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  • Manual de Customização RM - Portal de Oficinas

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titleProcesso Gerar rotas de aprendizagem da Oficina - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
Apenas será permitido executar este processo para oficinas que estejam com a situação/status 'FINALIZADA' e ativas.
Desrição do Processo
As rotas são uma espécie de planejamento de atividades para uma melhor aprendizagem e absorção dos conhecimentos a serem abordados pelas oficinas. Uma rota pode ser disciplinar ou interdisciplinar mas terá apenas um professor responsável.
O processo de criação (ou geração) das rotas é um facilitador de maneira que, após executá-lo, a rota com seus dados básicos, dados de identificação e de conteúdos já estejam criados e os respectivos professores responsáveis o acessarão para completá-los com relação aos registros de ações/atividades.
Este processo está disponibilizado no cadastro de oficinas sob o nome 'Gerar rotas de aprendizagem' onde o acesso (acionamento do processo) será provido por um atalho (botão, link) na visão do registro de oficina. Com relação à segurança, este processo será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Gerar rotas de aprendizagem.


Detalhamento do Processo
O usuário acessa o cadastro de oficinas, seleciona a oficina para a qual deseja inserir rotas. Com a oficina selecionada clica em gerar rotas de aprendizagem.
Uma página/interface será apresentada para que o usuário defina algumas informações básicas sobre as rotas a serem criadas: Quantidade de rotas a serem criadas, Unidade de ensino/Filial, Disciplinas, Professor Responsável, Número de registro de Ações, Copiar Conteúdo, Período Letivo, Bimestre/Etapa, Prazo de entrega, Prazo de aprovação.



Após esta parametrização, o processo será executado criando os registros de rotas com os dados informados (e os registros de ações relacionadas à rota). Ao final do processo será apresentado um log com informações de sucesso, alertas e/ou erros.


Nesta página teremos os seguintes campos e suas particularidades/regras:

Campo

Descrição

Oficina

Campo para a seleção da oficina da qual as rotas serão criadas (oficinas ativas e que estejam finalizadas).

Desafio proposto

Campo informativo com o texto 'Desafio proposto' da oficina selecionada acima.

Unidade de ensino/Filial

Este campo já estará preenchido com a unidade de ensino/filial em que o usuário está logado (do contexto). Estarão disponíveis, para o usuário selecionar, apenas as unidades de ensino/filiais da coligada logada (do contexto) cadastradas no SGE e que o usuário tenha acesso.


O usuário poderá manipular esta lista (incluir/remover rotas) conforme desejado e serão criadas tantas rotas quantos forem os itens desta lista. Os campos e as regras são as que seguem a seguir:

Campo

Descrição

Disciplinas

Campo onde o usuário deverá informar as várias disciplinas, uma vez que as rotas poderão ser interdisciplinares, as quais a rota se destina. A lista das disciplinas possíveis para seleção serão as disciplinas da matriz curricular de uma das séries assinaladas na oficina a qual a rota se refere. Na lista de disciplinas para a seleção serão removidas as disciplinas já informadas entre as rotas de mesmo período letivo e bimestre/etapa (da lista que se está montado no momento) bem como removidas as disciplinas já informadas considerando os registros 'Ativos' e de mesmo período letivo e bimestre/etapa.

Professor responsável

Campo a ser valorado a partir de uma seleção de um dos professores da unidade de ensino/filial informada filtrado também pelas disciplinas informadas na rota.

Professores habilitados

Atalho (botão/link) para apresentar a lista de professores habilitados às disciplinas da rota (conforme definidos no TOTVS Educacional). Esta lista/visão será meramente informativa (para fins de consulta) não permitindo qualquer alteração.

Prazo de entrega

Campo do tipo data para identificar 'quando' a rota deverá estar, no mínimo, com a situação/status 'FINALIZADA' ou 'FINALIZADA/AJUSTES' (aguardando aprovação). Esta data deverá ser, no máximo, um determinado número de dias após o início do bimestre/etapa (bimestre informado na rota). O número de dias será de acordo com o parametrizado.

Prazo de aprovação

Campo do tipo data para determinar 'quando' a rota deverá ser analisada e 'aprovada' (passar pelo processo de aprovação e em uma das situações/status pós processo de aprovação). Esta data deverá ser um número de dias após o prazo de entrega da rota. O número de dias será o de acordo com o parametrizado.

