Histórico da Página
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Também é a partir da página Gerenciar Usuários que é iniciado o procedimento de incluir novos usuários manualmente no contexto, através da opção Adicionar usuário.
As situações possíveis para as contas no TOTVS Identity são:
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- Administrador: este tipo de conta garante o acesso ao gerenciamento de usuários, grupos, aplicativos e demais configurações do contexto da empresa no Identity.
- Usuário comum: este tipo de conta permite o acesso aos aplicativos navegáveis ou atribuídos ao usuário pelo administrador e ao perfil pessoal do usuário.
consultarusuarios Âncora
Consultar usuários
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01. Acione o menu Usuários.
Painel | ||||
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Será apresentada uma lista com todos os usuários cadastrados no contexto da empresa no TOTVS Identity, tanto os importados de um Active Directory quanto criados manualmente. Ao lado do nome de cada usuário é possível verificar o tipo da conta (Usuário comum ou Administrador) e a situação na empresa (Ativado, Convidado, Desativado ou Bloqueado). |
Buscar usuários
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01. Acione o menu Usuários.
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03. Informe o texto a ser buscado.
Filtrar usuários
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01. Acione o menu Usuários.
02. Acione o botão Filtrar
.03. Na área Filtrar usuários, modifique os filtros conforme a necessidade e acione o botão Aplicar filtro.
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04. Para remover os filtros utilizados e visualizar novamente a lista completa, acione Limpar filtros.
Exportar usuários
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01. Acione o menu Usuários.
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03. Acione o botão Exportar
.04. Na mensagem de confirmação, acione a opção Ok, entendi Exportar.
Painel | ||||
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Os registros exibidos na página no momento em que o botão Exportar foi acionado serão exportados em um arquivo CSV. Um link com validade de 48 horas é enviado ao endereço de e-mail do administrador que solicitou o relatório para que seja feito o download do arquivo exportado. |
05. Clique no link e, na guia aberta, acione a opção Baixar.Acesse o e-mail e clique no link para fazer o download do relatório.
Painel | ||||
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O navegador deve apresentar automaticamente a opção para salvar um arquivo em formato CSV. Caso não ocorra, na guia aberta, acione a opção Baixar. O arquivo CSV contém o e-mail, o identificador, nome completo, função (usuário comum ou administrador) e o status no momento atual de geração do relatório. |
Adicionar usuário
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Esses passos se referem à inclusão manual de usuários em uma empresa do TOTVS Identity. Para conhecer a importação de usuários do Active Directory, consulte a documentação de Active Directory.
01. Acione o menu Usuários.
02. Acione o botão Adicionar usuário.
03. Insira as informações solicitadas na aba Dados da conta.
Painel | ||||||||||||||
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As informações solicitadas são:
Nome Sobrenome Deseja habilitar o acesso com um nome de usuário? Usuário E-mail Deseja tornar este usuário administrador?
Na seção Opções de ativação é realizada a seleção da formas de ativação da conta. As opções disponíveis são:
A seção Campos customizados só é apresentadase houver campos criados no recurso de Customização do Identity. |
04. Acione a aba Grupos e marque os grupos que devem ser associados ao usuário.
Painel | ||||
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Por padrão, o usuário é automaticamente associado no grupo Everyone, que concentra todos os usuários da empresa. É possível utilizar a busca para filtrar, caso existam muitos grupos cadastrados. Associando o usuário aos grupos, todos os aplicativos vinculados serão associados automaticamente ao usuário. |
05. Acione a aba Aplicativos e marque os aplicativos que devem ser associados ao usuário.
Painel | ||||
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O usuário é automaticamente associado aos aplicativos vinculados ao grupo Everyone e aos demais grupos em que ele for adicionado. É possível utilizar a busca para filtrar os aplicativos desejados. |
06. Acione Adicionar usuário para concluir a inclusão do usuário.
Visualizar usuário
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A página de dados de usuário reúne informações de cadastro e permite ao administrador tomar uma série de ações relativas à conta do usuário como, por exemplo, reenviar o convite por e-mail, redefinir a configuração MFA, alterar o tipo do usuário, associar grupos, atribuir aplicativos, provisionar no Active Directory, desativar a conta, entre outros.
01. Acione o menu Usuários.
02. Localize o usuário desejado na lista.
03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar para abrir a respectiva página com os dados.
Painel | ||||||||||
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Nome
E-mail ou nome de usuário Tipo de usuário
Situação Departamento Senha temporária Campos customizados A seção Campos customizados só é apresentadase houver campos criados no recurso de Customização do Identity.
Grupos Aplicativos Provisionamento Active Directory Autenticação MFA |
Editar usuário
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01. Acione o menu Usuários.
02. Localize o usuário desejado na lista.
03. Acione o ícone Editar e altere as informações desejadas.
Painel | ||||
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As informações que podem ser alteradas são: Nome do usuário, Tipo de usuário, Departamento e campos customizados (caso tenham). O e-mail ou nome de usuário não pode ser alterado pelo usuário administrador. |
04. Acione Salvar para confirmar as alterações.
Exportar dados pessoais
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01. Acione o menu Usuários.
02. Localize o usuário desejado na lista.
03. Acione o ícone Exportar .
04. Informe o e-mail do usuário como confirmação.
05. Acione Exportar para confirmar.
Painel | ||||
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Será feito o download dos dados do respectivo usuário relacionados à empresa atual em um arquivo JSON. Neste arquivo é possível consultar todo o histórico de visualizações e alterações que houve nos dados pessoais relacionados a esse usuário. |
Grupos do usuário
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Associar usuário a grupos
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01. Acione o menu Usuários.
02. Localize o usuário desejado na lista apresentada.
03. Acione Mais opções localizado na linha do usuário e clique na opção Associar grupos.
Painel | ||||
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É apresentada uma lista com todos os grupos cadastrados no contexto da empresa no TOTVS Identity, tanto os importados do Active Directory quanto criados manualmente. |
04. Marque na área correspondente ao grupo que deve ser incluído e acione Associar grupos para confirmar.
Gerenciar grupos
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01. Acione o menu Usuários.
02. Localize o usuário desejado na lista apresentada.
03. Acione Mais opções localizado na linha do usuário e clique na opção Gerenciar grupos.
Painel | ||||
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É apresentada uma lista com todos os grupos aos quais o usuário foi associado. |
04. Localize os grupos dos quais deseja remover o usuário e acione Remover grupo .
Aplicativos do usuário
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Adicionar aplicativos
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01. Acione o menu Usuários.
02. Localize o usuário desejado na lista apresentada.
03. Acione Mais opções localizado na linha do usuário e clique na e acione a opção Associar aplicativos.
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05. Marque na área correspondente ao aplicativo que deseja atribuir e então acione Associar aplicativos.
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Gerenciar aplicativos
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01. Acione o menu Usuários.
02. Localize o usuário desejado na lista apresentada.
03. Acione Mais opções localizado na linha do usuário desejado e acione a opção Associar grupose clique na opção Gerenciar aplicativos.
Painel | ||||
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Serão listados os aplicativos atribuídos diretamente à conta do usuário ou associados aos grupos do usuário. Somente os aplicativos associados ao usuário podem ser removidos por meio dessa tela. |
04. Localize os aplicativos que deseja remover, acione Mais opções e então Remover aplicativo.
Reenviar convite
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Essa opção só é apresentada caso o usuário esteja com a situação Convidado.
01. Acione o menu Usuários.
02. Localize o usuário desejado na lista.
03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar para abrir a respectiva página com os dados do usuário.
04. Em Ações, acione Mais opções e entãoReenviar convite.
Painel | ||||
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É apresentada uma lista com todos os grupos cadastrados no contexto da empresa no TOTVS Identity, tanto os importados do Active Directory quanto criados manualmente. |
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Uma nova mensagem de convite é enviada ao e-mail do usuário com um link para ativação da conta nesse contexto do TOTVS Identity. |
Provisionar usuário no Active Directory
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01. Acione o menu Usuários.
02. Localize o usuário desejado na lista.
03. Clique sobre o nome do usuário ou sobre o ícone Visualizar para abrir a respectiva página com os dados do usuário.
Painel | ||||
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O quadro Provisionamento Active Directory apresenta a situação de provisionamento do usuário no Active Directory.
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03. Caso o status do usuário seja Não provisionado (quadro amarelo), acione Provisionar.
04. Selecione o diretório desejado dentre aqueles que foram vinculados no Identity.
Painel | ||||
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Os campos DN Raiz e Domínio da Conta são preenchidos automaticamente com base no Active Directory selecionado, mas podem ser editados caso desejado. |
05. Informe a senha temporária.
Painel | ||||
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Esta senha será atribuída apenas à conta do usuário criada no Active Directory. |
06. Repita a senha temporária para confirmação.
07. Acione Salvar.
Painel | ||||
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Será enviada uma requisição para o Active Directory através do SmartSync, para que o usuário seja criado no domínio escolhido. Após o provisionamento, o usuário poderá autenticar-se com a senha do Active Directory neste contexto do Identity, caso a administração da empresa tenha habilitado este recurso. |
Consultar ObjectGUID
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01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.
02. Acione a opção Mais detalhes no painel do Provisionamento Active Directory do perfil do usuário.
Painel | ||||
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Serão listados para consulta o Domínio da conta, DN Raíz, ObjectGUID e ImmutableID do usuário sincronizado com o Active Directory. |
Consultar ImmutableID
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01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.
02. Acione a opção Mais detalhes no painel do Provisionamento Active Directory do perfil do usuário.
Painel | ||||
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Serão listados para consulta o Domínio da conta, DN Raíz, ObjectGUID e ImmutableID do usuário sincronizado com o Active Directory. |
Desativar acesso com MFA do usuário
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Esta opção permite que a configuração da autenticação multifator seja feita novamente em caso de troca de aparelho ou remoção da conta previamente cadastrada no aplicativo My Safe id, por exemplo.
