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idFAQ
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idinicio
labelInício

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idcronograma
labelCronograma e Obrigatoriedade
Quando será obrigatório utilizar o Novo Processo de Importação?

De acordo com às últimas informações divulgadas pela Receita Federal, em alguns eventos recentes foi informado que o processo de migração do Siscomex para o Portal Único nas importações irá iniciar em Outubro de 2024, de forma gradativa. Apesar desta informação, a mesma ainda não foi publicada nos canais de comunicação da Receita Federal, porém seguimos monitorando o tema e participando de forma ativa nas reuniões do projeto de forma a manter nosso plano alinhado aos próximos passos. Recomendamos acompanhar os canais de comunicação da Receita Federal, em especial a página do cronograma do Portal Único, que deve ser atualizada conforme o governo definir os próximos passos.

O Easy Import Control irá atender ao Novo Processo de Importação?

Informamos que o Easy Import Control (SIGAEIC) já possui os controles para utilização das novas ferramentas relacionadas ao Novo Processo de Importação. Possuímos funcionalidades voltadas ao controle de Catálogo de Produtos, LPCO e DUIMP, possibilitando inclusive a integração direta com o Portal Único para registro das informações, cobrindo o processo de ponta a ponta.

Adicionalmente, novos controles para cobertura de cenários adicionais e atendimento às próximas atualizações do Portal Único serão incluídas em nossos pacotes de atualização mensais, por isso recomendamos fortemente acompanhar estas atualizações e aplicar os pacotes no ambiente.

Terei custos adicionais para utilizar o Novo Processo de Importação no Easy Import Control?

Não, o Easy Import Control (SIGAEIC) foi atualizado para atender ao Novo Processo de Importação por meio de patchs de atualização, ou seja, se você já possui acesso ao módulo, o mesmo acesso já existente permite a utilização das novas funcionalidades, basta atualizar o ambiente de acordo com a política de atualizações vigente. 

Adicionalmente, novos módulos e serviços podem ser lançados futuramente para introduzir novos controles complementares.

Card
idPU
labelPortal Único
O que é necessário para iniciar testes de integração entre o Easy Import Control (SIGAEIC) e o Portal Único?

Para integrar o Easy Import Control com o Portal Único, recomendamos seguir o checklist abaixo:

  • Confirmar se o Easy Import Control está atualizado com o último pacote de atualização mensal para garantir acesso às ultimas funcionalidades. Para isso, peça para o seu administrador do sistema conferir se o sistema está atualizado com o último pacote disponível na página: Pacotes de Atualizações - Comércio Exterior - P12.
  • Dica: A Central de Diagnósticos (acessada ao utilizar o atalho Shift+F6) apoia na verificação de quais atualizações estão pendentes no ambiente. Mais informações sobre a Central de Diagnósticos podem ser encontradas no link: Central de Diagnóstico - Protheus
  • Possuir um Certificado Digital que permita acesso ao Portal Único. Caso não possua o certificado, será possível utilizar as funcionalidades de gestão do Novo Processo de Importação existentes no sistema porém não será possível integrar os documentos com o Portal Único.
  • Caso desejar utilizar as integrações com o Portal Único, configurar os ambientes de qualidade e produção de acordo com qual ambiente do portal deseja enviar as integrações (detalhes no próximo tópico).
Como configurar o ambiente do Portal Único para envio das integrações?

Considerando que o Portal Único possui um ambiente de treinamento e um ambiente de produção, o sistema permite integrar com os dois ambientes. É necessário configurar o seu ambiente de testes do ERP para integrar com o ambiente de treinamento do Portal Único e o seu ambiente de produção do ERP integrar com o ambiente de produção do Portal Único.

Recomendamos fortemente que testes sejam feitos integrando o seu ambiente de testes com o ambiente de treinamento do Portal Único antes de enviar dados para produção.

Para isso, é utilizado o parâmetro abaixo que deve ser configurado em cada um dos ambientes:

  • MV_EIC0074 = Conteúdo do parâmetro:
    • 1 = Integração com o ambiente de Produção
    • 2 = Integração com o ambiente de Treinamento

Adicionalmente, os parâmetros abaixo possuem a configuração dos endereços de Produção e Treinamento do Portal Único. Eles já são configurados por padrão com os endereços abaixo e somente precisam ser alterados em caso de mudanças no Portal Único.

