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01. Visão Geral
Essa rotina permite que o advogado possa registrar e alterar garantias em um determinado processo.
02. Exemplo de Utilização
A rotina de garantias do TOTVS Jurídico Departamentos tem as seguintes funcionalidades:
- Inclusão.
- Alteração.
- Exclusão.
- Lista de garantias.
O acesso a tela de garantias é feito por meio do resumo do processo, que pode ser acessado através das telas de:
- Pesquisa rápida.
- Painel de provisão dos processos.
- Lista de favoritos.
No painel Garantias do resumo do processo, temos as seguintes funcionalidades:
- Ver todos.
- Incluir Nova Garantia.
- Alteração.
03. Principais Campos
Na tela de Garantias, temos os seguintes campos:
Campo | Descrição |
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Tipo | Responsável por informar o tipo de garantia a ser registrado. Exemplo: Depósito Judicial, Penhora, Carta de Fiança... |
Data | A partir desta data é aplicada a correção monetária sobre os valores. |
Forma de Correção | Forma de correção que será aplicada na correção desta garantia. |
Valor | Valor de base da garantia. |
Envolvido | Indica quem efetuou o depósito. |
Integra Financeiro | Indica se esta garantia será integrada com o financeiro para geração de título. (Depende de configuração e cadastros adicionais) |
Filial Destino | Indica para qual filial o título será gerado. Este campo deve ser preenchido apenas se integração financeira for sim. |
Prefixo | Informar o prefixo do título que será gerado no financeiro. Este campo deve ser preenchido apenas se integração financeira for sim. |
Fornecedor | Indica o fornecedor ao qual o título será vinculado. Este campo deve ser preenchido apenas se integração financeira for sim. |
Natureza | Indica a natureza financeira do título. Este campo deve ser preenchido apenas se integração financeira for sim. |
Título | Informar o tipo de título a ser gerado. Este campo deve ser preenchido apenas se integração financeira for sim. |
Grupo de Aprovação | Informar o grupo responsável pela aprovação do título. Este campo deve ser preenchido apenas se integração financeira for sim. |
Banco/Agência | Informar o banco/agência referente ao título gerado. Este campo deve ser preenchido apenas se integração financeira for sim. |
Condição de Pagamento | Este campo é utilizado para indicar para qual a condição de pagamento. |
Produto | Informa o produto relacionado ao pedido de compra. |
Aprovadores compras | Indica o usuário que poderá aprovar o pedido de compra. Este campo deve ser preenchido apenas se integração com compras for sim. |
04. Tela - Lista de Garantias
Registros de Garantias | Descrição |
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Nesta tela, temos as seguintes informações:
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Quando o sistema estiver parametrizado para integrar as garantias com o módulo financeiro, será exibido no canto direito de cada linha da listagem o ícone de Título financeiro, indicando o status do título gerado, conforme as cores:
Ao clicar no ícone, o pop-up de Títulos financeiros será aberta exibindo os dados dos títulos da garantia. |
05. Tela - Inclusão de Garantia
Inclusão de Garantia | Descrição |
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Acesso ao cadastro pela tela de Resumo do Processo Acesso do cadastro pela tela de Garantias | O cadastro de garantia pode ser feito por meio do Resumo do processo ou pela tela de Garantias.
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Nesta de tela de Cadastro, temos campos necessários para preenchimento que são:
Caso a integração financeira esteja habilitada (Integração com o módulo financeiro do Protheus) será necessário preencher também os campos da integração:
Caso a integração com Compras esteja habilitada (Integração com o módulo de Compras do Protheus) será necessário preencher também os campos da integração:
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O sistema irá apresentar, entre os campos padrão e os campos de integração financeira, os campos adicionais para preenchimento do usuário. Os campos estarão presentes no momento da inclusão e na alteração. O sistema também irá popular os campos com seus inicializadores padrão, caso tenha informado no SX3 Obs: O sistema só irá demonstrar campos que estiverem marcados como "Obrigatório" ou que contenham "__" ou "_X" em seu nome, conforme demonstrado na imagem ao lado. A atualização estará disponível partir da versão de Agosto/2024. Para mais detalhes: https://tdn.totvs.com/x/woOJMg |
06. Tela - Alteração/Visualização de Garantia
Alteração de Garantia | Descrição |
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Alteração pelo resumo do processo. Alteração pela tela de Garantias. | A alteração/visualização de garantia pode ser feita por meio do Resumo do processo ou pela tela de Garantias.
Obs: Caso a garantia tenha gerado um pedido de compra não será possível alterá-la. |
Cadastro original (imagem 1). Dados alterado (imagem 2). | O usuário pode realizar alteração dos campos que estiverem habilitados para edição. Imagem 1 (ao lado) apresenta os dados originais da garantia. Imagem 2 (ao lado) apresenta a mesma garantia com os dados alterados. Ao clicar em Salvar garantia na parte inferior da tela, é redirecionado para a tela anterior. |
Quando o sistema estiver parametrizado para integrar as garantias com o módulo financeiro, na tela de Alteração de garantia, o botão Títulos financeiros será apresentado. Ao clicar neste botão, o pop-up de Títulos financeiros será aberto, exibindo os dados dos títulos da garantia. | |
O sistema irá apresentar, entre os campos padrão e os campos de integração financeira, os campos adicionais para preenchimento do usuário. Os campos estarão presentes no momento da inclusão e na alteração. O sistema também irá popular os campos com seus inicializadores padrão, caso tenha informado no SX3 Obs: O sistema só irá demonstrar campos que estiverem marcados como "Obrigatório" ou que contenham "__" ou "_X" em seu nome, conforme demonstrado na imagem ao lado. A atualização estará disponível partir da versão de Agosto/2024. |
07. Tela - Exclusão de Garantia
Exclusão de Garantia | Descrição |
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Para acessar a garantia é feito o mesmo procedimento de alteração, ou seja, abrimos a tela em modo de alteração. Ao clicar em Excluir garantia, o sistema irá pedir a confirmação do usuário ao confirmar o sistema retorna para a tela anterior e realiza a exclusão do registro. Obs: Caso a garantia tenha gerado um pedido de compra não será possível excluí-la. |
08. Tela - Levantamento
A tela de levantamentos é utilizada para dar baixa nos valores de garantias.
