Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Definição de Preços dos Itens nos Processos de Exportação

 
Produto:
SIGAEEC
Versões:
Todos

Ocorrência:

Composição do Preço - dentro do SIGAEEC

Ambiente:

Todos

Passo a passo:

Composição do Preço

  • Preço Ab.- Define se  o preço é aberto (Sim) ou fechado (Não), quando o preço é aberto o preço unitário dos produtos deve ser informado sem as despesas internacionais, mas quando o preço é fechado o preço unitário dos produtos deve ser informado com as despesas internacionais.

Exemplo:

 

Tipo

FOB

Frete/Seguro/Despesas

Incoterm

Preço Incoterm

Preço Unitário

F

10,00

5,00

CFR

15,00

15,00

A

10,00

5,00

CFR

15,00

10,00

 

É importante salientar que o rateio para os itens será feito pela  participação do FOB do item.

  • Ps. Br.x Emb.- Define se o calculo do peso bruto total do item será feito pelo calculo de embalagem ou não. Quando o "Ps. Br.x Emb." for sim, o sistema irá calcular o peso bruto total do item da seguinte forma:

Peso Liquido Total + Peso das embalagens do item.

Quando o "Ps. Br. x Emb". for não, o sistema irá calcular o peso bruto total do item da seguinte forma:

Peso Bruto Unitário x Qtde da 1ª. Embalagem.

  •   Data de Embarque- No momento que a data de embarque é informada, as parcelas de câmbio são geradas. Além disso quando o processo já possui data de embarque o mesmo não poderá mais ser alterado, excluído ou cancelado.
  • Cod. Cambials- Caso este campo esteja preenchido com "1-Sim" as parcelas de câmbio (de acordo com a condição de pagamento) serão geradas, caso contrário as parcelas de câmbio não serão geradas.
  • Dt. Lib. Siscomex: Caso esta data esteja preenchida a geração de R.E para este processo estará liberada.
  • Norma - Caso este campo esteja preenchido o mesmo é impresso nos certificados.

Observações:


A definição do preço dos processos de exportação é um processo que possui diversas formas de configuração para possibilitar o atendimento dos mais variados cenários possíveis, de acordo com as necessidades dos exportadores e negociações com seus clientes internacionais.

Para entender todos as aspectos deste processo, esta documentação irá apresentar os principais fatores que influem na definição de preço de Pedidos e Embarques de Exportação, com exemplos práticos que irão apoiar na avaliação de qual cenário é o mais adequado para sua necessidade.

São eles:


1) Preço base do item:

Primeiramente iremos avaliar como os dados base de formação de preços são registrados. Os dados base são compostos pelas informações registradas pelo usuário relacionadas a valor unitário, quantidade e unidades de medida.

Ao incluir um item na rotina de Pedido de Exportação, para que se possa iniciar a composição dos preços do processo o usuário deverá informar:


    1. Quantidade: Quantidade do produto que será exportado, informado no campo “Quantidade” (EE8_SLDINI).
    2. Unidade de Medida da Quantidade: Por padrão, a quantidade é informada em “Unidades” (representado pela unidade de medida UN). Caso necessário, pode-se informar uma unidade de medida diferente, por exemplo, “Caixas”. Para isso, basta informar o código da unidade de medida no campo “U. M. Qtde” (EE8_UNIDAD).
    3. Preço Unitário: Principal parâmetro para definição do preço, representa o preço base para cada unidade do produto, sendo registrado no campo “Preço Unit.” (EE8_PRECO).
    4. Unidade de Medida do Preço: Por padrão o preço é informado na mesma unidade de medida da quantidade do produto, ou seja, se a quantidade do item foi informada em “Unidades”, o preço informado neste campo refere-se a cada unidade do produto. Porém, também é possível informar uma unidade de medida diferente utilizando o campo “U. M. Preço” (EE8_UNPRC). Se não for necessário informar uma unidade de medida diferente o campo deve ficar com o conteúdo em branco, indicando que o sistema deve respeitar a unidade de medida da quantidade.


De posse destas informações o sistema irá calcular o valor do “Total FOB” do item, que é apresentado no rodapé da tela de edição de itens e irá representar a multiplicação do Preço Unitário pela Quantidade do item. Porém, caso tenha sido informada uma unidade de medida diferente para o preço, será feita a conversão entre as unidades.


Exemplos:

Cenário 1: Sem conversões de Unidades de Medida

  • Quantidade: 1000
  • Unidade de Medida da Quantidade: UN
  • Preço Unitário: 10
  • Unidade de Medida do Preço: UN (Campo “U. M. Preço” em branco, assumindo a mesma unidade da quantidade)

Resultado: O Preço FOB Total do item será igual a: 1000 * 10 = 10.000


Cenário 2: Efetuando conversões de Unidades de Medida

  • Quantidade: 1000
  • Unidade de Medida da Quantidade: UN
  • Preço Unitário: 10
  • Unidade de Medida do Preço: CX-CAIXA
  • Conversão de Unidades de Medida: Cada caixa contemplando 5 unidades do produto

Resultado: O Preço FOB Total do item será igual a: 1000 / 5 * 10 = 2000

 

Observação: A rotina de embarque possui a mesma configuração para definição do preço base, sendo que os valores são carregados automaticamente dos itens dos pedidos associados, porém podendo ser alterados somente na fase de embarque. A tabela de itens do embarque (EE9) possui os mesmos campos da fase de pedido para definição de preço.


2) Definição dos valores das despesas internacionais:


As despesas internacionais representam as despesas que compõem o valor do produto na condição de venda, ou seja, o valor na condição de venda será composto pelo valor FOB e pelo valor das despesas internacionais.


Os valores de despesas disponíveis para associação a um Pedido de Exportação são:


a. Frete Internacional: Informado no campo “Frete Prev.” (EE7_FRPREV)

b. Frete Interno: Informado no campo “Frete Adic.” (EE7_FRPCOM)

c. Seguro Internacional: Informado no campo “Seguro %” (EE7_SEGURO) ou “Seguro Prev” (EE7_SEGPRE), de acordo com o método escolhido no campo “Tipo Vl. Seguro” (EE7_TIPSEG), que possibilita definir se o seguro será informado em um valor fixo ou percentual.

d. Despesas Adicionais no Brasil: Informado no campo “Desp. Interna” (EE7_DESPIN)


Estas despesas internacionais deverão ser informadas de acordo com as regras da condição de venda escolhida, e devem sempre ser informadas em valores na mesma moeda do Pedido de Exportação. Todas as despesas serão submetidas aos mesmos tratamentos de formação de preços (apresentados nos próximos tópicos), não existindo tratamento diferenciado por despesa.


Forma de rateio:


O rateio do valor do frete por item poderá ser configurado a partir do parâmetro “MV_AVG0021”, que possibilita escolher entre três formatos:

a. Rateio por Peso Líquido (Parâmetro MV_AVG0021 = “1”): Neste cenário, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu peso líquido e o pelo líquido total do processo.

b. Rateio por Peso Bruto (Parâmetro MV_AVG0021 = “2”): Neste cenário, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu peso bruto e o pelo bruto total do processo.

c. Rateio por Preço (Parâmetro MV_AVG0021 = “3”): Neste cenário, que é o padrão do sistema, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu preço (preço base)  e o preço total do processo.


As demais despesas serão sempre rateadas utilizando como critério o preço base dos itens.


Observação: Na fase de Embarque, as despesas internacionais são registradas no botão “Despesas Internacionais”, onde é possível informar os dados do fornecedor, moeda de pagamento, condição comercial, etc., viabilizando o controle de câmbio. Na fase de Pedido de Exportação os valores informados não geram nenhuma obrigação financeira, sendo utilizados somente como previsões para formação de preços.