Número de registros de ações

Campo para indicar quantos registros de ações ('Ações de pesquisa e estudo' e 'Instrumentos avaliativos') serão criados automaticamente para a rota. Os números mínimos de registros deste tipo são parametrizáveis, então ao inserir uma rota na lista este campo virá preenchido com o valor definido no parâmetro. Este campo aceitará valores inteiros maiores ou igual ao valor parametrizado.



ATENÇÃO: os registros serão criados mas o processo não atribuirá valores a seus campos sendo necessário que o professor responsável acesse/edite a rota, após a criação da rota por este processo, e informe valores a tais registros de ações.

Campo

Descrição

Copiar conteúdos da oficina

Campo do tipo caixa de marcação (CheckBox) cujo objetivo é indicar se, para a rota a ser criada pelo processo, também será gerada na rota (copiada da oficina) a associação de conteúdos. Por padrão, ao se inserir uma rota na lista de rotas a serem criadas pelo processo, este campo virá marcado.

Wiki Markup
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*_ATENÇÃO{*}: a marcação deste campo implica que TODOS os conteúdos_ _associados à oficina serão copiados à rota (onde o professor responsável poderá – caso lhe seja permitido \[permissão no processo de associar/desassociar conteúdos às rotas\] – alterá-los conforme desejado/planejado)._
\\

Campo

Descrição

Período letivo

Campo para indicar de qual período letivo será a rota. Por padrão virá preenchido com o período letivo correspondente ao ano corrente (data atual) mas será possível que o usuário selecione um outro período onde a lista para seleção serão os períodos letivos cadastrados no TOTVS Educacional – SGE.

Bimestre/Etapa

Campo para indicar de qual bimestre/etapa será a rota. Por padrão virá preenchido com o bimestre/etapa correspondente ao mês corrente (data atual) de acordo com as datas de início/fim das etapas cadastradas (em Modelo de etapas da matriz) no TOTVS Educacional – SGE. Será permitido ao usuário efetuar a seleção de um bimestre/etapa diferente e a lista para seleção será a partir dos registros de etapas, cadastradas no TOTVS Educacional – SGE, filtradas pelo período letivo informado anteriormente.


Todos os campos são de preenchimento obrigatório e o atalho (botão) para executar o processo será habilitado apenas se esta restrição for cumprida.
Antes da execução do processo, será feita uma consistência para averiguar se há disciplinas em comum entre os itens da lista em si e, entre os itens da lista e os registros 'Ativos' de rota (já gravados no banco de dados) para a oficina informada observando registros de mesmo período letivo e mesmo bimestre/etapa. Caso exista alguma interseção então o processo será interrompido a uma mensagem explicativa apresentada ao usuário.

Os procedimentos a serem executados pelo processo, para cada item da lista de rotas, são os listados a seguir:

    • Criação de um novo registro de rota obedecendo os valores padrão de novo registro definidos no cadastro de rotas;
    • Situação/Status será valorado como 'EM CONSTRUÇÃO';
    • Versão da rota será valorado como 'ORIGINAL';
    • Campos do novo registro receberão os respectivos campos definidos no processo e/ou campos do item (rota) da lista de rotas que se está processando;
    • Gravação do registro;
    • Criação dos registros de ações tantos quantos forem o valor informado em 'Número de registros de ações'. Os campos destes registros não serão valorados;
    • Caso o indicativo 'Copiar conteúdos da oficina' (referente ao item (rota) que se está processando) tiver marcado então o conjunto de conteúdos definidos para a oficina serão copiados e também relacionados a rota recém-criada.

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titleProfessores das disciplinas da sala da oficina - web

