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  • Manual de Customização RM - Portal de Oficinas

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titleParametrização da Gestão de Oficinas – win

 Pré-Requisitos / Parametrizações
Este processo não possui pré-requisitos.
Descrição do Processo
Esta tela permitirá o cadastro dos parâmetros necessários para o funcionamento do Portal de Oficinas.
Detalhamento do Processo
No TOTVS Educacional, por meio do menu Customização | Parâmetros da Gestão de Oficina o usuário administrador efetuará as parametrizações referentes ao processo.

Deverão ser parametrizados as seguintes informações:
Aba: Dados Gerais

Campo

Descrição

Número de dias para exibição dos próximos Eventos Acadêmicos

Corresponde a quantidade de dias a partir da data corrente que serão selecionados os eventos acadêmicos a serem listados no Dashboard do Portal.

Número mínimo de registros de ações das rotas

Corresponde a quantidade mínima de registros de ações (atividades e instrumentos avaliativos) a ser preenchido pelo professor responsável na rota.

Número de dias para entrega da rota

Número de dias corridos, após o início de bimestre, para a entrega das rotas de aprendizagem.

Número de dias para aprovação das rotas

Número de dias corridos, após o prazo de entrega das rotas, para que os pedagogos possam realizar a análise e aprovação das rotas.

Permite visualizar/contribuir em oficinas independente de unidades de ensino

Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em oficinas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado.

Permite visualizar/contribuir em rotas independente de unidades de ensino.

Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em rotas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado.



Observação: Os Eventos Acadêmicos são cadastrados no menu TOTVS Educacional | Gestão | Calendários | Calendário | Anexo: Eventos Acadêmicos.



Aba: Relatórios
Nesta Aba deverão ser parametrizados os relatórios desenvolvidos para tais funcionalidades.

ditar
Aba: Situação de Matrícula
Nesta Aba devem ser inseridas as situações de matricula que consideram que o aluno está matriculado. Para seleção do usuário, será exibida lista do cadastro padrão de situação de matricula, podendo o usuário informar uma ou mais situações. Preenchimento obrigatório (pelo menos uma situação de matricula).

Observação: As situações de matrícula são cadastradas no menu TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Acadêmico | Situação de Matrícula



Aba: Pedagogos
Pedagogo: usuários cadastrados no sistema que são pedagogos. Para seleção do usuário será exibida lista do cadastro padrão de usuários, podendo ser informado um ou mais usuários. Preenchimento obrigatório.

Importante: A parametrização deverá ser cadastrada para cada filial (unidade operacional) da coligada SESI, sendo que o código da coligada e filial será gerado de forma automática de acordo com o contexto logado pelo usuário.

...

O usuário pode vincular à
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titleOficinas - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
Os Cursos devem estar com o campo complementar METODOLOGIA OFICINA marcado como Sim
Descrição do Processo
As Oficinas não possuem vinculação de datas, ano/período letivo, bimestre/etapa e são independentes de unidades de ensino/filial. A oferta das oficinas pode ser realizada independente da unidade de ensino desde que a oficina esteja finalizada e ativa.
O cadastro de Oficinas está disponibilizado no portal customizado e o controle de acesso a esta entidade, bem como seus cadastros detalhes, será regido pelas seguintes regras:

  • A inclusão poderá ser realizada por professores e/ou pedagogos das unidades de ensino/filial;


  • A alteração será realizada pelos usuários pedagogos que alteram apenas oficinas de suas unidades de ensino/filiais OU pelos usuários que representam o professor responsável pela oficina (neste caso alteram apenas as oficinas onde estão como professor responsável);


  • A exclusão poderá ser realizada apenas pelos usuários pedagogos que excluem apenas oficinas de suas unidades de ensino/filiais (desde que obedeçam as regras citadas na seção "Detalhamento de processos específicos' caso contrário a oficina apenas poderá ser 'inativado').


