Árvore de páginas

CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

A plataforma TOTVS Consignado tem como objetivo facilitar e automatizar os processos de contratação e cobrança de empréstimo consignado para empresas que tenham sua folha de pagamento controlada pelos ERP'S TOTVS nos módulos RH, bem como proporcionar a melhor experiência no acompanhamento e controle dos mesmos na rotina do RH. 

Com a plataforma, é possível tornar mais rápido a integração da instituição de crédito com o RH, no momento de encerramento do contrato de trabalho do colaborador com a empresa, permitindo o  resgate de forma sincronizada, dos valores pertinentes a quitação do saldo devedor do empréstimo consignado para desconto na rescisão. 

O RH não precisará realizar consulta dos valores de quitação no site da operadora de crédito, pois, a rotina nativa do ERP através da integração do saldo de quitação na rescisão irá realizar a consulta dos valores pendentes no contrato e aplicar o desconto permitido por lei no movimento rescisório di funcionário de forma automática e ágil, sem que precise ser feita qualquer outra ação. Desta forma proporcionamos a melhor experiência ao usuário de forma direta no processo rotineiro de rescisão contratual nativo do ERP.

Os valores usados para o preenchimento dos campos são específicos para cada cliente e serão disponibilizados para que sejam realizadas as validações. Os dados usados na validação dos campos das imagens são apenas exemplos, para demonstração do funcionamento do assistente.


02. PRÉ-CONDIÇÕES

Ativação do TOTVS Consignado

Parametrização do TOTVS Consignado no ERP

Movimento financeiro fechado no mês anterior ao cálculo da rotina, com a verba parametrizada de Desconto Mensal de empréstimo Consignado. (Desconto Mensal anterior identifica existência de Consignado na integração)

03. FUNCIONAMENTO DA CARGA DE DADOS

Após a configuração citada no item 02. Pré-Condições toda vez que é movimentado um desligamento no ERP TOTVS do módulo de folha de pagamento, o ambiente em nuvem é atualizado com estes dados, realizando atualização em nossa plataforma da nova situação funcional.

O processo rescisório poderá ocorrer de forma coletiva ou individual conforme demandado pelo usuário do RH no processo nativo do ERP. As informações ficam disponíveis para consumo da instituição de crédito parceira analisar e retornar via endpoints os devidos saldos para quitação de contrato consignado com o funcionário pesquisado. A partir deste momento o registro funcional pesquisado, ficará indisponível para novas simulações.


A integração somente reconhece movimento de folha fechada para baixar o saldo de quitação. Desta forma, a parcela referente ao desconto mensal do mês relacionado a rescisão, estará compondo o saldo de quitação, ou seja, caso já tenha sido realizado a importação dos descontos no movimento mensal, a verba referente a este desconto, deverá ser removida para que não seja duplicado o valor na quitação após consulta durante o cálculo da rescisão.


Importante: No processo de buscar o saldo de quitação diretamente no cadastro/cálculo da rescisão, caso exista quaisquer instabilidades de comunicação na consulta do saldo de quitação junto a instituição de crédito parceira, não ocorrerá instabilidade do cálculo nativo, permitindo assim o cálculo da rescisão sem os valores de quitação que poderão ser consultados em posterior momento oportuno.


Atenção: 

Existem dados do funcionário que são exigidos e validados para consumo da instituição de crédito (necessários para análises de crédito e geração de objeto contratual)  retornar o saldo de quitação e devem estar na base de dados do ERP de forma integra, bem como nos canais da operadora para que sejam validados e não interfiram na consistência do processo de solicitação do saldo de quitação do empréstimo consignado. 

Regras (campos obrigatórios informados no vinculo funcional do erp:

- CPF do registro funcional

CNPJ vinculado


04. INTEGRAÇÃO DE MOVIMENTO  

O RH irá utilizar a busca do saldo de quitação na rescisão, através de consulta realizada pela integração com a instituição financeira, pelo processo de rescisão contratual nativo do ERP, proporcionando a melhor experiência ao usuário de forma direta e ágil pela rotina nativa.

Para que os dados consultados no parceiro de crédito, através do processo de integração do TOTVS Consignado com o ERP, sejam carregados para desconto no movimento da competência atual das rescisões desejadas, deve-se ter atenção a parametrização prévia indicada no item 02PRÉ-REQUISITOS deste documento . 


A consulta do saldo de quitação, ocorre nas duas formas de calcular a rescisão, sendo: 

04.01 - Cálculo da Rescisão (Individual):

Após cadastrar uma rescisão para um funcionário e solicitar o cálculo da rescisão, será apresentada a tela de "Parâmetros da Rescisão", onde o RH deverá informar as informações pertinentes já rotineiras para promover o desligamento do funcionário desejado. Nesta tela, selecione a opção "Lança saldo Devedor Consignado" para que o saldo atualizado, seja capturado da instituição de crédito parceira para lançamento no envelope de rescisão. 

Será apresentada tela de cálculo com o log e obtendo sucesso na comunicação com o parceiro, o evento parametrizado como desconto será lançado automaticamente na rescisão respeitando a regra do % limite definido pela legislação para desconto de empréstimos consignados referente ao líquido da rescisão.

Para conhecer exemplos e a regra de cálculo dos empréstimos consignados, clique aqui!

Figura 10 - Tela de cadastro individual da rescisão


 

Figura 11 - Tela de parâmetros de cálculo da rescisão do funcionário


Figura 12 - Tela Conclusão com sucesso.

Figura 13 - Agora é só conferir o envelope.


04.02 - Cálculo da Rescisão (Coletiva):

Após cadastrar rescisão coletiva para diversos funcionários e solicitar o cálculo da rescisão, será apresentada a tela de "Parâmetros da Rescisão Coletiva", onde o RH deverá informar as informações pertinentes já rotineiras, para promover o desligamento dos funcionários desejados. Nesta tela, selecione a opção "Lança saldo Devedor Consignado" para que o saldo atualizado seja capturado da instituição de crédito parceira, para lançamento no envelope de rescisão de cada funcionário do processo. 

Será apresentada tela de cálculo com o log e obtendo sucesso na comunicação com o parceiro, o evento parametrizado como desconto será lançado automaticamente na rescisão respeitando a regra do % limite definido pela legislação para desconto de empréstimos consignados referente ao líquido da rescisão.

Figura 14 - Seleção de Registros para Rescisão Coletiva.

Figura 15 - Tela de parâmetros de cálculo da rescisão coletiva


Telas de exemplos do lançamento de 3 rescisões coletivas: 


08. TABELAS UTILIZADAS

As seguintes tabelas do RM são utilizadas nesse projeto:

  • PPESSOA 
  • PFUNC 
  • PFPERFF 
  • PFFINANC 
  • PPARAMADICIONAIS
  • PCONSOPERADORAS
  • PFMOVTEMP
  • PGRPLANC
  • PTIPOLANCEVT
  • PCONSIGNADOEVENTOSOPERADORA


09. LINKS ÚTEIS