Árvore de páginas

Processo BPM Fluig de Borderô de Pagamento

Neste documento estão detalhadas as seguintes informações do Processo BPM:

1)    Objetivo

2)    Benefícios

3)    Ambiente de Negócio

4)    Como Utilizar

5)    Como Instalar

6)    Considerações 

1. Objetivo

Processo BPM de Borderô de Pagamento é uma solução desenvolvida sobre a plataforma Fluig e integrada nativamente com ERP RM para a geração automática de Workflows, no Fluig, consistirá na integração com o TOTVS Gestão Financeira para a geração automática de Workflows, no Fluig, dada a inclusão de borderô de pagamentos, para que seja feita a autorização do mesmo. No workflow será parametrizado a etapa que irá disparar a autorização do borderô de pagamentos.

2. Benefícios

Os principais benefícios na utilização deste processo BPM são:

  • Rastreabilidade;
  • Governança;
  • Aprovação via mobile;

3. Ambiente de Negócio

3.1 Segmento:

Educacional

3.2 Áreas de Negócios:

Gestão Financeira

3.3 Processo de Negócios:

Processo Fluig

 

3.4 Atividades do Processo

4. Como Utilizar

4.1     Inclusão do Borderô de Pagamento

No processo de inclusão do borderô de pagamento foi adicionado uma opção Utilizar Autorização via Workflow Fluig. Quando marcado será necessário informar o Processo Fluig para controlar a autorização.

Na inclusão do borderô de pagamentos serão criados seguintes parâmetros:

  • Utilizar Autorização via Workflow Fluig: define que o tipo de autorização utilizada será via Workflow Fluig”.
  • Processo: define o processo do Fluig que será utilizado para a inclusão do Workflow. Será gravado no Campo FBORDERO.PROCESSOFLUIG.

Na inclusão do borderô de pagamento parametrizado para utilizar “Autorização via Workflow Fluig” o status será “PendenteFluig”, campo FBORDERO.STATUSREMESSA = 2.

 

 

4.2     Geração da instância do workflow

Foi criado o processo Enviar Workflow para Autorização, na tela de visão do borderô de pagamento. Se o borderô utilizar autorização via workflow fluig, onde será criada uma nova instância do processo fluig contendo as informações do borderô de pagamento, ficando a mesma disponível no Fluig para os usuários permitidos receber a instância na primeira atividade. Os dados da instância gerada estarão disponíveis na visão do cadastro do borderô.

 

4.3     Autorização do borderô via Fluig 

Baseado no workflow disponibilizado pela TOTVS, a etapa de “Autorização” consiste na decisão pela autorização ou não do borderô de pagamento. A partir desse ponto o usuário irá avançar para a etapa “Autorizado” ou “Desautorizado”, a partir de onde será disparado o processo no TOTVS Gestão Financeira que realiza as devidas ações sobre o borderô.

 

O usuário deverá assumir o workflow criado, que estará disponível no pool de tarefas da Central de Tarefas, para o papel “Borderô de Pagamento”.

  • Enviar para atividade: Informar qual atividade deseja executar.
  • Data de Validade: Informar a data de validade da autorização, obrigatória somente para a atividade “Autorizar”.

       Ao clicar em “Enviar”, será chamado o serviço do Financeiro, via webservice, para alterar o   status do borderô de pagamento.

 

4.4     Exclusão do borderô

Quando realizado a exclusão do borderô caso o mesmo esteja vinculado a uma instância de workflow de autorização a mesma será cancelada no Fluig.

Ao excluir o borderô de pagamento, caso na inclusão do borderô foi parametrizado para ser utilizado “Autorização via Workflow Fluig” será realizado o estorno do Workflow de Autorização no Fluig.

Dentro do serviço existente para exclusão do borderô será chamado o serviço da framework para cancelar a instância do workflow através da interface IRMSFluigServer, método CancelInstance, tendo como parâmetros de entrada o Id Empresa dos Parâmetros Globais, o Id do registro criado e o código do usuário logado.

 

4.5     Enviar Workflow para Autorização:

Criar o processo “Enviar Workflow para Autorização”, para incluir o workflow, caso na inclusão do borderô seja parametrizado para ser utilizado “Autorização via Workflow Fluig”, na Etapa Inicial, para que o usuário determinado possa realizar a autorização ou desautorização. Será armazenado no campo FBORDERO.IDFLUIG o Identificador do Workflow gerado pelo Fluig.

Será chamado o serviço da framework para criação da instância do workflow através da interface IRMSFluigServer, método CreateInstance, tendo como parâmetros de entrada o Id Empresa dos Parâmetros Globais, o processo definido inclusão do borderô e o código do usuário logado. É retornado o Id do registro criado para armazenamento no campo FBORDERO.IDFLUIG.

