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  • Manual de Customização RM - Portal de Oficinas

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titleOficinas - Web

Pré-Requisitos / Parametrizações
Os Cursos devem estar com o campo complementar METODOLOGIA OFICINA marcado como Sim.


Descrição do Processo
As Oficinas não possuem vinculação de datas, ano/período letivo, bimestre/etapa e são independentes de unidades de ensino/filial. A oferta das oficinas pode ser realizada independente da unidade de ensino desde que a oficina esteja finalizada e ativa.
O cadastro de Oficinas está disponibilizado no portal customizado e o controle de acesso a esta entidade, bem como seus cadastros detalhes, será regido pelas seguintes regras:

  • A inclusão poderá ser realizada por professores e/ou pedagogos das unidades de ensino/filial;
  • A alteração será realizada pelos usuários pedagogos que alteram apenas oficinas de suas unidades de ensino/filiais OU pelos usuários que representam o professor responsável pela oficina (neste caso alteram apenas as oficinas onde estão como professor responsável);
  • A exclusão poderá ser realizada apenas pelos usuários pedagogos que excluem apenas oficinas de suas unidades de ensino/filiais (desde que obedeçam as regras citadas na seção "Detalhamento de processos específicos' caso contrário a oficina apenas poderá ser 'inativado').


Usuário (aluno/ professor/pedagogo) acessa o Portal Educacional e neste acessa o Portal customizado de Oficinas.

Portal do Aluno

Através do novo portal do aluno será possível realizar o acesso ao Portal Oficina, através do menu "Portal Oficina". Para isso é preciso configurar o acesso do perfil nas opções de perfil de acesso.


NOVO!



A tela inicial do Portal Oficinas foi ajustada para exibir informações do tipo oficina de cada card e separar os carroceis para exibir oficinas do tipo Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, conforme a imagem abaixo:

 
 

Os Tipos de Oficinas terão cores diferentes, para facilitar a identificação dos Cards, por meio de esferas coloridas no canto dos cards das oficinas, com legenda informativa de definição de cada cor do tipo de esfera.

Ao passar o mouse na esfera o mesmo informa a descrição do tipo de oficina do mesmo.

Ao clicar no botão Saiba mais... foi implementado também o tipo de oficina correspondente.


Detalhamento do Processo
Cadastro de Oficinas / Visualização
O cadastro das oficinas será disponibilizado através de um atalho (botão, link) no portal de oficinas e ao acessá-lo será apresentado uma visão das oficinas já cadastradas.
As oficinas a serem apresentadas serão aquelas da mesma unidade de ensino do usuário logado OU oficinas de unidade de ensino/filial diferente do usuário logado mas cujo status/situação da oficina seja 'FINALIZADA' e a oficina esteja ativa. Nesta visão apresentaremos as opções de incluir, excluir e editar registros de oficina.NOVO! 


Descrição do Processo

O campo tipo de oficinas foi adicionado nas telas de cadastro do Portal Oficinas, para identificar os novos tipos de oficina relacionadas ao novo Ensino Médio.

Ao acessar a interface de cadastro das oficinas o tipo de oficina, será visualizado na nova coluna tipo.

Ao passar o mouse na esfera é exibido o texto da legenda do tipo de oficina.

Nesta funcionalidade temos o recurso de filtro para limitar (restringir, filtrar) os registros a serem apresentados na visão. Disponibilizaremos os seguintes campos a serem utilizados como filtro na aba Identificação: Identificador da oficina, Nome da oficina, Situação/Status, Unidade de ensino, Professor responsável, Versão, Oficina original, data de criação da oficina (DE / ATE).

NOVO!

Ao acessar a aba Identificação, o campo Palavra-Chave 1 foi alterado para Segmento e o nome da aba Recomendação para Matriz Curricular.


 


Importante: Cabe observar que, caso o usuário defina mais de um campo para o filtro, o recurso utilizará o operador lógico 'E' para a recuperação dos registros, isto é, apenas registros que atenderem todos os filtros serão apresentados na visão.

Adicionar Novo
Ao acionar a opção de Adicionar Novo ou Editar para uma oficina é apresentada uma interface de edição com os campos da oficina dispostos de maneira estruturada/organizada permitindo ao usuário uma melhor visualização (no caso de uma consulta) ou o preenchimento/alteração dos valores de cada campo (no caso de uma inclusão/alteração).

Editar
Para editar, selecione a oficina desejada e em seguida clique em editar.

Os atributos/campos pertinentes a este cadastro e seus significados são como listados a seguir:
Identificação

Campo

Descrição

Ativo

Indicador se a oficina está ativa para que seja utilizada/considerada em outras funcionalidades.

Identificador/Código

Campo inteiro, sequencial, de preenchimento automático, apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Data de criação

Campo de preenchimento automático com a data atual da criação de uma nova oficina. Este campo é apenas leitura não pode ser editado.

Nome

Campo alfanumérico de tamanho restrito a 80 caracteres de livre preenchimento pelo usuário. O texto será sempre maiúsculo (caixa-alta), isto é, caso o usuário digite em minúsculos então o sistema o transformará em maiúsculos

Situação/Status

Campo para denotar a situação do registro de oficina. Seus valores poderão ser: EM CONSTRUÇÃO, EM ANÁLISE ou FINALIZADA.
EM CONSTRUÇÃO significa que a oficina ainda está sendo elaborada pelos professores, e a oficina ainda não está completa (para ser analisada pelos pedagogos ou ofertada);
EM ANALISE significa que os campos já foram definidos, preenchidos e a pedagoga deve analisar (ou está analisando);
FINALIZADA significa que todos os requisitos foram analisados, os pedagogos estão de acordo com as informações, definições, planejamentos constantes da oficina e a mesma já pode ser ofertada aos alunos.

Imagem

Campo para manter uma imagem representativa da oficina. Apenas arquivos de extensão .jpg, .jpeg, .gif ou .png serão aceitos e existe uma limitação de 128Kb para o tamanho da imagem.

Filial/Unidade de ensino

Campo para o usuário informar em qual unidade de ensino a oficina foi originalmente criada. Utilizado para manter a origem da oficina e também servirá de filtro para professor responsável. Por padrão este campo será previamente valorado com a unidade de ensino do contexto onde o usuário está logado.

Professor responsável

Campo a ser valorado a partir da seleção de um dos professores da unidade de ensino (filial) da oficina.

Versão

Campo para indicar se a oficina é a original (criada do 'zero') ou se é editada (criada a partir da cópia de uma outra). Teremos dois valores para este campo: ORIGINAL ou REEDITADA.
Este campo será somente leitura (usuário não poderá alterá-lo), será de preenchimento automático pelo sistema e valorado como ORIGINAL – quando da criação de um novo registro de oficina - ou REEDITADA – quando a criação do registro de oficina for feita pelo processo de copiar oficina.

Identificador da oficina original

Campo inteiro de controle interno que visa manter o identificador da oficina que originou o atual registro de oficina quando esta foi proveniente de cópia de uma oficina já existente.


NOVO!

Aba Matriz Curricular

O nome da aba Recomendação foi alterado  para Matriz Curricular.

A interface foi adaptada, para exibir as opções de Série/Matriz de acordo com os novos tipos de Oficinas (Interseriado e NEM). 

Os campos palavra chave da aba de Identificação, foram inseridos na nova aba Matriz Curricular, os mesmos foram renomeados  para Palavra chave filha 1 e 2, e foi adicionado o novo campo Tipo de Oficina e o mesmo está ligado a seleção do campo Segmento. 

 


 Somente após selecionar o curso, o combo de segmento é carregado por causa do novo campo do segmento, ligando ele a um curso específico.


Caso o tipo do segmento seja diferente de Interseriado será exibido um combo para o usuário selecionar a série e após ele selecionar vão parecer as Matrizes Curriculares que tenham disciplinas do mesmo Tipo de Oficina do segmento, conforme imagem abaixo:

Campo Tipo Oficina na visualização do cadastro de Oficina

 
Esta seção contêm a lista de todos os cursos cadastrados no SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim') e, para cada curso, teremos a lista das séries e matrizes (ativas e atuais) dos respectivos cursos.
A lista de cursos será filtrada de acordo com a filial do usuário está logado. Ao selecionar uma opção (um curso) automaticamente as outras opções (os outros cursos) são desmarcadas. É permitido a marcação de mais de uma opção de série e uma única marcação de matriz para cada série.
O preenchimento deste campo será utilizado como direcionamento na programação da oferta no sentido de para quais séries poderão ser destinadas vagas, ou seja não obriga a oferta da oficina na série/matriz informada.

Ao salvar a oficina teremos uma consistência afim de verificar se as matrizes curriculares das séries assinaladas são exatamente as mesmas tanto a nível de disciplinas quanto a nível de conteúdos. Caso isto não se confirme então o processo de salvar será interrompido e uma mensagem explicativa será apresentada ao usuário e o mesmo terá de 'acertar' a escolha das séries e novamente salvar a oficina.

Justificativa
Seção para registrar a justificativa da criação da oficina. É composta por um texto fixo (não permitido alteração) explicando de como preencher a justificativa.
O campo para a inserção do texto da justificativa será de tamanho ilimitado, possibilitará formatações (negrito, sublinhado, numeração, cores) e inserção de imagens (as imagens não serão arquivos anexados e sim a imagem será apresentada no campo texto).


