Árvore de páginas

DASHBOARD - FATURAMENTO, DEVOLUÇÕES E ENTREGAS


Público
  • Gerentes 
  • Vendedores
Informações Analisadas
  • Cliente 
  • Faturamento

Para acessar o Dashboard - Área de Trabalho, selecione: Módulo Analytics Studio, sub-módulo Faturamento, Devoluções e Entregas. 

AÇÕES GERAIS 


FILTROS

SALVAR COMO: é utilizado quando já se tem um dashboard salvo e deseja salvar as alterações para criar um novo dashboard.

Você pode descrever um novo nome ao seu novo dashboard para que seja mais fácil localizá-lo depois.

Para salvar seu novo dashboard, clique no ícone "Criar Dashboard". Para encontrá-lo basta ir no rol de dashboards salvos e realizar as alterações desejadas.

MENU 3 PONTINHOS: No ícone de 3 pontinhos, é possível realizar 2 ações, sendo elas: exportar para PDF e Agendar envio por e-mail.

O exportar para pdf é uma maneira de compartilhar ou imprimir relatórios referente aos dados dos indicadores extraídos dos dashboards.

Na opção agendar envio por e-mail, é possível você programar um e-mail, para o recebimento dos dashboards. Para agendar o envio do e-mail, siga o passo a passo abaixo:

1. Clique no ícone de 3 pontinhos e depois clique em agendar envio de e-mail;

2. Clique em adicionar agendamento. Após isso abrirá uma tela com as informações sobre o agendamento. Você poderá marcar os contatos para o qual quer enviar as informações, definir uma mensagem e adicionar os anexos. Também pode definir o dia e horário da primeira ocorrência e depois programar as repetições, seja ela diárias, semanais, mensais ou você pode personalizar, de acordo com a sua necessidade. Após completas as informações, clique em Salvar e seu e-mail será programado.

ÍCONE PONTO DE INTERROGAÇÃO: Clicando no ícone de ponto de interrogação, você terá uma explicação sobre o que é o indicador.

BOTÃO SININHO: o usuário poderá programar o envio de e-mails de acordo com as informações do indicador.

SEÇÕES


O dashboard Faturamento - Análise de faturamento, devoluções e entregas traz informações consolidadas sobre ordens de venda geradas no TOTVS CRM, assim como no ERP, sobre as notas fiscais de faturamento geradas a partir das ordens de venda, e das notas fiscais de devolução. Além da possibilidade de filtrar as informações por período de tempo, é possível realizar as análises de forma agrupada por empresa, profissionais, ramo de atividade, localização, condição de pagamento e grupo de produto.

A fim de aprimorar o processo de análise das informações, o dashboard é dividido em duas seções:

Seção "Desempenho do faturamento realizado:"  

Apresenta indicadores sobre os totais faturados, valores devolvidos e sobre os impostos relativos ao faturamento. Além disso, traz informações históricas de faturamento e possibilita uma análise detalhada até o nível dos produtos e serviços vendidos.

◉ Fat líquido (FBT-(IMP+DEV)):  

   

Representa a soma do valor líquido do faturamento realizado no período informado no filtro.

 

A partir desse valor, é possível compreender como está o faturamento líquido diante de todo o montante de vendas realizado pela empresa.

 

Ao clicar sobre o indicador, é exibida a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL], na qual é possível visualizar a quais NF de faturamento o valor se refere.

 

Ao clicar sobre o número da NF na tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL], é exibida a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL] › NF, na qual é possível visualizar detalhes sobre os itens de cada NF.

   

Pergunta de Negócio

Qual é o valor em vendas que realizei durante esse ano (filtro por ano)?

Qual é o valor em vendas que realizei neste mês (filtro por mês)?

◉ Ticket Médio de NFs:

 

Determina o valor médio de cada nota fiscal de faturamento emitida no período informado no filtro. O número representa o quanto a equipe comercial tem trabalhado e conseguido trazer melhores negócios para a empresa.

