Esta atividade visa demonstrar como Registrar boleto via API para Banco do Brasil e também a Configuração do Prazo Limite para Recebimento na Cobrança Eletrônica.
Configuração do campo para exibição, no Arquivo de Remessa, da quantidade de dias para recebimento do valor cobrado após o vencimento do título.
Essa informação será configurada no mesmo campo em que é inserido o critério de pagamento de multa, tendo essas informações separadas por vírgula.
Ao configurar o campo Informações Específicas 7 o prazo para recebimento será demonstrado no campo 06.5 do Layout de Cobrança Eletrônica do Banco do Brasil, padrão FEBRABAN de 400 posições, versão 2017 do Registro Detalhe Tipo 5 – Multa/Prazo Limite de Recebimento – Opcional – Remessa.
Supervisor > Parâmetros > Cobrança > Conta Cobrança - FICTACOBRANC
Possuir acesso ao Sistema Financeiro e suas aplicações.
Ter realizado o cadastro no Portal BB e vinculado API Cobrança.
Utilizar o Banco do Brasil para cobrança.
Realizar Cobrança Eletrônica.
Service pack a partir da 22.07.005
Acesse o módulo Supervisor Financeiro, clique no menu Parâmetros, em seguida clique na opção Cobrança, aplicação Conta Cobrança.
Imagem 1 - Menu de acesso
Configuração do Prazo Limite para Recebimento na Cobrança Eletrônica.
Insira no campo Banco a opção Banco do Brasil. Complete os demais campos.
Marque as Opções:
Complemente as demais informações conforme Configuração de Cobrança Eletrônica.
Imagem 2 – Prazo para Recebimento
Acesse a aba CNAB e no campo Informação Específica 7, insira o número de dias, com até três (3) casas decimais do limite para recebimento do valor do título.
O campo Informação Específica 7 trata do registro 5 para o Banco do Brasil relativo à Multa, dessa forma, o usuário informará, antes da vírgula, o critério de pagamento de multa e após a vírgula a quantidade de dias para recebimento após o vencimento.
Imagem 3 – Prazo para Recebimento
Seguindo a estrutura abaixo:
Para obter informações mais detalhadas sobre o preenchimento de cada campo de Informação Específica, clique no botão de Interrogação .
Imagem 4 – Prazo para Recebimento
O layout exibe o campo 06.5, como mostrado na Imagem 4.
Imagem 5 – Prazo para Recebimento
Registrar boleto via API para Banco do Brasil
Insira no campo Banco a opção 1- Banco do Brasil. Marque a opção Gera Cobrança por API, Emite Boleto e preencha os outros campos seguindo a configuração de conta cobrança. Complete os demais campos bom base no Grupo alvo.
A opção Gera Cobrança por API é habilitada apenas para o Banco do Brasil.
Funcionalidade de registro via API esta disponível apenas quando o cliente é responsável pela emissão do boleto. Para isso a opção Emite Boleto deve estar marcada.
Ao marcar a opção, a aba API também será habilitada, permitindo o cadastro de informações para comunicação com o Banco do Brasil.
Imagem 6 - Parâmetro Gera Cobrança por API Habilitado.
Aba Boleto.
Campos a serem informados:
Complete as demais informações conforme a necessidade.
Imagem 7 -Boleto
Aba API
Produção: Produção é o ambiente real da aplicação, onde se utiliza o sistema no dia a dia. Link de como enviar aplicação para produção.
Imagem 8 - Aba API com campos para comunicação com Banco do Brasil.
No portal developers do Banco do Brasil, no menu lateral, clique na opção Credências.
Imagem 9 - Barra navegação BB.
Localize e clique no botão Copiar Basic.
Imagem 10 - Botão Copiar.
Na aplicação Conta de Cobrança, aba API, cole no campo Token Autenticação o valor copiado.
Localize e copie o valor do item developer_application_key e cole no campo Application Key.
Imagem 11 - Token Autenticação.
Aba Conta de Cobrança
Imagem 12 - Nro do Contrato
Aba Boleto.
Campos a serem informados:
Complete as demais informações conforme a necessidade.
Imagem 13 -Boleto
Aba CNAB.
Clique no botão Incluir - <F3>.
Imagem 14 - Informação Específica 2
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
---|---|
Geração do arquivo para envio ao banco com informações de Cobrança. | |
Parâmetros a aplicação Conta Cobrança |
Principais Campos e Parâmetros
Não há