Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Fluxo: Atualização

Introdução

Bimestralmente lançaremos releases com pacotes de atualizações do TOTVS Smart Analytics, que serão disponibilizados no Portal do Cliente, e o cliente terá liberdade de atualizar o produto conforme suas necessidades. Os pacotes incluem o projeto padrão mais atual, com modelagem gráfica, graphs e Scripts MAQL da modelagem, além do Agent e seus arquivos de configuração.

Este artigo tem como objetivo principal informar os passos que o usuário deverá seguir para atualizar do projeto completo. Para facilitar o processo, dividimos o roteiro em 2 cenários possíveis:

  • Cenário 1: Não houve customização, ou seja, o cliente mantém o projeto padrão do TOTVS Smart Analytics.
  • Cenário 2: O cliente customizou o projeto, de forma a atender suas necessidades. Neste caso, a manutenção do projeto e o processo de atualização é de total responsabilidade do usuário. Mas neste artigo, serão elucidados alguns pontos para facilitar esse procedimento.

O primeiro passo, para ambos os cenários, é realizar o download do pacote com a nova versão do projeto do TOTVS Smart Analytics e o pacote do Agent, salve e descompacte os pacotes na mesma pasta em que mantém os projetos anteriores.

A seguir, lista-se recomendações de boas práticas, e que devem ser colocadas em execução, antes de se iniciar os próximos passos:

  • A partir do momento de início do processo de atualização, este deve ser concluído até o final, envolvendo modelagem, ETL e Agent. Se algum passo ficar incompleto, poderá ocorrer erros.
  • É primordial retirar os Schedules (agendamentos) que estão no GoodData, para que não se inicie uma nova execução de carga, antes que a atualização seja finalizada, o que pode gerar erros.
  • Para o Cenário 2: O usuário deve continuar utilizando seu próprio projeto customizado, e alterá-lo conforme for adicionando as atualizações, ao invés de modificar o projeto padrão. Recomenda-se também, realizar um backup do projeto customizado antes de iniciar.

Feitas estas ações, o usuário pode seguir com o processo de atualização do TOTVS Smart Analytics. O processo sempre deve seguir a mesma sequência: primeiro, a atualização e publicação da modelagem, seguido do deploy do projeto, e por fim, atualização dos arquivos de configuração do Agent.

 

 

     

    No cenário 1, recomenda-se fortemente que o usuário faça um backup da modelagem, para se prevenir de futuros erros que possam acontecer, e em seguida realizar a publicação da modelagem mais atual.

    Backup da modelagem

    Siga passos a seguir:

      1. Acesse a pasta model dentro da estrutura do projeto, clique com o botão direito em New / Logical Data Model.



      2. Nomeie o arquivo da forma como desejar e clique em Finish.


      3. Na janela de menu Details (à direita) clique em Import / GoodData Project.



      4. Selecione o nome de seu projeto no GoodData, clique em OK e salve a modelagem.



    Atualização da modelagem

    Após salvar o backup, siga os passos a seguir para atualizar a modelagem. 

      1. A princípio, abra o projeto padrão atualizado no Cloud Connect, seguindo os passos abaixo:
        1. À esquerda, clique na View Navigator / Import.


        2. Na janela de diálogo, selecione General / Existing Projects into Workspace.


        3. Mantenha a opção Select root directory, e clique em Browse.



        4. Selecione o caminho e clique no projeto desejado. A pasta do projeto a ser selecionada, deve ter a seguinte estrutura:



        5. Clique em OK.
        6. De volta à caixa de diálogo, clique em Finish.
        7. O projeto será aberto na ferramenta.
      2. Dê duplo clique na pasta Model.
      3. Dê duplo clique no arquivo: TOTVSSA.mdl.
      4. Clique em Publish model to server. Neste momento, é realizada uma comparação com o que está na nuvem do GoodData e o que está no disco local.



      5. Após visualizar as alterações (também é possível visualizar o script MAQL), clique em OK, para continuar.
      6. Aguarde a mensagem informando que as alterações foram realizadas com sucesso e clique em OK.

     

    Atualização do processo de ETL

    Há duas maneiras de realizar o re-deploy do projeto e atualizar o processo de ETL do TOTVS Smart Analytics. Em uma das maneiras, é necessário apenas acessar o projeto em analytics.totvs.com.br, na outra, é fundamental o uso da ferramenta Cloud ConnectEstes mesmos passos serão seguidos pelos usuários que se encaixam no Cenário 2, após outros procedimentos explicados na seção devida.

    Primeira maneira:

      1. Acesse o projeto que deseja realizar o re-deploy em analytics.totvs.com.br.
      2. No Menu superior clique em Manage e selecione Data Integration Console.





      3. Em Overview é possível visualizar todos os projetos publicados.
      4. Selecione o projeto publicado desejado, clique em Re-deploy.


      5. Na janela de diálogo aberta, clique em Browse, e selecione o projeto compactado que foi feito o download no Portal do Cliente.

        Nota

        Se estiver seguindo estes passos no Cenário 2, não esqueça de compactar o projeto novamente, com as customizações .


