O App Minha Prestação de Contas permite um controle fácil e rápido para que viajantes corporativos mantenham sua prestação de contas atualizada durante uma viagem.
Com este aplicativo é possível:
Para utiliza-lo, baixe e instale o aplicativo para sua plataforma, procurando por "Minha Prestação de Contas":
Apple App Store
Google Play Store
Este aplicativo é complementar ao processo de controle de viagens do módulo EEC Prestação de Contas do Datasul. Para utilizá-lo é necessário:
Apresentaremos a seguir um guia com as telas e botões para apoiar na utilização do aplicativo.
O aplicativo Minha Prestação de Contas possibilita a execução das funcionalidades em modo offline, assim, quando a conexão com a internet for restabelecida, os dados serão sincronizados com o Datasul de forma transparente ao usuário.
A prestação pode ser finalizada somente quando os itens forem sincronizados com o servidor e houver conexão com a internet.
Para adicionar uma despesa, siga o processo a seguir:
Para que seja possível incluir Despesas, é necessário que o Fornecedor vinculado ao Funcionário (Funcionário do Prestação de Contas - bas_func_financ), tenha pelo menos uma Conta Corrente Preferencial cadastrada (Fornecedor Financeiro - bas_fornec_financ).
Na tela detalhes da prestação, clique em Inserir despesa.
Caso o menu de ações não esteja disponível, clica aqui.
Figura 16 - Ações da prestação
Selecione o tipo de despesa.
Caso o tipo de despesa não esteja disponível, clique aqui.
Figura 17 - Tipos de despesa
Informe a taxa de conversão e o valor da despesa e clique em Confirmar.
Quando a moeda da despesa for diferente da moeda da prestação, deve ser informada a taxa de conversão. Caso contrário será 1.
Figura 19 - Montante
Informe a Data da despesa e o Número de comprovante.
Clique em ADICIONAR COMPROVANTE para inserir uma imagem de comprovante. Poderá ser uma imagem da galeria de fotos ou uma foto tirada pela câmera.
Figura 20 - Comprovante
O comprovante adicionado poderá ser visualizado na tela do aplicativo conforme Figura 21.
Figura 21 - Visualização de Comprovante
Clique em NÃO ADICIONAR COMPROVANTE para finalizar o cadastro sem informar uma imagem de comprovante.
Informe alguma informação adicional relacionada a despesa e clique em Confirmar.
Figura 22 - Observação
Ao fim do cadastro, será apresentada os detalhes da despesa. Para salvar a despesa, clique em Confirmar.
Figura 23 - Detalhes da despesa
Esta ação, envia a prestação para a etapa de aprovação do financeiro\gestor.
Para realizá-la, siga o processo a seguir:
Na tela detalhes da prestação, clique em Enviar para aprovação.
Caso o menu de ações não esteja disponível, clica aqui.
Figura 24 - Ações da prestação
Será apresentada a mensagem de confirmação, clique em "SIM".
Figura 25 - Tela de confirmação
Caso a prestação seja reprovada, ela voltara para o status de “Aberta”, para que sejam realizadas as correções necessárias.
O texto de orientação do Aprovador (caso informado), será apresentado no detalhe da prestação.
Figura 26 - Texto de Reprovação
Que usuário e senha utilizo para acessar o aplicativo ?
Deve-se utilizar o mesmo usuário e senha do Datasul.
Além do usuário, preciso de mais algum cadastro ?
Sim, você deve estar cadastrado como um funcionário no módulo de Prestação de Conta (Funcionário do Prestação de Contas - bas_func_financ), e este Funcionário deve estar vinculado ao seu usuário do Datasul.
Esqueci o meu usuário e/ou senha. O que faço ?
Entre em contato com o responsável pelo ambiente do Datasul, para verificar o usuário ou redefinir a senha.
O que é o alias ?
Um alias é um identificador único do cliente na TOTVS. Cada cliente pode ter mais de um alias e cada um corresponde a uma instalação do Datasul.
O alias é a chave para que o aplicativo se comunique com o Datasul e trafegue as informações para a instalação.
Se ainda não possui um alias, solicite através de chamado no Portal do Cliente.
Para maiores informações, clique aqui.
Porque é realizado o sincronismo dos cadastros e quais dados são sincronizados ?
O sincronismo dos cadastros é realizado para que seja possível realizar o lançamento de despesas no modo offline.
Segue abaixo os cadastros sincronizados e as respectivas regras de sincronização:
Cadatro | Regra de Sincronismo |
---|---|
Centro de Custo | Todos os Centros de Custo (Centro de Custo Financeiro - bas_ccusto) pertencentes ao Plano de Centro de Custo Corrente, que seja válido na data do Sincronismo e pertença a Empresa do Estabelecimento selecionado. |
Moeda | Todos os Indicadores Econômicos cadastrados (Indicador Econômico - bas_indic_econ). |
Tipo Despesa | Somente serão sincronizados os Tipos de Despesa que:
|
Quais prestações são apresentadas no aplicativo ?
Serão apresentadas as prestações previamente cadastras no módulo de Prestações de Contas do Datasul (Processo Prestação Contas - bas_proces_prestac_cta_eec) para o seu funcionário, que pertençam ao Estabelecimento selecionado.
Caso a mesma Prestação, possua mais de um Adiantamento com moedas diferentes, ela não será apresentada.
Como adiciono novas despesas ?
Você pode adicionar novas despesas clicando em + Inserir Despesa.
Para informações sobre como proceder, clique aqui.
Ao incluir uma despesa, não está aparecendo o tipo de despesa que preciso, porque ?
Na inclusão de despesa, somente estarão disponíveis os tipos de despesa que respeitem as regras abaixo:
Ao incluir uma despesa, não está aparecendo a moeda que preciso, porque ?
Na inclusão de despesa, somente estarão disponíveis as moedas que respeitem as regras abaixo:
Posso alterar as minhas despesas ?
Sim. Localize a prestação de contas, clique no card e clique sobre o item que deseja alterar. Nessa tela poderá alterar os dados da despesa.
Por que ao confirmar uma despesa ocorre mensagem de erro "Informações bancárias não foram informadas"?
As informações bancárias serão utilizadas para lançamento da despesa no acerto ou adiantamento, o aplicativo assumirá os dados bancários do funcionário, para efetuar este cadastro acesse o cadastro do fornecedor relacionado e informe os dados da Conta Corrente Preferencial.
Ao acessar a prestação, o menu de ações não está aparecendo, porque ?
Somente é possível realizar ações sobre prestações que estejam com o status “Aberta”.
Caso a Prestação possua algum Aditamento pendente, que ainda não foi Pago no Contas a Pagar, o status dela será “Análise”, portanto não será possível realizar ações sobre ela.
Como vejo as prestações de conta finalizadas ?
É possível visualizá-las selecionando o status finalizada no filtro da tela principal.
Quais operações são realizadas em modo offline ?
Mesmo sem conectividade com a internet, o usuário consegue adicionar, alterar e excluir uma despesa.
Assim que a conexão for restabelecida, os dados serão sincronizados com o servidor.
Como saio do aplicativo ?
Na tela principal, clique em Dados do usuário, localizado no canto superior direito e depois clique em Sair do aplicativo.