Desafio proposto
Nesta seção serão preenchidos os campos que representarão o 'check-list' do desafio e um campo de texto livre, sem limitação de tamanho, para o usuário informar o desafio proposto propriamente dito.
O campo de desafio proposto será disponibilizado por um controle que permita a formatação do texto (negrito, sublinhado, cores, alinhamento) e também a inserção de imagens;

Objetivos gerais
Consta um texto fixo com uma explicação sobre o que se tratam os 'Objetivos gerais' da oficina, um 'check-list' para ajuda/direcionar a elaboração do texto de 'Objetivos gerais' e um campo texto livre para o usuário informar os objetivos da oficina propriamente dito.
O campo texto de 'Objetivos gerais' não terá restrição de tamanho e será disponibilizado em um controle que permita a formatação do texto (negrito, sublinhado, cores, alinhamento). Também permitirá a inserção de imagens as quais, se existir, será apresentada no campo e não como um arquivo anexo.

Apontamentos teóricos
Seção composta de um texto fixo, um check-list e um campo de entrada de informações pelo usuário. Este conjunto de dados servirá para determinar as ideias/linhas de raciocínios que conduzirão/serão desenvolvidos na oficina.
O texto fixo será apresentado no início da seção, em seguida teremos o 'check-list' apresentado como uma lista de controles do tipo caixa de marcação (CheckBox) e então o campo texto livre para os apontamentos teóricos.
O campo para o texto não terá restrição de tamanho e servirá para que o usuário informe o texto referente aos apontamentos teóricos. O controle para digitação deste texto permitirá uma formatação mais amigável (negrito, parágrafo, numeração, sublinhado, inserção de imagens) do texto.

Regras de Usuários
Professor Responsável pela Oficina:

  1. Apenas poderá manipular oficinas enquanto sua situação/status for 'EM CONSTRUÇÃO';
  2. Não será permitido selecionar a opção 'FINALIZADA'


Pedagogos

  1. Apenas pedagogos da unidade de ensino/filial da oficina poderão alterar a situação de uma oficina para 'FINALIZADA'


Todos os usuários com permissão

  1. Quando uma oficina estiver com a situação/status 'FINALIZADA' somente poderão alterar o campo 'Ativo'.
  2. Somente será possível excluir oficinas que se encontrem com status/situação 'EM CONSTRUÇÃO' ou 'EM ANÁLISE' e que não existam outros registros (de outras entidades) relacionados à oficina.


Consistências ao salvar Oficinas
Quando a situação/status de uma oficina for alterada para 'EM ANÁLISE' significa que o professor responsável já finalizou o preenchimento das informações e está disponibilizando a oficina para finalização pelos pedagogos.
Neste caso, ao salvar a oficina com a situação/status recém valorada para 'EM ANÁLISE':

  • Todas as contribuições (todos os registros de contribuições) relativos à oficina deverão estar assinalados como verificados (lidos).
  • Todos os campos do cadastro passam a ser obrigatórios (ao salvar serão validados com esta premissa) e os cadastros detalhes (Conteúdos da oficina, Processo Associar/Desassociar conteúdos à oficina, Teia da oficina, Livros da oficina, Filmes da oficina, Outras atividades da oficina, Atividades de Finalização da oficina) deverão conter ao menos um registro. Caso esta regra não seja satisfeita a gravação será interrompida com uma mensagem explicativa ao usuário;
  • Será encaminhado um e-mail aos pedagogos da unidade de ensino/filial (lista de pedagogos parametrizada, informado na oficina informando que o cadastro da oficina foi completado e que está sob sua responsabilidade para análise e/ou finalização;
  • A oficina não poderá ser mais alterada pelo professor responsável, somente pedagogos.


Caso a validação detecte algum campo não preenchido ou falhe em uma das verificações mencionadas então a gravação do registro será interrompida apresentando ao usuário uma mensagem explicativa sobre os problemas encontrados e que devem ser acertados antes de gravar o registro de oficina.


Quando a situação/status de uma oficina for alterada para 'FINALIZADA' e a gravação ocorrer com sucesso então será apresentada uma tela perguntando ao usuário se ele deseja, neste momento, já efetuar a programação de ofertas para a oficina em questão. Em caso afirmativo o sistema acionará o processo de programação de ofertas para tal oficina.


Após a finalização do processo de programação de ofertas, caso o usuário tenha optado por isto, ou após o usuário responder com uma negativa à opção acima, o sistema apresentará uma interface perguntando se o usuário deseja, neste momento, já gerar as rotas para a oficina em questão. Caso afirmativo o sistema acionará o processo de Gerar rotas de aprendizagem para a tal oficina.


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