Índice
Objetivo
A partir da criação de uma solicitação de serviço, a mesma necessita da aprovação de um superior para que assim possa ser dada continuidade ao processo de atendimento.
Através da rotina de Distribuição de S.S. é possível aprovar a solicitação direcionando-a a um executante, que pode ser uma equipe ou funcionário da manutenção, com a opção de visualizar a carga de atendimento de cada um deles. Também são apresentadas opções de alteração da S.S., questionário de sintomas, detalhes da S.S., informações do solicitante e banco de conhecimento.
Informações
- A rotina de Distribuição de S.S. - MNTA296 somente estará disponível ao usuário quando o parâmetro Facilities estiver habilitado (MV_NG1FAC = 1).
- As solicitações de serviço precisam ter o status de
Página Inicial
A tela inicial da rotina está dividida em três quadros, um destinado às Solicitações de Serviço
As solicitações que possuírem o status
Campo | Descrição |
---|---|
Legenda |
S.S. de Melhoria (TQB_TPSERV = 2) S.S. de Incidente (TQB_TPSERV = 1) |
Solicitação (TQB_SOLICI) | Código da solicitação de serviço. |
Tipo Solicit. (TQB_TIPOSS) | Tipo da solicitação. Podendo ser de: B - bens; L - localizações. |
Bem/Localiz. (TQB_CODBEM) | Código do bem ou localização. |
Desc. Bem/Loc. | Nome do bem ou localização. |
Nome C. Custo (TQB_NOMCUS) | Nome do centro de custo do bem ou localização. |
Dt. Abertura (TQB_DTABER) | Data de abertura da solicitação. |
Hr. Abertura (TQB_HOABER) | Hora de abertura da solicitação. |
Tipo Serviço (TQB_CDSERV) | Código do serviço da solicitação. |
Ordem Servic. (TQB_ORDEM) | Código da O.S. relacionada, se houver. |
Nome Solicit. | Nome do solicitante da S.S., campo preenchido automaticamente com base no usuário logado no sistema no momento de abertura da solicitação. |
Prioridade (TQB_PRIORI) | Define o nível de prioridade da S.S., podendo ser: 1 - Alta; 2 - Média; 3 - Baixa. |
Tipo Solicit. (TQB_TPSERV) | Tipo da solicitação, podendo ser: 1 - Incidente. 2 - Melhoria. |
Acima das solicitações existe uma opção de busca que permite encontrar S.S. por determinados códigos, como código do bem, código da S.S., do centro de custo, solicitante e etc. No menu lateral esquerdo, existem as seguintes opções:
Opção | Descrição |
---|---|
- Filtro |
Permite filtrar as S.S. em tela em:
|
- Imprimir |
Impressão das S.S. selecionadas em tela. |
- Histórico da S.S. |
Histórico de todas as S.S. abertas para aquele bem. |
- Cancelamento da S.S. |
Permite efetuar o cancelamento da Solicitação. |
- Legenda |
Melhoria (TQB_TPSERV = 2) Incidente (TQB_TPSERV = 1) |
Este quadro irá mostrar os detalhes da S.S. que estiver selecionada na seção das solicitações. Estão disponíveis os seguintes campos:
Campo | Descrição |
---|---|
Solicitação (TQB_SOLICI) | Código da solicitação. |
Bem/Localiz. (TQB_CODBEM) | Código do bem ou localização. |
Centro Custo (TQB_CCUSTO) | Código do centro de custo do bem ou localização. |
Nome C. Custo (TQB_NOMCUS) | Nome do centro de custo do bem ou localização. |
Centro Trab. (TQB_CENTRA) | Código do centro de trabalho do bem ou localização. |
Nome C. Trab. (TQB_NOMCTR) | Nome do centro de trabalho do bem ou localização. |
Dt. Abertura (TQB_DTABER) | Data de abertura da solicitação. |
Hr. Abertura (TQB_HOABER) | Hora de abertura da solicitação. |
Ramal (TQB_RAMAL) | Número do ramal do funcionário que solicitou a abertura da solicitação de serviço. |
Situação S.S. | Tipo de solução dada a S.S., podendo ser: A - Aguardando Análise; O - Solicitação fechada com geração de Ordem de Serviço; S - Solicitação fechada sem geração de Ordem de Serviço; D - Solicitação distribuída. |
Serviço | Descrição da S.S. para posterior análise do executor. |
Tipo Serviço | Código do serviço que será executado na solicitação. |
Nome Solicit. | Nome do solicitante da S.S., campo preenchido automaticamente com base no usuário logado no sistema no momento de abertura da solicitação. |
Email Solici. | Email do solicitante da solicitação de serviço. |
Prioridade (TQB_PRIORI) | Define o nível de prioridade da S.S., podendo ser: 1 - Alta; 2 - Média; 3 - Baixa. |
Contador | Posição do primeiro contador do bem na abertura da solicitação. |
2. Contador | Posição do segundo contador do bem na abertura da solicitação. |
Tipo Solicit. (TQB_TPSERV) | Tipo da solicitação de serviço, podendo ser: 1 - Incidente. 2 - Melhoria. |
Imagem | Permite a visualização, inclusão ou alteração de uma imagem para a solicitação. |
No menu lateral à esquerda desta seção, ainda existem as seguintes opções:
Opção | Descrição |
---|---|
- Alterar Solicitação |
Através dessa opção, é possível alterar os campos da S.S. listados abaixo:
Ao selecionar essa opção, são disponibilizados dois novos botões, que permitem salvar () ou cancelar () as alterações realizadas. |
- Questionário de Sintomas |
Caso a família ou tipo de modelo do bem possuam um questionário de sintomas cadastrado (através da rotina de Diagnóstico - MNTA299), é possível utilizar esta opção. |
- Detalhamento da Solicitação |
Abre uma nova tela com mais detalhes da S.S., com opção de acompanhamento de follow-ups e atendentes daquela solicitação. |
- Informações do Solicitante |
Abre uma tela com informações sobre o solicitante daquela solicitação. |
- Conhecimento |
Abre o banco de conhecimento da solicitação. |
Esta seção está subdividida em três abas: Equipes, Atendentes e Terceiros:
Equipes: Lista todas as equipes da manutenção cadastradas através da rotina de Equipes - MNTA800.
