Páginas filhas
  • Como funciona o processo de verbas e bonificação no WinThor?

Fique atento!

Esta documentação não é mais atualizada neste canal.

Confira as FAQ's atualizadas clicando aqui. 

Processo de verbas e bonificações

Produto:

WinThor

Passo a passo:

#dica: Para entender melhor o processo de verbas e bonificações no Winthor, sugiro que você acesse o link abaixo:

Segue detalhamento referente ao funcionamento no processo de verbas e bonificação no WinThor:


Verba é uma moeda dentro do sistema e pode ser utilizada para: rebaixa de custo, desconto em duplicada, ou despesas diversas.

A verba trabalha com Crédito e Débito, conforme segue, onde um anula o valor do outro:

  • Crédito: é o recebimento da verba, ou seja, é o valor positivo encontrado.
  • Debito.é o valor cujo fornecedor deve enviar à empresa, é o valor negativo.

Observação: esta movimentação pode ser visualizada, na rotina 1809 - Relação de verbas por fornecedor, aba Opções, opção Exibir informações crédito / debito verbas.

Uma verba pode ser incluídas pelas seguintes rotinas:

1801 - Incluir Verba / Bonif. Fornecedor

220 - Pedido de Compra

1302 - Devolução a fornecedor

1301 - Entrada de mercadoria (diferença de preço)


A aplicação da verba, é como ela será é utilizada no sistema, ou seja, rebaixa de custo de produto ou rebaixa de CMV por exemplo.

O recebimento é a quitação da verba, ou seja, é lançada a verba para identificar que o fornecedor deve X valor, ao ser recebida ela será quitada no sistema.

Segue relação com os tipos de verbas existentes no WinThor:

  • Rebaixa de custo: são verbas utilizadas para rebaixar o custo da mercadoria, esta rebaixa é realizada antes da venda do produto, ou seja, é rebaixado o custo da mercadoria do estoque.
  • Rebaixa de CMV (custo da mercadoria vendida): este tipo de rebaixa é realizado dos produtos vendidos, ou seja, é rebaixado o custo do produto vendido.
  • Outras: é utilizada quanto ainda não foi identificada a finalidade da verba.
  • Avaria: é utilizado quando na rotina 1182 - Gestão de Avarias for criada uma verba do tipo Dinheiro, ao ser criado um grupo de avaria.

Segue relação com as formas de pagamento:

  • Mercadoria: quando é utilizada um entrada em mercadoria da verba.
  • Dinheiro: quando é utilizado uma entrada em dinheiro para verba, por exemplo: um depósito bancário ou desconto em duplicata.
  • Fundo de Reserva: quando uma verba for utilizada com outros fins, como por exemplo o pagamento de custos com despesas.

A rebaixa de custo pode ser realizada por meio dos seguintes processos:

  1. A verba é criada na rotina 1801 - Incluir Verba / Bonif. Fornecedor, com o tipo Rebaixa de custo, forma de pagamento Mercadoria e o valor da entrada (este valor pode ser maior caso seja utilizado em mais de uma entrada. Ou nas rotinas de compras podem ser utilizados mais de uma verba).
  2. Na rotina 220 - Digitar Pedido de Compra é digitado o pedido conforme a nota, com o tipo Entrada Bonificada e na aba Verbas é vinculado à verba criada na rotina 1801.
  3. Ao efetuar entrada na rotina 1301 - Receber Mercadoria, a verba é baixada.
  4. Na rotina 1806 - Aplicar Verba para Rebaixa de Custo é realizada a rebaixa de custo (aplicação).
  1. Neste caso, ao ser criado o pedido de compra na rotina 220, os produtos normal e bonificado serão especificados no mesmo item. Para isso, é preenchido o campo Qtde com a quantidade de produto não bonificada e o campo Mercadoria da caixa Bonificação com a quantidade de produtos bonificados.
  2. Ao salvar o pedido de compra, serão gerados dois pedidos, um pedido de entrada normal e outro de entrada bonificada.
  3. Neste tipo de entrada também já é gerada a verba e vinculada ao pedido bonificado.
  4. Ao realizar a entrada na rotina 1301, será necessário primeiramente efetuar a entrada da nota Bonificada e em seguida a entrada da nota Normal;
  5. Ao finalizar o processo a verba será baixada e o valor de bonificação aplicado aos produtos da nota.
  1. O fornecedor pode enviar um valor em dinheiro, que pode ser utilizado com rebaixa de custo da mercadoria; neste caso será necessário primeiramente verificar a forma de recebimento conforme segue:

    • Por desconto em duplicada, pela rotina 1804
    • Ou por recebimento de valores, pela rotina 1803
  2. Deverá ser gerada uma verba na rotina 1801, como Rebaixa de Custo em Dinheiro.
  3. Deverá ser efetuado o recebimento da verba na rotina 1803/1804 e a aplicação na rotina 1806.

A Diferença de Preço funciona da seguinte forma:

  • O desconto financeiro é um cadastro realizado na rotina 202 - Cadastrar Fornecedor, tela manutenção de registro, caixa 5.2.1 - Entrada Mercadoria, campo Gerar diferença de preço, opção Sim que gerará créditos ou débitos para o fornecedor segundo a entrada de mercadoria.
  • Na entrada é comparada a diferença com a informação digitada no pedido de compra. Se a diferença for para maior gera um débito. Caso contrário, gerará um crédito.
  • Para anular estes valores pode ser utilizada a rotina 1829 - Baixar verbas com crédito já lançado, para que créditos e débitos sejam vinculados e um anule o outro. É possível verificar estes créditos e débitos de fornecedor nas rotinas 1825 - Débito e crédito do fornecedor e 117 - Boletim Financeiro.