Usuário (aluno/ professor/pedagogo) acessa o Portal Educacional e neste acessa o Portal customizado de Oficinas.

Portal do Aluno

Através do novo portal do aluno será possível realizar o acesso ao Portal Oficina, através do menu "Portal Oficina". Para isso é preciso configurar o acesso do perfil nas opções de perfil de acesso.

screenshot-2.png



NOVO - EDITAR
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Foi realizado ajustes na tela inicial do Portal Oficinas, será exibido informações do tipo oficina de cada card e foi separado os carroceis para exibição do tipo de Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, conforme a imagem abaixo 
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Implementado forma de demarcação por meio de esferas coloridas no canto dos cards das oficinas, mais abaixo inserindo uma legenda informativa de definição de cada cor do tipo de esfera.

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Ao passar o mouse na esfera o mesmo informa a descrição do tipo de oficina do mesmo.

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Ao clicar no botão Saiba mais... foi implementado também o tipo de oficina correspondente

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Detalhamento do Processo
Cadastro de Oficinas / Visualização
O cadastro das oficinas será disponibilizado através de um atalho (botão, link) no portal de oficinas e ao acessá-lo será apresentado uma visão das oficinas já cadastradas.
As oficinas a serem apresentadas serão aquelas da mesma unidade de ensino do usuário logado OU oficinas de unidade de ensino/filial diferente do usuário logado mas cujo status/situação da oficina seja 'FINALIZADA' e a oficina esteja ativa. Nesta visão apresentaremos as opções de incluir, excluir e editar registros de oficina.


NOVO EDITAR 
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NOVO EDITAR

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Descrição do Processo

Adicionado o campo tipo de oficinas nas telas de cadastro do Portal Oficinas, com isso identifica os novos tipos de oficinas relacionadas ao Novo Ensino Médio. O campo Palavra-Chave 1 foi alterado para Segmento e o nome da aba Recomendação para Matriz Curricular.

Ajustado na tela inicial de cadastro de oficinas, inclusão da coluna Tipo.

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Ao passar o mouse na esfera é exibido o texto da legenda do tipo de oficina.

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NOVO!

Nesta funcionalidade temos o recurso de filtro para limitar (restringir, filtrar) os registros a serem apresentados na visão. Disponibilizaremos os seguintes campos Nesta funcionalidade temos o recurso de filtro para limitar (restringir, filtrar) os registros a serem apresentados na visão. Disponibilizaremos os seguintes campos a serem utilizados como filtro na aba Identificação: Identificador da oficina, Nome da oficina, Situação/Status, Unidade de ensino, Professor responsável, palavras-chave (as três)Versão, Oficina original, data de criação da oficina (DE / ATE).
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Importante: Cabe observar que, caso o usuário defina mais de um campo para o filtro, o recurso utilizará o operador lógico 'E' para a recuperação dos registros, isto é, apenas registros que atenderem todos os filtros serão apresentados na visão.
Adicionar Novo
Ao acionar a opção de Adicionar Novo ou Editar para uma oficina é apresentada uma interface de edição com os campos da oficina dispostos de maneira estruturada/organizada permitindo ao usuário uma melhor visualização (no caso de uma consulta) ou o preenchimento/alteração dos valores de cada campo (no caso de uma inclusão/alteração).

NOVO EDITARImage Added

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Editar
Para editar, selecione a oficina desejada e em seguida clique em editar.Image Removed
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Os atributos/campos pertinentes a este cadastro e seus significados são como listados a seguir:
Identificação

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Campo

Descrição

Ativo

Indicador se a oficina está ativa para que seja utilizada/considerada em outras funcionalidades.

Identificador/Código

Campo inteiro, sequencial, de preenchimento automático, apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Data de criação

Campo de preenchimento automático com a data atual da criação de uma nova oficina. Este campo é apenas leitura não pode ser editado.