Tela de Levantamento | Descrição |
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O acesso a tela de levantamentos é feito por meio da tela de garantia. Quando acessamos a tela de alteração de garantia, podemos visualizar na parte inferior da tela uma sessão dedicada aos levantamentos, nela temos o botão Novo levantamento que permite ao usuário fazer a inclusão de um levantamento atrelado a garantia e logo abaixo temos um grid que lista os levantamentos existentes. |
09. Tela - Inclusão de Levantamento
A tela de levantamentos é utilizada para dar baixa nos valores de garantias.
Inclusão de Levantamento | Descrição |
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Para incluir um levantamento, basta clicar no botão Novo levantamento e preencher os campos da tela a seguir. | |
Nesta tela, o sistema exibe o Saldo disponível que a garantia possui para ser levantado e o valor já levantado nesta garantia. De posse destas informações, o usuário deve preencher os campos conforme necessário: Tipo: Informar o tipo de levantamento que será incluído. Data: Informar a data referência do levantamento. Conforme consta no alvará. Envolvido: (Opcional) Informar o favorecido deste levantamento. Valor(R$): Informar o valor original do levantamento. Valor de Correção (R$): Informar o valor a ser lançado a título de correção monetária. Valor de Juros (R$): Informar o valor a ser lançado a título de Juros. Ajuste Correção(R$): Informar o valor a ser lançado a título de ajuste de correção monetária. Normalmente utiliza-se este campo para suprir eventual diferença entre o valor apontado no sistema e o valor efetivamente levantado na instituição financeira. Para mais detalhes acesse o item 12 desta documentação. Ajuste Juros(R$): Informar o valor a ser lançado a título de ajuste de juros. Normalmente utiliza-se este campo para suprir eventual diferença entre o valor apontado no sistema e o valor efetivamente levantado na instituição financeira. Para mais detalhes acesse o item 12 desta documentação. Após a inclusão dos dados, clicar no botão Incluir levantamento. | |
Caso o Tipo de levantamento selecionado tenha a configuração para a Inclusão de Despesas (NQW_DESPES = 1 - Sim), após a inclusão do levantamento a tela de Nova despesa será aberta automaticamente. Serão sugeridas a Data, o Valor (Soma do Valor, Valor de correção e Valor de juros) e a Moeda, de acordo com as informações do levantamento originário desta Despesa. A inclusão da despesa é opcional, é possível cancelar a inclusão da mesma, caso seja essa a preferência. | |
O sistema irá apresentar, entre os campos padrão e os campos de integração financeira, os campos adicionais para preenchimento do usuário. Os campos estarão presentes no momento da inclusão e na alteração. O sistema também irá popular os campos com seus inicializadores padrão, caso tenha informado no SX3 Obs: O sistema só irá demonstrar campos que estão nos Agrupadores "003" e "004" ou que estiverem marcados como "Obrigatório" ou que contenham "__" ou "_X" em seu nome, conforme demonstrado na imagem ao lado. A atualização estará disponível partir da versão de Agosto/2024. Para mais detalhes: https://tdn.totvs.com/x/woOJMg |
10. Tela - Alteração de Levantamento
Alteração de Levantamento | Descrição |
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Para Alterar um levantamento, basta clicar no botão de Edição no grid de levantamentos e alterar os campos da tela a seguir. | |
Nesta tela, o usuário pode realizar alteração dos campos que estiverem habilitados para edição. Após os ajustes necessários, clicar em Salvar garantia na parte inferior da tela, em sequencia será redirecionado para a tela anterior. |
11. Tela - Exclusão de Levantamento
Alteração de Levantamento | Descrição |
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Para Excluir um levantamento, basta clicar no botão de Edição no grid de levantamentos, Conferir os dados e clicar no botão Excluir Levantamento. | |
Após clicar em Excluir Levantamento, o sistema vai solicitar a confirmação do usuário, basta clicar em Excluir. |
12. Levantamento - Sugestão de valores
Sugestão de valores no levantamento | Descrição |
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Ao incluir / alterar um levantamento, o sistema irá perguntar se o usuário deseja que seja realizado o cálculo para sugerir os valores de correção e juros, com base no valor que o usuário deseja levantar. Caso o usuário confirme, o sistema irá preencher os campos de correção e juros automaticamente. Obs.: O sistema sugere os valores, de acordo com o valor ou data digitada pelo usuário. |
13. Levantamento - Integração financeira
Sugestão de valores no levantamento | Descrição |
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Ao incluir / alterar um levantamento de uma garantia que esteja com a integração financeira habilitada, o sistema irá abrir a tela de levantamento também com os campos da integração financeira. Por padrão, os campos da integração serão preenchidos com os valores informados na garantia, mas poderão ser editados, caso haja necessidade. |
14. Tela - Relatórios de garantias
Relatórios de garantias | Descrição |
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Na listagem das garantias podemos gerar o relatório em PDF com todos os dados de cada garantia listada. A geração respeita o parâmetro MV_RELT, assim será gerado e gravado o relatório dentro do diretório configurado. OBS: Caso ocorra erros relacionados a geração do relatório e diretório de destino, por favor acessar a documentação abaixo: JUR0094_Parâmetro MV_RELT no TOTVS Jurídico Departamentos |