Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Ao incluir um item na rotina de Pedido de Exportação, para que se possa iniciar a composição dos preços do processo o usuário deverá informar:

  • Quantidade: Quantidade do produto que será exportado, informado no campo “Quantidade” (EE8_SLDINI).
  • Unidade de Medida da Quantidade: Por padrão, a quantidade é informada em “Unidades” (representado pela unidade de medida UN). Caso necessário, pode-se informar uma unidade de medida diferente, por exemplo, “Caixas”. Para isso, basta informar o código da unidade de medida no campo “U. M. Qtde” (EE8_UNIDAD).
  • Preço Unitário: Principal parâmetro para definição do preço, representa o preço base para cada unidade do produto, sendo registrado no campo “Preço Unit.” (EE8_PRECO).
  • Unidade de Medida do Preço: Por padrão o preço é informado na mesma unidade de medida da quantidade do produto, ou seja, se a quantidade do item foi informada em “Unidades”, o preço informado neste campo refere-se a cada unidade do produto. Porém, também é possível informar uma unidade de medida diferente utilizando o campo “U. M. Preço” (EE8_UNPRC). Se não for necessário informar uma unidade de medida diferente o campo deve ficar com o conteúdo em branco, indicando que o sistema deve respeitar a unidade de medida da quantidade.


De posse destas informações o sistema irá calcular o valor do “Total FOB” do item, que é apresentado no rodapé da tela de edição de itens e irá representar a multiplicação do Preço Unitário pela Quantidade do item. Porém, caso tenha sido informada uma unidade de medida diferente para o preço, será feita a conversão entre as unidades.

...

Os valores de despesas disponíveis para associação a um Pedido de Exportação são:

...


  • Frete Internacional: Informado no campo “Frete Prev.” (EE7_FRPREV)

...

  • Frete Interno: Informado no campo “Frete Adic.” (EE7_FRPCOM)

...

  • Seguro Internacional: Informado no campo “Seguro %” (EE7_SEGURO) ou “Seguro Prev” (EE7_SEGPRE), de acordo com o método escolhido no campo “Tipo Vl. Seguro” (EE7_TIPSEG), que possibilita definir se o seguro será informado em um valor fixo ou percentual.

...

  • Despesas Adicionais no Brasil: Informado no campo “Desp. Interna” (EE7_DESPIN)


Estas despesas internacionais deverão ser informadas de acordo com as regras da condição de venda escolhida, e devem sempre ser informadas em valores na mesma moeda do Pedido de Exportação. Todas as despesas serão submetidas aos mesmos tratamentos de formação de preços (apresentados nos próximos tópicos), não existindo tratamento diferenciado por despesa.

...

O preço final do item será definido em função do tipo de calculo definido para o processo (Preço aberto ou fechado) além das despesas informadas, sendo que para aplicação das despesas no processo de importação é importante a compreensão de alguns conceitos relacionados à tela de cadastro de itens, sendo:

a. Total FOB: Irá sempre representar o valor do item sem as despesas

b. Total Incoterm: Irá representar o valor total do item, considerando FOB + Despesas

, dos valores de preço e quantidade negocidas, das despesas internacionais e dos descontos.

A configuração de preço aberto ou fechado é definida pelo campo "Preço Ab." (EE7_PRECOA), disponível na aba "Financeiro" da capa do processo. Por padrão o processo é iniciado com a configuração "Preço aberto = Sim".

Na definição do preço dos itens, todas as despesas terão o seu valor apurado para cada item do processo e o valor será o resultado do rateio do valor total da despesa de acordo com os critérios de rateio apresentados na seção anteriorc. Valor das Despesas Internacionais: O valor das despesas por item é o resultado do rateio do valor das despesas informadas para o processo. As despesas sempre são rateadas entre todos os itens do processo, sem exceção, e seguindo os critérios de rateio que serão apresentados na seção “Despesas Internacionais”. É importante compreender que ou seja, sempre que uma despesa for lançada no processo haverá um valor proporcional desta despesa para cada item do processo., não havendo situações em que uma despesa incida sobre um produto mas não incida sobre outro.


Após a formação de preço final dos itens, será possível observar dois valores totalizadores na tela de visualização/edição dos itens do processo, sendo:

  1. Total FOB: Irá sempre representar o valor do item sem as despesas
  2. Total Incoterm: Irá representar o valor total do item, considerando FOB + Despesas


Abaixo apresentaremos a composição do preço final dos itens de acordo com cada critério de formação:

Preço Aberto

O preço aberto indica d. Preço Aberto: Indica que o preço unitário negociado entre o exportador e o cliente representa somente o valor da mercadoria, ou seja, o usuário informou o Valor FOB no campo de preço do produto e o preço final ainda poderá ser acrescido do valor das despesas.

e. Preço Fechado: Indica que o preço unitário negociado entre o exportador e o cliente representa o valor final negociado entre as partes, ou seja, o usuário informou o Valor Incoterm no campo de preço de preço do produto e este não poderá ser acrescido do valor das despesas.

Diante destes conceitos, a definição do preço final dos itens em processos com despesas internacionais informadas seguirá as dinâmicas apresentadas nos seguintes exemplos:

...

Desta forma, o preço total na configuração de preço aberto será igual a:

Informações
Preço Aberto = (Preço Unitário + Valor Unitário das Despesas) * Quantidade

...


Exemplo:

Valores baseParâmetros (dados informados pelo usuário):

  • Quantidade: 1000
  • Unidade de Medida da Quantidade: UN
  • Preço Unitário: 10
  • Unidade de Medida do Preço: UN (Campo “U. M. Preço” em branco, assumindo a mesma unidade da quantidade)
  • Valor Unitário das Despesas: 1,50

...

  • Preço FOB Unitário: 10 (Mesmo valor do Preço Unitário informado pelo usuário)
  • Total FOB: 1000 * 10 = 10.000
  • Total Incoterm: (10 + 1,50) * 1000 = 11.500


Preço Fechado

Indica que o preço unitário negociado entre o exportador e o cliente representa o valor final negociado entre as partes, ou seja, o usuário informou o Valor Incoterm no campo de preço de preço do produto e este não poderá ser acrescido do valor das despesas.

Preço Fechado: (Preço Unitário * Quantidade)

...