Nome

Campo alfanumérico de tamanho restrito a 80 caracteres de livre preenchimento pelo usuário. O texto será sempre maiúsculo (caixa-alta), isto é, caso o usuário digite em minúsculos então o sistema o transformará em maiúsculos

Situação/Status

Campo para denotar a situação do registro de oficina. Seus valores poderão ser: EM CONSTRUÇÃO, EM ANÁLISE ou FINALIZADA.
EM CONSTRUÇÃO significa que a oficina ainda está sendo elaborada pelos professores, e a oficina ainda não está completa (para ser analisada pelos pedagogos ou ofertada);
EM ANALISE significa que os campos já foram definidos, preenchidos e a pedagoga deve analisar (ou está analisando);
FINALIZADA significa que todos os requisitos foram analisados, os pedagogos estão de acordo com as informações, definições, planejamentos constantes da oficina e a mesma já pode ser ofertada aos alunos.

Imagem

Campo para manter uma imagem representativa da oficina. Apenas arquivos de extensão .jpg, .jpeg, .gif ou .png serão aceitos e existe uma limitação de 128Kb para o tamanho da imagem.

Filial/Unidade de ensino

Campo para o usuário informar em qual unidade de ensino a oficina foi originalmente criada. Utilizado para manter a origem da oficina e também servirá de filtro para professor responsável. Por padrão este campo será previamente valorado com a unidade de ensino do contexto onde o usuário está logado.

Professor responsável

Campo a ser valorado a partir da seleção de um dos professores da unidade de ensino (filial) da

oficina.

Palavras chave

oficina

até três palavras chaves sendo duas selecionáveis a partir de um cadastro pré-definido e outra como um texto livre a ser informado pelo usuário.
A terceira palavra, que pode ser informada/digitada livremente pelo usuário, terá a restrição de 30 caracteres

.

Versão

Campo para indicar se a oficina é a original (criada do 'zero') ou se é editada (criada a partir da cópia de uma outra). Teremos dois valores para este campo: ORIGINAL ou REEDITADA.
Este campo será somente leitura (usuário não poderá alterá-lo), será de preenchimento automático pelo sistema e valorado como ORIGINAL – quando da criação de um novo registro de oficina - ou REEDITADA – quando a criação do registro de oficina for feita pelo processo de copiar oficina.

Identificador da oficina original

Campo inteiro de controle interno que visa manter o identificador da oficina que originou o atual registro de oficina quando esta foi proveniente

de cópia de uma oficina já existente.

de cópia de uma oficina já existente.


NOVO!

Recomendação→ Matriz Curricular

Reposicionado os campos palavras-chaves(duas) da aba Identificação para nova aba Matriz Curricular, e foram renomeada os mesmos e criado o novo campo Tipo de Oficina, este novo campos está ligado a seleção do campo Segmento . Alterado o campo Recomendação por Matriz Curricular. 

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 Somente após selecionar o curso, o combo de segmento é carregado por causa do novo campo do segmento, ligando ele a um curso específico.

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Caso o tipo do segmento seja diferente de Interseriado é exibido um combo para o usuário selecionar a série e após ele selecionar vão parecer as Matrizes Curriculares que tenham disciplinas do mesmo Tipo de Oficina do segmento, conforme imagem abaixo:

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Campo Tipo Oficina na visualização do cadastro de Oficina

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 NOVO EDITAR
Recomendação
Esta seção contêm a lista de todos os cursos cadastrados no SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim') e, para cada curso, teremos a lista das séries e matrizes (ativas e atuais) dos respectivos cursos.
A lista de cursos será filtrada de acordo com a filial do usuário está logado. Ao selecionar uma opção (um curso) automaticamente as outras opções (os outros cursos) são desmarcadas. É permitido a marcação de mais de uma opção de série e uma única marcação de matriz para cada série.
O preenchimento deste campo será utilizado como direcionamento na programação da oferta no sentido de para quais séries poderão ser destinadas vagas, ou seja não obriga a oferta da oficina na série/matriz informada.
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Ao salvar a oficina teremos uma consistência afim de verificar se as matrizes curriculares das séries assinaladas são exatamente as mesmas tanto a nível de disciplinas quanto a nível de conteúdos. Caso isto não se confirme então o processo de salvar será interrompido e uma mensagem explicativa será apresentada ao usuário e o mesmo terá de 'acertar' a escolha das séries e novamente salvar a oficina.
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Justificativa
Seção para registrar a justificativa da criação da oficina. É composta por um texto fixo (não permitido alteração) explicando de como preencher a justificativa.
O campo para a inserção do texto da justificativa será de tamanho ilimitado, possibilitará formatações (negrito, sublinhado, numeração, cores) e inserção de imagens (as imagens não serão arquivos anexados e sim a imagem será apresentada no campo texto).