Na rotina 1182 - Gestão de Avarias podem ser criadas as verbas oriundas de avarias. Para isso, é necessário primeiramente Efetuar a entrada de avaria no estoque, em seguida criar um Grupo / Lote de avaria e selecionar o tipo de verba a ser criada em Dados do grupo/lote de avaria conforme segue:

  • 0 – Verba em dinheiro: será criado um grupo de avaria, onde na rotina 1801 selecionando o Tipo de Verba igual a Avaria, na caixa Grupo avaria poderá ser selecionado o grupo criado para criação da verba, que será em dinheiro e poderá ser utilizada conforme desejado.
  • 1 – Verba em mercadoria: será criada uma verba, que poderá ser utilizada para entrada de mercadoria bonificada. Este tipo de verba estará disponível nas rotinas 220, para serem vinculadas ao pedido de compra.

O Fundo de Reserva é um crédito que pode ser utilizado de formas diversas, ou seja, como rebaixa de custo para outros fornecedores ou para campanhas por exemplo.

Antes de começar a trabalhar com fundo de reserva, verifique na rotina 530 - Permitir acesso a rotina as permissões para as rotinas 1801 e 1807 - Aplicar verba, 4 - Incluir verbas fundo de reserva (Aplicação) e 1.Incluir verbas fundo de reserva (Aplicação), respectivamente.


Para alimentar a conta de Fundo de Reserva siga as orientações abaixo:

1) Acesse a rotina 1807 e selecione a Verba que será lançada no fundo de reserva;

Observação: esta verba pode ser do tipo Rebaixa de custo ou Outras e a forma de pagamento igual a Dinheiro ou Mercadoria.

2) Informe a Conta e o Valor da Aplicação para o fundo;

3) Marque a opção Aplicar valor para Fundo de Reserva e clique Processar;

4) O valor aplicado ficará na conta definida na rotina 132 - Parâmetros da Presidência, parâmetro 2468 - Conta da verba Fundo de Reserva, que deve ser preenchido previamente para cada filial;


Para utilizar o fundo de reserva realize os procedimentos a seguir:

1) Acesse a rotina 1801 - Incluir Verba/Bonif. Fornecedor e clique Incluir;

2) Marque o Tipo de Verba igual a Rebaixa de Custo ou Outras e marque a Forma de Pagamento desejada;

3) Informe o Valor e marque a opção Fundo de Reserva;

4) Clique Confimar.

 Observação: o valor não pode ser superior ao valor que o fundo de reserva possui. Se preferir apenas lançar um crédito em uma conta, pode ser realizado na rotina 1807 também, mas ao invés de marcar a opção Fundo de Reserva, selecione a conta a qual será enviado o crédito da verba.

A rebaixa de CMV, será realizada para produtos que já foram vendidos. Este processo pode ser efetuado de duas formas:

Rebaixa de CMV com valor definido

  1. Inclua verba por meio da rotina 1801 do tipo Rebaixa CMV (valor definido) e forma de pagamento igual a Mercadoria;

  2. Crie pedido bonificado na rotina 220 - Digitar Pedido de Compra, vinculando à verba criada na rotina 1801;

  3. Receba a nota fiscal bonificada na rotina 1301 - Receber Mercadoria;

Ou

  1. Inclua verba por meio da rotina 1801 do tipo Rebaixa CMV (valor definido) e forma de pagamento igual a Dinheiro;

  2. Baixe a verba pela rotina 1803 - Baixar verba fornecedor em dinheiro informando Caixa e Moeda a serem lançados. Ou conceda desconto em duplicata na rotina 1804 - Baixar Verba Fornec. Desc. Financ.;

  3. Prepare a verba para rebaixa de CMV por meio da rotina 1831, informe o Valor Aplicação preencha os campos conforme necessidade na caixa Dados para Pesquisa e clique Pesquisar;

  4. Com um duplo clique selecione o produto desejado na aba F6 - Produtos;

  5. Informe o Período de Vigência e a Qtde Produto a Aplicar;

  6. Informe o Vlr. Aplicar para o produto.


Rebaixa de CMV com valor a apurar.

Crie a verba por meio da rotina 1801 do tipo Rebaixa CMV – valor a apurar e forma de pagamento igual a Mercadoria;

Ou

  1. Prepare a verba para rebaixa de CMV por meio da rotina 1831, informe o Valor Aplicação preencha os campos conforme necessidade na caixa Dados para Pesquisa e clique Pesquisar;
  2. Com um duplo clique selecione o produto desejado na aba F6 - Produtos;
  3. Informe o Período de Vigência e a Qtde Produto a Aplicar;
  4. Informe o Vlr. Aplicar que será rebaixado em cada unidade de venda. Em seguida, as vendas poderão ser realizadas.
  5. Realize a apuração do valor total utilizado na rotina 1832 - Apurar verba rebaixa CMV. Na verba criada para esta utilização, é gerado o valor da apuração.
  • Se a forma de pagamento for em Mercadoria: na rotina 220 crie um pedido bonificado vinculado à verba criada na rotina 1801. e receba a nota fiscal bonificada por meio da rotina 1301.
  • Se a forma de pagamento for em Dinheiro: baixe a verba pela rotina 1803 - Baixar Verba Fornecedor em Dinheiro, informando o Caixa e a Moeda a serem lançados. Ou conceda desconto em duplicata na rotina 1804 - Baixar Verba Fornec. Desc. Financ.

Observação: a rebaixa de custo pode ser visualizada na rotina 146 - Resumo de Venda.

Voltar ao processo comprar