Árvore de páginas

Despertador - Agenda do Operador (Call Center)

Produto:

Microsiga Protheus ®

Ocorrência:

Como configuro o despertador?

Passo a passo:

Configuração do Schedule:

No ambiente Configurador, acesse a opção Schedule - pasta Schedule - usuário Administrador e as empresas/filias utilizadas.

Selecione a empresa e posicione sobre a opção Processos Especiais - Diário e depois clique em Incluir.

Informe os dados conforme orientação abaixo:

Código/Nome/Descrição - preencha os campos conforme orientação do help de campo.

  • Frequência: diária.
  • Data Início: informe a data inicial execute o processo.
  • Data Final: informe uma data futura que não necessite alteração com freqüência, para que não precise ser reconfigurado. (Exemplo: 01/01/2010).
  • Intervalo: 00:01 (sugestão)
  • Ação: TMKLEMBRE (99,01)
  • Onde 99 representa o código da empresa e 01 a Filial.
  • Ambiente: Environment de trabalho (Ex: ENVPROD)

 Clique no botão OK e confirme a inclusão.

 

Ativação do Workflow:
O workflow é uma ferramenta existente no Protheus e para ativação, basta algumas configurações no MP8Srv.ini.

Inicialmente coloque na seção ONSTART deste arquivo de configurações, a função WFONSTART, para iniciar o agendamento das funções para o Workflow.

Esta função inicia um Job que verifica se existem agendamentos a serem executados.

Acrescente no MP8Srv.Ini as seguintes linhas:

[ONSTART]

jobs=SchedulerWF

[SchedulerWF]

Main=WFONSTART

Environment=Environment    <- Coloque aqui o seu Environment.

 

As linhas acima indicam que sempre que o servidor for iniciado, ele executa as funções contidas em cada job.

Você pode iniciar várias funções ao mesmo tempo.

Crie no diretório SIGAADV um arquivo chamado scheduler.wf. Este arquivo deve conter a seguinte estrutura:

aa,bb,env,T,mod

Onde:

aa = Indica o código da empresa onde é iniciado o job.

bb = Indica o código da filial onde é iniciado o job.

env = nome do environment onde é iniciado o job.

T = Indica se inicia ou não os processos parados automaticamente. Dica: Deixe como T e não como F.

mod = Sigla do Módulo do qual o Scheduler usa uma licença, caso exista. Por default, ele procura por uma licença do Faturamento.

 

Exemplo:

99,01,SQL101,T,,F

Caso seja necessário iniciar o agendamento para mais de uma empresa, basta repetir a seqüência acima separadas por pontos e vírgulas (;).

 

Exemplo:

01,01,EnvTop811,T,PCP;03,01,EnvTop811,T,COM

Pare e reinicie o serviço do Workflow para que tenham efeito as alterações que descrevemos.

Agende a função WFRETURN (empresa, filial) para que o Workflow responda aos e-mails.

Para saber como? Consulte o help do configurador. Todo processo do Workflow deve ser agendado como Processos Especiais.

 

Exemplo:

WFReturn("01", "01")

Observações:

O Agendamento, iniciado pela função WFOnStart, requer uma licença do Protheus se estiver disponível.

Os processos agendados também necessitam de uma licença por processo, a qual é liberada após a finalização do processo.         

IMPORTANTE: Acesse o ambiente do Call Center - rotina Miscelânea / Workflow / Messenger e deixe a tela Gerenciador de Tarefas Ativa para visualizar as pendências do Operador.

Clique em Mensagens /Itens em Aberto para visualizar informações sobre a Lista ou Pendências da Agenda.