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Deck of Cards
idIntroducao
Card
labelIntrodução


Incluir Página
Introdução
Introdução


Card
labelInformações Técnicas


Incluir Página
Informações técnicas
Informações técnicas


Card
labelMeu primeiro acesso

Inicializando o aplicativo Minhas Aprovações


Pressionando o ícone do aplicativo na visão do aparelho móvel, teremos acesso a tela Minhas Aprovações,


Para realizar a primeira configuração de acesso acesso a opção Configurações 





Ao clicar em Configurações será exibida uma tela de inicio de configuração , nela será possível escolher a forma de se configurar o aplicativo.




Para realizar a primeira configuração de acesso poderemos escanear o QR Code, na opção "Configurar com o QRCode" ou a  outra opção manual, "Não Tenho o QRCode, e agora?" caso não possua o QR Code disponível


Configurar com o QRCode

Realizar a leitura do QR Code que será disponibilizado no TOTVS Aprovações e Atendimento / Meus Atendimentos / CódigoQR APP


Não Tenho o QRCode, e agora?

Caso não possua acesso ao QR Code, pode-se realizar a configuração manualmente, inserindo a URL de acesso ao Portal do Cliente como mostra a imagem abaixo.



  • Ao clicar em Concluir, após o preenchimento da URL corretamente, ou caso a configuração tenha sido feita via QRCode, o usuário será direcionado para a tela de login onde deverá informar o usuário e a senha de acesso.  O campo Lembra senha caso seja ativado, após realizar o primeiro Login, os próximos serão feitos automaticamente.


  • Depois que a configuração do QRCode for feita, é possível passa-la de um aparelho para outro acessando as configurações novamente.



Card
labelFluxo Simplificado
titleFluxo Simplificado

Com objetivo de agilizar o processo de aprovação de usuários foi disponibilizado um parâmetro para que o sistema identifique automaticamente as etapas de aprovação e reprovação.


Abaixo será demonstrado a diferença da utilização de tal configuração em dois tipos de atendimentos diferentes.

1 - (Sem a configuração) - Neste caso todos os fluxos possíveis são exibidos ao usuário aprovador.





2 - (Com todas as etapas de aprovação e reprovação definidas) Ao informar a finalidade nas etapas:



3 - Se a etapa do Tipo de Atendimento estiver com o Grupo de atendentes preenchido e Mostrar atendentes do grupo marcado, após avançar etapa 

o campo de Atendentes do grupo será exibido trazendo todos os Atendentes do grupo.


Neste caso, é possível perceber que o fluxo de aprovação é bem simples e ocorre diretamente sem a necessidade de preenchimento de informações.

Obs: Se mais de uma etapa for definida como aprovação neste caso a tela sera exibida ao usuário para definição do fluxo de avanço.


Como configurar as etapas:


1- Editar as etapas de Aprovação e informar a finalidade aprovação na aba Configurações do aplicativo Minhas Aprovações.






2- Editar as etapas de reprovação e informar a finalidade reprovação na aba Configurações do aplicativo Minhas Aprovações.




Card
labelDados para Aprovação

Nos Dados para Aprovação, o usuário poderá visualizar os dados detalhados da tarefa que está sendo aprovada.

A demonstração destes dados ocorrerá através dos relatórios que estiverem configurados no cadastro do respectivo tipo do atendimento do TOTVS Aprovações e Atendimento.

Os relatórios são parametrizados no tipo de atendimento, sendo cada modelo de relatório associado a uma etapa do tipo de atendimento, ou seja, para um mesmo tipo de atendimento podem ser configurados vários modelos de relatório conforme a etapa do fluxo em que o atendimento se encontra.

Caso em todas as etapas vá ser utilizado o mesmo relatório, basta informá-lo apenas na primeira etapa, senão em cada etapa deve ser informado o respectivo relatório. A parametrização dos relatórios é realizada nos tipos de atendimento no anexo etapas do atendimento na aba Configuração do aplicativo 'Minhas Aprovações'.