Qual o tipo de certificado que utilizo para integrar com o Portal Único?                                                                                                                                                                                                                                         

Para acessar tanto o Portal Único no navegador quanto as ferramentas de integração, é necessário possuir um e-CPF válido definido pela Receita Federal: "A segurança do portal é baseada em SSL/TLS, sendo obrigatória a utilização de certificados digitais. Ao acionar o serviço de autenticação, será preciso realizar o processo de handshake SSL entre a aplicação cliente e o portal, apresentando um certificado digital válido e reconhecido pelo SERPRO. Após a validação do certificado, o portal consultará a base autorizativa a fim de identificar o perfil do usuário proprietário do certificado digital. O serviço suporta certificados A1 e A3, do padrão ICP-Brasil."

Adicionalmente, é necessário que o CPF utilizado possua acesso ao perfil importador da empresa. Saiba mais sobre como habilitar uma empresa no comércio exterior no link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/manuais/habilitacao

Como saber se meu certificado é válido para estaoperação?                                                                                                                                                                                                                                                             

Para saber se o seu e-CPF é válido para utilização das integrações com o Portal Único, basta tentaracessar o Portal Únicodiretamente, utilizandoeste e-CPF e certificar-se de que o CPF estávinculadocomorepresentante do CNPJ do importador.

Em caso positivo, as integrações poderão ser efetuadas utilizando este e-CPF, e caso negativo consulte os responsáveis por importações na empresa para confirmar quais são os representantes autorizados. Mais informações sobre e-CPF podem ser consultadas no link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/senhas-e-procuracoes/senhas/certificados-digitais/certificados-digitais

É possívelutilizar as integrações da DUIMP e demaisintegrações do Portal Único no ambiente de produção?                                                                                                                                                                           

Embora não seja obrigatório no momento atual, é perfeitamente viável empregar as integrações disponíveis. É aconselhável configurar ambientes no sistema Protheus de maneira independente para corresponder aos diferentes ambientes do Portal Único, quais sejam, Treinamento e Produção. Recomenda-se iniciar as integrações por meio do ambiente de treinamento, para assegurar a eficácia e a precisão do processo.

Card
idatributos_cat
labelAtributos no Catálogo de Produtos
O que são Atributos de Catálogo de Produtos no Novo Processo de Importação?
  • Os atributos no Catálogo de Produtos são características específicas de um produto que devem ser informadas pelo importador para atender a requisitos de controle aduaneiro, classificação fiscal, valoração aduaneira e tratamento administrativo das operações de comércio exterior.

  • Dentro do processo de Comércio Exterior, na rotina  Catálogo de Produtos, esses atributos são utilizados para detalhar as informações dos produtos importados. Cada produto cadastrado no Catálogo de Produtos pode ter uma série de atributos associados a ele, que variam de acordo com a classificação fiscal (NCM - Nomenclatura Comum do Mercosul) do produto.

  • Os atributos podem ser de diferentes tipos, como booleano, data, data/hora, lista estática, número inteiro, número real e texto. Eles podem ser obrigatórios ou opcionais, dependendo da regulamentação aplicável ao produto em questão.

Exemplo:  Se um importador está registrando uma máquina de lavar no Catálogo de Produtos, ele pode precisar fornecer atributos como o consumo de água, a potência e a eficiência de lavagem. Esses atributos ajudam as autoridades aduaneiras a identificar o produto de forma mais precisa para fins de classificação fiscal e valoração aduaneira.

  • A inclusão correta dos atributos no Catálogo de Produtos é fundamental para que o importador possa preencher a DUIMP de maneira adequada, garantindo que as informações sobre as mercadorias importadas estejam precisas e completas para o processo de importação.
O Easy Import Control possui as definições de atributos necessárias para cada NCM?

Sim, o módulo possui uma funcionalidade chamada "Atributos Portal Único", disponível no menu "Portal Único", que controla todas as definições de atributos para cada NCM.

Como incluir um cadastro de Atributo dentro do módulo SIGAEIC - Easy Import Control?

As definições de atributos são importadas automaticamente do Portal Único para o Easy Import Control, não sendo necessário cadastrar atributos, somente importa-los sempre que existir uma atualização ou no uso inicial.

É necessário o uso de certificado digital para importação dos Atributos?

Não. Por ser uma API pública, não é necessário a utilização de certificado digital (e-cpf).

Os atributos são os mesmos nos ambientes de treinamento e produção do Portal Único?

