Árvore de páginas

Índice

Visão Geral

A definição do preço dos processos de exportação é um processo que possui diversas formas de configuração para possibilitar o atendimento dos mais variados cenários possíveis, de acordo com as necessidades dos exportadores e negociações com seus clientes internacionais.

Para entender todos as aspectos deste processo, esta documentação irá apresentar os principais fatores que influem na definição de preço de Pedidos e Embarques de Exportação, com exemplos práticos que irão apoiar na avaliação de qual cenário é o mais adequado para sua necessidade.

Preço base do item

Primeiramente iremos avaliar como os dados base de formação de preços são registrados. Os dados base são compostos pelas informações registradas pelo usuário relacionadas a valor unitário, quantidade e unidades de medida.

Ao incluir um item na rotina de Pedido de Exportação, para que se possa iniciar a composição dos preços do processo o usuário deverá informar:

  • Quantidade: Quantidade do produto que será exportado, informado no campo “Quantidade” (EE8_SLDINI).
  • Unidade de Medida da Quantidade: Por padrão, a quantidade é informada em “Unidades” (representado pela unidade de medida UN). Caso necessário, pode-se informar uma unidade de medida diferente, por exemplo, “Caixas”. Para isso, basta informar o código da unidade de medida no campo “U. M. Qtde” (EE8_UNIDAD).
  • Preço Unitário: Principal parâmetro para definição do preço, representa o preço base para cada unidade do produto, sendo registrado no campo “Preço Unit.” (EE8_PRECO).
  • Unidade de Medida do Preço: Por padrão o preço é informado na mesma unidade de medida da quantidade do produto, ou seja, se a quantidade do item foi informada em “Unidades”, o preço informado neste campo refere-se a cada unidade do produto. Porém, também é possível informar uma unidade de medida diferente utilizando o campo “U. M. Preço” (EE8_UNPRC). Se não for necessário informar uma unidade de medida diferente o campo deve ficar com o conteúdo em branco, indicando que o sistema deve respeitar a unidade de medida da quantidade.


De posse destas informações o sistema irá calcular o valor do “Total FOB” do item, que é apresentado no rodapé da tela de edição de itens e irá representar a multiplicação do Preço Unitário pela Quantidade do item. Porém, caso tenha sido informada uma unidade de medida diferente para o preço, será feita a conversão entre as unidades.


Exemplos:

Cenário 1: Sem conversões de Unidades de Medida

  • Quantidade: 1000
  • Unidade de Medida da Quantidade: UN
  • Preço Unitário: 10
  • Unidade de Medida do Preço: UN (Campo “U. M. Preço” em branco, assumindo a mesma unidade da quantidade)

Resultado: O Preço FOB Total do item será igual a: 1000 * 10 = 10.000


Cenário 2: Efetuando conversões de Unidades de Medida

  • Quantidade: 1000
  • Unidade de Medida da Quantidade: UN
  • Preço Unitário: 10
  • Unidade de Medida do Preço: CX-CAIXA
  • Conversão de Unidades de Medida: Cada caixa contemplando 5 unidades do produto

Resultado: O Preço FOB Total do item será igual a: 1000 / 5 * 10 = 2000

 


Definição dos valores das despesas internacionais


As despesas internacionais representam as despesas que compõem o valor do produto na condição de venda, ou seja, o valor na condição de venda será composto pelo valor FOB e pelo valor das despesas internacionais.


Os valores de despesas disponíveis para associação a um Pedido de Exportação são:


  • Frete Internacional: Informado no campo “Frete Prev.” (EE7_FRPREV)
  • Frete Interno: Informado no campo “Frete Adic.” (EE7_FRPCOM)
  • Frete Embutido: Informado no campo "Fre. Embut." (EE7_FREEMB), representa um valor de frete que já foi incluído no valor unitário informado para os itens, ou seja, somente será destacado sem que seja somado ou subtraído de nenhum dos totalizadores. Somente é possível informar este tipo de frete quando o parâmetro MV_EEC0039 estiver ligado (desligado por padrão).
  • Seguro Internacional: Informado no campo “Seguro %” (EE7_SEGURO) ou “Seguro Prev” (EE7_SEGPRE), de acordo com o método escolhido no campo “Tipo Vl. Seguro” (EE7_TIPSEG), que possibilita definir se o seguro será informado em um valor fixo ou percentual.
  • Despesas Adicionais no Brasil: Informado no campo “Desp. Interna” (EE7_DESPIN)


Estas despesas internacionais deverão ser informadas de acordo com as regras da condição de venda escolhida, e devem sempre ser informadas em valores na mesma moeda do Pedido de Exportação. Todas as despesas serão submetidas aos mesmos tratamentos de formação de preços (apresentados nos próximos tópicos), não existindo tratamento diferenciado por despesa.


