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  • Manual de Customização RM - Portal de Oficinas

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titlePlano de Aula – Web

Pré-Requisitos / Parametrizações
As salas devem estar criadas.

Descrição do Processo
A disponibilização do plano de aula para os professores será feita através do portal customizado onde neste teremos um atalho (um menu, botão, link) que os levará a lista (visão) dos registros de planos de aula. Ao acessar serão mostrados todos os planos de aula das disciplinas às quais o professor está/esteve associado.
O professor vigente de cada disciplina poderá manipular 'seus' planos de aulas (planos de aula cuja data da aula esteja dentro de seu período de vigência) mas poderá visualizar todos os planos de aulas (dos professores anteriores na disciplina).
A disponibilização do plano de aula aos alunos será feita através do portal customizado onde neste teremos um atalho (um menu, botão, link) que os levará a lista (visão) dos registros de planos de aula. Ao acessar serão mostrados apenas os planos de aula das disciplinas das salas da oficina das quais o aluno esteja matriculado. Neste caso serão apresentadas as informações básicas do plano de aula (data, dia da semana), 'Conteúdo/atividade prevista' (caso assinalado/marcado que o aluno possa visualizar) e a 'Tarefa de casa' referente ao plano de aula.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Planos de aulas.


Detalhamento do Processo
A visão de planos de aulas, apresentada ao professor quando este acessar tal opção de menu, contará com uma página/interface com uma visão (lista) com as salas das oficinas referentes aos planos de aula já gerados e que tem o professor logado como associado à disciplina.
Todas as salas das oficinas serão apresentadas 'colapsadas' (fechadas).



Ao expandi-las será apresentada a lista de disciplinas da respectiva sala da oficina. As disciplinas da lista serão apresentadas como um link (atalho) que, ao clicá-lo, levará o usuário a lista de planos de aula da disciplina clicada.
A visão de salas das oficinas sempre será apresentada com ordenação decrescente relativa aos campos Período letivo, bimestre/etapa (mais recente para menos recente). Nesta visão teremos as colunas de oficina, curso, período letivo, bimestre/etapa, turno, sala (local físico).


A partir da visão de planos de aula da disciplina será possível alterações em seus atributos desde que a data do plano de aula esteja dentro do período de vigência do professor na disciplina caso contrário ele poderá apenas visualizar o plano de aula.
Na visão de planos de aula, é apresentada ao usuário as disciplinas das salas em ordenação crescente com relação a data da aula.



A partir da visão (lista) de planos de aula teremos uma opção de edição do mesmo. Ao acionar esta opção uma página/interface de edição do plano de aula seja apresentada para que o professor proceda com a entrada de informações e/ou ajustes necessários.
Ao selecionar uma data e clicar em editar, serão exibidas as colunas: data da aula prevista, hora início, hora fim, professor, conteúdo/atividade prevista (pequeno resumo), conteúdo/atividade realizada (pequeno resumo), indicativo de reposição, data de aula realizada, indicativo de substituto, professor substituto e tarefas de casa (pequeno resumo).

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura.

Oficina, Unidade de ensino/Filial, Curso, Unidade de ensino, Período letivo, Bimestre (etapa), Turno

Estes campos serão apenas informativos, recuperados do registro de sala da oficina referente ao plano de aula (que se está editando), para auxiliar o usuário. Não serão passíveis de alteração;

Disponibilizar conteúdo/atividade prevista ao aluno

Campo do tipo caixa de marcação para indicar se, para o registro de plano de aula em questão, a informação cadastrada no campo 'Conteúdo previsto' poderá ser acessado/visualizado (somente leitura) para os demais alunos através do portal customizado (dashboard).

Disciplina

Campo que identifica de qual disciplina é o registro de plano de aula que se está editando. Via portal customizado este campo será somente leitura não sendo possível alteração pelo usuário.

Professor

Campo para identificar qual foi o professor que, pela primeira vez, preencheu o plano de aula. Este campo será valorado automaticamente, caso não esteja preenchido, quando um usuário professor (apenas se o usuário for professor) preencher editar/alterar o plano de aulas. Tal campo permanecerá somente leitura e não poderá ser alterado pelos usuários.

Sala (local físico), Data da aula (prevista), Dia da semana (descritivo), Hora início, Hora término

Campos informativos recuperados do registro de sala da oficina e/ou do plano de aula (que se está editando ou inserindo) para auxiliar o usuário. Não serão passíveis de alteração.

Conteúdo/Atividade prevista

Campo para ser informado, normalmente pelo professor responsável, a programação de conteúdos, atividades, avaliações ou outros sobre o que será abrangido na aula. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico);

Data realizado

Em qual data a aula, prevista para uma determinada data, realmente ocorreu para alguma particularidade de a aula não ter acontecido no dia previsto. Por padrão esta data estará preenchida com a data prevista da aula.

