A Nota Técnica 2020.005, disponível no Portal NFe, divulgou novas regras de validação e atualizou regras existentes da NF-e/NFC-e - versão 4.0.
Este documento tem o objetivo de divulgar as novas liberações para atendimento da NT acima mencionada.
Restrições:
Linha 3000: Adição do campo cBarra e cBarraTrib
Novos Campos para Códigos de Barra (Grupo I)
Conforme especificado na NT2017.001, os campos cEAN (I03) e cEANTrib (I12) devem ser utilizados exclusivamente para informação de códigos GTIN (Global Trade Item Number) do produto, antigo código EAN.
Como existem outros códigos de barras em uso no Brasil, para que um contribuinte possa informar simultaneamente o código de barras utilizado por seu fornecedor e o seu (do contribuinte) código interno, ficam criados os campos cBarra (I03a) e cBarraTrib (I12a), sem validações, para que seja possível a informação de códigos de barras diferentes do padrão GTIN usados pelo emitente e pelo destinatário.
Os campos a serem enviados encontram-se no cadastro de produto, módulo Cadastros > Produto > Produto, aba: Códigos, para as linhas do tipo B - Interno, quando o checkbox Não Util NFe estiver desmarcado.
Com o checkbox EAN Trib DANFE desmarcado, será demonstrada a maior numeração de Código cadastrado no campo cBarra, e com o checkbox EAN Trib DANFE marcado, será demonstrado como cBarraTrib.
Imagem 1 - Busca campo Código para geração cBarra e cBarraTrib
Linha 3103 - ICMS10
Linha 3123 - ICMS70
Linha 3126 - ICMS90
Campos para ICMS ST Desonerado (Grupos de Tributação do ICMS=10, 70 e 90)
Para permitir o detalhamento do ICMS de substituição tributária em operações relacionadas com uso na agropecuária ou com órgão de fomento e desenvolvimento agropecuário ficam criados os campos destinados à informação do Valor do ICMS-ST desonerado (vICMSSTDeson – N33a) e do Motivo da desoneração do ICMS-ST (motDesICMSST – N33b) nos grupos relativos a operações tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária (CST 10), com tributação do ICMS com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por substituição tributária (CST 70), e com outras tributações do ICMS (CST 90).
Linha 3116 - ICMS51
As unidades federadas onde existe esta possibilidade publicarão instruções sobre como estes campos devem ser preenchidos.
Linha 3240 e Linha 3400
Observação: Não identificamos processo que utiliza somar o ST de Pis/Cofins ao valor do Item.
Linha 5300
Informações Adicionais: Verificar configuração de envio do transportador na modalidade CIF para o XML por meio da consulta do Parâmetro Dinâmico, no módulo Cadastro > Dealer > Parâmetros Dinâmicos > EMITE_TRANSPORTADOR_CIF.
Imagem 2 - Envio dados transportador no XML para modalidade CIF
Outras Ações / Ações relacionadas
Não há.
Principais Campos e Parâmetros
Não há.
Não já