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CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

SIGAWMS - Gestão de Armazenagem

Neste ambiente, tarefa é a atividade ou um conjunto de atividades realizadas em um armazém e serviço é a tarefa ou um conjunto de tarefas.

Pelo serviço as operações relacionadas ao movimento de um produto são gerenciadas.

Exemplo:

Quando um Operador Logístico é contratado para planejar o armazenamento de um produto paletizado, podemos distinguir desta ação:

1.  Serviço Contratado: Armazenar produto paletizado.
2.  Tarefa: Planejamento e armazenagem.
3.  Atividade: Movimentos horizontais e verticais.

Todas as atividades realizadas geram registros de operações executadas. Desta forma, é possível identificar todos os movimentos (atividades, tarefas, serviços, entre outros) realizadas para um determinado produto, cliente, documento, etc.

Assim, o efetivo acompanhamento da produtividade do armazém ocorre por intermédio de controles como: avaliação de tempo gasto, responsável pela execução das operações, entre outros.

SIGATMS - Gestão de Transportes

Neste ambiente, o cadastro de Serviços x Tarefas é utilizado para configurar os tipos de serviços prestados pela Transportadoras, indicando cada uma de suas respectivas tarefas em ordem de execução.

O serviço pode ser definido como um código diferenciador no cálculo do valor do frete (Serviço de Negociação) ou ainda utilizado como gerenciador das operações relacionadas ao transporte (Serviço Operacional).

O serviço de negociação é relacionado diretamente às informações de preço do frete, como por exemplo: transporte rodoviário, transporte aéreo, entrega direta, carga seca, carga refrigerada, entre outros.

Todo serviço de negociação deve estar relacionado a um serviço operacional. Por intermédio do serviço operacional é possível gerenciar as operações (tarefas) relacionadas aos movimentos de transporte dentro do armazém e toda a atividade que ocorre durante a viagem.

Observe os exemplos destacando os Serviços de Negociação x Serviços Operacionais:

  • Exemplo 1 - Transporte Rodoviário

Serviço de Negociação

Código Serviço

010
Descrição ServiçoTransporte Rodoviário
Serviço de Transporte2
Descrição Serviço TransporteTransporte
Tipo de Transporte1
Descrição Tipo TransporteRodoviário

Categoria Serviço

Negociação

Descrição do Documento

CTRC

Serviço Operacional002
Descrição Serviço OperacionalCarregamento Rodoviário

Tarefa

018 - Negociação Comercial

Serviço Operacional

Código Serviço002
Descrição ServiçoCarregamento Rodoviário
Serviço de Transporte2
Descrição Serviço TransporteTransporte
Tipo de Transporte1
Descrição Tipo TransporteRodoviário

Categoria Serviço

Operacional
Tarefa004 - Carregar Veículos
  • Exemplo 2 - Transporte Aéreo

Serviço de Negociação

Código Serviço

011

Descrição Serviço

Transporte Aéreo

Serviço de Transporte

2

Descrição Serviço Transporte

Transporte

Tipo de Transporte

2

Descrição Tipo Transporte

Aéreo

Categoria Serviço

Negociação

Descrição do Documento

CTRC

Serviço Operacional

019

Descrição Serviço Operacional

Carregamento Aéreo

Tarefa

018 - Negociação Comercial


Serviço Operacional

Código Serviço

019

Descrição Serviço

Carregamento Aéreo

Serviço de Transporte

2

Descrição Serviço Transporte

Transporte

Tipo de Transporte

2

Descrição Tipo Transporte

Aéreo

Categoria Serviço

Operacional

Tarefa

004 - Carregar Veículos

  • Exemplo 3 - Entrega Direta

Serviço Negociação

Código Serviço

023

Descrição Serviço

Entrega Direta

Serviço de Transporte

3

Descrição Serviço Transporte

Entrega

Tipo de Transporte

1

Descrição Tipo Transporte

Rodoviário

Categoria Serviço

Negociação

Descrição do Documento

ACT

Serviço Operacional

016

Descrição Serviço Operacional

Carregamento de Entrega

Tarefa

018 - Negociação Comercial


Serviço Operacional

Código Serviço016
Descrição ServiçoCarregamento de Entrega
Serviço de Transporte3
Descrição Serviço TransporteEntrega

Tipo de Transporte

1

Descrição Tipo Transporte

Rodoviário

Categoria Serviço

Operacional

Tarefa

004 - Carregar Veículos

IMPORTANTE!

  • Todas as atividades realizadas geram registros de operações de transporte que poderão ser consultadas na rotina Tracking (TMSC020), disponível em Consulta > Cadastros, permitindo assim o acompanhamento completo do processo de transporte.
  • Informações adicionais podem ser obtidas em Serviços Operacionais x Ponto de Apoio (SIGATMS).

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Cadastrar Serviços x Tarefas

  1. No SIGATMS, acesse Atualizações > Serviços > Serviços x Tarefas.

  2. Na tela Serviços x Tarefas, clique em Incluir.

  3. Na sequência é apresentada a tela Serviço x Tarefa - Incluir, que está dividida da seguinte forma:

    1. Cabeçalho: nesta área são informados os dados relacionados ao serviço.

      1. Para o ambiente SIGATMS devem ser informados os dados relacionados ao serviço de transporte, como: o código do serviço, serviço prestado (1-Coleta, 2-Transporte ou 3-Entrega), tipo do transporte (1-Rodoviário, 2-Aéreo ou Fluvial), categoria (1-Serviço de Negociação ou 2-Serviço Operacional), documento de transporte (Coleta, CTRC, AWB, entre outros), etc.

      2. Quando o campo Categ. Serviço for definido como 1-Serviço de Negociação é obrigatório o preenchimento dos campos Documento de Transporte e Serviço Operacional.

      3. O campo Utiliza Subsérie define a utilização da subsérie para o CTRC. Veja mais detalhes em Configuração de Documentos.

      4. O campo Série Dc.Ori identifica se o Sistema deve gerar, ou não, o documento com a série original.  Quando este campo é configurado como Não, o Sistema obtém a série do documento que está na Configuração de Documentos.

    2. Itens: nesta área são informadas as tarefas a serem executadas.

  4. Informe os dados necessários para este cadastro.
  5. Confira os dados e confirme.

IMPORTANTE!

Não é possível excluir um serviço se este estiver vinculado a um Contrato.

03. TABELAS UTILIZADAS

  • DC5 - Serviços x Tarefas

  • SX5 - Tabelas (Tabela L4 - Tipos de Serviços)

  • SIX - Índices

04. ASSUNTOS RELACIONADOS