Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.
Especificação | |||
Produto | PEP | Módulo | Prontuário Eletrônico |
Segmento Executor | Saúde | ||
Projeto¹ |
| IRM¹ |
|
Requisito¹ | SAU_BACKLOG-1753 / SAUPEP02-587 | SubTarefa¹ | SAUPEP02-654 |
Chamado² |
| ||
Release de Entrega Planejada |
| Réplica | Não |
País | (X) Brasil ( ) Argentina ( ) México ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador | ||
Outros |
|
Objetivo
Permitir a ordenação cronológica decrescente para os itens do prontuário no Histórico Clínico.
Definição da Regra de Negócio
RN001: Permitir a ordenação cronológica decrescente para os itens do prontuário no Histórico Clínico. Por padrão a ordenação da data será crescente.
RN001.01: Todos os itens do prontuário que já possuem uma grid com a coluna data, o sistema deverá ter a possibilidade do usuário clicar sobre a coluna para ordenar as informações pela data (crescente ou decrescente). Na coluna constará uma seta indicando a ordenação. Segue abaixo os itens do prontuário que já possuem a coluna data:
- Prescrição Médica;
- Prescrição de Enfermagem;
- Planejamento Terapêutico;
- Descrição Cirúrgica;
- Receitas, Atestados e Orientações.
OBS: no caso da Prescrição Médica e do Planejamento Terapêutico, o sistema deverá considerar primeiramente o agrupador de painéis (Dietas e Restrições, Soros e componentes, Medicamentos, etc.) e após a data.
RN001.02: No item do prontuário Evolução, será incluída uma grid com as seguintes informações:
- Data da Avaliação: mostrar a data e hora da avaliação;
- Descrição do Item;
- Relevantes para Consulta;
- Ações.
A informação da "data e hora da avaliação" que atualmente fica no final da descrição do item, deve ser disponibilizada na coluna "data da avaliação" e retirada no final do item.
No caso de itens do tipo "Checagem", que não contém a "data da avaliação" no final da tela, o sistema deverá apresentar na "data da avaliação" a "data e hora da execução/não execução do item".
OBS: essa alteração impactará na Aleta Evolução que também passará a ter essa nova grid.
RN001.03: No item do prontuário Parecer Especialista, será incluída uma grid com as seguintes informações:
- Data do Parecer: apresentar a data e hora da finalização do parecer;
- Descrição do Item.
OBS: A Data/Hora do Parecer deverá ser retirada da "descrição do item", pois a mesma constará na coluna "Data do Parecer".
RN001.04: No item do prontuário Formulários Dinâmicos, coluna "Data de preenchimento" também deverá possibilitar a Ordenação.
Rotinas Envolvidas | ||
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu |
Histórico Clínico | Alteração | PEP > Seleção do Paciente > Aleta Histórico Clínico |
Evolução | Alteração | PEP > Seleção do Paciente > Aleta Evolução |
Formulário Dinâmico | Alteração | PEP > Seleção do Paciente > Aleta Formulário Dinâmico |
Protótipo de Tela
As imagens de telas destacadas a seguir são consideradas apenas protótipos, as mesmas poderão sofrer alterações em função da atualização de componentes utilizados no sistema, devem ser utilizadas apenas para exemplificar a forma de iteração que os usuários possuirão ao acessar o PEP, o fluxo de negócio e a forma em que os dados e informações serão manipuladas.
Ordenação da Aleta Histórico Clínico
Funcionalidade | Histórico Clínico | ||||
Objetivo | Permitir a ordenação cronológica decrescente para os itens do prontuário no Histórico Clínico. | ||||
Módulo | PEP | Menu | PEP > Seleção do Paciente > Aleta Histórico Clínico. | ||
| |||||
Figura 1: Aleta Histórico Clínico > Prescrição Médica > Ordenação da Data. Figura 2: Aleta Histórico Clínico > Evolução > Ordenação da Data. Figura 3: Aleta Histórico Clínico > Parecer Especialista > Ordenação da Data.
| |||||
Regras da Interface | |||||
RI-001 | Por padrão a ordenação da data será crescente. | ||||
RI-002 | Na coluna data constará uma seta indicando a ordenação. |