Este Guia mostra como Bloquear Pedido de Venda e Documento de Saída, por inadimplência.
Configurar o Sistema para o controle de inadimplência, ajuda no controle dos não pagamentos de um determinado cliente, após a data do vencimento.
Configurações
É necessário configurar o Sistema para o controle de inadimplência.
- Acesse Miscelânea > Configurações.
- Com a rotina de Configurações em aberto clique sobre o botão +TOTVS Série1. O menu será expandido. Clique em parâmetros.
- Em parâmetros, localize o parâmetro MV_CLINAD. Neste parâmetro informe o número de dias em atraso para que o cliente entre em inadimplência.
- Clique em Alterar e informe no parâmetro o valor desejado. Neste exemplo irei informar um dia.
- Clique em Confirmar para finalizar a alteração.
Procedimentos
Pedido de Venda
Abaixo será apresentado como a inadimplência é aplicada no Sistema First.
- Acesse Financeiro > Atualizações > Contas a Receber. Observe que o cliente C00001 possui alguns títulos em atraso.
- Acesse a rotina Faturamento > Atualizações > Pedido de venda/Orçamento.
- Clique em Incluir.
- Será informado o cliente que possui títulos em aberto com mais de um dia em atraso.
- Observe a aba de Título a Receber.
- Clique em Confirmar para finalizar a inclusão do pedido de venda.
- Observe a mensagem apresenta ao confirmar.
- Clique em Ok.
- Observe o status.
Liberação do Pedido de Venda bloqueado por inadimplência
Para liberar o pedido de venda, será necessário um usuário que possua o controle de liberação de pedidos bloqueados ou o usuário Administrador do Sistema.
- No First, acesse Faturamento\Atualizações\Pedido de Venda.
- Selecione o Pedido de venda bloqueado por inadimplência.
- Clique em Ações Relacionadas\Liberar.
- Observe a mensagem apresentada e clique no botão Sim.
- Observe que o Pedido de Venda ficou em aberto.
- Clique em Ações Relacionadas > Faturar.
- Selecione a opção de faturar Pedido Posicionado e clique no Ok.
- Selecione a série e numeração da nota e clique em Ok.
- Clique em Confirmar para finalizar o faturamento.
- O Pedido de Venda será faturado com sucesso.
Liberação de orçamento de um cliente inadimplente
Após criar um orçamento de venda acesse Ações relacionadas > Liberar orc.
O Sistema apresenta uma mensagem informando que o cliente está inadimplente e o pedido de venda é gerado com a legenda na cor laranja – Bloqueado por inadimplência.
Inclusão de Documento de Saída para um cliente inadimplente
- Acesse Faturamento\Atualizações\Documento de Saída.
- Selecione um cliente que possua um título aberto com uma quantidade superior ao estabelecido no parâmetro MV_CLINAD, o Sistema exibe uma mensagem informando que o cliente está inadimplente e impede a inclusão deste documento de saída até a baixa dos títulos em aberto.
Importante
Caso o parâmetro MV_CLINAD esteja com um conteúdo igual à zero, nenhuma das validações acima citadas serão realizadas.