Conteúdo/Atividade realizada

Campo para ser informado, pelo professor que ministrou a aula (o professor responsável ou o substituto, o que efetivamente foi 'dado' e cobrado em sala de aula. Conteúdos, atividades, trabalhos, aproveitamento, local físico quando diferente da sala original entre outros. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico).

Reposição

Campo do tipo caixa de marcação (para indicar se a aula, relativo a este registro de plano de aula, se trata de uma aula de reposição.

Substituto

Campo do tipo caixa de marcação para indicar se a aula foi/será ministrada por um outro professor que não o professor previamente alocado para a disciplina. Ao marcar este campo então o campo de professor substituto será habilitado e de preenchimento obrigatório.

Professor substituto

Campo onde o usuário informará o professor substituto que lecionou ou lecionará a aula do registro de plano de aula. Será apresentada uma lista de lista de professores habilitados para a disciplina onde o usuário selecionará um destes. A lista de professores será filtrada também considerando apenas os professores da unidade de ensino/filial informado na sala (o qual o plano de aula está vinculado). Caso exista um único professor nas condições citadas, na unidade de ensino e habilitado para a disciplina, este professor será automaticamente atribuído a este campo quando o usuário marcar o campo indicativo de substituto (acima). Será de preenchimento obrigatório quando o indicativo de substituto (acima) estiver marcado.

Tarefas de casa

Campo para ser informado, pelo professor que ministrou a aula (o professor responsável ou o substituto), atividades previstas relativas à aula ou mesmo determinar atividades/tarefas a serem providenciadas pelos alunos. Será um campo texto sem restrição de tamanho e não disponibilizaremos controles de formatação (negrito, sublinhado, cores, fontes, itálico). Este campo sempre estará disponível para consulta pelo aluno.


OBS: Via planos de aula no portal customizado NÃO disponibilizaremos a opção de excluir e/ou incluir planos de aula. O professor poderá apenas preencher as informações dos planos de aula existentes.
Ao salvar o registro teremos a consistência de, caso o campo substituto esteja marcado, então o professor substituto deverá ser preenchido.


No caso de um aluno acessar o recurso de planos de aula serão apresentadas apenas as salas das oficinas das quais o aluno cursou e/ou está cursando. O acesso aos dados do plano de aula é idêntico ao citado acima, mas no caso dos alunos eles poderão somente consultar planos de aulas onde sempre será apresentado o campo de 'Tarefas de casa' e o campo 'Conteúdo/Atividade prevista' será apresentado caso o professor tenha assinalado para que o aluno possa visualizá-lo.



Ao clicar sobre uma disciplina, será visualizado os dias de aula.

Ao selecionar um dia e clicar em visualizar, será possível verificar as

Âncora
_GoBack
_GoBack
tarefas de casa atribuídas ao dia, cadastrados pelo professor no plano de aula.


No caso de um acesso realizado pelo aluno o campo 'Conteúdo/Atividade realizada' não será apresentado e o campo 'Conteúdo/Atividade prevista' apenas estará preenchido caso o plano de aula esteja assinalada para disponibilizar essa informação ao aluno.

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title Importação de Conteúdos para o Plano de Aula.

Pré-Requisitos / Parametrizações
Os planos de aula para a disciplina selecionada devem estar criados.

Detalhamento do Processo

O processo customizado de Importação  de Conteúdos do Plano de Aula (acesso do Professor), será responsável por importar dados de  conteúdo previsto, conteúdo realizado e tarefas de casa. Os dados serão importados através de uma planilha excel, que poderá ser executado de forma manual pelo usuário, disponível em: Portal Oficinas | Plano de Aula | Importar Conteúdos do Plano de Aula.


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Ao acessar a interface customizada o usuário deverá selecionar o arquivo que deverá ser importado com os dados dos planos de aula necessários.

  • Arquivo: Caminho do arquivo XLS ou XLSX que contém as informações de cadastro referente ao plano de aula, que devem ser importados para serem cadastrados de forma automática no Portal Oficinas. Não será permitido seleção do arquivo com extensão diferente de XLS ou XLSX. 
  • Aviso: Será exibido uma mensagem (fixa), informado ao usuário que ao executar o processo de importação de conteúdos do plano, todos os dados de conteúdos serão atualizados e sobrescritos de acordo com as informações preenchidas no arquivo.

Inserir PRINT

 Apenas usuário com perfil de Professor, terá acesso ao processo de importação de conteúdo do plano pelo portal. Demais perfis deve-se manter o comportamento atual.

Layout da Planilha

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Observação: Para evitar o estouro de memória no processamento a leitura da planilha será limitada a 200 linhas por planilha.  