01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.
02. Acione Desativar abaixo do quadro Acesso com MFA.
03. Insira uma justificativa e a senha para confirmar a ação.
Painel | ||||
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A justificativa é obrigatória e ficará registrada em histórico, posteriormente poderá ser consultada no relatório de auditoria. |
04. Acione o botão Desativar.
Painel | ||||
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Caso o usuário faça parte de um grupo com MFA obrigatório, precisará configurar novamente a autenticação multifator para então acessar o Identity. |
Gerar senha temporária
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Essa função só é permitida para usuário sem e-mail. Quando é gerada uma senha temporária para o usuário, ele automaticamente não conseguirá mais acessar com a senha anterior.
01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.
02. Acione o botão Mais opções.
03. Selecione a opção Gerar senha temporária.
Painel | ||||
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Após acionar essa opção, será apresentada ao administrador uma senha temporária. Essa senha deve ser informada ao usuário, para que ele possa efetuar o login normalmente. No primeiro login, o usuário é obrigado a alterar essa senha. |
Desativação temporária
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Planejar desativação temporária
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01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.
02. Acione o botão Mais opções.
03. Selecione a opção Desativação temporária.
04. Selecione a data em que o usuário será desativado no campo Data Inicial.
Painel | ||||
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Caso a data inicial configurada seja a atual, a desativação pode levar algumas horas para ser executada. |
05. Selecione a data em que o usuário será reativado no campo Data Final.
06. Inclua uma descrição, se desejado.
07. Acione Salvar.
Painel | ||||
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Após salvar, o período de desativação temporária será exibido no canto superior direito da página de gerenciamento do usuário. A desativação temporária não sincroniza o status do usuário desativado no TOTVS Identity com o Active Directory. |
Alterar período de desativação temporária
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01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.
02. Acione (Editar) localizado ao lado do período de desativação temporária exibido no canto superior direito da página de gerenciamento do usuário.
03. Ajuste a data em que o usuário será desativado no campo Data Inicial.
04. Ajuste a data em que o usuário será reativado no campo Data Final.
05. Inclua ou altere a descrição.
06. Acione Atualizar.
Painel | ||||
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O período de desativação temporária será exibido no canto superior direito da página de gerenciamento do usuário. |
Remover período de desativação temporária
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01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.
02. Acione (Remover) localizado ao lado do período de desativação temporária exibido no canto superior direito da página de gerenciamento do usuário.
Painel | ||||
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O usuário não será desativado no período definido previamente. |
Desativar usuário
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01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.
02. Acione o botão Mais opções.
03. Selecione a opção Desativar usuário.
04. Confirme a desativação acionando Desativar.
Painel | ||||
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Após confirmar, o usuário não terá mais acesso ao contexto em que foi desativado, a menos que seja reativado por um administrador. Nos contextos em que a opção Sincronizar mudanças no estado do usuário do Identity para o Active Directory esteja ativada, o usuário também será desativado no Active Directory. |
Reativar usuário
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01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.
02. Acione o botão Mais opções.
03. Selecione a opção Ativar usuário.
04. Confirme a ativação acionando Ativar.
Painel | ||||
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O usuário volta a ter acesso completo à conta no contexto. |
Excluir usuário
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01. Acesse a página de gerenciamento do usuário, conforme o item Acessar as informações do usuário.
02. Acione o botão Mais opções.
03. Selecione a opção Excluir usuário.
04. Para confirmar a exclusão, acionar Excluir.
Painel | ||||
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Após confirmar, a conta do usuário será totalmente removida da empresa e não poderá ser restaurada. O usuário não terá mais acesso ao contexto do TOTVS Identity do qual foi removido. Caso o usuário excluído tenha sido importado a partir do Active Directory, sua conta será automaticamente incluída na lista de Rejeitados. |
Nota | ||
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No processo para excluir um usuário existem etapas que são assíncronas e também destacamos que remover registros pode ser oneroso em relação ao tempo do processamento do banco de dados. Com isso, pode haver variação de tempo na exclusão para cada usuário do TOTVS Identity, por este motivo, recomendamos que após a confirmação da exclusão, o usuário atualize a página para validar de fato que o usuário em questão foi removido. |
Desbloquear usuário
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Essa opção só é apresentada caso o usuário esteja com o status Bloqueado, ou seja, tenha sido bloqueado por excesso de tentativas de login.
01. Acionar o menu Usuários, localizar o usuário desejado na lista e clicar sobre o nome do usuário para abrir a respectiva página de gerenciamento.
02. Acionar o botão Mais opções.
03. Selecionar a opção Desbloquear.
04. Na janela de confirmação, acionar Desbloquear.
Painel | ||||
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Com isso, o usuário estará poderá voltar a tela de login para autenticar-se ou acionar a opção Esqueceu sua senha?. |
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