefa.
  • Se estiver associando um insumo à tarefa e já existir uma composição associada à tarefa, a mesma será excluída da tarefa.
  • Se a tarefa for uma etapa ou uma obra não serão permitidas as associações de composições ou insumos.
  • Se estiver criando uma nova tarefa, a mesma é criada com o Nome, a Descrição e a Unidade do recurso.
  • A Quantidade pode ser informada e o BDI Diferenciado recebe valor um (1).
  • O código é gerado de acordo com a Hierarquia, sendo que é o maior código de seu nível mais 1.
  • Se o recurso for solto sobre um serviço, o serviço será criado no mesmo nível.
  • Se o recurso for solto sobre uma obra/etapa o serviço será criado um nível abaixo.
  • O campo "Cód. Composição Local" possibilita a digitação do código da composição no cadastro de atividades.
  • O campo "Cód. Insumo Local" possibilita a digitação do código do insumo no cadastro de atividades.
  • O campo "Cód. Tarefa Aux." pode ser o mesmo para tarefas diferentes, se o parâmetro "Repetir Código Auxiliar de Planilha" estiver ativo no menu Opções | Parâmetros | TOTVS Obras e Projetos | Parâmetros do Projeto | Cálculo | Outros.

Exemplo:

  1. Para a tarefa de código 001.01.02, o campo Código Tarefa Aux. pode ser 001

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  1. ;
  2. Para a tarefa de código 002.01.01, o campo Código Tarefa Aux. pode ser 001

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  1. ;
  2. O campo "Tarefa associada a Medida do Risco" informa se a tarefa está associada a uma medida de contenção/impulsão ou contingência de risco

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  1. ;
  2. Os campos livres de tarefa são ativados através do Menu Opções | Parâmetros | TOTVS Obras e Projetos | Parâmetros do Projeto | Campos
  3. Livres, na pasta Campos Livres, subpasta Tarefas

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  1. ;

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  1. A associação será sempre da Planilha de Serviço para a Planilha de Atividade. Arrastar Serviço em cima da Etapa da Planilha de Atividades: É possível marcar uma ou mais tarefas da Planilha de Serviços e arrastar para uma etapa na Planilha de Atividades. Ao soltar o botão do mouse o sistema irá criar tantas atividades quanto forem os serviços que estão sendo arrastados para a Planilha de Atividades. A quantidade da atividade será igual ao saldo a alocar do serviço. Caso o usuário deseje, ele pode a qualquer momento alterar a quantidade da atividade, alterando consequentemente a quantidade associada.

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Observação:
 
A somatória das quantidades alocadas de um serviço não pode ser superior a quantidade total prevista na Planilha de Serviço. Ao alterar a quantidade de uma atividade deverá recalcular o percentual do PERT.A Unidade da atividade será a unidade do serviço. O recurso (Composição, Insumo, Verba) será o mesmo do serviço. As datas dos serviços associados deverão ser a data da etapa da atividade a qual ele foi associado. O percentual do PERT não será preenchido. Irá trabalhar gerenciando a etapa, por isto as datas das atividades folhas deverão obedecer a data da etapa. Ao gerar a nova atividade copiar a data existente. Permitir alterar a data da etapa replicando a alteração para as atividades folhas. Pensar em um parâmetro que normatize onde a alteração pode ser feita: etapa ou folha. Se houver etapa dentro de etapa e realizar alteração na data da etapa superior, não deverá alterar as datas das etapas internas. Não será possível alterar datas para Obras (somente etapas). As alterações de datas nas atividades folhas estarão condicionadas a restrição de predecessão. Todos os demais campos da tarefa serão preenchidos com os valores do serviço (Descrição, Nome, Código Auxiliar da tarefa).
 
Caso a etapa já possua algumas atividades, as novas serão criadas abaixo da estrutura da última atividade. Arrastar Serviço em cima de Atividade: Quando um ou mais serviços forem arrastados para cima de uma atividade, o sistema deverá descobrir a etapa em que esta atividade está inserida e criar uma atividade para cada serviço selecionado dentro desta etapa. A partir daí o comportamento será exatamente o citado no tópico "Arrastar Serviço em cima de Etapa" Serviço em cima de Subprojeto não será permitido. Ao realizar uma associação de um serviço à planilha de atividades, este serviço não pode ter a sua quantidade inferior à quantidade associada. Neste caso o sistema consiste, para que a quantidade do serviço não seja inferior à quantidade associada.
 
 
Anexos:
 
No anexo da Planilha de Serviço e Planilha de Atividades, existe a opção serviços associados que mostra para um serviço quais atividades estão relacionadas e a quantidade relacionada e saldo em cada atividade.
 
Ao clicar na etapa na planilha de atividades deverá mostrar todos os serviços associados as atividades que estiverem dentro desta etapa.
 
O anexo de serviço deverá permitir informar o percentual concluído do Pert da atividade relacionada. Este anexo dever funcionar tanto na Planilha de Atividades como no Pert.
 
Observações:
 
A coluna 'Vlr. Lei Social' retorna o valor da lei social da tarefa. Caso a coluna não aparecer de imediato, é necessário utilizar o ícone 'Configurar Colunas', adicione-a e salve as configurações. Quando for uma tarefa com preço cotado e que não tenha tido uma composição ou insumo associado o valor ficará em branco caso essa tarefa tenha tido um insumo ou composição associada a mesma apresenta o valor da lei social. Esta coluna também leva em consideração a quantidade de obras.
Atividades que possuem insumos associados e estes pertencem a um grupo de custo que tem incidência de lei social, terão seu preço unitário sempre incidindo leis sociais, independente da forma de aplicação (sobre o custo unitário do insumo ou sobre o total do grupo) definida para o projeto.
 
Atualização Múltipla de Registros: Realiza a atualização dos registros selecionados na Planilha de Atividades, de acordo com o campo e o valor.
 
Ativar ou Desativar Tarefas: Permite ativar ou desativar as tarefas selecionadas na Planilha de Atividades. Caso desativado esta não tem o seu valor refletido no cálculo do projeto e cronograma.
 
Alterar Valor Cotado para Calculado e Calculado para Cotado: Permite alterar uma atividade selecionada na planilha de atividade, que possui um recurso associado para uma atividade de valor cotado, ou retorná-la para calculado.
 
Alterar Serviço Direto para Indireto e Indireto para Direto: Para definir se o serviço é de custo direto ou indireto. Os serviços de custo indireto não afetam diretamente o valor do projeto. Somente são considerados no cálculo do valor do BDI do projeto. A cor de um serviço (tarefa) que possui custo indireto pode ser definida através do Menu Opções | Parâmetros | TOTVS Obras e Projetos | Projetos | Pasta Exibição | Cores.
 
Trocar Código da Tarefa:  Realiza a alteração do código da atividade selecionada na planilha de atividade, para o código desejado.
 
Reorganizar Código das Tarefas:  Reorganiza o código das atividades de acordo com o código inicial e código final.
 
É sugerido a tarefa corrente na visão como código inicial e final.
Na definição da faixa serão ajustados os registros que estiverem dentro da faixa definida.
Não é necessário selecionar tarefas.

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