Nota

Na fase de Embarque, as despesas internacionais são registradas no botão “Despesas Internacionais”, onde é possível informar os dados do fornecedor, moeda de pagamento, condição comercial, etc., viabilizando o controle de câmbio. Na fase de Pedido de Exportação os valores informados não geram nenhuma obrigação financeira, sendo utilizados somente como previsões para formação de preços.

Rateio do Frete

O rateio do valor do frete por item poderá ser configurado a partir do parâmetro “MV_AVG0021”, que possibilita escolher entre três formatos:

    Parâmetro MV_AVG0021 = “1”


    Neste cenário, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu peso líquido e o pelo líquido total do processo.

    Parâmetro MV_AVG0021 = “2”


    Neste cenário, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu peso bruto e o pelo bruto total do processo.

    Parâmetro MV_AVG0021 = “3” (padrão)


    Neste cenário, que é o padrão do sistema, o valor do frete correspondente ao item será determinado a partir da proporção entre o seu preço (preço base)  e o preço total do processo.



    Rateio das demais despesas

    As demais despesas (com exceção do frete) sempre são rateadas utilizando como critério o preço base dos itens.


    Seguro Internacional

    O seguro internacional, quando determinado para ser apurado por percentual, respeitará as regras de negociação do processo (preço aberto e preço fechado) e a prática de mercado, aplicando uma taxa de acréscimo de 10% sobre o valor do seguro calculado sobre o valor do processo.

    A taxa de acréscimo de 10% sobre o valor do seguro é definido no parâmetro MV_AVG0124 e pode ser modificado para atender ao modelo praticado pela empresa. 

      Quando for preço aberto, os valores dos itens somados aos valores das despesas internacionais, inclusive o valor do seguro, irão compor a base a ser usada para apuração do seguro internacional previsto.

      Exemplo:

      • Total FOB: 20.000,00
      • Frete: 1.000,00
      • Percentual de seguro: 10% + taxa de acréscimo = 10% x (1+10%) = 11%
      • Seguro previsto = (Total FOB + Frete + Seguro) x 11%

      Como não temos o valor do seguro internacional, ele será acrecentado ao montante que será a base para a sua apuração (cálculo por dentro), 

      • Seguro previsto = ((20.000,00 + 1.000,00) / (1 - 11%)) x 11% = 2.595,51



      Cálculo direto do seguro:

      Através do parâmetro MV_AVG0183 é possível mudar o comportamento do cálculo do seguro, passando a apurar pela aplicação direta do percentual sobre o total do processo.

      Exemplo:

      • Seguro previsto = (20.000,00 + 1.000,00)  x 11% = 2.310,00

      Desconto

      Quando é preço aberto é possível definir através do campo "Desc. Seg." (EE7_DESSEG) se o desconto informado será considerado na apuração do seguro.

      Quando for preço fechado, os valores dos itens somados aos valores das despesas internacionais, exceto o valor do seguro, irão compor a base a ser usada para apuração do seguro internacional previsto.

      Exemplo:

      • Total do Processo: 20.000,00
      • Frete: 1.000,00
      • Desconto: 500,00
      • Percentual de seguro: 10% + taxa de acréscimo = 10% x (1+10%) = 11%
      • Seguro previsto = (Total do Processo - Desconto) x 11%
      • Seguro previsto = (20.000,00 - 500,00)  x 11% = 2.145,00


      Nota

      Quando é preço fechado o desconto sempre será considerado na apuração do valor base para cálculo do seguro internacional previsto.

      Neste cenário os valores das despesas internacionais sempre estarão no Total do Processo. Sobre a formação de preço, consulte Formação do Preço Final dos Itens.


      Formação do Preço Final dos itens 


      O preço final do item será definido em função do tipo de calculo definido para o processo (Preço aberto ou fechado), dos valores de preço e quantidade negocidas, das despesas internacionais, dos descontos.

      A configuração de preço aberto ou fechado é definida pelo campo "Preço Ab." (EE7_PRECOA), disponível na aba "Financeiro" da capa do processo. Por padrão o processo é iniciado com a configuração "Preço aberto = Sim".

      Na definição do preço dos itens, todas as despesas terão o seu valor apurado para cada item do processo e o valor será o resultado do rateio do valor total da despesa de acordo com os critérios de rateio apresentados na seção anterior. As despesas sempre são rateadas entre todos os itens do processo, ou seja, sempre que uma despesa for lançada no processo haverá um valor proporcional desta despesa para cada item do processo, não havendo situações em que uma despesa incida sobre um produto mas não incida sobre outro.