Wiki Markup
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<span style="color: #009abd"><strong>Pré-Requisitos / Parametrizações</strong></span>
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As salas devem estar criadas.
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<span style="color: #009abd"><strong>Descrição do Processo</strong></span>
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Para cada sala da oficina teremos as disciplinas de acordo com a matriz curricular de uma das séries assinaladas/marcadas na sala. Para cada disciplina é necessário definir os professores que ministrarão tais disciplinas e em qual período (data início e data fim) esta definição será válida. Será a partir destas informações que teremos uma melhor elaboração dos horários, confecção e preenchimento dos planos de aulas.
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Vale lembrar que os professores são por unidade de ensino (Filial) e, apesar de poder existir mais de um professor habilitado para mesma disciplina, na sala da oficina disponibilizaremos a opção de poder associar apenas um professor por disciplina (que poderá ser o mesmo para diferentes disciplinas) para um mesmo intervalo de datas, desde que o professor seja um professor habilitado para a disciplina.
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Conforme já descrito, as funcionalidades de criação de ofertas (Req. 34 – Manutenção de ofertas \[Salas das oficinas\]) e/ou o processo de Programação de ofertas (Req. 25 – Processo Programar ofertas das oficinas) já criarão os registros de disciplinas, então neste cadastro apenas será possível a inclusão de disciplinas x professores desde que não gere uma interseção (observando o período de datas de início/fim) entre uma mesma disciplina x professor já definida (cadastradas). 
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O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Salas | Cadastro de Salas / Professores
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!worddav796913396216c5e11caa8b125ddb19cd.png|height=252,width=606!
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<span style="color: #009abd"><strong>Detalhamento do Processo</strong></span>
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Ao acessá-lo será apresentado uma visão com os registros cadastrados de disciplinas x professores e as únicas operações possíveis serão a inclusão e/ou alteração. Uma vez que neste cadastro já existirão as disciplinas da sala da oficina, a operação para associar os professores às disciplinas será realizada através do usuário editar o registro, selecionar o professor e/ou atribuir o período de datas (início e fim) no qual o professor será responsável pela disciplina e salvar o registro. Para a operação de inclusão será necessário que o usuário informe a disciplina, selecione o professor e defina o período de datas (início e fim).
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!worddav55a62df47c295b164499cf835d225fc4.png|height=336,width=596!
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Ao editar o registro será apresentado ao usuário uma página/interface com os seguintes campos e suas regras de preenchimento:
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Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, de preenchimento automático pela funcionalidade e não poderá ser alterado pelo usuário.

Identificador da sala da oficina

Campo inteiro de preenchimento automático pela funcionalidade. Conterá o identificador da sala da oficina a que se refere a associação professor x disciplina. Este é o campo que vincula o registro a sala da oficina.

Disciplina

Campo de preenchimento automático pela funcionalidade que identifica a qual disciplina (no SGE) se refere a associação professor x disciplina. Na interface de edição será apresentado o nome da disciplina apenas para leitura/visualização, isto é, não poderá ser alterado.

Professor

Campo onde o usuário selecionará um professor de uma lista de professores habilitados para a disciplina definida. A lista de professores também será filtrada considerando apenas os professores da unidade de ensino/filial informado na sala da oficina. Caso exista um único professor nas condições citadas, na unidade de ensino e habilitado para a disciplina, este professor será automaticamente atribuído ao campo ao usuário editar o registro. Neste caso bastará ao usuário salvar o registro.

Período do professor

Esta seção será composta por dois campos do tipo data e representarão a data inicial e data final em que o professor associado à disciplina será o responsável por ministrá-la bem como o preenchimento do plano de aula. A data informada para o início deverá ser menor que a data final e ambas datas deverão estar dentro do período definido para o bimestre/etapa da sala da oficina. A data final não é de preenchimento obrigatório mas esta particularidade implica que tal professor será responsável pela disciplina até o final do bimestre/etapa ou até que este campo de data final seja alterado.

Wiki Markup
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Os campos obrigatórios deste cadastro serão a disciplina, professor e data início.
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!worddavbbbc138ecf78a4f5818bd75d57b81ef0.png|height=330,width=604!
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!worddav2e0d34effee623abc92fe0bd1acd647d.png|height=238,width=598!
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Haverá uma consistência ao salvar o registro de maneira a não permitir que, para uma mesma disciplina, tenhamos interseção do período de datas (similar a não permitir dois professores a uma mesma disciplina para mesmo dia). Caso esta validação não seja atendida então o sistema não permitirá salvar o registro de associação de professor à disciplina para o determinado período.  
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O acesso a este cadastro (que é um cadastro detalhe da Manutenção de ofertas \[Salas das oficinas\]) será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.
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*_ATENÇÃO{*}: Caso a instituição proceda com a troca de um professor durante o período (bimestre/etapa) da sala da oficina então é importante, +manualmente{+}, criar a associação de disciplina x professor neste cadastro (lembrar de antes alterar o período de vigência do professor anterior e então sim informar a vigência deste novo professor)._

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titleHorários - win

Pré-Requisitos / Parametrizações
É necessário que o cadastro de turno/horário do Educacional esteja devidamente preenchido.
Descrição do Processo
O horário, em resumo, visa determinar (ou cadastrar) o dia e horário de cada aula para as disciplinas cadastradas.
A oferta da disciplina é realizada através da sala da oficina e é nesta que temos as definições de período letivo, bimestre/etapa, turno, alunos matriculados, equipe, frequência, avaliações e, principalmente para o controle de horário, os professores que lecionarão em tal sala da oficina. Partindo deste modelo temos o cadastro de horários que será vinculado (relacionado) à sala da oficina. Neste cadastro o usuário terá a possibilidade de manipular (incluir, excluir, editar) os horários para as salas das oficinas.
O cadastro de horários será disponibilizado no menu 'TOTVS Educacional | Customização | Gestão de Oficinas | Salas/ Anexo: Horários. Nesta opção serão listadas as salas das oficinas cadastradas e seus horários serão apresentados através do anexo 'Horários'. Nesta tela o usuário poderá incluir, excluir ou editar os registros de horário(s) das salas.


