Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabs1 - Pré Requisitos,2 - Parametrização, 3 - Sobre a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço,4 - Procedimento de Utilização
idspasso1,passo2,passo3,passo4
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1
  • Deve ser realizada a instalação do Certificado Digital tipo A1. No momento da instalação deve ser marcado a opção (Marcar esta chave como exportável)

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

O sistema SARA só será capaz de se comunicar com a prefeitura através do Web Service caso a parametrização estiver correta.

  • NFE_CIDADE - Parâmetro que indica qual o Lay-Out de NFS eletrônica para a respectiva Cidade (1-São Paulo / 3-Campinas).
  • NUMERO_SERIE_CERTIFICADO_NFSE: Permite a parametrização do número de serie do certificado usado para envio da Nota Fiscal Eletrônica de serviço.
  • QTDE_RPS_POR_LOTE: QUANTIDADE DE RPS QUE PODE SER ENVIADO POR LOTE.
  • DIRETORIO_INTERFACE_NFELETRONICA: DIRETORIO DE GRAVACAO DOS ARQUIVOS GERADOS PARA ENVIO DE NOTA FISCAL ELETRONICA
  • COD_MUNICIPIO_IBGE_UNIDADE: CÓDIGO MUNICIO IBGE.
  • CODIGO_CNAE_PRESTADOR: CODIGO DA ATIVIDADE DO PRESTADOR DE SERVICO LIBERADO PELA PREFEITURA
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços.
Para os contribuintes que emitem uma grande quantidade de notas, foi criado o Regime Especial de entrega em lote, no qual o contribuinte pode emitir Registros Provisórios de Serviços(RPS) através de seus próprios sistemas e estes em um determinado momento, serão convertidos em notas fiscais. Para converter estes RPS em NFS-e o sistema do contribuinte deve se conectar ao Web Service da prefeitura e enviar as informações de RPS gerados no formato XML, gerando um lote de entrega.
O Recibo Provisório de Serviços (RPS) é um documento que deverá ser usado por emitentes da NFS-e no eventual impedimento da emissão “on-line” da Nota. Também poderá ser utilizado pelos prestadores sujeitos à emissão de grande quantidade de NFS-e (exemplo: estacionamentos). Nesse caso, o prestador emitirá o RPS para cada transação e providenciará sua conversão em NFS-e mediante o envio de lotes (processamento em lote). 

Existem duas metodologias de Web Services que as empresas terceirizadas das prefeituras podem adotar como forma de recebimento e tratamento das informações:

  • Modo Síncrono: No processamento síncrono, o retorno ocorre em tempo de execução, ou seja, ao enviar um RPS, você receberá na mesma conexão com o Web Service o resultado do processamento deste documento, que pode ser tanto autorizado, como uma rejeição por exemplo. Pode ocorrer da empresa estar configurada para processamento síncrono no InvoiCy, mas a prefeitura trabalhar apenas no método assíncrono. Nesse caso, quando o ERP enviar um RPS ao InvoiCy, vamos imediatamente enviá-lo para a prefeitura e retornar à você o resultado deste envio, que poderá ser “Em processamento”, caso ela trabalhe de forma assíncrona. Já se a prefeitura também trabalhar no método síncrono, seu ERP já receberá o resultado do processamento do RPS enviado, que poderá ser autorizado ou rejeitado. Ex. Prefeitura de São Paulo
  • Modo Assíncrono: Já no processamento assíncrono, você receberá apenas uma confirmação de recebimento do documento e deverá efetuar uma consulta mais tarde para obter o resultado do processamento deste documento enviado. Neste caso, a prefeitura não valida o RPS na hora de seu recebimento, mas sim, a cada “X” minutos. O mesmo vale para a comunicação assíncrona entre seu ERP e o InvoiCy. Se a empresa assim estiver configurada, o ERP apenas receberá o status 105, acusando o recebimento do mesmo para posterior processamento. O InvoiCy então não enviará o RPS na hora para a prefeitura e manterá o documento em uma fila de processamento, que mais tarde, será enviado. Caberá ao ERP então, efetuar a consulta deste documento ou do lote enviado, para obter o status deste processamento quando ele ocorrer. Ex. Prefeitura de Campinas.
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso4

Gerando uma Nota Fiscal no SARA:

Realizando a integração com a Prefeitura:

Na tela de Geração de Arquivo de NF-Eletrônica, existem duas opções de envio:

  • Pendentes: Marcando esta opção iram retornar todas as Notas Fiscais do SARA que estão pendentes para envio para a prefeitura
  • Canceladas: Marcando esta opção iram retornar todas as Notas Fiscais já integradas com a prefeitura e que foram Canceladas no SARA.

Enviando Notas Fiscais "Pendentes":


Arquivo Gerado:

Arquivo de Retorno da Prefeitura:


  • Na aba "Arquivos Gerados" é possível consultar os arquivos gerados e transmitidos para a prefeitura.

  • Na aba "Consultas NFSE" é possível visualizar as informações dos arquivos consultados na aba anterior. No Grid constam todas as Notas, RPS bem como os números das NFEs geradas pela Prefeitura.



...