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  • Bloqueio por Inadimplência

Este Guia mostra como Bloquear Pedido de Venda e Documento de Saída, por inadimplência.

Configurar o Sistema para o controle de inadimplência, ajuda no controle dos não pagamentos de um determinado cliente, após a data do vencimento.

Configurações

É necessário configurar o Sistema para o controle de inadimplência.

  1. Acesse Miscelânea > Configurações.



  2. Com a rotina de Configurações em aberto clique sobre o botão +TOTVS Série1. O menu será expandido. Clique em parâmetros.



  3. Em parâmetros, localize o parâmetro MV_CLINAD. Neste parâmetro informe o número de dias em atraso para que o cliente entre em inadimplência.
  4. Clique em Alterar e informe no parâmetro o valor desejado. Neste exemplo irei informar um dia.



  5. Clique em Confirmar para finalizar a alteração.

Procedimentos

Pedido de Venda

Abaixo será apresentado como a inadimplência é aplicada no Sistema First.

  1. Acesse Financeiro > Atualizações > Contas a Receber. Observe que o cliente C00001 possui alguns títulos em atraso.



  2. Acesse a rotina Faturamento > Atualizações > Pedido de venda/Orçamento.



  3. Clique em Incluir.
  4. Será informado o cliente que possui títulos em aberto com mais de um dia em atraso.



  5. Observe a aba de Título a Receber.



  6. Clique em Confirmar para finalizar a inclusão do pedido de venda.
  7. Observe a mensagem apresenta ao confirmar.



  8. Clique em Ok.
  9. Observe o status.

 

 

Liberação do Pedido de Venda bloqueado por inadimplência

 Para liberar o pedido de venda, será necessário um usuário que possua o controle de liberação de pedidos bloqueados ou o usuário Administrador do Sistema.

  1. No First, acesse Faturamento\Atualizações\Pedido de Venda.
  2. Selecione o Pedido de venda bloqueado por inadimplência.
  3. Clique em Ações Relacionadas\Liberar.


  4. Observe a mensagem apresentada e clique no botão Sim.



  5. Observe que o Pedido de Venda ficou em aberto.




  6. Clique em Ações Relacionadas > Faturar.
  7. Selecione a opção de faturar Pedido Posicionado e clique no Ok.



  8. Selecione a série e numeração da nota e clique em Ok.



  9. Clique em Confirmar para finalizar o faturamento.



  10. O Pedido de Venda será faturado com sucesso.


Liberação de orçamento de um cliente inadimplente

 Após criar um orçamento de venda acesse Ações relacionadas > Liberar orc.

O Sistema apresenta uma mensagem informando que o cliente está inadimplente e o pedido de venda é gerado com a legenda na cor laranja – Bloqueado por inadimplência.

 

Inclusão de Documento de Saída para um cliente inadimplente

  1. Acesse Faturamento\Atualizações\Documento de Saída.
  2.  Selecione um cliente que possua um título aberto com uma quantidade superior ao estabelecido no parâmetro MV_CLINAD, o Sistema exibe uma mensagem informando que o cliente está inadimplente e impede a inclusão deste documento de saída até a baixa dos títulos em aberto.

Importante

Caso o parâmetro MV_CLINAD esteja com um conteúdo igual à zero, nenhuma das validações acima citadas serão realizadas.

 

 

  • Sem rótulos