Esta opção é responsável pela geração das listas de contato para inadimplentes, com base no Cadastro de Clientes e no Cadastro de Contas a Receber, conforme a parametrização e definição de filtros.
Com a separação da lista de contatos para Telecobrança do processo de Marketing e Vendas, é possível utilizar melhor a seleção de clientes inadimplentes integrados com os novos recursos de Telecobrança.
Importante: Para gerar as Listas de Cobrança é necessário definir a utilização de lista de contato no momento de incluir o primeiro registro no Cadastro de Regras de Seleção. Formatos das Listas de Cobrança As listas de cobrança podem ser criadas em três formatos: contato de voz, cross-posting e mala direta. Para que as listas possam ser elaboradas, é imprescindível que: a. O Cadastro de Contatos esteja devidamente preenchido e relacionado às entidades pertinentes; b. O status do contato esteja configurado como "Atualizado” no cadastro; c. A entidade com a qual o contato estiver relacionado deve ser a mesma escolhida na geração da lista. d. Seja informado o contato que possui o campo "Tipo" preenchido com "3-Cobrança", uma vez que, na geração da lista, o sistema prioriza esse contato. Quando não informado, será utilizado o primeiro contato do cadastro. |
Listas de Voz
Formato de lista para ser executada por telefone. O contato deverá possuir um telefone válido de acordo com o definido para pesquisa: residencial, celular ou comercial.
Listas de Contatos de Cross-Posting
Formato de lista para ser executada pelo envio de e-mail. Para geração, é necessário que:
- o contato tenha o campo "E-mail" cadastrado;
- o campo "Recebe E-mail" esteja configurado com "Sim";
- a empresa possua um servidor de SMTP e os parâmetros de configuração estejam adequados.
Listas de Contatos de Mala Direta
Formato de lista para ser executada pela impressão de mala direta. Para geração, é necessário que:
- o endereço residencial esteja atualizado no Cadastro do Contato;
- em caso de envio ao endereço comercial, o endereço da entidade esteja atualizado;
- sejam informados os arquivos modelos para mala direta e, se necessário, os arquivos modelos para etiquetas.
Quando o Microsiga Protheus 11.5 estiver sendo executado pelo remote SmartClient-HTML, as funções de manipulação de arquivos do módulo Call Center, não executam operação de leitura ou gravação na unidade local do “cliente”.
Desta forma, durante a geração da lista de cobrança, a geração do log inconformidades de dados não deverá ocorrer.
Procedimentos
Para gerar listas de cobrança:
- Em Listas de Cobrança, clique na opção "Incluir".
É apresentada a janela "Atualização das Listas - Incluir".
2. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
3. Na parte superior da janela, o sistema disponibiliza as opções:
- "Parâmetros do Cliente" - permite definir a parametrização desejada para a seleção do cliente. São informados: prefixo dos títulos, número do título, banco, data de vencimento, data de emissão, entre outros.
- "Perfil do Contato" - permite configurar o perfil do contato. São informados: nível do contato, ligações pendentes, dias das semana, entre outros.
4. Confira os dados e confirme.
Ações Relacionadas
- "Filtro"
Permite criar filtros de seleção para os títulos cadastrados no Contas a Receber.
- "E-mail"
É utilizado nas listas de cross-posting. Ao selecioná-lo, o sistema apresenta a janela "Composição de E-mail", em que são informados os dados que serão enviados no e-mail: assunto, mensagem (texto) e anexos (arquivos).]
- "Visualizar"
Permite visualizar os arquivos de mala direta ou as etiquetas.
- "Define detalhes na geração da lista de cobrança"
Apresenta a janela "Tipo de lista de TELECOBRANÇA", que permite selecionar o tipo de lista de Telecobrança a ser gerada:
- lista padrão de Telecobrança para inadimplentes (recomendado);
- lista de Telecobrança considerando as ligações já realizadas aos inadimplentes.
Neste caso, informe o número de chamadas a serem consideradas.
- "Lista de Periodicidade"
Permite gerar listas de periodicidade, avaliando a data de último atendimento para cada contato.
Lei n° 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados
Para adequar o Sistema Protheus® à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.
- Controle de Acesso
Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.
O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).
Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.
- Log de Auditoria
Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.
Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.
O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração dos Logs de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Logs e Auditoria.
Veja também
Veja também os tópicos: