Produto | : | TOTVS Gestão Fiscal Versão: 11.82.38/12.1.4 |
Processo | : | ECF - Escrituração Contábil Fiscal |
Subprocesso | : | Apuração de Tributos IRPJ e CSLL |
Data da publicação | : | 26/05/2015 |
O objetivo deste documento é oferecer orientações sobre apuração do tributo IRPJ/CSLL no Lucro Real. Como regras gerais, o Lucro Real é a sistemática de apuração da base de cálculo do IR, que considera os registros contábeis e fiscais efetuados de acordo com as leis comerciais/fiscais. O lucro real é o lucro contábil depois de considerados os ajustes de adições, exclusões e compensações prescritas e autorizadas pela legislação fiscal.
Importante: Para geração da rotina ECF, os Clientes que realizavam a apuração do IRPJ/CSLL através do TOTVS Gestão Fiscal no período anterior da rotina, será necessário reabrir todos os períodos de apuração dos tributos e encerra-los novamente para atualização dos dados conforme parametrização específica da rotina ECF. Para Clientes que não apuram o IRPJ/CSLL através do aplicativo, será necessário realizar essa apuração através do sistema TOTVS Gestão Fiscal para correta geração da rotina ECF.
Parametrização Necessária
Inclua um Evento Tributário. Acesse o menu: Obrigações Principais | Eventos Tributários -> Estrutura. Insira um novo Evento/registro. Informe o Código, a Descrição, o Tributo e a Forma de Tributação (Campos obrigatórios). No exemplo abaixo será utilizado o Tributo IRPJ com periodicidade Trimestral. O sistema consiste a periodicidade informada no cadastro do tributo para apuração do imposto.
Na aba de Regras Tributárias será possível parametrizar:
- Resultado Contábil
- Adições do Lucro
- Adições por doação
- Exclusões do Lucro
- Compensação de Prejuízo
- Deduções do Tributo
- Compensações do Tributo
Resultado Contábil:
No campo Demonstração Contábil o usuário deve informar o registro previamente cadastrado. Para demais orientações deste cadastro acesse o artigo publicado no TDN. Já no campo Código da Tabela Dinâmica do Registro ECF, o usuário deve informar o código correspondente. Documentação de auxílio da Importação das Tabelas Dinâmicas, clique aqui.
Informe o Fato Contábil do Resultado Operacional e Resultado Não Operacional. Informe as contas nas abas correspondentes (Regras Tributárias): Adições do Lucro, Adições por doação, Exclusões do Lucro, Compensação de Prejuízo, Deduções do Tributo e Compensações do Tributo.
Cálculo da Apuração Lucro Real:
Regras Tributárias
Para informar a conta correspondente ao Lucro, Adições, Prejuizo(...), será aberto a janela de Regras tributárias onde o usuário deverá preencher a origem da informação, código da Tabela Dinâmica ECF, Operação e a Conta Contábil com o tipo da conta correspondente (Débito ou Crédito).
Vigência do Evento Tributário
No cadastro, o usuário deverá incluir um período de Vigência para vincular ao Evento Tributário previamente cadastrado. Acesse: Obrigações Principais | Eventos Tributários -> Vigência:
O cadastro de Vigência determinará o período válido para a Regra Tributária cadastrada no Evento. Selecione o Evento Tributário e informe a Data Inicial e Final de vigência.
Período de Apuração
O usuário deverá inserir o período de apuração conforme periodicidade cadastrada no Tributo. No exemplo abaixo foram incluídos períodos trimestrais para o tributo IRPJ
Ao encerrar o período de apuração o sistema irá calcular automaticamente o saldo Credor/Devedor do imposto. Para geração da guia o usuário deverá selecionar o registro de apuração e acessar o menu: Processos | Geração de Guias Automaticamente.
As parametrizações desse documento será válida para os tributos IRPJ e CSLL, no regime do Lucro Real. Para os regimes Lucro Presumido/Arbitrado, Imunidade/Isenção, Lucro Real Estimativa, a única alteração é a forma como o imposto será calculado. O Cálculo e outras informações sobre a apuração acesse os links: Lucro Real, Lucro Presumido/Arbitrado, Imunidade/Isenção e Lucro Real Estimativa.
Para mais instruções sobre o processo de apuração pelos Eventos Tributários, acesse este artigo.
Para mais informações:
COMUNIDADE R@Fiscal
Canais de Atendimento:
Abertura de Chamados Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br
Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 3 – (Fiscal), 2 – (Fiscal)