Anteriormente, a rotina de geração de títulos somente era efetuada manualmente através de opção do menu. Verificou-se a necessidade de automatizar a geração de títulos, através da execução de um Job, cuja periodicidade pode ser determinada e configurada pelo usuário por meio de agendamento no Schedule.No módulo Call Center (SIGATMK) é possível realizar a geração de títulos compatíveis com a execução, através de Schedule, permitindo que todos os títulos sejam gerados automaticamente.O processo consiste em programar o Schedule para executar a rotina (TMKA185) - Geração Automática de Títulos, informando os parâmetros no próprio Schedule, tornando o processo totalmente automatizado. O programa TMK185 utiliza funções já existentes no programa (TMK180) - Seleção de títulos, portanto o funcionamento das rotinas nele contidas será preservado.
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- TopConnect
Antes de executar o compatibilizador UPDTMK53 é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS10_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS10_DATA\ SYSTEM).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
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1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDTMK53 no campo Programa Inicial.
2. Clique em OK para continuar.
3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
4. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
5. É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
6. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
7. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
8. Clique em OK para encerrar o processamento.
1. Criação ou Alteração no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | MV_TMKMAIL |
Tipo | Caracter |
Descrição | Endereço de email para envio de log de processamento. Separar os endereços com ponto e vírgula. |
Valor Padrão |
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Este parâmetro é opcional, mas pode ser configurado com um ou mais endereços de e-mail, para que o processamento envie um e-mail contendo eventuais inconsistências e o resumo do processamento dos títulos como anexo. Se for configurado com mais de um endereço de e-mail, estes devem ser separados com ponto e vírgula (;). Se o parâmetro não estiver preenchido ou estiver preenchido incorretamente, nenhum e-mail ou resumo será enviado ou gravado.
1. No módulo Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Schedule.
2. Na opção Schedule, selecione um usuário e uma filial para execução do processo.
3. Selecione Processos Especiais / Diário e clique em Incluir.
São apresentadas as informações dos parâmetros de inclusão da rotina no Schedule.
4. Crie o agendamento da rotina Geração Automática de Títulos via Schedule – TMKA185.
5. Informe Código e Descrição para a rotina, em seguida informe a Frequência, Data, Hora de início, intervalo entre uma execução e outra, Data e Hora final e o número de tentativas, em caso de inconsistências.
6. No campo Ação informe TMKA185 (PARAM1, PARAM2, PARAM3, PARAM4, PARAM5). Estes parâmetros devem ser substituídos conforme abaixo:
· PARAM1 = Este parâmetro deve ser substituído pela empresa que se está executando. Obrigatoriamente deve ser uma empresa válida. Exemplo: 01.
· PARAM2 = Este parâmetro deve ser substituído por uma filial válida da empresa selecionada no PARAM1. Obrigatoriamente deve ser uma filial válida.
· PARAM3 = Parâmetro que correspondente à pergunta Filial De do programa TMKA180. Informe uma filial, porém pode ser preenchido com uma literal. Exemplo: ‘ ’
· PARAM4 = Parâmetro que correspondente à pergunta Filial Até do programa TMKA180. Informe uma filial, entretanto pode ser preenchido com uma literal. Exemplo: ‘zz’
· PARAM5 = Parâmetro correspondente à pergunta Gerar Log do programa TMKA180. Informe 1 para Não, e 2 para Sim.
· Exemplo de utilização para a empresa 99 e filial de 01, com filtro de branco até zz e geração de log ativada, seria dessa forma: TMKA185(‘99’, ‘01’, ‘ ‘, ‘zz’, ‘2’).
É imprescindível que a empresa seja aquela em que o programa será executado, e o segundo parâmetro corresponda a uma filial que exista e seja válida na empresa selecionada.
No campo Ambiente deve ser informado o ambiente que o processo será executado. Recomenda-se um repositório exclusivo para execução de agendamentos por Schedule.
7. Configure o usuário que será utilizado para executar o processo. É recomendada a criação de um usuário específico para a execução do Job.
8. Verifique se o agendamento está habilitado. Para ativar ou desativar o agendamento, clique duas vezes em cima do agendamento. Após a criação da tarefa no Schedule, o Sistema realiza a execução nos horários estabelecidos desde que esta esteja ativada.
- O sistema permite enviar um e-mail contendo as eventuais inconsistências e um resumo do processamento, para isso o parâmetro MV_TMKMAIL deve estar configurado com um ou mais e-mails válidos.
- Os parâmetros de configuração de e-mail padrão do Protheus MV_RELACNT, MV_RELAPSW, MV_RELAUSR, MV_RELAUTH, MV_RELFROM, MV_RELPSW, MV_RELSERV, MV_RELSSL e MV_RELT devem estar devidamente configurados para que o envio de e-mail funcione adequadamente.