Desafio proposto
Nesta seção serão preenchidos os campos que representarão o 'check-list' do desafio e um campo de texto livre, sem limitação de tamanho, para o usuário informar o desafio proposto propriamente dito.
O campo de desafio proposto será disponibilizado por um controle que permita a formatação do texto (negrito, sublinhado, cores, alinhamento) e também a inserção de imagens;

Objetivos gerais
Consta um texto fixo com uma explicação sobre o que se tratam os 'Objetivos gerais' da oficina, um 'check-list' para ajuda/direcionar a elaboração do texto de 'Objetivos gerais' e um campo texto livre para o usuário informar os objetivos da oficina propriamente dito.
O campo texto de 'Objetivos gerais' não terá restrição de tamanho e será disponibilizado em um controle que permita a formatação do texto (negrito, sublinhado, cores, alinhamento). Também permitirá a inserção de imagens as quais, se existir, será apresentada no campo e não como um arquivo anexo.

Apontamentos teóricos
Seção composta de um texto fixo, um check-list e um campo de entrada de informações pelo usuário. Este conjunto de dados servirá para determinar as ideias/linhas de raciocínios que conduzirão/serão desenvolvidos na oficina.
O texto fixo será apresentado no início da seção, em seguida teremos o 'check-list' apresentado como uma lista de controles do tipo caixa de marcação (CheckBox) e então o campo texto livre para os apontamentos teóricos.
O campo para o texto não terá restrição de tamanho e servirá para que o usuário informe o texto referente aos apontamentos teóricos. O controle para digitação deste texto permitirá uma formatação mais amigável (negrito, parágrafo, numeração, sublinhado, inserção de imagens) do texto.

Regras de Usuários
Professor Responsável pela Oficina:

  1. Apenas poderá manipular oficinas enquanto sua situação/status for 'EM CONSTRUÇÃO';
  2. Não será permitido selecionar a opção 'FINALIZADA'


Pedagogos

  1. Apenas pedagogos da unidade de ensino/filial da oficina poderão alterar a situação de uma oficina para 'FINALIZADA'


Todos os usuários com permissão

  1. Quando uma oficina estiver com a situação/status 'FINALIZADA' somente poderão alterar o campo 'Ativo'.
  2. Somente será possível excluir oficinas que se encontrem com status/situação 'EM CONSTRUÇÃO' ou 'EM ANÁLISE' e que não existam outros registros (de outras entidades) relacionados à oficina.


Consistências ao salvar Oficinas
Quando a situação/status de uma oficina for alterada para 'EM ANÁLISE' significa que o professor responsável já finalizou o preenchimento das informações e está disponibilizando a oficina para finalização pelos pedagogos.
Neste caso, ao salvar a oficina com a situação/status recém valorada para 'EM ANÁLISE':

  • Todas as contribuições (todos os registros de contribuições) relativos à oficina deverão estar assinalados como verificados (lidos).
  • Todos os campos do cadastro passam a ser obrigatórios (ao salvar serão validados com esta premissa) e os cadastros detalhes (Conteúdos da oficina, Processo Associar/Desassociar conteúdos à oficina, Teia da oficina, Livros da oficina, Filmes da oficina, Outras atividades da oficina, Atividades de Finalização da oficina) deverão conter ao menos um registro. Caso esta regra não seja satisfeita a gravação será interrompida com uma mensagem explicativa ao usuário;
  • Será encaminhado um e-mail aos pedagogos da unidade de ensino/filial (lista de pedagogos parametrizada, informado na oficina informando que o cadastro da oficina foi completado e que está sob sua responsabilidade para análise e/ou finalização;
  • A oficina não poderá ser mais alterada pelo professor responsável, somente pedagogos.