 

Além disso, o indicador apresenta um comparativo do valor em relação ao período anterior, além do percentual de variação do valor no período atual em relação ao anterior.

 

O percentual apresentado na cor vermelha representa queda no valor, enquanto o valor apresentado na cor verde representa crescimento do valor do ticket médio.

   

Pergunta de Negócio

Qual é o meu ticket médio das notas fiscais no período?

◉ Clientes com faturamento:  

 

Determina o percentual de clientes distintos que tiveram valores faturados, em relação ao total de clientes cadastrados.

 

Quanto maior o percentual, mais clientes estão sendo alcançados pela equipe comercial e mais negociações estão sendo efetivadas.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta aberta a tabela # Listagem de clientes positivados [DRILL], na qual será possível visualizar quais foram os clientes positivados.

 

Pergunta de Negócio

Qual é o % de clientes que tiveram faturamento no período?

◉ Clientes com fat. (período atual) menor que o período anterior:  

 

Determina a quantidade de clientes distintos que tiveram valores faturados no período informado no filtro, porém com valor menor valor que o período anterior, em relação ao total de clientes cadastrados.

 

Percentuais maiores indicam que recompras estão sendo realizadas pelos clientes, porém é necessário investigar as razões pelas quais os valores estão menores.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela # Lista de clientes positivados no período mas com valor menor que o período anterior, na qual será possível visualizar quais foram os clientes positivados.  

 

Pergunta de Negócio

Estou conseguindo reter os meus clientes?

Quais clientes estão reduzindo o valor de compra?

◉ Pedidos faturados (ERP) não entregues:

 

Representa o valor bruto das NF de faturamento que foram emitidas, porém ainda não foram entregues.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela # Listagem de pedidos faturados e não entregues [DRILL], na qual será possível visualizar os pedidos de venda que ainda não foram entregues. Além do número do pedido, podem ser visualizadas informações da conta, origem do pedido (ERP, CRM), quantidade e valor dos itens dos pedidos.

 

Pergunta de Negócio

Quais foram os pedidos faturados que ainda não foram entregues ao cliente?

◉ Devolução (ERP):

 

O indicador representa o valor líquido das notas fiscais de devolução de venda, de acordo com as CFOPs de devolução de venda definidas no ERP.

 

Esta informação permite o acompanhamento das devoluções, possibilitando a realização de um comparativo com o valor total faturado.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL], na qual será possível visualizar as notas fiscais faturadas, além dos valores devolvidos. Além dos números das NF, estão disponíveis também as informações de data de emissão, cliente, empresa, filial, condição de pagamento, vendedor responsável, quantidade dos itens, ticket médio, valor bruto, valor dos impostos, valor devolvido e valor líquido.

 

Pergunta de Negócio

Como estão as devoluções em relação ao faturamento no período?

◉ Faturamento bruto (FBT):

 

Determina o valor bruto das notas fiscais de venda, de acordo com as CFOPs de venda definidas no ERP.

 

Esta informação possibilita a realização do comparativo entre o valor dos pedidos realizados e o que foi, efetivamente, faturado.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL], na qual será possível visualizar as notas fiscais faturadas, além dos valores devolvidos. Além dos números das NF, estão disponíveis também as informações de data de emissão, cliente, empresa, filial, condição de pagamento, vendedor responsável, quantidade dos itens, ticket médio, valor bruto, valor dos impostos, valor devolvido e valor líquido.

 

Pergunta de Negócio

Qual o valor bruto dos pedidos de venda que efetivamente foi faturado no ERP?

◉ Impostos (IMP):

 

O indicador representa o valor total dos impostos sobre o faturamento no período informado no filtro, além do valor total desses impostos no período anterior.

 

Além disso, o indicador apresenta o percentual de variação do valor dos impostos entre os dois períodos. O percentual apresentado na cor vermelha indica uma variação negativa, enquanto o percentual na cor verde indica uma variação positiva do valor no período atual em relação ao valor no período anterior.