3) Formação do Preço Final dos itens:


O preço final do item será definido em função do tipo de calculo definido para o processo (Preço aberto ou fechado) além das despesas informadas, sendo que para aplicação das despesas no processo de importação é importante a compreensão de alguns conceitos relacionados à tela de cadastro de itens, sendo:


a. Total FOB: Irá sempre representar o valor do item sem as despesas

b. Total Incoterm: Irá representar o valor total do item, considerando FOB + Despesas

c. Valor das Despesas Internacionais: O valor das despesas por item é o resultado do rateio do valor das despesas informadas para o processo. As despesas sempre são rateadas entre todos os itens do processo, sem exceção, e seguindo os critérios de rateio que serão apresentados na seção “Despesas Internacionais”. É importante compreender que sempre que uma despesa for lançada no processo haverá um valor proporcional desta despesa para cada item do processo.

d. Preço Aberto: Indica que o preço unitário negociado entre o exportador e o cliente representa somente o valor da mercadoria, ou seja, o usuário informou o Valor FOB no campo de preço do produto e o preço final ainda poderá ser acrescido do valor das despesas.

e. Preço Fechado: Indica que o preço unitário negociado entre o exportador e o cliente representa o valor final negociado entre as partes, ou seja, o usuário informou o Valor Incoterm no campo de preço de preço do produto e este não poderá ser acrescido do valor das despesas.


Diante destes conceitos, a definição do preço final dos itens em processos com despesas internacionais informadas seguirá as dinâmicas apresentadas nos seguintes exemplos:


Preço Aberto: (Preço Unitário + Valor Unitário das Despesas) * Quantidade

Parâmetros (dados informados pelo usuário):

  • Quantidade: 1000
  • Unidade de Medida da Quantidade: UN
  • Preço Unitário: 10
  • Unidade de Medida do Preço: UN (Campo “U. M. Preço” em branco, assumindo a mesma unidade da quantidade)
  • Valor Unitário das Despesas: 1,50

Resultados:

  • Preço FOB Unitário: 10 (Mesmo valor do Preço Unitário informado pelo usuário)
  • Total FOB: 1000 * 10 = 10.000
  • Total Incoterm: (10 + 1,50) * 1000 = 11.500


Preço Fechado: (Preço Unitário * Quantidade)

Parâmetros (dados informados pelo usuário):

  • Quantidade: 1000
  • Unidade de Medida da Quantidade: UN
  • Preço Unitário: 10
  • Unidade de Medida do Preço: UN (Campo “U. M. Preço” em branco, assumindo a mesma unidade da quantidade)
  • Valor Unitário das Despesas: 1,50

Resultados:

  • Preço FOB Unitário: 8,50 (Preço Unitário informado pelo usuário subtraído o valor unitário das despesas)
  • Total FOB: 1000 * 8,50 = 8.500
  • Total Incoterm: (10 * 1000) = 10.000


5) Definição do Preço de Faturamento:

Quando o Easy Export Control estiver integrado com o módulo de faturamento, ao incluir um Pedido de Exportação o sistema irá automaticamente criar um Pedido de Vendas, que será a base para o faturamento do processo.

Nesta integração, o valor unitário dos itens do pedido sempre serão integrados a partir do valor FOB, ou seja, nos processos do tipo “Preço Aberto” será enviado o preço informando pelo usuário no item e nos processos “Preço Fechado” será enviado o preço informado pelo usuário subtraído o valor das despesas por item.

Adicionalmente, os valores das despesas internacionais possuem três configurações distintas de integração com o faturamento, sendo elas:

a. Não integração dos valores com o faturamento: Quando o parâmetro “MV_AVG0196” estiver desligado, o sistema não irá integrar os valores de Despesas Internacionais com o módulo de faturamento.


b. Integração dos valores no momento da criação do Pedido de Vendas: Quando o parâmetro “MV_AVG0196” estiver ligado, o sistema irá enviar os valores das despesas internacionais junto à integração do Pedido de Venda, registrando os valores nos campos abaixo:

  • Frete (C5_FRETE): xxxx

Veja que os valores são enviados somente na capa do processo (tabela SC5), sendo o rateio de valores definido de acordo com as regras padrão configuradas para o Faturamento, sem interferência do módulo de exportação.


c. Atualização dos valores das despesas internacionais