Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice
minLevel2


01. VISÃO GERAL

A funcionalidade tem como objetivo permitir ao usuário, realizar o controle de suas aplicações financeiras através do ERP, podendo incluir, alterar e resgatar.

02. TIPOS DE APLICAÇÕES


Expandir
titleCDB

Um certificado de depósito bancário é um depósito baseado no tempo, em um banco ou instituição de poupanças e empréstimos. Quando você compra um CDB, concorda em deixar seu dinheiro no banco durante um período de tempo específico, de 30 dias a vários anos. Em troca, o banco garante uma taxa de juros específica maior do que é pago em uma conta de poupança em caderneta bancária. Tem liquidez diária, porém está sujeita a IOF, conforme tabela da Receita Federal. Existe incidência de IR Fonte, no resgate, equivalente a 20% dos rendimentos.

Expandir
titleRDB (Recibo de Depósito Bancário)

Título emitido pelos bancos comerciais e de investimento, representativo dos depósitos a prazo. É intransferível e não tem liquidez, isto é, resgate somente no vencimento. Incidência de 20% de IR Fonte sobre os rendimentos.

Expandir
titleCDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro)

Título emitido pelos bancos comerciais e de investimento, que só pode ser vendido para instituições financeiras. Não tem prazo mínimo e não há incidência de IR Fonte.

Expandir
titleTítulos Públicos

Podem ser emitidos pelo Tesouro Nacional ou pelo Banco Central, pelos governos estaduais e municipais. Os emitidos pelo Tesouro Nacional ou pelo Banco Central, são papéis de curto e médio prazo, de baixíssimo risco, com taxas de juros mais baixas do que as dos papéis emitidos por bancos e empresas.

Os títulos dos estados e municípios normalmente apresentam mais risco que os do governo federal, e por isso oferecem taxas de juros mais altas. Com a estabilização o governo iniciou um processo de emissão de títulos com prazo mais longo, que tendem a pagar juros mais altos do que aqueles que tem prazo mais curto.

A classificação de baixíssimo risco, ou risco zero, é justificada pelo conceito de que Governo Federal “não quebra”.

Expandir
titleFundos de Investimentos

Um conjunto de ações, títulos e outros títulos mobiliários gerenciados por profissionais em investimentos, mas pertencentes aos acionistas do fundo de investimento. Quando você compra ações de um fundo de investimento, seu dinheiro é somado ao dinheiro de outros investidores.

Quando você compra ações de um fundo de investimento, seu dinheiro é somado ao dinheiro de outros investidores.

03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  • Ao realizar o acesso ao Protheus, utilizando o ambiente Financeiro, deverá ser acessado o menu Atualizações → Aplicações e empréstimos 
  • No menu lateral deverá ser realizado o seguinte caminho: Aplicação

Nessa tela será possível visualizar todas as aplicações realizadas e seus respectivos status:

  • Encerrado - A aplicação não possui mais saldo para resgate.
  • Resgate parcial - A aplicação já foi resgatada porem ainda tem saldo para realizar mais resgates.
  • Sem resgate - A aplicação ainda não foi resgatada.


Caso haja alguma aplicação com status igual a Encerrado ou Resgate Parcial, é possível visualizar o histórico dos resgates realizados:

04. ESTORNO DE UM RESGATE

Nos resgates de status igual a 'pagamento parcial' e 'encerrado', na visualização das parcelas, haverá a opção de estornar o resgate:


Ao clicar na opção 'Estornar', será apresentada a seguinte tela.

05. PARÂMETROS UTILIZADOS 

ParâmetroDescrição
MV_APLCAL1

Indica que as aplicações financeiras configuradas neste parâmetro serão calculadas conforme a variação do CDI diário. 

O CDI é um indexador que corrigirá a aplicação em que o banco pagará  um percentual sobre a variação desse indexador e ele é cadastrado no SM2.  

Quando um cliente diz que o CDB é atrelado ao CDI, deve-se incluir no sistema uma operação do tipo CDI e não CDB, pois no sistema esses dois tipos de aplicações possuem cálculos diferenciados.

MV_APLCAL2

Indica que as aplicações configuradas neste parâmetro serão calculadas no regime de juros compostos diários.

A taxa deve ser informada em uma base anual, o sistema efetua a conversão da taxa e calcula os rendimentos do período de acordo com a quantidade de dias aplicados.

MV_APLCAL3

Indica que as aplicações configuradas nesse parâmetro serão calculadas no regime de juros simples diários.

A taxa deve ser informada em uma base anual, o sistema efetua a conversão da taxa  e calcula os rendimentos do período de acordo com a quantidade de dias aplicados.

MV_APLCAL4 Indica que as aplicações configuradas neste parâmetro serão calculadas de acordo com a regra de Fundos de aplicações por Cotas (FAC)
MV_APLUTCODefine os dias que serão considerados no cálculo de rendimentos da aplicação com forma de juros compostos diários (MV_APLCAL2). Se for por dias corridos, Opção 1 (Default); se for por dias úteis, opção 2.

06. TELA XXXXX

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição


Card documentos
InformacaoUse esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque.
TituloIMPORTANTE!


07. TABELAS UTILIZADAS