Caso a validação detecte algum campo não preenchido ou falhe em uma das verificações mencionadas então a gravação do registro será interrompida apresentando ao usuário uma mensagem explicativa sobre os problemas encontrados e que devem ser acertados antes de gravar o registro de oficina.

Quando a situação/status de uma oficina for alterada para 'FINALIZADA' e a gravação ocorrer com sucesso então será apresentada uma tela perguntando ao usuário se ele deseja, neste momento, já efetuar a programação de ofertas para a oficina em questão. Em caso afirmativo o sistema acionará o processo de programação de ofertas para tal oficina.

Após a finalização do processo de programação de ofertas, caso o usuário tenha optado por isto, ou após o usuário responder com uma negativa à opção acima, o sistema apresentará uma interface perguntando se o usuário deseja, neste momento, já gerar as rotas para a oficina em questão. Caso afirmativo o sistema acionará o processo de Gerar rotas de aprendizagem para a tal oficina.

...

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titleAjuste no Cadastro de Salas -Oficinas

NOVO

Descrição do Processo

Ajustado o cadastro de salas disponível no Portal Oficinas(Web), onde foi incluso o novo campo Tipo de Oficina, para as oficinas do Novo ensino Médio e foi ajustado a interface de salas no SGE. Disponível em TOTVS Educacional| Customização| Gestão Oficinas| Salas


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titleAlteração no cadastro de Turnos/Horários

NOVO

Descrição do Processo

Ajustado o cadastro existente de Turnos/Horários, onde foi incluso uma flag "Exibe Portal Oficinas" e só deverão ser exibidos na programação de oferta no portal oficinas, os registros marcados.


Ao incluir/editar o turno, abrirá a aba de Identificação e tem uma flag "Exibe no Portal Oficinas" marcando essa flag será exibido no Portal Oficinas.

Com a flag desmarcada não será exibido no Portal Oficinas



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titleProcesso Programar Oferta das Oficinas - web

Pré-Requisitos / Parametrizações
A Oficina deve estar com a situação de 'FINALIZADA' e ativa
Descrição do Processo
Depois da elaboração da oficina a mesma precisa ser ofertada em salas da oficina para que os alunos possam se inscrever, cursar e a instituição fazer sua gestão. Este processo que visa agilizar a programação das ofertas (criação das salas da oficina) através de um 'wizard' que guiará o usuário no preenchimento das informações necessárias.
Ao final da execução do processo, caso executado com sucesso, serão criados registros de Salas da oficina conforme a parametrização informada pelo usuário neste processo. Através destes registros de Salas da oficina o usuário poderá fazer as alterações que considerar necessárias para uma sala da oficina específica.
Este processo será disponibilizado de duas formas:

  • Através do cadastro de oficinas sob o nome 'Programar ofertas' onde o acesso (o acionamento do processo) será provido por um atalho (botão, link) na visão do registro de oficina.


O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Cadastro de oficinas | Programar Oferta.



  • Através do cadastro de oficinas um atalho de Sala.


O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Salas | Adicionar Novo.

  • Através do portal customizado também está disponível um atalho (botão, link) para o acionamento do processo.


O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Sala | Cadastro de Sala | Adicionar Novo.