Anexo Etapa do atendimento

Para atendimentos gerados a partir de movimentação no TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento foram disponibilizados os relatórios CRMREL0010 - WorkFlow Minhas Aprovações - Movimento CRMREL0001 - Dados para aprovação - Movimento. Ambos os relatórios exibem dados dos movimentos incluídos e o fluxo para aprovação gerado no atendimento, e diferem no formato.

Para atendimentos gerados a partir dos contratos no TOTVS Obras e Projetos foi disponibilizado o relatório CRMREL0011 - WorkFlow Minhas Aprovações - Contratos CRMREL0002 - Dados para Aprovação - Contrato. Os relatórios exibem as informações dos contratos e dos itens/objetos associados a ele.

Para atendimentos gerados a partir de Requisições de Aumento de Quadro do TOTVS Gestão de Pessoas, foi disponibilizado os relatórios CRMREL0014 - WorkFlow Minhas Aprovações - Requisição de Aumento de Quadro CRMREL0003 - Dados para aprovação - Requisição de Aumento de Quadro, que trazem as informações e competências necessárias para atender a  requisição que deu origem à tarefa.

Para atendimentos gerados a partir de Requisições de Desligamento do TOTVS Gestão de Pessoas, foram disponibilizados os relatórios CRMREL0012 - WorkFlow Minhas Aprovações - Requisições de Desligamento CRMREL0004 - Dados para aprovação - Requisição de Desligamento, ambos trazem as informações e competências necessárias para atender a requisição que deu origem à tarefa. 

Para atendimentos gerados a partir de uma Requisição de Alteração de dados funcionais do TOTVS Gestão de Pessoas, foram disponibilizados os relatórios CRMREL0013 - WorkFlow Minhas Aprovações - Alteração de Dados Funcionais ou CRMREL0005 - Dados para aprovação - Alteração de Dados Funcionais, que trazem as informações referentes ao tipo de requisição de alteração de função. Eles diferem apenas no formato, pois o primeiro foi desenvolvido para visualização em celular e o segundo em formato A4, respectivamente.

Foi disponibilizado também entre os objetos gerenciais, o relatório CRMREL0006 - Workflow Minhas Aprovações - Pedido de Material, que traz as informações referentes as requisições de materiais incluídas a partir do TOTVS Obras e Projetos.

Para atendimentos gerados a partir de adiantamentos do contrato, foi disponibilizado o relatório CRMREL0007 - Workflow Minhas Aprovações - Adiantamento , que traz as informações referentes ao adiantamento de contratos incluídos no TOTVS Obras e Projetos. 

O relatório CRMREL0008 - Workflow Minhas Aprovações - Liberação de Período, traz as informações (medições, deduções e retenções ) referentes ao período liberado dos contratos incluídos no TOTVS Obras e Projetos.

Foi disponibilizado também utilizando um modelo diferente de lista entre os objetos gerenciais, o relatório CRMREL0009 - Workflow Minhas Aprovações - Liberação de Período, mantendo o formato do Boletim de medição, que também traz as informações (medições, deduções e retenções ) referentes ao período liberado de contratos incluídos no TOTVS Obras e Projetos.

Com o relatório corretamente parametrizado, na geração do atendimento, será gerado o relatório em arquivo pdf no anexo do atendimento em Arquivos anexos do atendimento e pode ser visualizado no Aplicativo Minhas Aprovações e ao clicar no botão Carregar documento.




Para visualizar a geração de relatórios no aplicativo Minhas Aprovações, deve-se acessar o atendimento gerado no aplicativo e selecionar Dados para aprovação ou os Anexos do atendimento.



