Páginas filhas
  • CATEGORIA - Onde incluir uma nova categoria salarial?

O programa RHU0382 Categorias Salariais tem por finalidade definir quais serão as possíveis categorias salariais que os funcionários estarão relacionados.

Principais campos:

Categoria Salarial: Nesse campo, deve-se informar o código da categoria salarial. Este código poderá ser preenchido com um valor alfanumérico (aceitam-se letras e números), limitado a 1 posição.

É interessante já definir neste campo a inicial da categoria salarial que será criada, por exemplo, se for uma categoria mensalista, definir como M, se for horista, H. Desta forma será mais fácil a identificação nos cadastros onde será utilizada.

Tipo salário contratual: Nesse campo, deve-se informar qual o tipo de salário da categoria.

Os tipos possíveis são: Mensal ou Hora

Com a definição deste campo será possível definir como será feita a fórmula para cálculo do salário dos funcionários. Se for definido como mensal, irá sempre ser considerado o salário base do funcionário. Se for definido como hora, será considerada a quantidade de dias do mês e a quantidade de horas, que ele trabalhou no mês para apurar o valor do salário.

Tipo salário contratual RAIS: Este campo será necessário quando for feito o envio dos dados para a RAIS – Relação Anual de Informações Sociais para indicar qual a forma salarial que o funcionário recebe. Deverá ser informado conforme o manual da RAIS. Os valores aceitos, conforme o manual da RAIS são:

1 - Mensal;

2 - Quinzenal;

3 - Semanal;

4 - Diário;

5 - Horário;

6 - Tarefa;

7 - Outros.

Observação: Somente os tipos 1 – Mensal e 5 – Horário estão contemplados no LOGIX para realização dos cálculos salariais dos funcionários.