A segurança de usuários que poderão executar o processo será através do perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.
Detalhamento do Processo
Para atender a necessidade da Customização de Oficinas, será necessário acrescentar um processo ao SGE.
Para a Metodologia Oficina, o modelo de etapa será também cadastrado no período letivo.
Para realizar este cadastro, através do SGE (TOTVS Educacional) siga os passos a seguir:
1º) Acesse o cadastro de Período Letivo


2º) Acesse o anexo, Modelo de Etapas por Período Letivo

3º) Selecione o Período letivo para o qual deseja cadastrar o modelo de etapas.
4º) Cadastre o modelo de etapa de Notas e o modelo de etapa de Faltas, seguindo o modelo abaixo:
Notas


Todas as etapas de notas devem possuir a mesma parametrização, nesta parametrização deve-se marcar as seguintes informações:

  • Tipo de Etapa: Notas
  • Código da etapa: de acordo com a figura acima
  • Descrição da etapa: de acordo com a figura acima
  • Exibe no Portal: Marcada
  • Data Início e Data de Término da etapa: de acordo com o regimento (informar somente na etapa principal)
  • Grupo de Conceito: Conceito SESI
  • Notas Conceituais: Usar nota final



Faltas
Todas as etapas de faltas devem possuir a mesma parametrização, nesta parametrização deve-se marcar as seguintes informações:

  • Tipo de Etapa: Faltas
  • Código da etapa: de acordo com a figura acima
  • Descrição da etapa: de acordo com a figura acima
  • Exibe no Portal: Marcada
  • Data Início e Data de Término da etapa: de acordo com o regimento
  • Data Início e Data de limite de digitação: de acordo com o regimento
  • Data limite do conteúdo previsto e efetivo: de acordo com o regimento
  • Freq. mínima (%): 75
  • Obrigatória digitação do número de aulas dadas: Marcada




Voltando para a programação da oferta, o usuário acessará o cadastro de oficinas onde a visão será apresentada listando as oficinas cadastradas e seus atributos (possibilitando também a elaboração de filtros para restringir/filtrar os registros apresentados e até mesmo localizar um registro em particular).

O usuário marcará (selecionará) o registro de oficina (apenas um registro por vez) da qual deseja criar salas das oficinas (ofertar aos alunos) e acionará o processo. Uma página/interface, dividido em cinco etapas, será apresentada para que o usuário defina a programação das ofertas:

  • Identificação: A primeira etapa é composta da identificação básica da oferta (Oficina, Desafio Proposto, Unidade de ensino (as quais o usuário tenha permissão), Curso, Turno, Quantidade de Sala e Total de vagas de cada sala.


NOVO!

Ajustado o cadastro de Programação de Oferta, para considerar turnos/ horários que estejam parametrizados para exibir no portal oficinas e na etapa de seleção de disciplina listar apenas disciplinas da matriz que possuírem os mesmos tipos que o da oficina  inserir o campo tipo de oficina na interface de programação.

Ao selecionar o turno na tela de cadastro de programação de oferta, deverão ser listados apenas os turnos com a opção que esteja com flag marcada  “Exibe no Portal Oficinas”.

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  • Bimestre / Etapas: A segunda etapa é composta de períodos de visualização/inscrição, Período Letivo e bimestre/etapa.


A etapa de inscrição/visualização deverá ser sempre menor que a data de início da etapa principal.
Nesta etapa deve-se marcar todas as etapas de notas e faltas pertencentes a um Bimestre e escolher sempre a etapa principal do Bimestre.

  • Salas: A terceira etapa apresentará lista com as salas de acordo com o informado na etapa anterior para personalização, onde será informado: Salas (local físico), Professor responsável, Período de visualização da oficina, Período de inscrição para a oficina.


  • Vagas por Série/Ano: Na quarta etapa será definido o Limite de vagas por série, do curso informado na primeira etapa. Para as séries que não são oferecidas vagas é necessário preencher com zero.



  • Disciplinas / Professores: A quinta etapa será o momento onde os professores poderão ser associados às disciplinas. Na quinta etapa poderemos ter tantas interfaces de associações (listas de disciplinas onde os professores poderão ser selecionados) quantas forem as salas das oficinas definidas na segunda etapa.


