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  • 13 - Inventário de Contagem

Neste guia, você irá aprender como é feito um inventário no sistema Série 1 Varejo/Simples.
   

Importante* Antes de fazer o inventário lembre-se de sempre fazer um Back-Up do sistema para sua segurança, caso a digitação possua erros.

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1)  Opções da rotina:

Modulo Estoque > Rotina Inventário

Ao acessar a rotina de Inventário, é apresentado algumas opções para melhor controle da contagem.

Emitir Planilha: Para realizarmos uma contagem manual o sistema disponibiliza uma planilha onde trará todos os produtos cadastrados, seus tamanhos e cores apenas com campos para realizarmos o preenchimento das quantidades. Para emiti-la basta clicar na opção “Emitir Planilha” e escolher a ordem da impressão.

Obs.: Não é obrigatoriamente necessário Emitir Planilha, mas ela auxiliará na anotação da contagem e digitação.


Segue exemplo de planilha emitida do sistema, para produtos com e sem grade

 

Zerar Estoque: Caso deseje é possível zerar as quantidades em estoque atuais de todos os produtos e assim começar uma contagem do zero

Acessar a opção de zerar estoque e confirmar.

Obs.: Este procedimento é irreversível. Tenha certeza que deseja zerar o estoque ao confirmar a rotina.

 



2) Digitar contagem - Rotina Inventário > Digitar contagem.

Nesta opção, preencha o número de inventário e o comentário que pode ser considerado como 'nome' do inventário. Após preencher este campo, clique em confirmar.


Após clicar na opção confirmar, será apresentada uma nova tela na qual é necessário selecionar um produto por vez para lançarmos no sistema  e as quantidades que foram contadas manualmente com a ajuda da planilha.

Nesta tela você poderá passar o código de barras do produto, o código interno, ou o nome do produto. Caso necessite clique no botão selecionar pra localizá-lo, pois desta forma o sistema lhe apresentará todos os os produtos cadastrados.

 

 Ao selecionarmos um produto que não utiliza grade, o sistema apresenta a tela a seguir onde somente é necessário informar a quantidade que esta entrando no estoque e clicar em confirmar.

 

Ao selecionarmos um produto que possui grade devemos selecionar o produto, em seguida selecionar a cor, após isso o sistema apresentará a tela com todos os tamanhos existentes na cor selecionada, basta digitarmos as quantidades referentes a cada tamanho.

 

Conforme realizamos os lançamentos dos produtos, o sistema apresenta uma lista dos itens já digitados.


3) Produtos não digitados

 

 Após Finalizarmos a contagem acessamos a opção Produtos não Digitados, esta opção fará com que os produtos não digitados no inventário assumam a quantidade 0 (zero) em seu estoque.

 Para isto selecionamos o inventário dando um duplo clique nele, e logo após na mensagem de confirmação clicamos na opção SIM.

 

Feito isso todos os produtos que não foram digitados constaram como estoque zero.

 

4) Ajuste Automático

Após estes passos é a hora de ajustar o inventário. Para isto acessamos Inventário > Ajuste automático. Selecionamos o inventário em questão dando um duplo clique, na mensagem de confirmação escolhemos a opção SIM e o sistema fará a leitura das informações do inventário.

Só conseguirá ajustar o inventário que estiver com status 'Em Andamento'.

 

Obs.: Após o ajuste do inventário, as informações de quantidade em estoque que foram digitadas assumiram o estoque atual. Este procedimento de ajuste é irreversível.

 

5) Coletor de Dados

Esta opção permite que realize o inventário através de um coletor de dados.

Importante: O coletor deve ler código de barras EAN 13 e gerar um arquivo TXT somente com código de barras e quantidade.

Acessar a opção Inventário > Coletor de dados. A tela apresentada será a seguinte:

1º - Informe o caminho e o nome do arquivo que foi transmitido pelo aplicativo do coletor.

2º - Informe o Número do Inventário a ser criado, a Descrição do Inventário e em seguida clique no botão Confirmar

Obs.: O padrão dos campos descritos na tela são de configuração do coletor da marca PSI. Caso você esteja utilizando outro tipo de coletor, verifique no manual do usuário quais são as posições que se enquadram no sistema e informe-os na tela. 

 3º - Na leitura do arquivo o sistema verifica se o Código da Loja confere com a Loja do sistema, se o Código do Produto é válido e se a quantidade é positiva. Caso algum item não seja válido o sistema criara um Log informando qual o problema encontrado.

 

Assumir a Loja Atual: Esta opção faz com que somente os campos do Código do Produto e Quantidade sejam considerados na leitura, gravando sempre o Código da Loja Atual como o Código da Loja do arquivo. Isto é útil caso o arquivo gerado pelo coletor não grave esta informação.

Considerar a Grade Inteira?: Com esta opção acionada o sistema considerará o produto que foi lido pelo coletor e também toda a sua composição de cores e grades

Assumir Quantidade 1 (hum): Isto é útil caso o arquivo gerado pelo coletor não grave a quantidade.

 

4º - Após a importação do arquivo TXT para a rotina de coletor de dados, é necessário realizar o 'Ajuste Automatico', conforme passo 4 deste guia rápido.

 

  * Quando estiver utilizando uma Filial de Transmissão
   
    Uma Filial de Transmissão identifica que a Loja Atual é um "espelho" da Filial. Desta forma não poderá ser digitado a Contagem na Matriz, ficando esta função bloqueada.
    O Inventário dever ser digitado na Filial e Transmitido para a Matriz, ficando a responsabilidade do Ajuste para a Matriz.
    O botão "Apagar Inventário" estará disponível caso você não deseje processar o Inventário.
    Ajustando ou Apagando o Inventário ficará armazenado no Log do Sistema para Transmissão para a Filial.
    Assim que você (a Matriz) enviar a Transferência de Movimentos para a Filial o que foi efetuado no Inventário, Ajuste ou Apagado, será processado na Filial.

 

 



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