 

Pergunta de Negócio

Qual o valor dos impostos sobre o faturamento realizado no período?

◉ Clientes sem faturamento:

O indicador representa o percentual de clientes distintos que não tiveram valores faturados no período informado no filtro, em relação ao total de clientes cadastrados.

 

Esta informação permite a elaboração de estratégias para reduzir o percentual e aumentar o volume e valor das vendas.

 

Ao clicar sobre o número, é possível visualizar a lista contendo os clientes não positivados.

   

Pergunta de Negócio

Qual o percentual de clientes que poderiam ter comprado no período, mas não compraram?

◉ Clientes sem fat. (período atual) e com fat. no período anterior:

 

O indicador representa o percentual de clientes distintos que não tiveram valores faturados no período atual, mas que tiveram faturamento no período anterior, em relação ao total de clientes cadastrados.

 

Esta informação auxilia na identificação dos clientes que representaram perdas no faturamento, possibilitando a elaboração de estratégias de recuperação.

 

Para identificar quais foram esses clientes, basta clicar sobre o número e analisar a tabela # Lista de clientes positivados no período mas com valor menor que o período anterior.

 

Pergunta de Negócio

Estou conseguindo reter os meus clientes?

◉ % de pedidos fat. (ERP) não entregues:  

 

Representa o percentual do valor bruto dos pedidos de venda que foram faturados, mas que ainda não foram entregues.

 

Ao clicar sobre o número, será exibida a tabela # Listagem de pedidos faturados e não entregues [DRILL], na qual será possível identificar os pedidos faturados e não entregues. Além dos números dos pedidos, a tabela permite a consulta da conta relacionada, origem do pedido (CRM, ERP), quantidade dos itens e o valor bruto total.

 

Pergunta de Negócio

Qual o percentual do valor dos pedidos de venda que ainda não foram entregues ao cliente?

◉ % de devolução sobre faturamento bruto:

 

O indicador representa o percentual do valor líquido das devoluções em relação ao valor bruto faturado, conforme CFOPs de devolução definidas no ERP.

 

Este é um indicador importante para a avaliação do impacto das devoluções sobre o resultado das vendas.

 

Ao clicar sobre o número é possível visualizar a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL], onde é possível visualizar a relação das NF de venda, assim como os valores devolvidos.

 

Pergunta de Negócio

Quanto as devoluções representam sobre o valor líquido do faturamento?

◉ Desempenho de fat. mensal no ano atual (YTD) x mesmo período no ano anterior:

 

O indicador possibilita o acompanhamento mensal do valor líquido faturado no ano atual até a data corrente, traçando um comparativo com o mesmo período do ano anterior. Além disso, são comparados os valores líquidos acumulados mês a mês, no ano atual e no ano anterior.

 

Essas informações possibilitam a identificações de possíveis problemas ou ainda a avaliação de estratégias definidas para incrementar o faturamento.

 

Ao clicar sobre as barras ou linhas do gráfico, em qualquer um dos meses, a informação comparativa daquele mês em relação ao mesmo mês no ano passado será exibida em detalhes no gráfico $ Desempenho de faturamento mensal no ano atual YTD x mesmo período no ano anterior › . Ao clicar sobre as barras ou linhas deste gráfico, os valores serão exibidos agrupados por dia do mês, no gráfico $ Desempenho de faturamento mensal no ano atual YTD x mesmo período no ano anterior › .

 

Pergunta de Negócio

Qual é o valor em vendas que realizei mês a mês durante esse ano?

Qual é o valor em vendas que realizei durante no mesmo período do ano passado?

Seção "Como está distribuído o faturamento no período?"  

Apresenta informações sobre a distribuição do faturamento por empresa, profissional, grupo de produto, além de outros agrupamentos relevantes para o negócio.  

◉ Faturamento por empresa:

   

O indicador permite o acompanhamento dos valores do faturamento líquido, impostos e valor líquido das devoluções, agrupados por empresa, no período informado no filtro.