Atendentes: Lista todos os Funcionários da Manutenção - MNTA020 que possuam o campo Atendimento (T1_TIPATE) igual a 2 - Facilities ou 3 - Ambos.
Terceiros: Lista todos os terceiros cadastrados através da rotina de Fornecedores - MATA020.
Informações
- Uma S.S. pode ser distribuída para apenas um atendente, que pode ser um funcionário ou uma equipe da manutenção, conforme mencionado acima.
- Quando uma S.S. envolver terceiros, deve ser selecionada pelo menos uma equipe ou atendente para acompanhamento.
- É possível selecionar mais de um terceiro para uma solicitação.
No menu lateral esquerdo deste quadro estão disponíveis as seguintes opções:
Opção | Descrição |
---|---|
- Filtrar |
Permite realizar um filtro das equipes, atendentes ou terceiros. |
- Trocar Filial |
Opção que permite incluir atendentes ou equipes de outras filiais ao filtro apresentado em tela.
Não está disponível para terceiros.
|
- Visualizar atendente |
Opção que permite visualizar o cadastro da equipe da manutenção, do funcionário ou fornecedor selecionado. |
- Carga |
Ao selecionar esta opção, é apresentada uma nova tela com as solicitações que já foram distribuídas à aquele atendente ou equipe de manutenção. Além das S.S. da carga de atendimento, é possível visualizar o atendente/equipe e os detalhes da solicitação. No quadro das S.S. da carga, existe uma opção de transferir atendimento (), onde é possível redistribuir a S.S. a outro atendente ou equipe. |
- Legenda |
A legenda possui as opções: Habilitado: Para que um atendente, equipe da manutenção ou terceiro sejam habilitados a atender àquela solicitação, a família do bem e o serviço da S.S. devem ser previamente cadastrados junto com o atendente na rotina de Definições de Atendimento (MNTA294 - SIGAMNT). Não habilitado: Quando o atendente não está habilitado para atender especificamente à solicitação. Este item não impede que a distribuição seja realizada ao atendente. |
Regras de Negócio
Regras de negócio para o processo de Distribuição de uma Solicitação de Serviço.
Nº | Regra |
---|---|
01 |
Será possível distribuir somente as solicitações que possuírem o status |
02 | Só é possível distribuir uma S.S. para um único atendente, que pode ser um funcionário ou equipe da manutenção. |
03 | Quando uma S.S. envolver terceiros, deve ser selecionada pelo menos uma equipe ou atendente para acompanhamento. É possível selecionar mais de um terceiro para uma solicitação. |
Utilizações Gerais
Campo | Descrição |
---|---|
MV_NG1FAC | Indica se utiliza Facilities ou Solicitação de Serviço. 1=Facilities; 2=Solicitação |
MV_NGSSWRK |
Identifica se no processo de solicitação de serviço será utilizado o envio de mensagens por workflow aos solicitantes. |
Conteúdos Relacionados
- Envio de WorkFlow
- Desativar envio de WorkFlow
- Destinatários de WorkFlow
- Envio de Respostas de Satisfação da Solicitação de Serviço
- Tipo de Serviços da Solicitação de Serviço
Palavras-chave
- Bem
- Localização
- Tipo de Serviço
- Solicitação de Serviço
- Facilities
Referências
- Solicitação de Serviço (MNTA280- SIGAMNT)
- Questionário de Sintomas (MNTA299 - SIGAMNT)
- Definições de Atendimento (MNTA294 - SIGAMNT)