Regras para preenchimento da planilha:

  1. Deverá existir planos de aulas gerados para disciplina selecionada. Caso não exista, será exibido uma mensagem de alerta para o usuário, informando que para realizar a importação de conteúdos, deve possuir no mínimo um plano gerado.
  2. Se o usuário preencher mais linhas na planilha que a quantidade de plano gerado para a disciplina, será exibido mensagem de erro informando que o número de linhas informado, ultrapassou a quantidade de aulas geradas para aquela disciplina. Exemplo: Existem 28 planos de aulas gerados para disciplina e o usuário preencheu conteúdo em 30 linhas, a linha 29 e 30 não serão importadas.
  3. Para aulas geminadas será gerado um ID sequencial para cada aula e o professor deverá importar o conteúdo, por linha na planilha, e caso o conteúdo seja o mesmo é só ele duplicar a informação para cada aula.
  4. O usuário deverá efetuar o preenchimento da planilha de acordo com os dados necessários e obrigatórios, para inserir os conteúdos do plano de aula de forma automática e executar o processo de importação.

Após executar o processo, a customização irá preencher os dados informados na planilha no cadastro do plano de aula das aulas informadas de acordo com arquivo importado.

Inserir PRINT

A customização deverá validar se o arquivo selecionado está com layout correto, e caso não esteja, será informado no log da execução da tela do processo, para que o professor visualize os registros que foram importados com sucesso ou erro. Esta informação não ficará registrada em interface de monitor de log.

Caso já existam conteúdos para os planos de aula cadastrados, se o usuário realizar a importação da planilha novamente, os dados de conteúdos serão atualizados e sobrescritos de acordo com os dados informados no arquivo.

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titleInscrição de Aluno na Oficina

Detalhamento do Processo

NOVO!

O processo de inscrição da Oficina (acesso do Aluno) foi ajustado considerando novas validações, para os tipos de oficina relacionadas ao novo Ensino Médio e aos modelos de Interseriado, passando a  permitir a inscrição de mais de uma oficina para alunos do Novo Ensino Médio.

Para que o aluno possa ser inscrito ele precisa ter a matrícula no SGE com status igual a 2 (matriculado). Devem existir oficinas e salas referentes à matriz do aluno.

Para aluno do segmento ITS - Interseriado ou dos Cursos Técnicos (terão apenas a opção de inscrição em uma oficina). A tela não sofreu alterações. Caso seja localizado apenas um período letivo e uma etapa os campos já serão preenchidos automaticamente.

Na tela inicial, será exibida mensagens de inscrição referentes aos tipos de oficinas para inscrição, caso existam.




Para realizar inscrição na Oficina a partir da 2º série, o aluno poderá se inscrever em duas  oficinas por trimestre, uma de cada segmento/tipo de oficina. 

Exemplo: 

  • Aluno na 2ª série;
  • Aluno possuirá uma matrícula no SGE;
  • O aluno poderá se inscrever em duas Oficinas, quando for da Matriz de Linguagens e Matemática, uma de cada tipo/segmento: uma do currículo Formação Geral Básica (comum a todos os segmentos), outra do segmento de Linguagens ou outra do segmento de Matemática, conforme matriz curricular da matrícula no SGE. 
  • Já para os alunos matriculados na matriz do curso técnico integrado, só poderão se inscrever em oficinas do tipo Formação Geral Básica. 

Para alunos de segmentos de linguagens ou matemáticas serão apresentadas opções para realização de inscrição em duas oficinas simultaneamente (na mesma tela). Caso ocorra a inscrição em uma oficina e na outra não ele deverá realizar a inscrição apenas no tipo de oficina faltante, no mesmo modelo do ITS.

A tela de inscrição para modelo de segmentos diferentes tem um comportamento onde o aluno deve selecionar 2 oficinas para inscrição. Após a seleção deverá clicar no botão realizar matrícula, onde será direcionado para a tela de confirmação das inscrições. Ele não pode selecionar apenas uma oficinas, mais de duas ou duas do mesmo tipo, pois o sistema apresentará mensagens de erro e não permitirá a confirmação da inscrição.



Na tela de confirmação serão exibidos os dados do aluno e os dados das oficinas selecionadas.

Caso ocorra erro na inscrição de uma das oficinas a mensagem de erro exibirá o nome da oficina com erro.



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titleMatrícula na Oficina

Detalhamento do Processo

NOVO!

O processo de matrícula no Portal Oficina, foi ajustado para permitir mais de uma matrícula para os alunos do Interseriado e alunos da 2ª e 3ª série do Novo Ensino Médio e mostrar o tipo de cada oficina.

As telas de matrícula foram alteradas para exibirem o Tipo de Oficina e permitirem a matrícula de um aluno em mais de uma oficina no mesmo período letivo, caso seu segmento seja de Linguagens ou de Matemáticas.


O usuário poderá incluir matrículas de alunos deferidos e também de não deferidos.


Para alunos do 2º e 3º ano do da  2ª e 3ª série  do novo ensino médio que utilizem os segmentos de Linguagens ou Matemáticas, o sistema permitirá que ele tenha mais de uma matrícula.


Através do menu de acompanhamento de matrículas será possível consultar as matrículas das oficinas.


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