A partir dessas informações, é possível avaliar o desempenho de cada uma das empresas em relação às demais.

Ao clicar sobre as barras do gráfico, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL], na qual é possível visualizar os valores detalhados por nota fiscal.

Ao clicar sobre os números das NF, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL] › NF, possibilitando a análise por produto e serviço.

 

Pergunta de Negócio

Como está o desempenho das vendas por empresa?

◉ Faturamento por profissional:  

O indicador permite o acompanhamento dos valores do faturamento líquido, impostos e valor líquido das devoluções, agrupados por profissional, no período informado no filtro.

A partir dessas informações, é possível avaliar o desempenho de cada um dos profissionais em relação aos demais.

Ao clicar sobre as barras do gráfico, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL], na qual é possível visualizar os valores detalhados por nota fiscal.

Ao clicar sobre os números das NF, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL] › NF, possibilitando a análise por produto e serviço.

     

Pergunta de Negócio

Quem é o vendedor que mais realizou vendas neste ano (filtro por ano)?

Quem é o vendedor que mais realizou vendas neste mês (filtro por mês)?

Quem é o vendedor que menos realizou vendas neste mês (filtro por mês)?

◉ Faturamento por ramo de atividade:

 

O indicador permite o acompanhamento dos valores do faturamento líquido, impostos e valor líquido das devoluções, agrupados por ramo de atividade, no período informado no filtro.

A partir dessas informações, é possível avaliar o desempenho de cada um dos ramos de atividade em relação aos demais.

Ao clicar sobre as barras do gráfico, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL], na qual é possível visualizar os valores detalhados por nota fiscal.

Ao clicar sobre os números das NF, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL] › NF, possibilitando a análise por produto e serviço.  

 

Pergunta de Negócio

Qual é o valor em vendas que cada ramo de atividade gerou?

◉ Faturamento por localização estado:  

 

O indicador permite o acompanhamento dos valores do faturamento líquido, impostos e valor líquido das devoluções, agrupados por estado, no período informado no filtro.

A partir dessas informações, é possível avaliar o desempenho de cada um dos estados em relação aos demais.

Ao clicar sobre as barras do gráfico, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL], na qual é possível visualizar os valores detalhados por nota fiscal.

Ao clicar sobre os números das NF, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL] › NF, possibilitando a análise por produto e serviço.

 

Pergunta de Negócio

Para qual estado eu vendo mais?

Quais as vendas que realizo em um determinado estado?

◉ Faturamento por condição de pagamento:

 

O indicador permite o acompanhamento dos valores do faturamento líquido, impostos e valor líquido das devoluções, agrupados por condição de pagamento, no período informado no filtro.

A partir dessas informações, é possível avaliar o desempenho das vendas com cada condição de pagamento, em relação às demais.

Ao clicar sobre as barras do gráfico, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL], na qual é possível visualizar os valores detalhados por nota fiscal.

Ao clicar sobre os números das NF, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL] › NF, possibilitando a análise por produto e serviço.

 

Pergunta de Negócio

Quais condições de pagamento concentram os maiores valores faturados?

◉ Faturamento por grupo de produtos:  

 

O indicador permite o acompanhamento dos valores do faturamento líquido, impostos e valor líquido das devoluções, agrupados por grupo de produto, no período informado no filtro.

A partir dessas informações, é possível avaliar o desempenho de cada um dos grupos de produto em relação aos demais.

Ao clicar sobre as barras do gráfico, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL], na qual é possível visualizar os valores detalhados por nota fiscal.

Ao clicar sobre os números das NF, será aberta a tabela $ Listagem de faturamentos [DRILL] › NF, possibilitando a análise por produto e serviço.

   

Pergunta de Negócio

Em quais grupos de produtos se concentram os maiores valores faturados?



Neste artigo



Responsáveis pelo conteúdo

Autor 

Product Owner 
Daniely Paz/Quezia

  • Sem rótulos