Páginas filhas
  • DT_Arquivo_de_Log_do_Integrador_Separado_por_Thread_

Arquivo de Log do Integrador Separado por Thread

Características do Requisito

Linha de Produto:

TSA

Segmento:

Manufatura

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Suportabilidade
Geração de log do integrador

Cadastros Iniciais:

/conf/log4j.properties

Parâmetro(s):

tsa.log4j.generateLogByThread
Requisito (ISSUE):
PCREQ-5483

Versões/Release:

12.1.8

Descrição

Este é um requisito de suportabilidade e visa possibilitar a geração das saídas de log do integrador separados em vários arquivos, sendo que cada um destes representa uma Thread (processo paralelo). Por exemplo, se existir dois dispositivos ativos da Telemática, são pelo menos duas Threads em execução e assim, cada uma gerará um arquivo de log independente (/log/TelematicaServer_01.txt /log/TelematicaServer_02).

Por questões de otimização, recomenda-se que a ativação deste parâmetro seja realizada a pedidos de um analista, técnico ou consultor e que o mesmo permaneça ativo apenas no período da análise. A ativação desse parâmetro requer que a capacidade mínima de disco reservada para os logs do TSA seja aumentada. Para saber a quantidade de disco mínima necessária, multiplique o valor do parâmetro "/conf/log4j.properties/*MaxFileSize" por 30. Ou seja, se o valor do parâmetro estiver "100MB", serão necessário 3GB mínimos de espaço em disco.

Procedimento para Implantação

Para ativar a funcionalidade, é necessário inserir a chave abaixo no arquivo "/conf/log4j.propertiers", atribuindo-a o valor true.

Nome da Variável:

tsa.log4j.generateLogByThread

Tipo:

Boolean (true - ativa) / false - desativa)

Descrição:

Cria vários arquivos de logs, um para cada Thread

Valor Padrão:

False

Exemplo:

Arquivo log4j.properties

Para desativar a funcionalidade basta alterar o valor da chave "tsa.log4j.generateLogByThread" para false.

ATENÇÃO:

  1. Em ambos os casos (Ativação/Desativação) o integrador precisa ser reiniciado.
  2. O arquivo server_log.txt continuará ser gerado com a ativação deste requisito.

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

O appender padrão do arquivo /log/log4j.propertiers é o fileOut, assim, qualquer configuração colocada em suas chaves "log4j.appender.fileOut.*" serão replicadas para os arquivos de log das Threads. Por exemplo, caso a chave log4j.rootLogger esteja com o valor INFO, significa que o nível de log visualizado é INFO, então, se quiser que no arquivo TelematicaServer_01.txt, sejam mostrados logs de nível DEBUG, basta alterar de INFO para DEBUG neste parâmetro.

Procedimento para Utilização

Com a ativação do parâmetro, ao iniciar o integrador serão criados diversos arquivos de log, conforme imagem abaixo:

Diretório de log do integrador

No exemplo acima, a imagem refere-se a um integrador contendo apenas um dispositivo da Telemática ativo. Todos esses arquivos mostrados foram criados, pois, cada um representa uma Thread especifica.

Abrindo um desses arquivos, o layout das mensagens pode ser lido da seguinte forma: na linha selecionada observe que antes do "->" refere-se ao nome da Thread pai, antes do "<|>" refere-se ao nome Thread corrente, e, após, refere-se a classe onde o log está inserido, veja:

Arquivo de log

ATENÇÃO:

  1. Quando a Thread A chamar a Thread B, todos os logs contidos na classe da Thread B serão mostrados na Thread A. Somente será criado um arquivo de log para a Thread B se ela instanciar alguma classe, assim, todos os logs contidos nesta classe sairão em seu arquivo de log.