CONTEÚDO
01. VISÃO GERAL
SIGAWMS - Gestão de Armazenagem
Neste ambiente, tarefa é a atividade ou um conjunto de atividades realizadas em um armazém e serviço é a tarefa ou um conjunto de tarefas.
Pelo serviço as operações relacionadas ao movimento de um produto são gerenciadas.
Exemplo:
Quando um Operador Logístico é contratado para planejar o armazenamento de um produto paletizado, podemos distinguir desta ação:
1. Serviço Contratado: Armazenar produto paletizado.
2. Tarefa: Planejamento e armazenagem.
3. Atividade: Movimentos horizontais e verticais.
Todas as atividades realizadas geram registros de operações executadas. Desta forma, é possível identificar todos os movimentos (atividades, tarefas, serviços, entre outros) realizadas para um determinado produto, cliente, documento, etc.
Assim, o efetivo acompanhamento da produtividade do armazém ocorre por intermédio de controles como: avaliação de tempo gasto, responsável pela execução das operações, entre outros.
SIGATMS - Gestão de Transportes
Neste ambiente, o cadastro de Serviços x Tarefas é utilizado para configurar os tipos de serviços prestados pela Transportadoras, indicando cada uma de suas respectivas tarefas em ordem de execução.
O serviço pode ser definido como um código diferenciador no cálculo do valor do frete (Serviço de Negociação) ou ainda utilizado como gerenciador das operações relacionadas ao transporte (Serviço Operacional).
O serviço de negociação é relacionado diretamente às informações de preço do frete, como por exemplo: transporte rodoviário, transporte aéreo, entrega direta, carga seca, carga refrigerada, entre outros.
Todo serviço de negociação deve estar relacionado a um serviço operacional. Por intermédio do serviço operacional é possível gerenciar as operações (tarefas) relacionadas aos movimentos de transporte dentro do armazém e toda a atividade que ocorre durante a viagem.
Observe os exemplos destacando os Serviços de Negociação x Serviços Operacionais:
Exemplo 1 - Transporte Rodoviário
Serviço de Negociação | |
---|---|
Código Serviço | 010 |
Descrição Serviço | Transporte Rodoviário |
Serviço de Transporte | 2 |
Descrição Serviço Transporte | Transporte |
Tipo de Transporte | 1 |
Descrição Tipo Transporte | Rodoviário |
Categoria Serviço | Negociação |
Descrição do Documento | CTRC |
Serviço Operacional | 002 |
Descrição Serviço Operacional | Carregamento Rodoviário |
Tarefa | 018 - Negociação Comercial |
Serviço Operacional | |
---|---|
Código Serviço | 002 |
Descrição Serviço | Carregamento Rodoviário |
Serviço de Transporte | 2 |
Descrição Serviço Transporte | Transporte |
Tipo de Transporte | 1 |
Descrição Tipo Transporte | Rodoviário |
Categoria Serviço | Operacional |
Tarefa | 004 - Carregar Veículos |
Exemplo 2 - Transporte Aéreo
Serviço de Negociação | |
---|---|
Código Serviço | 011 |
Descrição Serviço | Transporte Aéreo |
Serviço de Transporte | 2 |
Descrição Serviço Transporte | Transporte |
Tipo de Transporte | 2 |
Descrição Tipo Transporte | Aéreo |
Categoria Serviço | Negociação |
Descrição do Documento | CTRC |
Serviço Operacional | 019 |
Descrição Serviço Operacional | Carregamento Aéreo |
Tarefa | 018 - Negociação Comercial |
Serviço Operacional | |
---|---|
Código Serviço | 019 |
Descrição Serviço | Carregamento Aéreo |
Serviço de Transporte | 2 |
Descrição Serviço Transporte | Transporte |
Tipo de Transporte | 2 |
Descrição Tipo Transporte | Aéreo |
Categoria Serviço | Operacional |
Tarefa | 004 - Carregar Veículos |
Exemplo 3 - Entrega Direta
Serviço Negociação | |
---|---|
Código Serviço | 023 |
Descrição Serviço | Entrega Direta |
Serviço de Transporte | 3 |
Descrição Serviço Transporte | Entrega |
Tipo de Transporte | 1 |
Descrição Tipo Transporte | Rodoviário |
Categoria Serviço | Negociação |
Descrição do Documento | ACT |
Serviço Operacional | 016 |
Descrição Serviço Operacional | Carregamento de Entrega |
Tarefa | 018 - Negociação Comercial |
Serviço Operacional | |
---|---|
Código Serviço | 016 |
Descrição Serviço | Carregamento de Entrega |
Serviço de Transporte | 3 |
Descrição Serviço Transporte | Entrega |
Tipo de Transporte | 1 |
Descrição Tipo Transporte | Rodoviário |
Categoria Serviço | Operacional |
Tarefa | 004 - Carregar Veículos |
IMPORTANTE!
- Todas as atividades realizadas geram registros de operações de transporte que poderão ser consultadas na rotina Tracking (TMSC020), disponível em Consulta > Cadastros, permitindo assim o acompanhamento completo do processo de transporte.
- Informações adicionais podem ser obtidas em Serviços Operacionais x Ponto de Apoio (SIGATMS).
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Cadastrar Serviços x Tarefas
No SIGATMS, acesse Atualizações > Serviços > Serviços x Tarefas.
Na tela Serviços x Tarefas, clique em Incluir.
Na sequência é apresentada a tela Serviço x Tarefa - Incluir, que está dividida da seguinte forma:
Cabeçalho: nesta área são informados os dados relacionados ao serviço.
Para o ambiente SIGATMS devem ser informados os dados relacionados ao serviço de transporte, como: o código do serviço, serviço prestado (1-Coleta, 2-Transporte ou 3-Entrega), tipo do transporte (1-Rodoviário, 2-Aéreo ou Fluvial), categoria (1-Serviço de Negociação ou 2-Serviço Operacional), documento de transporte (Coleta, CTRC, AWB, entre outros), etc.
Quando o campo Categ. Serviço for definido como 1-Serviço de Negociação é obrigatório o preenchimento dos campos Documento de Transporte e Serviço Operacional.
O campo Utiliza Subsérie define a utilização da subsérie para o CTRC. Veja mais detalhes em Configuração de Documentos.
O campo Série Dc.Ori identifica se o Sistema deve gerar, ou não, o documento com a série original. Quando este campo é configurado como Não, o Sistema obtém a série do documento que está na Configuração de Documentos.
Itens: nesta área são informadas as tarefas a serem executadas.
- Informe os dados necessários para este cadastro.
- Confira os dados e confirme.
IMPORTANTE!
03. TABELAS UTILIZADAS
DC5 - Serviços x Tarefas
SX5 - Tabelas (Tabela L4 - Tipos de Serviços)
SIX - Índices