      Após a formação de preço final dos itens, será possível observar dois valores totalizadores na tela de visualização/edição dos itens do processo, sendo:

      1. Total FOB: Irá sempre representar o valor do item sem as despesas
      2. Total Incoterm: Irá representar o valor total do item, considerando FOB + Despesas


      Abaixo apresentaremos a composição do preço final dos itens de acordo com cada critério de formação:

      Preço Aberto

      O preço aberto indica que o preço unitário negociado entre o exportador e o cliente representa somente o valor da mercadoria, ou seja, o usuário informou o "Valor FOB" no campo de preço do produto e o preço final ainda poderá ser acrescido do valor das despesas.

      Desta forma, o preço total na configuração de preço aberto será igual a:

      Preço Aberto = (Preço Unitário + Valor Unitário das Despesas) * Quantidade


      Exemplo:

      Valores base:

      • Quantidade: 1000
      • Unidade de Medida da Quantidade: UN
      • Preço Unitário: 10
      • Unidade de Medida do Preço: UN (Campo “U. M. Preço” em branco, assumindo a mesma unidade da quantidade)
      • Valor Unitário das Despesas: 1,50

      Resultados:

      • Preço FOB Unitário: 10 (Mesmo valor do Preço Unitário informado pelo usuário)
      • Total FOB: 1000 * 10 = 10.000
      • Total Incoterm: (10 + 1,50) * 1000 = 11.500


      Preço Fechado

      O preço fechado indica que o preço unitário negociado entre o exportador e o cliente representa o valor final negociado entre as partes, ou seja, o usuário informou o "Valor Incoterm" no campo de preço do produto e este não poderá ser acrescido do valor das despesas.

      Desta forma, o preço total na configuração de preço fechado será igual a:

      Preço Fechado = (Preço Unitário * Quantidade)


      Exemplo:

      Valores base:

      • Quantidade: 1000
      • Unidade de Medida da Quantidade: UN
      • Preço Unitário: 10
      • Unidade de Medida do Preço: UN (Campo “U. M. Preço” em branco, assumindo a mesma unidade da quantidade)
      • Valor Unitário das Despesas: 1,50

      Resultados:

      • Preço FOB Unitário: 8,50 (Preço Unitário informado pelo usuário subtraído o valor unitário das despesas)
      • Total FOB: 1000 * 8,50 = 8.500
      • Total Incoterm: (10 * 1000) = 10.000

      Aplicação de Descontos

      Após a definição do preço final de exportação, pode ser necessário aplicar descontos sobre os valores calculados. Neste caso, é possível trabalhar com três maneiras distintas de aplicação de descontos, sendo elas:


        Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0119 deve ser configurado com o conteúdo igual a "F" (padrão) e o parâmetro MV_AVG0085 deve ser configurado com o conteúdo igual a "F" (padrão)

        Configuração padrão do sistema, indica que o desconto será informado uma única vez, no campo "Desconto" (EE7_DESCON) da aba "Financeiro", localizado na capa do processo.

        Ao informar o desconto neste campo, o sistema irá efetuar o rateio do valor do desconto informado para cada item do processo, de acordo com as configurações de preço aberto ou fechado apresentadas abaixo:

        Preço Aberto:

        Ao utilizar preço aberto o desconto será abatido proporcionalmente do valor total e unitário do item.

        Preço Fechado:

        Neste caso, será observado do campo "Tp. Desconto" (EE7_TPDESC), disponível na aba "Financeiro" da capa do processo (somente quando o processo for do tipo preço fechado), para deteminar se o desconto será aplicado ou somente destacado, conforme abaixo:

        • Campo "Tp. Desconto" com o conteúdo igual a "Subtrai": Neste caso, o valor do desconto será subtraído do valor total dos itens e do processo.
        • Campo "Tp. Desconto" com o conteúdo igual a "Soma": Neste caso, o valor do desconto será somente destacado, ou seja, assume-se que ele já foi aplicado no preço fechado com o cliente final e somente precisá ser apresentado sem que o valor final seja alterado. Para isso, o valor será aplicado ao valor FOB mas não ao valor total.

        Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0119 deve ser configurado com o conteúdo igual a "T" e o parâmetro MV_AVG0085 deve ser configurado com o conteúdo igual a "F" (padrão)

        Semelhante ao cenário de desconto por processo, porém o valor do desconto é informado por item, ou seja, é possível informar valores de desconto distintos por item ou mesmo não informar desconto para algum dos itens.

        O valor do desconto de cada item deverá ser informado na própria tela de edição do item, no campo "Vl. Desconto" (EE8_VLDESC).

        Ao informar desconto para um item, seus valores totais serão calculados de acordo com as configurações de preço aberto ou fechado apresentadas abaixo, enquanto que o campo de desconto da capa do processo (Aba Financeiro) neste cenário não é editável e irá apresentar a soma dos valores de desconto informados nos itens:

        Preço Aberto:

        Ao utilizar preço aberto o desconto será abatido proporcionalmente do valor total e unitário do item.

        Preço Fechado:

        Neste caso, será observado do campo "Tp. Desconto" (EE7_TPDESC), disponível na aba "Financeiro" da capa do processo (somente quando o processo for do tipo preço fechado), para deteminar se o desconto será aplicado ou somente destacado, conforme abaixo:

        • Campo "Tp. Desconto" com o conteúdo igual a "Subtrai": Neste caso, o valor do desconto será subtraído do valor total dos itens e do processo.
        • Campo "Tp. Desconto" com o conteúdo igual a "Soma": Neste caso, o valor do desconto será somente destacado, ou seja, assume-se que ele já foi aplicado no preço fechado com o cliente final e somente precisá ser apresentado sem que o valor final seja alterado. Para isso, o valor será aplicado ao valor FOB mas não ao valor total.

        Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0085 deve ser configurado com o conteúdo igual a "T"

        Neste cenário, o sistema não irá aplicar o valor do desconto no valor dos itens, ou seja, o mesmo será somente subtraído do valor total do processo após a apuração dos valores dos itens.


        Definição do Preço de Faturamento

        Quando o Easy Export Control estiver integrado com o módulo de faturamento, ao incluir um Pedido de Exportação o sistema irá automaticamente criar um Pedido de Vendas, que será a base para o faturamento do processo.

        Nesta integração, o valor unitário dos itens do pedido sempre serão integrados a partir do valor FOB, ou seja, nos processos do tipo “Preço Aberto” será enviado o preço informado pelo usuário no item e nos processos “Preço Fechado” será enviado o preço informado pelo usuário subtraído o valor das despesas por item.

        Adicionalmente, os valores das despesas internacionais possuem algumas configurações distintas de integração com o faturamento, sendo elas:

          Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0196 deve ser configurado com o conteúdo igual a "F" (padrão)

          Neste cenário, nenhum dos valores previstos de despesas internacionais informados no Pedido de Exportação serão integrados com o módulo de faturamento. Desta forma, quando houverem valores aplicáveis de despesas para serem inseridas na nota fiscal, estes valores deverão ser informados diretamente no módulo de faturamento.

          Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0196 deve ser configurado com o conteúdo igual a "T"

          Ao parametrizar o sistema para integrar os valores das despesas internacionais a partir do Pedido de Exportação, o sistema irá preencher os seguintes campos do pedido de venda:

          • Frete (C5_FRETE): Será preenchido com a soma dos campos "Frete Prev." (EE7_FRPREV) e "Frete Adic" (EE7_FRPCOM).
          • Seguro (C5_SEGURO): Será preenchido com o valor do campo "Seguro Prev." (EE7_SEGPRE)
          • Despesa (C5_DESPESA): Será preenchido com o valor do campo "Desp. Interna" (EE7_DESPIN)

          Adicionalmente, caso o parâmetro MV_EEC0039 estiver ligado o valor do campo "Fre. Embut." (EE7_FREEMB) será somado ao campo "Frete" (C5_FRETE). Mais detalhes sobre o campo podem ser verificados na seção "Definição dos valores das despesas internacionais"


          Note que os valores são enviados somente na capa do processo (tabela SC5), sendo o rateio de valores definido de acordo com as regras padrão configuradas para o Faturamento, sem interferência do módulo de exportação.

          Neste cenário, o parâmetro MV_AVG0196 deve ser configurado com o conteúdo igual a "T" e o parâmetro MV_EEC0038 deve ser configurado com o conteúdo igual a "T"

          Com esta confiiguração, o sistema irá atualizar automaticamente os valores das despesas internacionais no momento da emissão da nota fiscal com base nos valores do embarque. Para isso, ao emitir a nota fiscal de um pedido de exportação o sistema irá verificar se já existe embarque criado para o pedido de exportação e irá atualizar os valores com base nas despesas internacionais, proporcionalizadas de acordo com a quantidade faturada.

          Caso exista mais de um embarque criado para o mesmo pedido de exportação, o sistema irá exibir uma tela possibilitando ao usuário selecionar o embarque que será utilziado como base para a atualização das despesas.


          Comissões 

          Caso o processo possua e comissões do tipo "A Deduzir da Fatura", o valor destas será deduzido do valor final do processo. Desta forma, o Total Líquido será igual ao total apurado conforme apresentado nas seções anteriores deste documento, subtraído do valor total de comissões configuradas com o tipo "A Deduzir da Fatura". Este comportamento somente ocorre com a utilização deste tipo de comissão visto que, nas demais, os valores são recebidos de maneira integral e pagos ao agente em processo a parte.