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As disciplinas apresentadas são referentes a matriz curricular de uma das séries (assinaladas /marcadas). Apenas um único professor poderá ser associado a cada disciplina (professor do contexto logado). A associação poderá ser feita tantas vezes forem as salas da oficina. Existe um recurso que será 'Aplicar esta associação às demais salas' onde ao usuário acioná-lo copiaremos a associação de professores x disciplinas da sala da oficina atual/corrente para salas restantes. Não é obrigatório o preenchimento da associação professor x disciplina que poderá ser realizado posteriormente acessando o cadastro de Salas da oficina.
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Após estas definições é necessário clicar no botão executar para que seja(m) criada(s) a(s) sala(s) da (s) oficina (s) conforme tais informações. Ao final do processo será apresentado um log com informações de sucesso, alertas e/ou erros.
A função de aplicar a associação de professores a disciplina da primeira sala para as demais, irá alocar após o processo de execução. Para conferir a informação é necessário ir ao cadastro de sala.
A execução do processo realizará os seguintes procedimentos, para cada sala da oficina (item) da lista de salas das oficinas:

  • Criará um novo registro de sala da oficina obedecendo os valores padrões de novo registro (definidos no cadastro de Salas da oficina);
  • Situação/Status será valorado como 'EM PROGRAMAÇÃO';
  • Atribuirá aos campos do registro de sala da oficina, criado acima, os respectivos valores definidos no processo;
  • Gravará o registro;
  • Criará os registros de disciplinas da sala da oficina, de acordo com a matriz curricular de uma das séries assinaladas/marcadas para sala,
  • Associará os professores às disciplinas de acordo com as associações professores x disciplinas definidas no processo para a respectiva sala da oficina (que se está processando, sala da oficina corrente). Para cada associação de disciplinas x professores teremos um par de campos do tipo data, início e fim, para determinar o período em que o professor ministrará/ministrou tal disciplina na sala. Estes campos serão preenchidos com a data início/fim do bimestre da sala da oficina. Tais campos poderão ser alterados posteriormente (por exemplo quando um professor for demitido ou sair de licença).


Ao clicar na opção de executar o processo, o sistema irá validar todas as regras.
Um procedimento irá gerar uma mensagem no log de processamento mas não interferirá no processo.
O alerta será relativo à quantidade de alunos matriculados (regularmente matriculadas em seus respectivos cursos, séries, turmas e turnos no SGE) 'versus' quantidade de vagas disponibilizadas pelas oficinas através das salas das oficinas. A recuperação da quantidade de alunos matriculados no SGE será por curso e turno. Nas salas das oficinas a recuperação será realizada entre as Salas da oficina com situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' também por curso e turno.
ATENÇÃO: a mensagem a ser apresentada não será apenas do curso da sala em questão mas sim em geral para todos os cursos do nível de ensino, unidade de ensino (Filial), período letivo e bimestre (etapa). A única diferenciação é que teremos, nesta mensagem, tais informações por turno.
Ao final da execução do processo será apresentada ao usuário uma interface com o log de sua execução contendo status de processamento – sucesso (identificadores das salas, nome das salas, unidade de ensino, curso e total de vagas da sala), falha (neste caso também a mensagem de erro) e alertas.

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titleInscrição de Aluno na Oficina

NOVO EDITAR!

Detalhamento do Processo

Ajustado o processo de inscrição da Oficina (acesso do Aluno) para efetuar novas validações para os tipos de oficina relacionadas ao Novo Ensino Médio e permitir a inscrição de mais de uma oficina para alunos do Novo ensino Médio.


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titleMatrícula na Oficina

NOVO EDITAR!

Detalhamento do Processo

Ajustado o processo de matrícula no Portal Oficina, para permitir mais de uma matrícula para os alunos da 2ª e 3ª série do Novo ensino Médio e mostrar o tipo de cada oficina.


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