Não necessariamente. Novos atributos podem estar sendo testados pelo governo no ambiente de treinamento assim como o ambiente de produção pode possuir atualizações pendentes. Por este motivo recomendamos a separação dos ambientes, integrando atributos e demais entidades do ambiente de testes do ERP com o ambiente de Treinamento do Portal Único e ambiente de produção do ERP com o ambiente de produção do Portal Único, evitando falta de sincronia entre as informações.

Card
idoperador
labelOperador Estrangeiro
O que é Operador Estrangeiro no novo processo de importação do Portal Único?

O operador estrangeiro no Novo Processo de Importação refere-se ao cadastro prévio dos fabricantes ou ao exportadores dos produtos importados. Desta forma, para cada fabricante associado ao Catálogo Produtos ou cada exportador associado às importações (DUIMP ou LPCO), é necessário o cadastro de um operador estrangeiro no Portal Único.

O cadastramento do operador estrangeiro é importante pois permite vinculá-lo a um ou mais itens do Catálogo de Produtos. Essa informação é relevante para fins de controle aduaneiro e para facilitar o processo de importação, pois uma vez que o operador e os produtos estejam cadastrados no sistema, esses dados podem ser reutilizados em futuras declarações de importação, agilizando o processo e garantindo a consistência das informações fornecidas às autoridades aduaneiras.

Como incluir um cadastro de Operador Estrangeiro dentro do módulo SIGAEIC - Easy Import Control?

O registro de Operador Estrangeiro pode ser feito de maneira prévia por meio da funcionalidade Operador Estrangeiro - EICOE400 ou automaticamente sempre que um fabricante ainda não registrado estiver associado a uma integração de Catálogo de Produtos.

Para maiores informações sobre o processo acesse o documento de referência listado em Operador Estrangeiro - EICOE400 ou vídeo How To - Operador Estrangeiro

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idcatalogo
labelCatálogo de Produtos
O que é um Catálogo de Produtos dentro do novo processo de importação do Portal Único?
  • O Catálogo de Produtos é uma ferramenta do Portal Único de Comércio Exterior que permite aos importadores registrar e manter um banco de dados de produtos e operadores estrangeiros. O objetivo é facilitar e agilizar o processo de importação, permitindo o reúso das informações em operações futuras. Cada produto é vinculado à raiz do CNPJ da empresa e recebe um código de referência, que pode ser utilizado para preencher automaticamente informações em Declarações de Importação (DUIMP) ou solicitações de licença de importação.

  • No Catálogo de Produtos, o importador fornece detalhes sobre o produto, como a classificação fiscal (NCM), descrição, atributos específicos e, se necessário, informações sobre o fabricante ou produtor. Esses dados são armazenados e podem ser reutilizados, evitando a necessidade de inserir repetidamente as mesmas informações em novas operações de importação.
Como incluir um cadastro de Catálogo de Produtos dentro do módulo SIGAEIC - Easy Import Control?
Como alterar informações de um Catálogo de Produtos já registrado?

No Portal Único, toda vez que é efetuada uma alteração de informação em um Catálogo de Produtos já efetivado é gerada automaticamente uma nova versão do registro, permitindo o rastreamento das informações anteriores.

Desta forma, no Easy Import Control, ao alterar um Catálogo de Produtos já integrado, o sistema automaticamente muda o status do registro para "Pendente de Retificação", sendo necessário executar nova integração para efetivar uma nova versão do registro.

Preciso do certificado digital para integrar Catálogo de Produtos com o Portal Único?                                                                                                                                                                                                                       
O fabricante e o operadorestrangeirosão a mesmacoisa para o Catálogo de Produtos?                                                                                                                                                                                                               
  • No contexto do Catálogo de Produtos do Portal Único de Comércio Exterior, o termo "Operador Estrangeiro" pode se referir tanto ao fabricante quanto ao exportador do produto que está sendo importado. O operador estrangeiro cadastrado no sistema pode ser a entidade que produziu o item (fabricante) ou a entidade que está vendendo e enviando o item para o Brasil (exportador).
  • Portanto, o fabricante e o operador estrangeiro podem ser a mesma entidade no caso de produtos importados diretamente do fabricante, ou podem ser entidades diferentes se, por exemplo, a mercadoria for comprada de um intermediário ou distribuidor que atue como exportador.
Como diferenciar um fornecedor de um fabricante para o catálogo de produtos dentro do Easy Import Control 

Ambos são cadastrados como operadores estrangeiros dentro do sistema, porém no catálogo de produtos o operador associado recebe a classificação de fabricante.