Abaixo os modelos dos relatórios citados acima e disponíveis no book:


  • CRMREL0010 - WorkFlow Minhas Aprovações - Movimento 



  • CRMREL0001 - Dados para aprovação - Movimento


     


  • CRMREL0011 - WorkFlow Minhas Aprovações - Contratos

Contrato de Serviço:

      

Contrato de Insumo:

      


  • CRMREL0002 - Dados para aprovação - Contrato


     


  • CRMREL0014 - WorkFlow Minhas Aprovações - Requisição de Aumento de Quadro


       


  • CRMREL0003 - Dados para aprovação - Requisição de Aumento de Quadro


     


  • CRMREL0012 - WorkFlow Minhas Aprovações - Requisições de Desligamento


   


  • CRMREL0004 - Dados para aprovação - Requisição de Desligamento


     


  • CRMREL0013 - WorkFlow Minhas Aprovações - Alteração de Dados Funcionais


     


  • CRMREL0005 - Alteração de Dados Funcionais


     


  • CRMREL0006 - Workflow Minhas Aprovações - Pedido de Material

     

       


  • CRMREL0007 - WorkFlow Minhas Aprovações - Adiantamentos


    


  • CRMREL0008 - Workflow Minhas Aprovações - Liberação de Período

Contrato de serviço:

            

Contrato de Insumo:

            


  • CRMREL0009 - Workflow Minhas Aprovações - Liberação de Período






Criando relatórios personalizados.

É possível criar seus próprios relatórios com dados que se adeguem melhor a sua realidade, para isso, o relatório deve ter uma sentença SQL com a tabela HATENDIMENTOBASE como fonte de dados, essa sentença deve ser filtrada pela chave primária da tabela HATENDIMENTOBASE, que é composta por CODCOLIGADA, CODLOCAL e CODATENDIMENTO, além disso, devem ser incluídos parâmetros nesse relatório para cada um dos campos que compõe a chave, ou seja, CODCOLIGADA, CODLOCAL, CODATENDIMENTO, os 3 parâmetros devem ser do tipo inteiro. Segue abaixo um exemplo de como seria a sentença SQL e os parâmetros do relatório:


Sentença SQL:

SELECT * FROM HATENDIMENTOBASE (NOLOCK) 

              WHERE CODCOLIGADA       = :CODCOLIGADA 

              AND     CODLOCAL              = :CODLOCAL 

              AND    CODATENDIMENTO = :CODATENDIMENTO


Dessa forma, é possível usar qualquer campo da tabela de atendimento no relatório, bastando pra isso substituir o * pelos campos desejados, também é possível usar outras tabelas desde que tenham alguma ligação com a tabela de atendimentos, o que ocorre nas integrações.

Abaixo, como os parâmetros devem ser incluídos no relatório:



Card
labelPersonalizando o Assunto da Tarefa


Segue abaixo um exemplo de duas tarefas, uma criada com uma fórmula de personalização do assunto (código 331) e outra com o texto padrão (Nome do Tipo de Atendimento) 

Tarefa de código 331 com personalização.

Tarefa de código 330 sem personalização.



O uso de fórmula para definir o repasse de uma etapa, é uma ferramente poderosa e de comum uso no sistema TOTVS Aprovações e Atendimento, da mesma forma, essa ferramenta também pode ser usada no aplicativo Minhas aprovações, segue abaixo alguns exemplos uteis:


Fórmula para alterar o assunto (ou outro campo) do atendimento

Para isso, os seguintes passos devem ser seguidos:

1 - Criar 3 funções de fórmula conforme imagens abaixo:





2 - Criar uma sentença SQL que traga as informações desejadas, ela deve conter a tabela HATENDIMENTOBASE filtrada pelas formulas anteriores, essa SQL pode conter qualquer tabela relacionada com a atendimentos, nesse exemplo, iremos acrescentar o id do movimento ao assunto:

SELECT TMOV.IDMOV 
FROM HATENDIMENTOBASE (NOLOCK) 
LEFT JOIN TMOVATEND (NOLOCK) ON (HATENDIMENTOBASE.CODCOLIGADA = TMOVATEND.CODCOLIGADAATEND AND
HATENDIMENTOBASE.CODLOCAL = TMOVATEND.CODLOCAL AND
HATENDIMENTOBASE.CODATENDIMENTO = TMOVATEND.CODATENDIMENTO)
LEFT JOIN TMOV (NOLOCK) ON (TMOVATEND.CODCOLIGADA = TMOV.CODCOLIGADA AND
TMOVATEND.IDMOV = TMOV.IDMOV)
WHERE HATENDIMENTOBASE.CODCOLIGADA = :FRM_COLIGADA
AND HATENDIMENTOBASE.CODLOCAL = :FRM_CODLOCAL
AND HATENDIMENTOBASE.CODATENDIMENTO = :FRM_CODATEND



3 - Criar a fórmula que irá alterar o assunto do atendimento e atribui-la a primeira etapa do fluxo, caso a primeira etapa já possua uma fórmula, esses comandos podem ser acrescentado à fórmula existente sem influenciar no seu funcionamento, seguem os comandos:


DECL IDMOV;
DECL NOVOASSUNTO;
EXECSQL( 'SQL_002' );
SETVAR( IDMOV, CONCATENA('Gerado pelo movimento:', RESULTSQL( 'SQL_002', 'IDMOV' ), ''));
SETVAR( NOVOASSUNTO, CONCATENA(IDMOV, CAMPOSATENDIMENTO('ASSUNTOOC'), ' - '));
ALTERARCAMPOATENDIMENTO(CONCATENA('ASSUNTOOC', NOVOASSUNTO, '='));




Informações

Ao utilizar mais de uma sentença sql com o mesmo código e vincular a mesma no parâmetro "Consulta SQL a ser utilizada para recuperar os registros para a visão de atendimentos" é importante que os campos sejam informados em ordem , e não é recomendado o uso do * . 



Card
labelCampos e parâmetros obrigatórios do atendimento

É possível configurar parâmetros do tipo de atendimento: TOTVS Aprovações e Atendimento\ Anexo \ Parâmetro do Tipo de Atendimento



E também é possível configurar  campos do atendimento e parâmetros do tipo de atendimento como obrigatórios.

Estes parâmetros e campos são definidos na etapa do atendimento no TOTVS Aprovações e Atendimento \Worflow\ Tipo de atendimento\Anexo \ Etapas

Ao editar a etapa na aba campos obrigatórios é possível habilitar se é obrigatório ou não nas abas "Campos obrigatórios" e "Campos necessários da etapa anterior".



Após realizar a configuração dos campos e/ou parâmetros que serão obrigatórios a baixo segue imagem de como fica a visualização no TOTVS Aprovações e Atendimento. 


Observação: Só estará visível somente na etapa que foi configurado.



Agora um exemplo de como é  visualizado no App Minhas aprovações: 


     


Após informar no App Minhas Aprovações as informações  obrigatórias e salvar , a alteração dessas informações neste primeiro momento será realizada somente no TOTVS Aprovações e Atendimento.


Card
labelRequisições Vitae

Para a correta utilização das aprovações de Requisições do Vitae pelo aplicativo minhas aprovações se faz necessário a realização da configuração abaixo.

Atenção: A partir da realização destas configuração todas as aprovações passam a ser realizadas exclusivamente pelo aplicativo e não mais pelo Portal do RH.


1 - Configurar o Tipo de Atendimento


Observação: Caso não encontre o Serviço RHU disponível. Favor entrar em contato com o suporte Agilis para disponibilização de script para inclusão da opção do Serviço de RHU nas integrações Agilis.

2 - Configurar as ações do Fluxo do Atendimento

Card
labelComo Criar Fluxos Novos

 TOTVS Aprovações e Atendimento é possível a elaboração de WorkFlows para bloqueio da execução de processos.

No documento abaixo é demonstrado o passo a passo de como realizar a configuração de um workflow em qualquer processo ou cadastro na linha RM.

Fluxo de Atendimentos (Global)