Importante: O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.
Detalhamento do Processo
Ao acessar o anexo de horários será apresentado uma visão com os horários já cadastrados para a sala da oficina (posicionada na visão de 'Salas das oficinas'). A visão de horários irá apresentar colunas de dia da semana do horário, hora início, hora fim, disciplina, professor.

O usuário poderá excluir um ou mais horários selecionando os registros e acionando o botão de excluir.
A edição de um registro de horário ocorrerá posicionando um registro de horário e clicando no botão de editar (ou um duplo-clique no registro a ser editado). Isso fará com que a interface de edição do registro seja apresentada para que o usuário efetue os ajustes necessários.

Importante: As disciplinas exibidas para inserção, serão as disciplinas da matriz.
Serão exibidos somente professores que possuem em seu cadastro a autorização para ministrar a disciplina selecionada.
Para a inserção de um novo registro, um novo horário, bastará clicar no botão de inserir. Esta ação fará com que seja apresentada a interface de edição com todos os campos em 'branco' (não valorados) para o preenchimento dos valores dos campos.

A interface de edição será composta pelos campos abaixo onde também seguem as respectivas regras de preenchimento:

Campo

Descrição

Oficina, Unidade de ensino/Filial, Curso, Nome da sala da oficina, Sala, Período letivo, Bimestre (etapa), Turno

Estes campos serão apenas informativos, recuperados do registro da sala da oficina referente ao horário (que se está editando ou inserindo), para auxiliar o usuário. Não são passíveis de alteração.

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Horário

Este campo será composto por dia da semana (descritivo), hora inicial e hora final onde ambos três valores serão valorados pela seleção de um horário cadastrado no SGE (cadastro de horários do turno). A lista de horários, para o usuário selecionar um deles, será filtrado pela unidade de ensino e pelo turno informados na sala. Campo de preenchimento obrigatório.

Disciplina

Campo para manter de qual disciplina é o horário. Será de preenchimento por parte do usuário a partir da seleção de uma das disciplinas da matriz curricular de uma das séries do curso definido na sala da oficina. Campo de preenchimento obrigatório.

Professor

Campo onde o usuário selecionará um professor de uma lista de professores habilitados para a disciplina definida no horário. A lista de professores também será filtrada considerando apenas os professores da unidade de ensino/filial informado na sala da oficina.
Caso exista um único professor nas condições citadas, na unidade de ensino e habilitado para a disciplina, este professor será automaticamente atribuído ao campo ao usuário selecionar a disciplina.


Ao salvar o registro será realizada as seguintes consistências:

  • Preenchimento dos campos obrigatórios: 'Horário' e 'Disciplina';
  • Horário selecionado não consta em outro horário da mesma sala da oficina.


Caso qualquer uma das consistências acima não seja atendida então não será permitido gravar o horário e uma mensagem explicativa será apresentada ao usuário.


ATENÇÃO:

  1. Não haverá qualquer consistência no quesito de conflito/choque de horários de professores entre salas das oficinas, isto é, caso tenha sido informado o mesmo professor em mesmos horários em diferentes salas das oficinas a solução customizada não acusará este problema;


  1. A geração dos horários (alocando professor e disciplinas) gerenciando choques/conflitos será realizada por outra a ferramenta (Urânia conforme cliente) que posteriormente será digitado no cadastro de horários da solução customizada;


  1. Caso a atribuição de um professor a um horário/disciplina seja alterada atribuindo-se outro professor ao horário/disciplina (por uma licença, afastamento, demissão, entre outros) não teremos um automatismo para alteração do professor nos planos de aula nem tão pouco um automatismo de cadastrar o novo professor entre os professores da sala da oficina para a disciplina em questão (inclusive ajustando as datas de vigência início/fim). Estes ajustes deverão ser realizados manualmente pelo usuário (ou por um usuário que possua permissão no perfil para tal).


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