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  • Manual de Customização RM - Portal de Oficinas

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Expandir
titlePlano de Aula – web

Pré-Requisitos / Parametrizações
As salas devem estar criadas.
Descrição do Processo
A disponibilização do plano de aula para os professores será feita através do portal customizado onde neste teremos um atalho (um menu, botão, link) que os levará a lista (visão) dos registros de planos de aula. Ao acessar serão mostrados todos os planos de aula das disciplinas às quais o professor está/esteve associado.
O professor vigente de cada disciplina poderá manipular 'seus' planos de aulas (planos de aula cuja data da aula esteja dentro de seu período de vigência) mas poderá visualizar todos os planos de aulas (dos professores anteriores na disciplina).
A disponibilização do plano de aula aos alunos será feita através do portal customizado onde neste teremos um atalho (um menu, botão, link) que os levará a lista (visão) dos registros de planos de aula. Ao acessar serão mostrados apenas os planos de aula das disciplinas das salas da oficina das quais o aluno esteja matriculado. Neste caso serão apresentadas as informações básicas do plano de aula (data, dia da semana), 'Conteúdo/atividade prevista' (caso assinalado/marcado que o aluno possa visualizar) e a 'Tarefa de casa' referente ao plano de aula.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Planos de aulas.

Detalhamento do Processo
A visão de planos de aulas, apresentada ao professor quando este acessar tal opção de menu, contará com uma página/interface com uma visão (lista) com as salas das oficinas referentes aos planos de aula já gerados e que tem o professor logado como associado à disciplina.
Todas as salas das oficinas serão apresentadas 'colapsadas' (fechadas).

Ao expandi-las será apresentada a lista de disciplinas da respectiva sala da oficina. As disciplinas da lista serão apresentadas como um link (atalho) que, ao clicá-lo, levará o usuário a lista de planos de aula da disciplina clicada.
A visão de salas das oficinas sempre será apresentada com ordenação decrescente relativa aos campos Período letivo, bimestre/etapa (mais recente para menos recente). Nesta visão teremos as colunas de oficina, curso, período letivo, bimestre/etapa, turno, sala (local físico).


A partir da visão de planos de aula da disciplina será possível alterações em seus atributos desde que a data do plano de aula esteja dentro do período de vigência do professor na disciplina caso contrário ele poderá apenas visualizar o plano de aula.
Na visão de planos de aula, é apresentada ao usuário as disciplinas das salas em ordenação crescente com relação a data da aula.

A partir da visão (lista) de planos de aula teremos uma opção de edição do mesmo. Ao acionar esta opção uma página/interface de edição do plano de aula seja apresentada para que o professor proceda com a entrada de informações e/ou ajustes necessários.
Ao selecionar uma data e clicar em editar, serão exibidas as colunas: data da aula prevista, hora início, hora fim, professor, conteúdo/atividade prevista (pequeno resumo), conteúdo/atividade realizada (pequeno resumo), indicativo de reposição, data de aula realizada, indicativo de substituto, professor substituto e tarefas de casa (pequeno resumo).

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura.

Oficina, Unidade de ensino/Filial, Curso, Unidade de ensino, Período letivo, Bimestre (etapa), Turno

Estes campos serão apenas informativos, recuperados do registro de sala da oficina referente ao plano de aula (que se está editando), para auxiliar o usuário. Não serão passíveis de alteração;

Disponibilizar conteúdo/atividade prevista ao aluno

Campo do tipo caixa de marcação para indicar se, para o registro de plano de aula em questão, a informação cadastrada no campo 'Conteúdo previsto' poderá ser acessado/visualizado (somente leitura) para os demais alunos através do portal customizado (dashboard).

Disciplina

Campo que identifica de qual disciplina é o registro de plano de aula que se está editando. Via portal customizado este campo será somente leitura não sendo possível alteração pelo usuário.

Professor

Campo para identificar qual foi o professor que, pela primeira vez, preencheu o plano de aula. Este campo será valorado automaticamente, caso não esteja preenchido, quando um usuário professor (apenas se o usuário for professor) preencher editar/alterar o plano de aulas. Tal campo permanecerá somente leitura e não poderá ser alterado pelos usuários.

Sala (local físico), Data da aula (prevista), Dia da semana (descritivo), Hora início, Hora término

Campos informativos recuperados do registro de sala da oficina e/ou do plano de aula (que se está editando ou inserindo) para auxiliar o usuário. Não serão passíveis de alteração.

Conteúdo/Atividade prevista

Campo para ser informado, normalmente pelo professor responsável, a programação de conteúdos, atividades, avaliações ou outros sobre o que será abrangido na aula. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico);

Data realizado

Em qual data a aula, prevista para uma determinada data, realmente ocorreu para alguma particularidade de a aula não ter acontecido no dia previsto. Por padrão esta data estará preenchida com a data prevista da aula.

Conteúdo/Atividade realizada

Campo para ser informado, pelo professor que ministrou a aula (o professor responsável ou o substituto, o que efetivamente foi 'dado' e cobrado em sala de aula. Conteúdos, atividades, trabalhos, aproveitamento, local físico quando diferente da sala original entre outros. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico).

Reposição

Campo do tipo caixa de marcação (para indicar se a aula, relativo a este registro de plano de aula, se trata de uma aula de reposição.

Substituto

Campo do tipo caixa de marcação para indicar se a aula foi/será ministrada por um outro professor que não o professor previamente alocado para a disciplina. Ao marcar este campo então o campo de professor substituto será habilitado e de preenchimento obrigatório.

Professor substituto

Campo onde o usuário informará o professor substituto que lecionou ou lecionará a aula do registro de plano de aula. Será apresentada uma lista de lista de professores habilitados para a disciplina onde o usuário selecionará um destes. A lista de professores será filtrada também considerando apenas os professores da unidade de ensino/filial informado na sala (o qual o plano de aula está vinculado). Caso exista um único professor nas condições citadas, na unidade de ensino e habilitado para a disciplina, este professor será automaticamente atribuído a este campo quando o usuário marcar o campo indicativo de substituto (acima). Será de preenchimento obrigatório quando o indicativo de substituto (acima) estiver marcado.

Tarefas de casa

Campo para ser informado, pelo professor que ministrou a aula (o professor responsável ou o substituto), atividades previstas relativas à aula ou mesmo determinar atividades/tarefas a serem providenciadas pelos alunos. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico). Este campo sempre estará disponível para consulta pelo aluno.


OBS: Via planos de aula no portal customizado NÃO disponibilizaremos a opção de excluir e/ou incluir planos de aula. O professor poderá apenas preencher as informações dos planos de aula existentes.
Ao salvar o registro teremos a consistência de, caso o campo substituto esteja marcado, então o professor substituto deverá ser preenchido.


No caso de um aluno acessar o recurso de planos de aula serão apresentadas apenas as salas das oficinas das quais o aluno cursou e/ou está cursando. O acesso aos dados do plano de aula é idêntico ao citado acima, mas no caso dos alunos eles poderão somente consultar planos de aulas onde sempre será apresentado o campo de 'Tarefas de casa' e o campo 'Conteúdo/Atividade prevista' será apresentado caso o professor tenha assinalado para que o aluno possa visualizá-lo.



Ao clicar sobre uma disciplina, será visualizado os dias de aula.

Ao selecionar um dia e clicar em visualizar, será possível verificar as

Âncora
_GoBack
_GoBack
tarefas de casa atribuídas ao dia, cadastrados pelo professor no plano de aula.


No caso de um acesso realizado pelo aluno o campo 'Conteúdo/Atividade realizada' não será apresentado e o campo 'Conteúdo/Atividade prevista' apenas estará preenchido caso o plano de aula esteja assinalada para disponibilizar essa informação ao aluno.

Histórico de Atualização do Documento

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Autor

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Versão

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Descrição das Alterações

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Data da Alteração

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Andréa Lustosa

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1.0

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Criação do Manual

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23/12/2015