 

4.6   Aprovação do Workflow Fluig 

Será criado no Totvs Developer Studio um workflow básico para realizar o processo de autorização/desautorização. Levará o nome financeiro_autorizacaobordero, terá um fluxo inicial cuja saída será a entrada da atividade Autorização e dessa sairá dois fluxos, um para o fluxo final Autorizado e outro para o Desautorizado. Sobre esse diagrama criar um script workflow para customização do processo que irá chamar o serviço do Financeiro que executa a operação de autorização. O script implementará o evento beforeStateEntry, onde, para o fluxo final de autorização, será chamado o serviço para autorizar o borderô de pagamento, e também o fluxo final de desautorização, que chama o serviço para desautorizar.

A comunicação entre o fluig e o módulo Financeiro, que nesse caso assume um papel de um sistema terceiro, será feito através de um DataSet Customizado Fluig nomeado rm_autoriza_borderopagamento. Desse será acessado o dataserver do Financeiro FinBorderoAutzWfData, que será implementado os métodos:  DoGetDataSet para montar uma “table” de nome FBORDEROAUTZ com os seguintes campos: AUTORIZADO (short, onde o valor 1 indica “autorizado” e 0 “desautorizado”), DATAVALIDADE (datetime), FLUIGIDEMPRESA (int), IDFLUIG (int), CODUSUARIO (string); DoSaveRecord para executar o processo de autorização, serviço esse já existente. Os parâmetros passados são o id da empresa, id da instância do workflow e usuário. A partir do id da empresa e do id da instância será feita uma busca pelo borderô vinculado:

SELECT CODCOLIGADA, IDBORDERO, IDEMPRESAFLUIG, IDFLUIG

FROM FBORDERO (NOLOCK)

WHERE (IDEMPRESAFLUIG = :1 AND IDFLUIG = :2)

 

Provavelmente um workflow mais básico como esse não irá atender a todos os clientes, que, de acordo com o segmento, podem ter outras atividades necessárias no processo de aprovação. Nesse caso, será necessário que o cliente crie uma nova versão do diagrama tomando como base o existente. Poderão ser acrescentadas novas atividades e uma nova versão gerada, mas, os fluxos finais NÃO PODERÃO SER ALTERADOS, pois do contrário a integração deixará de funcionar. O workflow não poderá ter atividades paralelas como sendo a primeira atividade.

 

5. Como Instalar

5.1 Fluig

a)    Instalar o ambiente de Desenvolvimento Fluig 

Para realizar a instalação do Processo BPM é preciso ter instalado o TDS (TOTVS Developer Studio) e o plugin do FLUIG para o mesmo. Para instalar o TDS e o plugin do FLUIG visite esta página que contém detalhes para tal: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=73078179.

 

b)    Buscar os Arquivos para Instalação do Processo BPM 



c)    Abrir o Arquivo do Instalação do Processo BPM no TDS 

No link estão as instruções de como fazer a abertura do arquivo do processo BPM dentro do TDS.

http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action;jsessionid=D2A6F7626B6B8CB061A77A89F9693875?pageId=128681226#ExpediçãodeProcessosdeWorkflowpeloFluigStudio-ExpediçãodeprocessodeworkflowpelopluginFluignoTDS.)

 

d)    Componentes dos Processos BPM

e)    Envio do Processo BPM para o Fluig

Uma vez instalado TDS deve de importar o Processo BPM para o TDS para manipularmos e posteriormente importá-lo para o servidor Fluig do cliente. Para importar o Workflow siga os passos explicados nesta página:http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action;jsessionid=D2A6F7626B6B8CB061A77A89F9693875?pageId=128681226#ExpediçãodeProcessosdeWorkflowpeloFluigStudio-ExpediçãodeprocessodeworkflowpelopluginFluignoTDS.  


5.2 ERP RM

a)    Configurar nos parâmetros globais do sistema

Para a utilização da integração do Financeiro com o Fluig é necessário configurar em Parâmetros Globais o Servidor, Usuário, Senha e Id da Empresa para a integração com o Fluig.

Vide um exemplo na figura abaixo:

 

 

6.Considerações 

Informamos que é de suma importância conhecimento técnico para implantação do componente no Fluig. Caso necessite, sugerimos aquisição de horas de consultoria para auxiliar na Implantação desses componentes junto ao canal TOTVS que lhe atende ou através da Fluig Store. 

Todos os produtos comercializados e distribuídos na Fluig Store possuem como pré-requisito a plataforma Fluig para funcionamento.  

Para mais informações sobre a integração Fluig x RM consulte: http://tdn.totvs.com/display/public/rm/Fluig+-+Framework.

  • Sem rótulos