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  • Duplicata de Crédito

Este guia tem o objetivo de demonstrar de forma simples e rápida o processo de geração de duplicatas de crédito a partir de um Documento de Entrada.

 

  1. Acesse Compras\Atualizações\Documento de Entrada e clique em Incluir.

Verifique no cabeçalho da nota que foi criado o campo Gera Dup. Cred, com as opções “Sim” e “Não”.

Ao preencher este campo com a opção “Sim”, a partir desta nota fiscal, será gerado um título à receber, caso o campo esteja preenchido como “Não”, o título gerado será uma conta à pagar.

Atenção: Os títulos somente serão gerados, caso o TES selecionado na nota esteja configurado para geração de duplicatas.

 

    2.  Verifique no exemplo abaixo que a nota 000000037 foi cadastrada com a opção de Geração de Duplicata de Crédito marcada como “Sim”

    3.  Ao acessar a rotina de Contas a Receber, verifique que a partir da nota foi gerado o título 000000037.

O título gerado no Contas à Receber é excluído automaticamente em caso de exclusão ou cancelamento do Documento de Entrada, conforme veremos a seguir:

Exclusão da nota.

 

Contas à receber:

Após a exclusão do Documento de Entrada, verifique que o título gerado no Contas à Receber também foi excluído.

 

Para que não seja necessário informar o valor do campo “Gera Dup. Cred” no cabeçalho da nota em todas as inclusões, é possível definir um valor padrão para este campo, para isso, basta seguir o próximo passo:

   4.  Acesse Compras\Atualizações\Documento de Entrada. Em seguida, acesse Ações Relacionadas\Parâmetros.

 

Verifique que foi criado o parâmetro Duplicata de Crédito, nele é possível definir um padrão para o campo “Gera Dup. Cred”, no cabeçalho da nota.

Repare que no exemplo acima o parâmetro foi definido com o valor “Não” como padrão. Veja a seguir, que ao clicar em “Incluir” um Documento de Entrada o campo é carregado automaticamente com o valor definido.


Outra forma de preencher o campo “Gera Dup. Cred” automaticamente é definindo esse valor como padrão no cadastro do fornecedor, dessa forma, sempre que o fornecedor for preenchido na nota o campo será atualizado, independentemente do valor que tenha sido definido no parâmetro da rotina. Veja no exemplo abaixo:

   5.  Em Cadastro\Básico\Fornecedor foi incluído o fornecedor “FORNECEDOR GERA DUP SIM”. Em seu cadastro o campo Gera Dup. Cred foi definido como “Sim”

 

Verifique que ao incluir um Documento de Entrada, o campo “Gera Dup. Cred” vem inicialmente preenchido como “Não”, conforme definimos no parâmetro da rotina.

 

Mesmo que o parâmetro já tenha sido preenchido com “Não”, note que ao selecionarmos o fornecedor “FORNECEDOR GERA DUP SIM”, cadastrado no passo acima, o campo é atualizado novamente, desta vez, com o valor definido no cadastro do fornecedor.

 

OBS.: É importante ressaltar que, o parâmetro Duplicata de Crédito quando não informado, assume o valor “Não” como padrão e pode ser substituído caso a pessoa (Fornecedor) selecionado possua o campo Gera Dup. Cred preenchido em seu cadastro.

 

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