Como devem ser configuradososmodos de acessos das tabelas para o catálogo de produtos?

Recomenda-se que as tabelas estejam com o modo de acesso compartilhado para o catálogo de produtos, como para todas as rotinas de movimentações. É necessário que as tabelas relacionadas sejam configuradas adequadamente no sistema, seguindo as regras de atualização de dicionário de dados para compartilhamento de tabelas.                              

O que fazer quando ocorre a seguinte mensagem na integração do Catálogo de Produtos?

Image Modified

Ao integrar o catálogo de produtosfoiapresentada a mensagem de validaçãoinformando que existematributosinválidos para a NCM. O que fazer? 

  • Aorientação é que sejarealizadaaintegração com o ambiente de homologação; provavelmentehouveaintegração com o ambiente de produção e homologação, gerandoregistrosinconsistentesna base. 

Ao efetuar a integração do Catálogo de produtos o sistema retorna a seguinte mensagem: 

O sistema está indicando que existem atributos obrigatórios que não foram preenchidos.

Para garantir a integridade dos dados e o funcionamento adequado do sistema, é essencial que todos os campos obrigatórios sejam devidamente completados.

Passos para Correção:

    1. Edite o registro correspondente na rotina de Catálogo de Produtos.
    2. Verifique os atributos preenchidos e certifique-se de que nenhum atributo obrigatório deixou de ser preenchido. 
    3. Os atributos obrigatórios são indicados com a nota "(obrigatório)" junto ao nome do atributo.
    4. Após preencher os campos faltantes, salve as alterações para atualizar as informações no sistema.
O que fazer ao retornar a mensagem de erro na integração do Catálogo de Produtos: "Erro de resposta da solicitação do token: 422" ?
  • A mensagem pode indicar as condições de acesso à API pelo usuário através do token utilizado na solicitação. Isso inclui a possibilidade de um erro durante a obtenção do token associado ao e-CPF ou uma restrição nas permissões do usuário que impede o registro de produtos no Catálogo do Portal Único.
  • Recomendamos que seja feito acesso diretamente no portal único utilizando o certificado digital e confirmando que ao menos uma operação foi concluída até o final, como por exemplo um cadastro de catálogo de produtos.
  • Para mais informações sobre e-CPF, consulte a seção "Portal Único" deste documento.
Card
idhist_catalogo
labelHistórico de Integração do Catálogo de Produtos
O que é Histórico de Integração do Catálogo de Produtos?

A rotina de histórico de integração do catálogo de produtos no Easy Import Control (EICCP401) é uma funcionalidade dentro do sistema que permite gerenciar as informações relacionadas à integração de produtos no Catálogo de Produtos do Portal Único. Através dela, é possível consultar registros pendentes de integração e também o histórico de integrações passadas, ou seja, o conteúdo integrado em versões anteriores do registro no Catálogo de Produtos.

Além disso, a rotina também permite consultar informações de fabricantes e países de origem em relação aos produtos no Portal Único, indicando se estão vinculados ou desvinculados do catálogo, ou se não houve alterações.

Como consultar um Histórico de Integração do Catálogo de Produtos dentro do módulo SIGAEIC - Easy Import Control?
Card
idorgao
labelOrgão Anuente
O que é Órgão Anuente no novo processo de importação do Portal Único?
  • Órgão Anuente no contexto do novo processo de importação do Portal Único de Comércio Exterior refere-se a uma entidade governamental responsável por regulamentar e autorizar operações de importação e exportação de determinados produtos no Brasil. Esses órgãos são responsáveis por conceder as licenças, permissões, certificados e outros documentos (LPCO) necessários para a importação ou exportação de mercadorias que estão sujeitas a controles específicos.
  • No Portal Único Siscomex, os órgãos anuentes desempenham um papel crucial, pois são eles que definem os requisitos e procedimentos para a entrada e saída de produtos regulados. Eles também são responsáveis por avaliar as solicitações de LPCO submetidas pelos importadores ou exportadores e emitir as aprovações necessárias.
  • Exemplos de órgãos anuentes no Brasil incluem:

ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): para produtos relacionados à saúde humana, como medicamentos e alimentos.

IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis): para produtos relacionados ao meio ambiente e à fauna e flora.

MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): para produtos agropecuários.

ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis): para produtos relacionados ao setor de petróleo e gás.

Exército Brasileiro: para produtos controlados de uso militar ou que possam ter aplicação bélica.

  • No novo processo de importação, a integração desses órgãos com o Portal Único facilita o processo de solicitação e gestão dos LPCOs, proporcionando maior transparência e eficiência nas operações de comércio exterior.
Como incluir um cadastro de Órgão Anuente dentro do módulo SIGAEIC - Easy Import Control?
O que fazer quando a integração do Órgão Anuente não integra os formulários de importação? 
Certificar-se que o órgão selecionado possui formulários para a operação indicada no processo.
Card
idform_lpco_ncm
labelFormulários LPCO x NCM
O que é Form.LPCO x NCM?

A rotina de Formulário LPCO x N.C.M no Easy Import Control é uma funcionalidade do sistema que permite o cadastro e a gestão da vinculação entre os Formulários de Licenças, Permissões, Certificados e Outros (LPCO) e as Nomenclaturas Comuns do Mercosul (N.C.M.). 

A rotina também envolve a integração automática com órgãos anuentes por meio do módulo SIGAEIC, facilitando a gestão das licenças e permissões necessárias para a importação de produtos associados a determinadas N.C.M.

São objetivos do Cadastro de vinculação do Formulário LPCO x N.C.M

  • Padronizar a informação prestada.
  • Organizar os formulários solicitados para cada órgão anuente.
  • Organizar as definições de quais formulários são necessários para solicitar a licença, a permissão, o certificado ou outro para produtos associados à determinadas N.C.M. 
Como incluir um cadastro de Form.LPCO X NCM dentro do módulo SIGAEIC - Easy Import Control?
Card
idlpco
labelLPCO
O que é LPCO no novo processo de importação do Portal Único?
  • O LPCO (Formulários de Licenças, Permissões, Certificados e Outros) é utilizado para gerenciar a obtenção de documentos exigidos por órgãos anuentes para a realização de operações de comércio exterior.
  • Esses documentos podem ser necessários para cumprir regulamentações específicas relacionadas à segurança, saúde, meio ambiente, entre outros aspectos, e variam de acordo com o tipo de mercadoria e a legislação aplicável. No Portal Único, o importador pode solicitar e acompanhar o andamento das licenças ou outros documentos requeridos para a importação de seus produtos.
Como incluir um LPCO dentro do módulo SIGAEIC - Easy Import Control?
Existe alguma carga padrão para o cadastro de LPCO?
  • Não existe carga padrão. Os formulários de LPCO serão carregados a partir do cadastro do órgão anuente já previamente integrado via certificado digital.
Card
idint_lpco
labelIntegração LPCO
O que é Integração LPCO no Easy Import Control?
  • A rotina de "Integração LPCO" no Easy Import Control é um procedimento que permite a transmissão eletrônica de dados referentes a Licenças, Permissões, Certificados e Outros (LPCO) para o Portal Único Siscomex, que é o sistema integrado de comércio exterior do Brasil. O objetivo dessa integração é facilitar e agilizar o processo de importação e exportação, permitindo que as informações sobre licenciamentos e permissões dos produtos sejam gerenciadas de maneira prévia ou durante a operação de importação ou exportação.
Como realizar a Integração de LPCO dentro do módulo SIGAEIC - Easy Import Control?
Card
idint_duimp
labelIntegração DUIMP
O que é Integração DUIMP?
  • A rotina Integração DUIMP (EICDU100) no Easy Import Control é uma funcionalidade do sistema que permite a integração de informações relativas à Declaração Única de Importação (DUIMP) com o Portal Único de Comércio Exterior. A rotina envolve a atualização automática de dados cadastrais, documentos de instrução, processos vinculados, dados complementares e itens relacionados à importação, como mercadorias, fabricantes/fornecedores, condições de venda/cambiais, acréscimos e deduções, LPCO's, certificados do Mercosul, documentos vinculados e tributos.
Como realizar a Integração DUIMP dentro do módulo SIGAEIC - Easy Import Control?
Integraçãoretornamensagem de erro no campo moedanegociada. 
  • No cadastro demoedasinformar ocampo Cod. ISO com o código ISO da moeda a serintegradana DUIMP, para a moedadólar o código é USD, para as demaismoedasconsultar no portal da duimp.



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