      6. Em Process Type, mantenha Cloud Connect e em Process Name, mantenha o mesmo nome, de preferência.


      7. Clique em Re-Deploy e aguarde o carregamento finalizar.

     

    Segunda maneira (utilizando o Cloud Connect):

      1. Para abrir o projeto no Cloud Connect, siga os passos de "i" a "vii" ilustrados no passo A do item Atualização de Modelagem acima.
      2. Acesse Server Explorer / GoodData Projects.
      3. Selecione o projeto onde deseja realizar o re-deploy, selecione Set as Working Project for "Totvs Smart Analytics".



      4. Neste mesmo projeto selecionado, expanda clicando na seta à esquerda do nome. Expanda novamente a pasta Processes.
      5. O projeto que já está na nuvem, aparecerá. Clique com o botão direito do mouse, e selecione Re-deploy.


      6. Aguarde a mensagem de que o re-deploy foi realizado com sucesso.

     

    Atualização dos arquivos de configuração do Agent

    my.properties

    Para atualizar o arquivo my.properties, siga os seguintes passos:

      1. Abra o arquivo my.properties, localizado no pacote do Agent, com um programa de texto.



      2. Preencha novamente as informações referentes ao login, senha, ID de projeto, ID de metadado e conexão com Banco de Dados (use a versão anterior, já preenchida, como auxílio).
      3. Ao finalizar, salve as informações.

    run.bat

    Em ambos os cenários, cheque como está seu run.bat dentro do pacote do Agent. Este arquivo deve referenciar para a nova versão do Agent que está dentro deste mesmo pacote, e para o my.properties que o usuário acabou de configurar com os passos acima. Em alguns casos, a versão anterior do cliente possui parâmetros extras para melhorar performance, por exemplo. Se for o caso, adicione o parâmetro para o run.bat atualizado.

    Abaixo, dois exemplos da estrutura do arquivo run.bat. Um exemplo consiste na estrutura geral, o outro, ilustra um parâmetro adicionado de forma a melhorar performance:

                  

     


    No cenário 2, o usuário é responsável pela manutenção e atualização de seu projeto. A atualização de um projeto customizado demanda extrema cautela por parte do usuário, para não perder suas customizações e nem as atualizações publicadas, portanto seguem algumas recomendações a ser seguidas:

    •  Não realize a publicação da modelagem e o re-deploy do projeto a partir do pacote baixado do Portal, pois o projeto publicado será substituído e as customizações serão perdidas.
    • O primeiro passo deve ser a análise do Release Notes (disponível no Portal do Cliente) pois nele estarão todas as informações necessárias sobre a atualização que foi lançada. A partir dele, o usuário conseguirá avaliar se o que foi atualizado influenciará em suas customizações.
    • Como já foi alertado anteriormente, ao proceder com a atualização do projeto customizado, realize em seu projeto local, nunca sobrescreva o projeto padrão do TOTVS Smart Analytics.

     

    Modelagem

    Para simplificar a atualização da modelagem dos usuários que possuem customizações, o pacote do TOTVS Smart Analytics integra os scripts MAQL da modelagem. Siga os próximos passos:

      1. Acesse https://analytics.totvs.com.br/gdc/md/<ID_PROJETO>/ldm/manage2 

        Nota

        Preencha o campo <ID_PROJETO> com o ID referente ao seu projeto.


      2. Abra o pacote de scripts MAQL da modelagem, copie o script e insira-o no espaço devido.


      3. Clique em Submit.
      4. Para continuar, clique no link de acesso.


      5. Aguarde a mensagem de Sucesso.

     

    Atenção

     Se o usuário não mantém as atualizações em dia, o Script MAQL da última publicação, provavelmente estará incompleto. Portanto, o usuário deverá comparar a modelagem publicada na nuvem de seu projeto, com a modelagem padrão mais atual. É possível utilizar a ferramenta Cloud Connect para esta análise.

     

    Atualização do processo de ETL

    Com o auxílio do Release Notes (disponível no Portal do Cliente), o usuário poderá atualizar os graphs de seu projeto, de forma a não interferir com suas customizações. Ao finalizar o desenvolvimento dos graphs, conforme deseja, o usuário poderá realizar o re-deploy do projeto, seguindo os passos do item Atualização do processo de ETL do Cenário 1.

    Atualização dos arquivos de configuração do Agent

    my.properties:

    Para atualizar o my. properties, também será necessário atenção do usuário. Efetue uma comparação entre o my.properties publicado no Portal do Cliente e o my.properties customizado, para realizar as alterações devidas. Neste caso, como sugestão, pode-se utilizar o programa de comparação de texto apdiff.

    Atenção

    As informações de ID do projeto, login do Smart Analytics, acesso ao Banco de Dados e caminho para o JDBC podem ser copiados da versão anterior, se não foram alterados.

     

    run.bat

    Para verificar este arquivo, siga os mesmos passos do Cenário 1, no item “run.bat”.

     

    Conclusão

    Enfim, o ciclo de atualização é finalizado, e a partir de agora, o Schedule de execução da carga poderá ser efetuado novamente.